logo rachel

Mestra pelo PPGACV publica livro sobre o feminino e o sagrado feminino

A obra está disponível gratuitamente em formato de e-book

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV), Rachel Cosme Silva dos Santos, desenvolveu sob orientação do professor Edgar Franco (Ciberpajé), o livro digital Grimório das 4 Luas. O trabalho é resultado da sua pesquisa de mestrado e será publicado pela editora Marca de Fantasia sob a editoria de Henrique Magalhães.

O livro tem como temática o feminino e o sagrado feminino presente nas Histórias em quadrinhos poético-filosóficas, e destaca o trabalho de autores poético-filosóficos como o professor Edgar Franco, Gazy Andraus e Danielle Barros. A pesquisa, que teve início durante o contexto pandêmico, resultou em artigos e apresentações em eventos, simpósios e congressos, tais como o IV Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual e a 18ª edição do Conpeex.

O grimório das 4 luas parte da percepção e reconhecimento dos trabalhos de autoras dentro do cenário dos quadrinhos autorais brasileiros, inspirada pelos trabalhos de Danielle Barros, a autora se aprofunda nas características do sagrado feminino presente no gênero poético-filosófico. A HQ autoral aborda a personagem principal em 4 reencarnações diferentes dentro de diferentes contextos culturais, temporais e geográficos da história do Brasil, cada reencarnação está ligada a um arquétipo do sagrado feminino e fase do ciclo lunar.

A pesquisa, defendida no segundo semestre de 2023 e publicada nos primeiros meses de 2024, além de reforçar a valorização dos quadrinhos autorais com protagonismo feminino negro/indígena/camponês é um importante canal de divulgação das pesquisas acadêmicas desenvolvidas na UFG.

Saiba sobre o PPGAC.

Clique aqui para conferir o livro em formato e-book.

 

Fonte: PRPG UFG

Categorias: Notícias Noticias