A pós na UFG

A pós-graduação na Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece diversas oportunidades e formações àqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos, se diferenciar no mercado, ampliar o networking e se desenvolver nos âmbitos pessoal e profissional. A pós divide-se nas modalidades stricto sensu - cursos de mestrado e doutorado, destinados à formação de profissionais especializados, pesquisadores e professores universitários, e lato sensu, que compreende as especializações e residências voltados à formação e atualização de profissionais em áreas específicas.

Dentro da sala de aula, o professor é insubstituível | FAV - Pós-graduação  em Cultura Visual

Os cursos de pós-graduação stricto sensu têm duração média de dois anos para o mestrado e quatro anos para o doutorado, e se caracterizam pela capacitação de profissionais de alto nível a partir de uma investigação aprofundada de um determinado tema. O aluno desenvolve seu estudo a partir da formulação de uma hipótese que será verificada a partir de revisão de teorias acadêmicas e metodologias de pesquisas. O foco é construir um novo conhecimento sobre um tópico ou aprofundar determinada linha de raciocínio.

Os cursos de especialização têm duração média de um ano e meio a dois anos, e são oferecidos em diversas áreas do conhecimento, priorizando os temas que o aluno costuma lidar no mercado de trabalho. São formações que tem como objetivo aperfeiçoar a formação profissional do aluno e atualizar sobre as novidades em sua área de atuação, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos que complementam a graduação.

Na UFG existem três tipos de residências: as médicas e as multiprofissionais, voltadas para a formação de profissionais da área da saúde e a Residência Profissional Agrícola em Abatedouros Frigoríficos, que tem como foco desenvolver atividades nas diferentes áreas de atuação profissional em abatedouros frigoríficos de bovinos. A duração de cada uma delas varia, dependendo do nível de formação e da área escolhida pelos alunos, podendo ir de um ano até cinco anos. Os residentes recebem formação prática e teórica em um ambiente de trabalho supervisionado por preceptores experientes, proporcionando vivência intensa em sua área de atuação.

Na UFG é possível encontrar opções de pós-graduação em todas as grandes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. Além disso, a UFG também oferece programas interdisciplinares, que abrangem múltiplas dimensões da academia.

Os programas de mestrado e doutorado são avaliados periodicamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que confere a excelência da pós na Universidade. Na última Avaliação (2017 - 2020), houve um aumento de 300% no número de PPGs avaliados com as duas notas mais altas da classificação (6 e 7), sendo mais de um terço dos demais considerados como "Muito Bom" (conceito 5). Você pode conferir a avaliação dos PPGs da UFG, clicando aqui.

Em termos de corpo docente, a pós-graduação da UFG conta com mais de 2000 pós doutores, doutores e mestres, com experiência acadêmica e profissional em suas áreas de atuação, que garantem a atualidade e a profundidade necessária para o conhecimento que você está a buscar. Para além da qualidade dos docentes, vários cursos estão integrados com a comunidade por meio de projetos de extensão e parcerias com empresas e organizações externas e fazem uso de metodologias inovadoras, como a aprendizagem ativa, aulas práticas e estudos de caso, que estimulam o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades práticas.

Campanha destaca importância da UFG na formação de professores | UFG -  Universidade Federal de Goiás

Marcada pelo desenvolvimento e diversificação, a pós-graduação na UFG se destaca pela qualidade acadêmica, programas rigorosos e exigentes, corpo docente altamente qualificado, convênios com várias universidades estrangeiras, diversas modalidades de bolsas de estudo e infraestrutura completa, com laboratórios bem equipados, bibliotecas atualizadas e tecnologia de ponta.

Venha fazer pós na UFG! Confira aqui os editais abertos.