Docência para a Educação Profissional e Tecnológica;
Objetivo Geral:
- Promover a formação continuada de docentes que atuam em instituições públicas de ensino na educação profissional e tecnológica no estado de Goiás.
Objetivos Específicos:
- Oferecer formação pedagógica com foco na atuação na educação profissional e tecnológica.
- Possibilitar a compreensão dos fundamentos, da história e das políticas da educação profissional e tecnológica.
- Formar um educador que possa desenvolver um trabalho comprometido e de qualidade no seu cotidiano escolar.
Voltar para o início da página.
As disciplinas serão ofertadas na modalidade de educação a distância, utilizando-se, para tanto, a plataforma institucional da UFG, Moodle Ipê. Da totalidade da carga horária de cada disciplina, 60% serão síncrona, por webconferência, e 40% assíncrona. As atividades síncronas serão conduzidas pelo professor das disciplinas, e as atividades assíncronas serão conduzidas pelo professor, com o apoio de um tutor habilitado para atuar com a educação a distância.
Voltar para o início da página.
Público-Alvo | colaboradores vinculados ao CETT/UFG. |
Carga Horária Total | 360 horas |
Tipo de Ensino | à distância |
Período do Curso | Turma 1: 03/2024 a 05/2025 Turma 2: 03/2024 a 05/2025 |
Turno | sextas-feiras (13h às 18h) e sábados (08h às 17h) quinzenalmente. |
Voltar para o início da página.
Etapas: o processo de seleção, Inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.
Voltar para o início da página.
Ambientação no Moodle Ipê (12h) | Ementa: Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Ipê. Ferramentas e instrumentos de aprendizagem mediados por tecnologia. A participação nas atividades síncronas e assíncronas. |
História da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e em Goiás (44h) | Ementa: Historiografia da Educação Profissional e Tecnológica. Processos institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Processos institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Processos institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica em Goiás. Os meandros da criação das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFG) e Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs). |
Estrutura e legislação da educação da educação profissional e tecnológica brasileira (44h) | Ementa: Concepções e bases conceituais sobre Estado e políticas educacionais no Brasil. Legislação da educação profissional e tecnológica. Orgnização da educação profissional e tecnológica. Políticas voltadas para a formação de jovens e adultos. |
O projeto pedagógico e o currículo da educação profissional e tecnológica (40h) | Ementa: currículo e suas dimensões epistemológicas, histórica, didático-pedagógica, política e cultural. Conhecimento oficial e currículo. Teorias do currículo. Currículo disciplinar e possibilidades de superação. Currículo na educação profissional e tecnológica. |
Desenvolvimento humano e processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos (44h) | Ementas: conceitos, princípios e teorias do desenvolvimento humano e da aprendizagem. O papel social, político e cultural da educação de jovens e adultos. Políticas públicas para a formação de jovens e adultos. Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho. Educação técnica e tecnológica de jovens e adultos. |
Didática na educação profissional e tecnológica (44h) | Ementa: fundamentos sócio-políticos-epistemológicos da Didática. A organização do trabalho docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino. A ação educativa na educação profissional e tecnológica. |
Metodologias e estratégias de ensino para a educação técnica e tecnológica (44h) | Ementa: Os processos de ensino e aprendizagem. O planejamento do ensino. Organização da prática pedagógica. As interações em sala de aula. O papel dos professores e dos alunos. Concepções de metodologias de ensino e sua adequação aos objetivos formativos. Design thinking: etapas do Design Thinking em práticas pedagógicas: enfrentar, observar, idear, prototipar e testar. Design Thinking em projetos colaborativos na escola. |
Avaliação da Aprendizagem (44h) | Ementa: Pressupostos teórico-metodológicos da avaliação. Avaliação da/na escola. Ensino e suas relações com a avaliação da aprendizagem. Objetivos educacionais e avaliação. Avaliação formativa. Alternativas propositivas no campo da avaliação. Instrumentos de avaliação frente às metodologias ativas. |
Metodologia Científica (44h) | Ementa: Ciência e senso comum. Estruturação de projetos e elaboração de relatórios de pesquisa. Produto educacional. Ética na pesquisa. |
Elaboração de TCC (40h) | Ementa: imersão no ambiente de formação profissional. Observação de aulas teóricas e práticas na educação profissional. Levantamento e análise de informações pedagógicas. Desenvolvimento de projeto na prática docente. Socialização dos projetos. |
Voltar para o início da página.
Coordenador: Luã Lírio de Souza Cruz
Subcoordenadora: Profa. Dra. Cristiana da Costa Luciano
Secretário: Amanda Xavier
Telefone: (62) 99134-6147
Voltar para o início da página.