Docência e Gestão Educacional em Saúde

 

Objetivo do Curso

O Curso tem como objetivo geral capacitar profissionais da área da saúde para atuarem como docentes e gestores educacionais, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos necessários para promover uma formação de qualidade nos diferentes níveis de ensino superior, atendendo às demandas específicas do contexto goiano e contribuindo para o avanço sustentável da educação em saúde na região.

Trata-se dos objetivos específicos do curso:

1) Desenvolver Competências Docentes;

2) Aprimorar Conhecimentos em Gestão Educacional;

3) Integrar Tecnologia e Metodologias Inovadoras;

4) Fomentar a Interdisciplinaridade na Formação;

5) Promover a Avaliação Contínua e Melhoria do Ensino;

6) Compreender as Especificidades do Contexto Goiano;

7) Estimular a Produção Científica em Educação em Saúde:

 

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Metodologia

O curso foi estruturado para adotar aspectos metodológicos multidisciplinares de forma a integrar diferentes temáticas da área da saúde promovendo uma aprendizagem significativa que reflita a diversidade de conhecimentos necessários para atuar na docência e gestão educacional em saúde. O Curso irá adotar uma abordagem de ensino híbrido, combinando métodos presenciais e a distância para proporcionar flexibilidade e melhor aproveitamento do tempo dedicado ao processo ensino-aprendizagem.

 

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Informações Gerais

Público-Alvo Profissionais graduados em cursos da área da saúde, bem como para aqueles que pretendem atuar como docente ou gestor nesta área.
Carga Horária Total 420 horas
Tipo de Ensino As aulas de sextas-feiras, estão previstas para ocorrer de forma on-line na modalidade à distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), podendo estas ocorrerem de forma síncrona e/ou assíncrona. As aulas de sábado ocorrerão de forma presencial e serão realizadas em salas de aula, Laboratório de Práticas Clínicas e Terapêuticas (LPF-10: PCDT) Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços de Saúde (LaPESS) e ambiente Hospitalar no Hospital das Clínicas (HC), todos equipados para a realização das aulas Teóricas e Práticas por metodologias participativas e colaborativas.
Período do Curso 20 meses
Turno Sextas-feiras das 18h às 22:00h – via Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA); Sábado das 08h às 12h e 14h ás 18h (Encontro Presencial com periodicidade Quinzenal).


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Processo seletivo

Etapas: Processo Seletivo: o processo de seleção, Inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável. O sistema de avaliação consta de: análise curricular e histórico escolar; experiências profissionais na área e Graduação em áreas afins.

Último edital: clique aqui e confira.

Prazo de inscrição: 02/09/2024 a 20/09/2024

 

 

