Diplomacia e Relações Internacionais

 

Objetivo do Curso

Estão entre os objetivos deste curso:

  • Responder às demandas da sociedade do Estado de Goiás por conhecimentos profundos que articulem conhecimentos de história, cultura, economia, direito e geografia sobre o Brasil e o mundo,
    oferecendo uma visão de mundo diferenciada, interdisciplinar e multicultural;
  • Contribuir para o aprimoramento da capacidade de estudantes graduados de alcançarem suas metas profissionais em concursos públicos que dão acesso a carreiras internacionais, desenvolvendo as suas capacidades de análise e de crítica;
  • Criar redes pessoais e institucionais da comunidade de Relações Internacionais de Goiás com profissionais de Brasília, tais como diplomatas, analistas de comércio exterior, oficiais de inteligência,
    entre outros;
  • Apoiar e qualificar o ensino da pós-graduação e da graduação na UFG, especialmente em Relações Internacionais e áreas afins, por meio da organização de minicursos, palestras e oficinas; e
  • Criar condições para novas iniciativas no âmbito da pós-graduação em Relações Internacionais e áreas afins, por meio do apoio à infraestrutura, à qualificação e à publicação de pesquisas.

 

Voltar para o início da página.

Metodologia

Quanto ao ensino, o principal método pedagógico aplicado nas disciplinas do Curso é baseado em aulas expositivas, mas cada docente terá liberdade para implementar outras técnicas pedagógicas. Como
instrumentos complementares de aprendizagem e de avaliação, consta a aplicação de exercícios de verificação de aprendizagem extraídos de provas de concursos públicos, incluindo questões objetivas e dissertativas. Preveem-se outros exercícios de fixação de conteúdos, interpretação e resumo de textos, bem como de redação.

Nas atividades escritas, além da fundamentação teórico-conceitual e factual, serão avaliados os seguintes itens: consistência argumentativa, progressão temática, coerência, objetividade, clareza, concisão, coesão e correção gramatical. Poderão ser penalizados defeitos de conteúdo (descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, cópia, tautologia e contradição), bem como vícios de linguagem e estilo (coloquialismo, barbarismo, redundância e linguagem estereotipada). A participação é um quesito avaliativo importante, da qual se espera a formulação de perguntas objetivas acerca de temas específicos das leituras obrigatórias e complementares. É obrigatória a leitura dos textos indicados pelo professor. São de responsabilidade dos discentes o comparecimento nas aulas da disciplina e o acompanhamento de suas próprias faltas, cientes de que serão reprovados os alunos cujo número de faltas superar 15%.

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Público-Alvo Graduados em Relações Internacionais ou áreas afins em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (requisito obrigatório); interessados em concursos públicos para cargos no Ministério das Relações Exteriores, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na Agência Brasileira de Inteligência, no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, entre outros; estudantes interessados em mestrado ou doutorado.
Carga Horária Total 360 horas
Tipo de Ensino presencial
Período do Curso 08/08/2019 a 07/08/2024
Turno quintas e sextas feiras de 18:00 às 21:30; sábados de 8:00 às 11:30 e de 13:00 às 16:00.


Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Etapas: O Processo de seleção, inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Último edital: clique aqui para conferir.

 

Voltar para o início da página.

 

Disciplinas

História Mundial (36h) Ementa: História e ideias econômicas. Movimentos operários e de independência, revoluções burguesas e revoluções no século XX. Evolução da ordem internacional, rivalidades coloniais, guerras, acordos de paz, organizações internacionais, e ascensão e queda de grandes potências. A política externa dos EUA na América Latina, Pan-Americanismo, acordos regionais e integração latino-americana. Ideias e regimes políticos, identidades, a construção dos Estados nacionais, nacionalismo, socialismo, democracia, fascismo, comunismo. Transformações culturais e movimentos artísticos.
História do Brasil (36h) Ementa: Tópicos da história do Brasil. Configuração territorial do colonialismo português. Tratado de Madri e Alexandre de Gusmão. O processo de independência e o Brasil como sede do Estado monárquico português. O Primeiro Reinado (1822-1831) e a Constituição de 1824. A Regência (1831-1840) e revoltas provinciais. O Segundo Reinado (1840-1889), a questão da escravidão e a crise do Estado Monárquico. A Primeira República (1889-1930), o regime oligárquico e a crise dos anos 1920. A Revolução de 1930, a Era Vargas (1930-1945), a Constituição de 1937, industrialização e legislação trabalhista. A República Liberal (1945-1964), a Constituição de 1946, industrialização e urbanização. O Regime Militar (1964- 1985) e os processos de transição política. A Constituição de 1988, política, sociedade, cultura e economia no Brasil contemporâneo. Evolução da cidadania no Brasil (1822-2010). História dos partidos políticos brasileiros (1822-2010). Sociedade e cultura brasileiras nos séculos XIX e XX.
História da Política Exterior do Brasil (36h) Ementa: O reconhecimento da independência e a política exterior do Primeiro Reinado (1822-1831) e da Regência (1831-1840). A política exterior do Segundo Reinado (1840-1889), as questões de fronteira e as relações com o Império Britânico e os Estados Unidos. A Guerra do Paraguai. A obra de Rio Branco. O Brasil na Primeira Guerra Mundial e na Liga das Nações. Política externa da Era Vargas, relações com os EUA. A “Operação Panamericana” e a “política externa independente”. Política externa brasileira para a América Latina e a África. O Brasil na Organização das Nações Unidas e no Mercosul. Acumulado histórico da diplomacia brasileira (1822-2010).
Geografia (30h)

