Análise de Situação de Saúde
O curso tem como objetivo formar profissionais de Vigilância em Saúde das unidades federadas e municípios em análise de situação de saúde e proporcionar habilidades aos alunos análises de epidemiologia descritiva, economia da saúde, sistemas de informação em saúde, análise de séries temporais, análise espacial, análise de desigualdades em saúde, analise demográfica, inquéritos populacionais e análise de priorização com base em indicadores de saúde dentre outras.
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A metodologia deste curso de especialização também fará uso de recursos virtuais e presenciais que contribuirão para a formação dos especialistas e de ferramentas de comunicação e cooperação. No 1º encontro presencial o material didático será disponibilizado ao estudante pela plataforma Moodle. Também, no início de cada disciplina, os professores-tutores enviarão, via web, mensagens e materiais complementares a respeito dos conteúdos abordados, disponibilizando um cronograma ideal de estudo, os dias e os horários para interação através de “chats”, bate-papos programados, atendimento às dúvidas, participação em fóruns. Os professores-tutores orientarão os estudantes acerca de exercícios e de atividades a serem desempenhadas para fixação do conteúdo ou composição das avaliações.
O estudo mediatizado será realizado através do ambiente de aprendizagem Moodle e de instrumentos de comunicação assíncronos, como fóruns de discussão, correio eletrônico, FAQ, mural, entre outros e síncronos, como o “chat”. Através do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, os estudantes terão momentos de socialização, interação e interatividade para discussão dos conteúdos abordados, bem como para o desenvolvimento de atividades, sejam individuais ou em grupo. Dessa forma, o estudante estará sendo estimulado a estudar individualmente e/ou em grupo, e a buscar outras bibliografias recomendadas. O material que será disponibilizado para o aluno incluirá também módulos de exercícios de cada disciplina. Durante o curso, os estudantes poderão participar de encontros on-line (comunicação síncrona), para esclarecimento de dúvidas e fixação de conteúdos. As datas e horários desses encontros serão divulgados no início de cada
módulo. O objetivo dos encontros on-line é permitir a interação estudante-tutor e estudante-estudante. Além disso, é o momento de compartilhar experiências e resolver dúvidas em relação ao conteúdo e ao curso. Os chats ou bate-papos virtuais e os Fóruns de discussões terão a participação dos tutores.
A qualquer momento, durante o período em que o estudante estiver cursando um módulo, ele poderá utilizar o correio eletrônico para enviar e esclarecer suas dúvidas com os tutores.
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Público-Alvo | Profissionais que exercem suas atividades na área da Vigilância em Saúde em municípios e unidades federadas do país. O curso destina-se à capacitação de profissionais, principalmente gestores, de Vigilância em Saúde para a qualificação em análise de problemas de saúde, seus condicionantes e determinantes voltados para a realidade dos seus respectivos municípios, estados e Distrito Federal. |
Carga Horária Total | 368 horas |
Tipo de Ensino | Semi-presencial |
Período do Curso | ago/2020 a nov/2021 |
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Etapas: o processo de seleção será desenvolvido por uma Comissão de Seleção, designada pela Coordenação do Curso, de acordo com o Regulamento do curso e Edital.
Último edital: clique aqui para conferir.
Prazo de inscrição: 08/10/2020 a 22/10/2020.
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Introdução à Análise de Situação de Saúde (20h) | Ementa: Apresentar e discutir as bases conceituais da ASIS; Descrever as fases e os tipos da ASIS; Discorrer sobre as relações existentes entre ASIS e a prática em saúde coletiva informada pelas evidências; Discutir as vantagens do uso dos dados da vigilância para a elaboração da ASIS, no contexto da experiência brasileira. |
Revisão Básica de Epidemiologia e Estatística (20h) | Ementa: Definição e abrangência de epidemiologia; História e evolução de epidemiologia; O processo saúde-doença; Indicadores de saúde. Medidas de ocorrência de doenças. Medidas de efeito e associação. Indicadores de saúde: Construção; Usos e Limitações. Introdução aos principais tipos de estudos. |
Metodologia Aplicada (32h) | Ementa: Medicina baseada em evidencia; revisão da literatura e pesquisa em bases de dados eletrônicas; problematização e delimitação do objeto de estudo, objetivos, justificativa e hipóteses de uma pesquisa; desenhos de estudos em epidemiologia; noções de amostragem; instrumentos de coleta de dados; planejamento de uma pesquisa e de intervenção, estudos de coorte, estudos de experimentais, estudos de prevalência e intervalo de confiança. |
Análise de Dados Demográficos (20h) |
Ementa: Esclarecer os conceitos demográficos para formuladores de políticas, que necessitem compreender, citar e comunicar fatos relacionados à população. As informações sociodemográficas são de suma importância no processo de planejamento e tomada de decisão. O efetivo conhecimento da interação entre as tendências de crescimento, migração e estrutura etária da população é determinante para o planejamento da distribuição de bens e serviços e atendimento das demandas sociais. A perfeita compreensão das tendências de distribuição da população por idade e sexo, por exemplo, é de fundamental importância no processo de delineamento e elaboração de políticas voltadas para o atendimento das demandas sociais. Tal importância decorre do fato de que cada política social tem um público-alvo determinado, diferenciado em termos de volume, ritmo de crescimento, composição e distribuição espacial pelo território. Essa configuração demográfica dos públicos-alvos está estreitamente relacionada ao comportamento das necessidades e requerimentos de serviços dos indivíduos ao longo do ciclo de vida de indivíduos e famílias. |
