Novos Caminhos da Pós UFG: PRPG inaugura a Escola de Pós-Graduação
O evento de lançamento será realizado no dia 13 de dezembro, às 11 h, no auditório da PRPI
A Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás alcança mais um marco significativo em sua história e trajetória. Com a inauguração da Escola de Pós-Graduação da UFG (EPG), a instituição não apenas reafirma seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a formação acadêmica e profissional de excelência, mas também estabelece uma nova proposta para a oferta de cursos de especialização para o desenvolvimento de profissionais altamente capacitados e qualificados.
A iniciativa coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) tem como objetivo “aumentar a divulgação dos cursos e capacitação de alunos, prospectar contratos e convênios com outras instituições e apoiar às coordenações de cursos”, destaca a diretora geral de pós-graduação lato sensu da UFG, Dra. Larissa Matuda Macedo.
Em um movimento arrojado de contribuição para o cenário educacional, o lançamento da Escola de Pós, traz um marco significativo no avanço da educação superior no país. Com a premissa de oferecer cursos inovadores e alinhados às demandas de trabalho, a Escola surge como uma nova ação de excelência para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades, competências e conhecimentos em áreas específicas.
O lançamento da EPG trata-se de um marco significativo e de contribuição para ciência, educação, formação profissional e continuada, fruto de esforços diversos advindos da gestão da Universidade e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG. Direcionada para graduados e públicos diversos, a EPG intenciona para uma experiência educacional que não apenas desenvolva competências acadêmicas, mas também prepare para os desafios práticos enfrentados em diversos campos de atuação profissional.
Convidamos o professor Cleidinaldo de Jesus Barbosa, diretor da Escola de Pós-Graduação da UFG para compartilhar conosco a finalidade, estratégias, parcerias e perspectivas e destacar também, como o lançamento da Escola irá contribuir para a formação de profissionais alinhados às demandas e exigências sociais e do mundo do trabalho na sociedade contemporânea. Confira a entrevista na íntegra a seguir.
Quais foram as motivações para a criação da Escola de Pós-Graduação da UFG e seus objetivos?
A criação da Escola de Pós UFG (EPG) pretende aproveitar o corpo docente qualificado da UFG, tornando-a uma referência na pós-graduação lato sensu e, assim, contribuindo para a melhoria da mão-de-obra qualificada.
A motivação para a criação da EPG inclui a necessidade de uma estrutura dedicada à gestão estratégica da pós-graduação lato sensu na UFG, explorando o potencial da instituição nessa área e respondendo às demandas da sociedade por capacitação rápida.
Dentre os objetivos da EPG, destacam-se o estabelecimento de uma gestão estratégica de divulgação dos cursos de especialização, apoio às Unidades Acadêmicas (UA) para a retomada de cursos que estejam inativos e criação de novos cursos, retenção de alunos e diminuição da evasão, acompanhamento dos cursos em andamento, e captação de parcerias e contratos, visando atender às metas estratégicas da universidade.
Tal projeto está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 e o Plano de Gestão 2023-2025 da UFG, que destacam a expansão da pós-graduação lato sensu como um objetivo estratégico. A proposta visa fortalecer a qualidade do ensino, promover ações de combate à evasão, consolidar políticas de estágio, aprimorar a comunicação com a comunidade acadêmica, entre outros objetivos delineados nos planos institucionais.
Existem parcerias ou convênios com outras instituições ou empresas?
A UFG tem participado de alguns editais para a oferta de lato sensu, e também tem sido procurada por outras instituições que apresentam demandas específicas de cursos.
Nossa universidade concorreu com universidades de todo o Brasil em editais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e foi selecionada, em 2022, para a oferta de 4 cursos de especialização, e, em 2024 para a oferta de outros 2 cursos: em Enfrentamento às Violências Contra Mulheres e Meninas e Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência. A UFG também foi contemplada no edital do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB-CAPES) para a oferta dos cursos de especialização em “Educação Física Escolar”, e em “Ensino de Artes Visuais: Abordagens Metodológicas e processos de criação”, na modalidade a distância.
Em 2023, foram firmados contratos para oferta dos cursos de especialização: Direito Processual Civil, e Direito e Processo do Trabalho para Advogados com a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil. Ainda na área de Direito, foi firmado um convênio com o Conselho Indigenista Missionário para a oferta do curso de especialização em Direito Agrário. E com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás assinou um contrato com a UFG para a oferta do Curso de Especialização em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral.
Na perspectiva de um convênio firmado entre a UFG e o município de Nerópolis, está sendo ministrado o curso de pós-graduação lato sensu em “Plano Diretor Municipal: Instrumentos e Estratégias em Planejamento Urbano”. Este curso tem capacitado profissionais das diversas áreas de gestão territorial do município (secretaria de planejamento urbano, secretaria de meio ambiente, secretaria de saúde e educação, secretaria de finanças, entre outras), para atuação integrada da execução, fiscalização e revisão das normas urbanísticas e territoriais do plano diretor municipal.
Como a Escola de Pós-Graduação poderá apoiar as coordenações dos cursos nas unidades acadêmicas da UFG?
A Escola de Pós UFG (EPG) desempenhará um papel importante no apoio às coordenações dos cursos de especialização nas unidades acadêmicas (UA) por meio de diversas iniciativas.
A EPG atuará como representante dos cursos de Pós-Graduação, em reuniões com outras instituições para a prospecção de parcerias. Além do mais, a EPG prestará assessoria na análise e aprovação de documentos, agilizando processos como a criação de novos cursos de especialização, treinamentos e capacitação, garantindo conformidade com as diretrizes acadêmicas.