Ementa: As principais correntes teóricas e metodológicas da Geografia. A Geografia da População: distribuição espacial da população no mundo e no Brasil; migrações; dinâmica populacional e indicadores da qualidade de vida. Geografia Econômica: globalização e divisão internacional do trabalho; formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais; energia, logística e re-ordenamento territorial pós- fordista; disparidades regionais e planejamento no Brasil. Geografia Agrária: distribuição geográfica da agricultura e pecuária mundiais; estruturação e funcionamento do agronegócio no mundo e no Brasil; estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro. Geografia Urbana: urbanização e redes de cidades; conurbação, metropolização e cidades-mundiais; dinâmica intraurbana das metrópoles brasileiras; o papel das cidades-médias na modernização do Brasil. Geografia Política: teorias geopolíticas e poder mundial; as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço; relações Estado-território; formação territorial do Brasil. Geografia e gestão ambiental: meio ambiente nas relações internacionais; macrodivisão natural do espaço brasileiro (biomas, domínios e ecossistemas); política e gestão ambiental no Brasil.

Política Internacional (36h) Ementa: Teoria das Relações internacionais. Oriente Médio: a questão palestina, o Irã, o Iraque. Sistema financeiro internacional e sua reforma. Desarmamento e não-proliferação nuclear. Meio ambiente. Direitos Humanos. A reforma das Nações Unidas. Comércio internacional. Organização Mundial do Comércio (OMC). Desenvolvimento, pobreza e ações de combate à fome. Terrorismo e Narcotráfico.
Relações Internacionais do Brasil (30h) Ementa: A política externa argentina, norte-americana, francesa, inglesa, alemã, japonesa, russa, chinesa e indiana e relações com o Brasil. América do Sul e Mercosul. Relações do Brasil com os demais países do hemisfério, a União Europeia, a África e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Direito Constitucional (21h) Ementa: Normas jurídicas: características e hierarquia. Constituição: conceito, classificações, primado da Constituição, controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos. Fatos e atos jurídicos: elementos, classificação e vícios do ato e do negócio jurídico. Estado: características, elementos, soberania, formas de Estado, confederação, república e monarquia, sistemas de governo (presidencialista e parlamentarista), estado democrático de direito. Personalidade jurídica, organização dos poderes e processo legislativo no direito brasileiro. Princípios, direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal de 1988 (CF/88), competências da União, dos Estados-membros e dos municípios e características do Distrito Federal. Atividade administrativa do Estado brasileiro: princípios constitucionais da administração pública e dos servidores públicos, controle de legalidade dos atos da Administração Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro.
Direito Internacional (30h) Ementa: Caráter jurídico do direito internacional público (DIP): fundamento de validade da norma jurídica internacional; DIP e direito interno; DIP e direito internacional privado (Lei de Introdução ao Código Civil). Fontes do DIP: Estatuto da Corte Internacional de Justiça (artigo 38); atos unilaterais do Estado; decisões de organizações internacionais; normas imperativas (jus cogens). Sujeitos do DIP: Estados [conceito; requisitos; território; população (nacionalidade, condição jurídica do estrangeiro, deportação, expulsão e extradição); governo e capacidade de entrar em relações com os demais Estados; surgimento e reconhecimento (de Estado e de governo); sucessão; responsabilidade internacional; jurisdição e imunidade de jurisdição; diplomatas e cônsules: privilégios e imunidades]; organizações internacionais (definição, elementos constitutivos, classificação, personalidade jurídica), Organização das Nações Unidas (ONU); Santa Sé e Estado da Cidade do Vaticano; indivíduo. Solução pacífica