Sistemas de Informação em Saúde (48h) | Ementa: Propõe abordar os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) utilizados na análise de situação de saúde. Trataremos em particular de discutir o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) que, juntamente com o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), representa o local onde são armazenados e processados dados sobre as estatísticas vitais. Serão abordados os principais indicadores de saúde, além de aspectos conceituais e metodológicos da avaliação dos SIS. |
Análise de Séries Temporais na Epidemiologia Noções (42h) | Ementa: Focalizam séries temporais, o ramo da epidemiologia que permite uma antevisão de futuros cenários da distribuição de doenças na população e dos fatores que podem modificar esta distribuição para melhor ou para pior. O módulo foi organizado em duas seções. Na primeira delas, são introduzidos aspectos conceituais sobre séries temporais, enquanto recurso lógico para organizar as medidas epidemiológicas no tempo. Na segunda seção, discutiremos os aspectos práticos desta metodologia, exercitando as técnicas de análise das séries temporais. |
Sistema de Informação Geográfica Aplicada à Análise de Situação de Saúde (42h) | Ementa: A grande oferta de indicadores, bases cartográficas, o desenvolvimento de programas de computadores com interface amigável, bem como de equipamentos de baixo custo e alta capacidade de memória, possibilitaram a difusão do geoprocessamento no Brasil e possibilidades de sua utilização no cotidiano das instituições. Mas para compreender o território, e toda a complexidade que nele se desenvolve, é preciso aplicar algumas técnicas e conceitos sobre espaço geográfico e geoprocessamento. A incorporação de sistemas de geoprocessamento pelos serviços de saúde envolve necessariamente a capacitação de profissionais para análises geográficas e entendimento dos processos que envolvem a dimensão espacial. Neste sentido, esta disciplina tem os seguintes objetivos: abordar conceitos de contexto geográfico na perspectiva da saúde; descrever os princípios de funcionamento de um Sistema de Informação Geográfica; fornecer subsídios ao uso da cartografia para o mapeamento digital; mostrar técnicas de análise espacial que podem ser usadas para as análises de saúde. |
Análise da Desigualdade em Saúde (42h) |
Ementa: O referido módulo tratará de aspectos teóricos e conceituais das desigualdades em saúde e a sua aplicação ao caso brasileiro, valorizando – sempre que possível - o uso das bases de dados dos Sistemas Nacionais de Informação em Saúde e a discussão de exemplos práticos. Um aplicativo computacional será ainda apresentado, com o propósito de automatizar os cálculos utilizados normalmente para os estudos das desigualdades em saúde, facilitando ainda mais a possibilidade de atender oportunamente às demandas dos gestores nos diversos cenários do SUS. O objetivo é: conhecer o referencial histórico, os conceitos básicos, as teorias mais relevantes e a literatura pertinente para o entendimento de desigualdades e iniqüidades em saúde; identificar, estimar e interpretar os indicadores de saúde e de utilização dos serviços de saúde úteis para a análise de desigualdades em saúde; identificar, estimar e interpretar os indicadores socioeconômicos úteis para a análise de desigualdades em saúde; identificar, estimar e interpretar as principais medidas de desigualdades em saúde. |
Inquéritos Populacionais (42h) | Ementa: Contextualizar os inquéritos populacionais como delineamento de estudo para mensurar eventos de saúde/doença visando o planejamento e gestão em saúde pública. Na primeira e segunda unidade serão discutidos os tipos de inquéritos populacionais de abrangência nacional e regional com exemplos, bem como suas potencialidades. Os conceitos básicos de amostragem e representatividade serão apresentados na terceira unidade. As questões referentes à seleção e alocação da amostra são discutidas na quarta unidade, utilizando-se como exemplo o Inquérito Nacional das Hepatites Virais. Na quinta unidade a análise e apresentação dos resultados de inquéritos populacionais serão discutidas. Finalmente, as vantagens e as limitações e considerações éticas dos inquéritos populacionais serão abordadas na sexta unidade. |
Visualização de Dados (A Saúde que se Comunica/Story Telling) (20h) | Ementa: Visualização de dados é uma área multidisciplinar que vem crescendo rapidamente. Técnicas de visualização tomam proveito do grande poder do sistema visual humano e dos sofisticados sistemas gráficos modernos para produzir representações visuais que permitem analisar e comunicar dados de maneira eficiente. |
Economia da Saúde (20h) | Ementa: Trata da importância da economia da saúde para gestão de serviços e ações, com destaque para aqueles oferecidos ou regulados pelo Sistema Único de Saúde. Apresenta o Estado da Arte da economia da saúde no Brasil, com ênfase nas questões de orçamento e financiamento da saúde. Analisa a gestão financeira e a gestão dos fundos de saúde e os investimentos do SUS. Apresenta as ferramentas para a realização de avaliações econômicas. |
Priorização Baseada em Indicadores (20h) | Ementa: Embora a definição de prioridades seja um passo determinante para viabilizar políticas publicas de saúde resolutivas, nem sempre estas definições são realizadas de forma adequada. Entre as possíveis explicações para esta situação está muitas vezes na complexidade dos modelos científicos propostos e fundamentalmente na falta ou na incompletude dos dados de saúde existentes. O objetivo deste módulo será apresentar aos gestores um modelo de priorização de necessidades em saúde que seja fácil de entendimento e de aplicação baseado em indicadores provenientes das bases de dados existentes no Brasil. |
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Coordenadora: Profa. Dra.Marta Rovery de Souza
Subcoordenador: Prof. Dr. Otaliba Libâneo de Morais Neto
Secretárias: Leila Pires Simeão e Luciana Dias dos Santos
Telefone: (62) 3209-6115
E-mail:ls.iptspufg@gmail.com / leilasimeao@gmail.com / cursodeasis@gmail.com
Site: https://asis.iptsp.ufg.br/