MBA em Design Thinking e Inovação

 

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivo explorar eixos temáticos conectados às ferramentas de Design Thinking.

 

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Metodologia

O curso destaca-se como primeiro Curso de Especialização Lato Sensu da UFG a utilizar as metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj). Assim, o Curso adotará as metodologias ativas de ABP e de ABPj na oferta de 9 módulos distribuídos em 5 eixos temáticos, e ainda a metodologia ativa de ABPj na oferta do Eixo Projeto. É importante ressaltar que as metodologias ativas de ABP e ABPj serão utilizadas em conexão com as ferramentas de Design Thinking e os princípios da Sala de Aula Invertida, dentre outras ferramentas de ensino. O curso é 100% online, e destaca-se por oferecer atividades assíncronas, pré-programadas, de tal forma em que o estudante possa realizá-las no seu próprio passo, não sendo necessário que os estudantes e os professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam realizadas. Por outro lado, a oferta de quatro encontros síncronos em cada módulo em datas pré-estabelecidas, tem o intuito de ajudar os estudantes do curso, sendo que a participação dos estudantes é obrigatória apenas no último encontro.

 

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Informações Gerais

Público-Alvo

Profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento e que tenham interesse em alavancar sua carreira por meio de capacitação e/ou de aperfeiçoamento na área de Design Thinking e inovação.

Carga Horária Total 392 horas
Tipo de Ensino À Distância (Educação Remota: Atividades assíncronas e encontros síncronos)
Período do Curso 3/1/2022 à 31/12/2024
Turno os encontros síncronos ocorrerão no período noturno da sexta-feira, e nos períodos matutino e vespertino dos sábados.


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Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção, Inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Último edital: clique aqui para conferir.

 

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Módulos

Design Thinking

Ementa: Arte, Ciência, Cultura, Engenharia e Inovação. O Design Thinking e suas etapas: prospecção, imersão, avaliação, ideação e prototipagem. As principais ferramentas de Design Thinking: Pesquisa exploratória; Pesquisa desk; Entrevistas; Cadernos de sensibilização; Sessão generativa; Um dia na vida; Sombra; Cartões de insight; Diagrama de afinidades; Mapa mental; Critérios norteadores; Personas; Mapa de Empatia (Canvas 1); Quadro de Modelo de Negócios (Canvas 2); Jornada do usuário; Brainstorming; Oficina de cocriação; Cardápio de ideias; Matriz de posicionamento; Protótipo em papel; Modelo de volume; Dramatização; Storyboard; dentre outras. Desenvolvimento de produto(s) e/ou serviço(s): Mapa de Empatia (Canvas 1), Quadro de Modelo de Negócios (Canvas 2) e prototipagem em papel. Aplicação de problemas e desenvolvimento de projeto. Elaboração de Relatório de Projeto (RP) contendo o Canvas 1, o Canvas 2 e a prototipagem em papel.

Design Thinking e Humanidades Ementa: Fundamentos do desenvolvimento humano. Teorias do desenvolvimento humano. Fatores do desenvolvimento humano. Etapas do desenvolvimento humano: infância, adolescência, vida adulta, vida adulta intermediária, vida adulta tardia, morte. Violência doméstica, sexual e no trabalho. Mídia e notícias falsas, e sua relação com as redes sociais. Design Thinking e modelos mentais. Jornada de inovação para impacto social: contexto, problema, solução e evolução. Trabalho voluntário. A ferramenta SIMPLES MENTE. Uso da ferramenta SIMPLES MENTE no Setor público ou privado. Aplicação de problemas e desenvolvimento de projeto. Elaboração de Relatório de Projeto (RP) contendo a aplicação ferramenta SIMPLES MENTE no Setor público ou privado.
Design Thinking e Tecnologias Ementa: Tecnologia. Inovação. Internet das coisas (IoT). Oportunidades e reflexões sobre uso de novas tecnologias. Plano Nacional de Internet das Coisas. IoT e cidades inteligentes. Arquitetura IoT. Arquitetura LoRa. Aplicações da IoT. Desafios de IoT para alcançar cidades inteligentes. Desenvolvimento de produto(s) e/ou serviço(s) de IoT utilizando ferramentas de Design Thinking. Aplicação de problemas e desenvolvimento de projeto. Elaboração de Relatório de Projeto (RP) contendo o desenvolvimento de produto(s) e/ou serviço(s) de IoT. Metodologia: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj)
Design Thinking e Gerenciamento de Projetos

