isso é pós odonto

Pesquisadora da UFG conquista primeiro lugar em simpósio internacional com estudo sobre IA na Odontologia

Com pesquisa inovadora e parceria internacional, doutoranda em Ortodontia desenvolve softwares de inteligência artificial para diagnósticos mais precisos e é reconhecida no Moyers Symposium, nos Estados Unidos

A pesquisa desenvolvida pela pesquisadora Ana Beatriz Teodoro, do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO/UFG) ganhou destaque internacional ao conquistar o primeiro lugar na sessão científica do Moyers Symposium, realizado na Universidade de Michigan (EUA). A doutoranda em Ortodontia foi premiada por apresentar os resultados parciais de um dos softwares desenvolvidos em sua tese, voltado para melhorar a acurácia diagnóstica na prática odontológica por meio de inteligência artificial.

Motivada pela curiosidade científica e pelo desejo de transformar a clínica com base em evidências, Ana Beatriz tem se dedicado a produzir conhecimento de ponta na intersecção entre tecnologia e saúde. “O processo de encontrar respostas, produzir ciência de qualidade e, principalmente, compartilhar esse conhecimento é o que mais me inspira”, afirmou a pesquisadora.

Sua trajetória internacional foi viabilizada por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da CAPES, que permitiu um período de estudos na Universidade de Michigan. A oportunidade surgiu a partir de uma parceria acadêmica pré-estabelecida em 2017 entre a orientadora no Brasil, Profa. Dra. Maria Alves, a coorientadora, Profa. Dra. Karine Evangelista e o professor colaborador Prof. José Valladares-Neto com a Profa. Dra. Lúcia Cevidanes, a qual foi sua orientadora no exterior.

Conquistar o primeiro lugar na sessão científica do prestigiado Moyers Symposium, nos Estados Unidos, foi um marco na trajetória da doutoranda. O prêmio, segundo ela, é resultado de um esforço coletivo. “Esse reconhecimento é fruto direto do trabalho incansável de uma equipe de pesquisa extremamente dedicada, talentosa e comprometida com a excelência científica. Mais do que uma conquista individual, ele pertence a todos que acreditaram na proposta desde o início e caminharam juntos até aqui”, destacou. Para a pesquisadora, ver esse esforço valorizado em um evento internacional reforça a importância da colaboração na produção científica e inspira a continuidade do trabalho com ainda mais entusiasmo.

Entre os principais aprendizados da experiência, a doutoranda destaca o contato com uma infraestrutura de pesquisa de excelência, o amadurecimento acadêmico e o desenvolvimento de uma visão mais ampla e estratégica sobre a ciência e a inovação. “Essa experiência também me proporcionou um crescimento pessoal significativo, além de fortalecer os laços institucionais que sustentam essa importante parceria internacional”, destacou Ana Beatriz.

Atualmente, sua pesquisa está na fase final, com foco na finalização das análises estatísticas, na interpretação detalhada dos dados obtidos e na redação do manuscrito para publicação. Paralelamente, a pesquisadora planeja fortalecer as parcerias institucionais internacionais que foram fundamentais para o sucesso do projeto.

A pós-graduação da UFG se destaca no cenário nacional e internacional por sua excelência acadêmica e pelo compromisso com a produção científica de ponta. A trajetória da doutoranda ilustra com clareza esse compromisso. A experiência internacional não apenas fortaleceu sua formação científica e pessoal, mas também consolidou laços de cooperação que elevam a UFG ao patamar das grandes universidades globais. Conquistas como o primeiro lugar na sessão científica do prestigiado Moyers Symposium reafirmam o papel da UFG como um polo de inovação e internacionalização na pós-graduação brasileira.

Clique aqui para saber mais sobre o PPGO.

Conheça a Pós UFG!

 

Fonte: PRPG UFG

Categorias: Notícias Noticias