A EPG apoiará e gerenciará, com excelência, o lançamento e a oferta dos cursos, uniformizando principalmente as iniciativas relacionadas à divulgação e marketing, captação de alunos e processos seletivos. Dessa forma, também contribuirá para aumentar a interação entre a universidade e a sociedade.
Como a Escola planeja promover a diversidade e a inclusão em seus cursos?
A Escola planeja garantir a diversidade e inclusão em nossos cursos de especialização por meio do cumprimento da Resolução do Conselho Universitário da UFG (CONSUNI/UFG) N° 07R/2015, a qual dispõe sobre a política de ações afirmativas na Pós-Graduação da UFG. Esta resolução foi recentemente reformulada pela a Resolução CONSUNI/UFG nº 198, de 26 de maio de 2023, e garante, no mínimo 1 (uma) vaga, sem ônus, para os(as) candidatos(as) pertencentes a grupos minorizados descritos na normativa. O número de candidatos contemplados pode chegar a 10% das vagas, a depender do processo seletivo. Esse é um avanço importante, já que antes de 2023 essa política não era obrigatória para os cursos lato sensu.
Nesta linha, a EPG atuará junto às Unidades Acadêmicas para a continuidade e aprofundamento de nossas políticas de inclusão social, buscando assegurar o acesso e a permanência de estudantes nos cursos.
Como a Escola pretende avaliar e garantir a qualidade dos cursos de especialização ao longo do tempo?
É importante destacar que a UFG possui corpo docente e técnico extremamente qualificado em todas as áreas do conhecimento, sendo este um dos potenciais para garantir a qualidade dos nossos cursos de especialização, treinamentos e capacitações ao longo do tempo. Além disso, a Escola de Pós UFG estimulará a implementação de estratégias para avaliar e assegurar a qualidade contínua de nossos cursos ao longo do tempo.
Uma das estratégias visa utilizar a Autoavaliação Institucional realizada pela Comissão Própria de Avaliação da UFG para o acompanhamento dos cursos. Essa avaliação começou a ser aplicada em 2023, e tem captado as impressões dos discentes e docentes a respeito dos cursos lato sensu. A EPG atuará no aprimoramento dos questionários aplicados, acompanhará esses índices e atuará junto a cada coordenação de curso no sentido de implementar soluções para aprimorar cada vez mais a qualidade das ofertas.
Outra estratégia é o acompanhamento dos cursos através da Plataforma Analisa UFG. Esta plataforma tem captado e organizado os dados acadêmicos da universidade, evidenciando-os através de relatórios internos e painéis públicos. Em setembro de 2023, a pós-graduação lato sensu começou a ser atendida pela equipe do Analisa UFG, e os primeiros relatórios estão sendo nesse momento validados. A partir dos dados extraídos, poderão ser feitos estudos mais aprofundados sobre os cursos ofertados, discentes atendidos, docentes e unidades acadêmicas envolvidas, para a avaliação e aprimoramento da qualidade das ofertas.
A EPG está atenta da importância da educação continuada e, assim, incentivará atualizações regulares e adaptações curriculares para manter a relevância e qualidade dos nossos cursos. Dessa forma, vamos incentivar e aprofundar nossas iniciativas de obtenção de feedback dos nossos discentes, buscando constantemente melhorar a experiência acadêmica e garantir a eficácia do ensino.
Existe um plano para desenvolver parcerias internacionais ou oferecer oportunidades de intercâmbio para os estudantes de pós-graduação?
A pós-graduação lato sensu da UFG já tem iniciado algumas parceiras internacionais, e a EPG trabalhará no sentido de promover cada vez mais as iniciativas de internacionalização.
O curso de especialização em Propriedade Industrial tem oferecido alguns tópicos em suas disciplinas ministrados por integrantes da World Intelectual Property Organization (WIPO), em língua inglesa ou espanhola.
Um Acordo de Cooperação Acadêmica tem sido negociado com a Universidade de Pádua, na Itália, para a oferta conjunta de um curso de especialização, com a possibilidade de mobilidade de docentes e discentes entre os dois países.
Como os resultados de empregabilidade dos graduados serão monitorados e utilizados para aprimorar os cursos de pós-graduação?
A EPG reconhece a importância dos resultados de empregabilidade dos nossos pós-graduados. Tais resultados são fundamentais para aprimorarmos nos cursos de especialização, treinamento e capacitações.
Nesse sentido, a EPG atuará em conjunto com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e a Secretaria de Planejamento para a confecção de um mapeamento dos egressos da pós-graduação da UFG. Tal mapeamento visa rastrear e obter os resultados de melhora da empregabilidade dos estudantes promovido pela qualificação oferecida pela universidade.
Além disso, a EPG realizará pesquisas e entrevistas periódicas com os egressos para obter informações sobre sua trajetória profissional, satisfação com o curso e identificação de áreas de melhoria. Dessa forma, entendemos a importância da utilização de sistemas de acompanhamento institucional para rastrear o desempenho profissional dos egressos, identificar áreas de sucesso e oportunidades de aprimoramento. Além disso, conforme já destacado, entendemos a importância do estabelecimento de canais de feedback contínuo, onde os egressos podem compartilhar suas experiências e sugestões para aprimorar a qualidade dos cursos.
Quais serão os próximos passos para a implementação da Escola de Pós-Graduação?
Após o evento de lançamento no dia 13/12/2023, uma comissão de assessoramento será nomeada para a elaboração da normativa de funcionamento da EPG.
A seguir, os próximos passos da EPG compreendem a elaboração e implementação do planejamento estratégico, do portal de cursos e processos seletivos, e a construção do centro administrativo da EPG.
Source: PRPG UFG