Ementa: Conceitos de Gerenciamento de Projetos. Áreas do Gerenciamento de projetos. Ferramentas computacionais para Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de projetos nas empresas. Implantação do Gerenciamento de Projetos. Fundamentos ao estudo de projetos. Elaboração de projetos. Avaliação de projetos. Administração de projetos. Gerenciamento do escopo de projetos. PMI e as áreas do Conhecimento. Objetivos de desempenho. Cenários de evolução e tendências. Estrutura de Desmembramento do Trabalho (EDT). Modelo PERT/CPM. Gerenciamento do tempo do projeto. Projeto de
Produto(s) e de Serviço(s). Gestão pública de projetos. Responsabilidades. Arranjo físico (variações de acesso). Análise de viabilidade do projeto. Gerenciamento dos custos do projeto. Projeto em rede (cadeia de suprimentos). Gestão de conflitos. Conclusão e fechamento do projeto. Exemplo de Quadro de Modelo de Projeto. Uso de ferramentas de Design Thinking como suporte para o aprimoramento e preenchimento de um Quadro de Modelo de Projeto próprio. Elaboração de um Quadro de Modelo de Projeto (Canvas 3) para Gerenciamento de Projeto de um novo Produto e/ou Serviço, além da proposição de um modelo de relatório de Gerenciamento de Projeto por etapas utilizando ferramentas de Design Thinking. Aplicação de problemas e desenvolvimento de projeto. Elaboração de Relatório de Projeto (RP) contendo o Canvas 3 e o modelo de relatório de Gerenciamento de Projeto.