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Disciplinas

Módulo 1 – Fundamentos do Processo Ensino Aprendizagem
 
Introdução à Docência Em Saúde Ementa: Esta disciplina proporciona uma visão abrangente dos princípios fundamentais da docência. Os alunos serão introduzidos aos conceitos essenciais de ensino, aprendizagem e liderança educacional, explorando estratégias para o desenvolvimento de competências docentes relacionados à Comunicação e Habilidades Sociais na docência em saúde. Serão abordados temas como competências interpessoais, estratégias de ensino, avaliação de aprendizado e aspectos éticos e práticos da gestão educacional.
Fundamentos e Teoria da Aprendizagem Ementa: Nesta disciplina, os alunos serão introduzidos aos fundamentos teóricos da aprendizagem, explorando as principais teorias psicológicas e pedagógicas que fundamentam práticas educacionais eficazes. Serão discutidos os processos cognitivos, o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida e as implicações dessas teorias para a prática educacional em saúde.
Formação Docente Ementa: Esta disciplina aborda os aspectos essenciais da formação docente na área da saúde. Os alunos explorarão os princípios da andragogia, desenho curricular, estratégias de ensino e avaliação de desempenho docente. Será enfatizado o desenvolvimento de habilidades didáticas e a construção de ambientes de aprendizado eficazes.
Psicopedagogia Aplicada ao Ensino em Saúde Ementa: Nesta disciplina, os alunos explorarão os princípios da psicopedagogia aplicados ao contexto do ensino em saúde. Serão discutidos temas como o desenvolvimento cognitivo, aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, motivação e a relação entre aspectos psicológicos e processos de ensino-aprendizagem na formação de profissionais de saúde
Educação Sistêmica em Saúde Ementa: Nesta disciplina, os participantes explorarão os fundamentos da educação sistêmica aplicados ao contexto da saúde. Serão abordados conceitos básicos de teoria sistêmica, incluindo a origem do pensamento sistêmico e sua evolução histórica, bem como a aplicação desses princípios na educação. A fenomenologia será discutida como uma lente para compreender sistemas educacionais complexos, incluindo a identificação das ordens da ajuda. Além disso, serão estudadas práticas pedagógicas vivenciais que promovam uma
abordagem sistêmica no contexto saúde-doença.
Educação Baseada em Evidências Ementa: Nesta disciplina, os alunos se aprofundarão na importância da prática educacional baseada em evidências científicas. Eles aprenderão a avaliar criticamente a literatura, aplicar as melhores práticas, implementar inovações baseadas em evidências e medir o impacto das abordagens educacionais;
Pesquisa na área de Educação em Saúde Ementa: Esta disciplina introduz os alunos à metodologia de pesquisa educacional na área da saúde. Eles aprenderão a projetar estudos de pesquisa, coletar e analisar dados, interpretar resultados e disseminar suas descobertas. A ética na pesquisa educacional será enfatizada, e os alunos serão incentivados a contribuir para o avanço do conhecimento na área.
Metodologias de Ensino Ementa: Esta disciplina explora as principais metodologias ativas de ensino aplicadas à área da saúde. Os alunos irão adquirir conhecimento sobre estratégias como aprendizagem baseada em problemas (PBL), aprendizagem baseada em projetos (PjBL), aprendizagem baseada em equipes (TBL), aprendizagem baseada na comunidade (ABC), Desing Thinking e sala de aula invertida. Através de estudos de caso e prática, os alunos desenvolverão a capacidade de projetar e implementar ambientes de aprendizado interativos, promovendo a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de
habilidades críticas e de resolução de problemas.
Avaliação e Mensuração de Aprendizado Ementa: Nesta disciplina, os alunos estudarão métodos de avaliação formativa e somativa, incluindo a criação de testes, portfólios, avaliação baseada em competências e feedback construtivo. Eles aprenderão a avaliar o aprendizado dos alunos de forma justa e precisa, identificando áreas de melhoria. A ênfase será colocada na utilização de tecnologia para a avaliação.
Módulo 2 - Tecnologia e Intervenção Educacional  
Tecnologia e Inteligência Artificial na Educação em Saúde Ementa: Nesta disciplina, os alunos explorarão o impacto da tecnologia e da inteligência artificial na educação em saúde. Serão abordados os fundamentos da tecnologia educacional, incluindo plataformas digitais, aplicativos móveis, realidade aumentada e virtual, e como a inteligência artificial pode ser aplicada para otimizar o ensino e aprendizagem na área da saúde. Estudos de caso práticos serão utilizados para exemplificar a implementação bem-sucedida dessas tecnologias.
Design Instrucional Ementa: Nesta disciplina, os alunos serão introduzidos aos princípios de design instrucional para criar materiais educacionais eficazes na área da saúde. Eles aprenderão a projetar currículos, desenvolver conteúdo multimídia, criar ambientes virtuais de aprendizado e adaptar materiais para atender às necessidades dos alunos. A acessibilidade e a inclusão serão abordadas.
Intervenção em Educação e Gestão Educacional em Saúde
Ementa: Esta fase prática do curso permite aos alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para desenvolver e implementar intervenções reais em uma instituição de ensino na área da saúde. Os alunos terão a oportunidade de identificar oportunidades de melhoria, planejar estratégias de intervenção, colaborar com a equipe educacional e avaliar o impacto das intervenções implementadas.
Módulo III – Integração Formativa em Saúde  
Educação Interprofissional em Saúde Ementa: : Esta disciplina enfoca a importância da colaboração interprofissional na área da saúde. Os alunos aprenderão a trabalhar em equipes interdisciplinares, desenvolvendo habilidades de comunicação eficaz e resolução de problemas complexos de saúde. Serão explorados estudos de caso e atividades práticas para promover a compreensão e o respeito pelas diferentes profissões de saúde.
Saúde digital e Literácia em saúde Ementa: Esta disciplina aborda a interseção entre tecnologia, saúde digital e a promoção da literacia em saúde. Os alunos serão introduzidos às ferramentas digitais na promoção da saúde, a importância da literacia em saúde digital, e como estas podem ser aplicadas no ensino e prática em saúde. Casos práticos serão explorados para ilustrar a implementação eficaz de iniciativas de saúde digital e a promoção da literacia em saúde.
Curricularização da Extensão Ementa: Esta disciplina aborda a integração da extensão universitária nos currículos acadêmicos como estratégia para promover a interação entre a academia e a sociedade. Explora os fundamentos teóricos, práticos e éticos da curricularização da extensão, destacando seu papel na formação de profissionais socialmente responsáveis e comprometidos com a transformação social.
Módulo IV – Gestão Educacional em Saúde  
Gestão Educacional e Inovação Curricular Ementa: Nesta disciplina, os alunos desenvolverão competências em gestão educacional aplicadas à área da saúde. Isso incluirá o planejamento curricular, administração de programas educacionais, liderança de equipes educacionais e avaliação de resultados educacionais. Estudos de caso e análise de tendências em educação em saúde serão parte integrante do currículo.
Carreira Docente Ementa: Esta disciplina visa preparar os alunos para os desafios e oportunidades da carreira docente na área da saúde. Serão abordados tópicos como planejamento de carreira, desenvolvimento profissional contínuo, ética docente, e a importância da liderança na promoção de ambientes de aprendizado positivos.
Desenvolvimento Docente Ementa: Nesta disciplina, os alunos explorarão as dimensões do desenvolvimento profissional e pessoal dos educadores em saúde. Será enfatizado o autoconhecimento, a autoreflexão, o gerenciamento do estresse, a resiliência e estratégias para promover o desenvolvimento contínuo do educador ao longo de sua carreira.
Empreendedorismo Educacional

Ementa: Nesta disciplina, os alunos serão introduzidos aos conceitos de empreendedorismo e inovação aplicados à educação em saúde. Serão abordados temas como identificação de oportunidades, criação de projetos inovadores, gestão de recursos, e estratégias para promover a cultura empreendedora. Estudos de caso de iniciativas bem-sucedidas serão explorados para inspirar o desenvolvimento de soluções inovadoras na educação em saúde.

Seminários Integrados em Docência e Gestão Educacional em Saúde

Ementa: Esta disciplina tem como foco a organização e divulgação dos principais temas relacionados à docência e gestão educacional. Os alunos serão orientados a desenvolver habilidades na concepção, planejamento, execução e avaliação de eventos acadêmicos. O Simpósio abordará temas relevantes para o avanço do ensino na saúde, proporcionando uma plataforma para discussão, troca de conhecimentos e networking entre profissionais, pesquisadores e educadores na área.


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Contato

Coordenador: Flavio Marques Lopes

Subcoordenador: Sergio Henrique Nascente Costa

Apoio Administrativo: Anne Sulyvan Alves Melo

E-mail: annesulyvan@ufg.br

Site: clique aqui.

 

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