Ensino de línguas adicionais, de acolhimento e de herança (EELAAH)
Qualificar profissionais da área de Letras e de áreas afins, interessados na formação acadêmica com foco nos estudos de línguas adicionais, de acolhimento e de herança, a partir de conhecimentos teórico-práticos acerca de aspectos diversos relacionados ao ensino de línguas na educação básica; e possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências referentes ao ensino, assim como o contato com um repertório representativo de literatura atualizada no assunto, de modo a promover a sensibilização intercultural.
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O curso será realizado por meio de aulas presenciais expositivo-dialogadas, baseadas em leitura, discussão e análise de textos teóricos, de materiais de suporte audiovisual, de oficinas e de seminários temáticos, contando, também, com estratégias interdisciplinares com outras áreas do saber, além de atividades práticas tendo como objetivo o desenvolvimento de material de apoio didático-pedagógico para uso/aplicação em sala de aula no ensino básico.
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Público-Alvo | Profissionais da educação básica da área de Letras e afins. |
Carga Horária Total | 360 horas |
Tipo de Ensino | presencial |
Período do Curso | 01/04/2024 a 31/03/2027 |
Turno | Sextas-feiras das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30 e Sábados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. |
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Etapas: o processo de seleção, Inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.
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Fundamentos Epistemológicos dos Estudos Linguísticos (48h) | Ementa: Estudo das bases epistemológicas que subjazem a ciência da linguagem. Reflexão sobre concepções de língua(gem), fenômenos linguísticos e métodos de análise, a partir de diferentes paradigmas. |
Metodologia da Pesquisa Científica (40h) | Ementa: A pesquisa em Linguística Aplicada: análise de paradigmas metodológicos. Normatização oficial e acadêmica do trabalho científico e da ética em pesquisa. |
Fundamentos da Educação Bilíngue (40h) | Ementa: A natureza individual e social do bilinguismo. Aspectos teóricos e metodológicos da educação bilíngue. |
Aquisição de Línguas não Maternas (40h) | Ementa: Introdução aos estudos teóricos sobre aquisição de segunda língua. Transferência da L1 na aquisição de L2. A hipótese do monitor. A importância do input e da interação na aquisição de L2. Influência de alguns fatores na aprendizagem de uma segunda língua. |
Identidade e Ensino-Aprendizagem de Línguas (48h) | Ementa: Concepções e características das identidades. A concepção de língua(gem) como prática identitária. A relação entre linguagem, subjetividade e identidades. O aprendiz como sujeito das línguas que adquire/aprende. Identidades e os processos de ensino e aprendizagem de línguas. Processos de identificação linguística e suas funções sociais. Identidade e autoestima. Fundos de conhecimento. O impacto de familiares, professores e ambiente escolar no ensino-aprendizagem. Acolhimento linguístico, social e educacional de alunos imigrantes. |
Linguagem e Interculturalidade (48h) | Ementa: Estudo das perspectivas intercultural e decolonial aplicadas aos processos de ensino-aprendizagem e de formação de professores de línguas. Pluralismo cultural e linguístico. Sala de aula como espaço cultural e interacional. Representações Sociais Dimensões interculturais e materiais didáticos. |
Análise e Produção de Materiais Didáticos (48h) | Ementa: A relação entre teorias de ensino e aprendizagem de línguas, a avaliação, produção e (re)elaboração de materiais didáticos. Princípios gerais para seleção e elaboração de materiais didáticos para contextos presencial e digital. |
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Coordenadora: Prof. Dra. Margarida Rosa Álvares
Subcoordenadora: Prof. Dra. Elena Ortiz Preuss
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