Design Thinking e Logística Ementa: Fundamentos de logística. A logística nas empresas. O comércio e a logística. A base da logística. A importância do estoque. A importância das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDIC). Atividades de apoio à logística. Logística e Sociedade. A logística integrada as atividade empresariais. Embalagem na logística. Processos logísticos. A importância dos sistemas de transportes. Canais de distribuição. Atividades de planejamento logístico. Atividades de apoio operacional da logística. Métodos quantitativos e ferramentas computacionais aplicadas à operacionalização da logística. Logística e competitividade empresarial. Logística 4.0. Logística e drones. Segurança na cadeia de abastecimento. Sistemas avançados de cooperação logística em canais de compra globais. Planejamento logístico. Elaboração de um Planejamento Logístico para desenvolvimento de um produto ou serviço, utilizando ferramentas de Design Thinking. Aplicação de problemas e desenvolvimento de projeto. Elaboração de um Relatório de Projeto (RP) contendo um Planejamento Logístico para desenvolvimento de um produto ou serviço.
Design Thinking e Finanças Ementa: Sistema Financeiro Nacional. Regulação do mercado de capitais brasileiro. Regulação e Autorregulação. Principais Agentes do Mercado. Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Fundos de investimento. Companhias e as Sociedades por ações. Governança corporativa. Relações com investidores. O público da companhia. Oferta pública. A B3 e os mercados de balcão. Funcionamento do mercado. Mercados de derivativos. Análise de investimentos. Mercado de capitais. Vieses do investidor, poupador e consumidor. A relação entre investimentos e o meio ambiente. Investimentos ASG. Certificado de Operações Estruturadas (COE). Fundos de Investimento Imobiliários. Fundos de Fundos (FoF). Fundos de Previdência. Crowdfunding de investimento. Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP). Brasilian Depositary Receipts (BDR). Day trade. Criptoativos. Foreign Exchange Market (FOREX). Vida e dinheiro. Planejamento financeiro pessoal. Planejamento financeiro para pequenas e médias empresas. Inovações no mercado financeiro. Fintechs, banco digitais e meio de pagamento. Caos criativo e uso de ferramentas de Design Thinking para inovação no mercado financeiro. Elaboração de um Plano Financeiro pessoal ou para uma pequena ou média empresa, utilizando ferramentas de Design Thinking. Elaboração de uma proposta inovadora de produto e/ou serviço para uma Fintech. Aplicação de problemas e desenvolvimento de projeto. Elaboração de um Relatório de Projeto (RP) contendo o Plano Financeiro pessoal ou para uma pequena ou média empresa, e a proposta inovadora de produto e/ou serviço para uma Fintech.
Design Thinking e Propriedade Intelectual Ementa: Propriedade intelectual e Propriedade industrial: Inovação. O que é inovar. Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Biblioteca Nacional (BN). Propriedade intelectual. Direitos autorais. Registro de direitos autorais. Direitos conexos. Obras protegidas pelos direitos conexos. Direitos da personalidade. Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Propriedade industrial. Patente de Invenção (PI). Modelo de Utilidade (MU). Patentes verdes. Direito autoral. Marcas. Desenho Industrial (DI). Registro de softwares. Registro de circuitos integrados. Cultivares. Indicação geográfica. Estratégias de proteção da inovação. Acordos internacionais relacionados à propriedade intelectual. Métodos de prospecção tecnológica, inteligência competitiva e foresight. Busca de anterioridade. Maturidade tecnológica. Roadmap: histórico e formatos. Ferramentas para análise e tratamento dos dados de prospecção tecnológica em documentos de patente. Conceitos e aplicações de transferência de tecnologia. Startups. Startups e sua relação com a propriedade intelectual. Startups e sua relação com a propriedade industrial. Elaboração de um pedido de Patente de Invenção (PI), Modelo de Utilidade (MU) ou Desenho Industrial (DI), utilizando ferramentas de Design Thinking. Elaboração de um personagem como influenciado digital para um produto ou serviço, incluindo um pedido de registro de direito autoral. Aplicação de problemas e desenvolvimento de projeto. Elaboração de um Relatório de Projeto (RP) contendo a PI, o MU ou DI, e a proposta do personagem como influenciador digital para um produto ou serviço, incluindo o pedido de registro de direito autoral.
Design Thinking e Metodologias Ativas Ementa: Educação presencial. Educação a Distância (EaD). Educação remota. Metodologias ativas. Aprendizagem baseada em problemas. Aprendizagem baseada em projetos. Ativos do conhecimento. Mídias do conhecimento. Processos cognitivos e conhecimento. O raciocíno abdutivo. Design Thinking em educação. Ferramentas de Design Thinking. Comunidades de prática. Massive Open Online Courses (MOOC). Orientação orientada pelo Design. Gamificação. Inovação do currículo. Inovação no programa de treinamento de clientes nas empresas. Elaboração de um currículo inovador para a Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação Superior, ou elaboração de um Programa Inovador de Treinamento de Clientes. Elaboração de um jogo para treinamento numa empresa, utilizando ferramentas de Design Thinking. Aplicação de problemas e desenvolvimento de projeto. Elaboração de Relatório de Projeto contendo o currículo inovador para a Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação Superior, ou elaboração de um Programa Inovador de Treinamento de Clientes, além do jogo e de todo o seu desenvolvimento.
Design Thinking e Avaliação Ementa: Políticas educacionais, currículo e Educação. A origem do currículo. Ensinar, aprender e processos de ensinagem. Organização curricular. Estratégias de ensinagem. A importância da avaliação nas estratégias de ensinagem. Metodologias de ensino. A avaliação na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A avaliação na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) e avaliação. A Aprendizagem do Processo Educacional (APE). A Avaliação de Desempenho (AD). A Auto-avaliação de Desempenho (AAD). A Avaliação do Método Instrucional (AMI). Diferença entre metodologias de ensino e uso de estratégias de ensinagem isoladas. Design Thinking e avaliação. Idealização, concepção, proposição, elaboração e construção de cartões de insight com estratégias de ensinagem. Escolha de estratégias de ensinagem para um currículo da Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação Superior, ou ainda para um Programa de Treinamento de Clientes. Aplicação de problemas e desenvolvimento de projeto. Elaboração de Relatório de Projeto (RP) com os cartões de insight com estratégias de ensinagem, e escolhas das estratégias de ensinagem para um currículo da Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação Superior, ou ainda para um Programa de Treinamento de Clientes.


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Contato                                      

Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Pinto Lemos                                                           

Subcoordenador: Prof. Dr. Getúlio Antero de Deus Júnior

Secretária: Huesdra Nogueira de Campos

E-mail: huesdra@ufg.br 

Telefone: 62 3209-6405


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