de controvérsias internacionais (artigo 33 da Carta da ONU): meios diplomáticos, políticos e jurisdicionais (arbitragem e tribunais internacionais). Direito internacional dos direitos humanos: proteção (âmbito internacional e regional); tribunais internacionais. Direito internacional humanitário; direito do refugiado. Direito da integração: noções gerais; MERCOSUL (gênese, estrutura institucional, solução de controvérsias).Direito da integração: noções gerais; União Europeia (gênese, estrutura institucional, solução de controvérsias). Direito do comércio internacional: conhecimentos elementares; Organização Mundial do Comércio (gênese, estrutura institucional, solução de controvérsias). Cooperação jurídica internacional em matéria penal
Economia Brasileira (30h) Ementa: A economia brasileira no século XIX. Políticas econômicas e evolução da economia brasileira na Primeira República. A crise de 1929 e a industrialização brasileira na década dos trinta. O impacto da Segunda Guerra sobre a economia brasileira e os desdobramentos subsequentes. A Nova Fase de Industrialização. O Plano de Metas. O Período 1962-1967. A desaceleração no crescimento. Reformas no sistema fiscal e financeiro. Políticas antiinflacionárias. Política salarial. A Retomada do Crescimento 1968-1973. A desaceleração e o segundo PND. A crise dos anos oitenta. A interrupção do financiamento externo e as políticas de ajuste. Aceleração inflacionária e os planos de combate à inflação. Os anos noventa. Abertura comercial e financeira. A indústria, a inflação e o balanço de pagamentos. Pensamento econômico e desenvolvimentismo no Brasil. Economia Brasileira Contemporânea.
Teoria Econômica (30h) Ementa: Demanda do Consumidor. Preferências. Curvas de indiferença. Restrição orçamentária. Equilíbrio do consumidor. Mudanças de equilíbrio, efeito-preço, efeito-renda e efeito-substituição. Taxa marginal de substituição. Curva de demanda. Deslocamento da curva e ao longo da curva. Elasticidade-preço e elasticidade-renda. Classificação de bens. Excedente do consumidor. Oferta do Produtor. Fatores de produção. Função de produção. Isoquantas. Elasticidade-preço da oferta. Rendimentos de fator. Rendimentos de escala. Custos de produção. Excedente do produtor. Concorrência Perfeita, Monopólio, Concorrência Monopolística e Oligopólio. Comportamento das empresas. Determinação de preços e quantidades de equilíbrio. Contabilidade Nacional. Os conceitos de Produto e Renda Interna, Produto e Renda Nacional, Renda Disponível Bruta, Poupança Bruta Doméstica e capacidade ou necessidade de Financiamento Externo. Conceitos e cálculo do Déficit Público. A Conta de Balanço de Pagamentos: estrutura e cálculo do resultado do Balanço. Números Índices. Deflator Implícito e Índices de Preço ao Consumidor. Evolução do pensamento macroeconômico. Keynesianismo, monetarismo e escolas posteriores. Mercado de trabalho. Determinação do nível de emprego. Funções da moeda. Criação e distribuição de moeda. Oferta da moeda e mecanismos de controle. Procura da moeda. Papel do Banco Central. Moeda e preços no longo prazo. Poupança e investimento. Sistema financeiro. Flutuações econômicas no curto prazo. Oferta e demanda agregadas. Papel das políticas monetária e fiscal. Inflação e desemprego. Política comercial. Efeitos de tarifas, quotas e outros instrumentos de política governamental. Teorias clássicas do comércio. Vantagens absolutas e comparativas. Pensamento neoclássico e liberalismo comercial. A crítica de Prebisch e da Cepal.
Brasil Contemporâneo (27h) Ementa: Temas do Brasil contemporâneo. Tópicos de políticas públicas, disputas partidárias, sociedade, cultura, literatura, justiça social, economia, transporte, energia e meio ambiente.


Voltar para o início da página.

 

Contato

Coordenador: Prof. Dr. Diego Trindade d’Ávila Magalhães

Subcoordenador: Prof. Dr. João Henrique Ribeiro Roriz

Secretário: Salomão Carvalho Resende

E-mailsalomascarvalho@gmail.com 

Telefone: 35211128

 

 

botão cadastre-se

 

Voltar para o início da página.