Educação Física Escolar
O curso visa melhorar a qualidade do ensino da Educação Física prioritariamente na rede pública de ensino; Intervir no processo de capacitação e formação continuada de professores da rede pública, atualizando os conhecimentos na área de Educação Física & Esportes; Compreender e criar formas de intervenção pedagógica de ensino-aprendizagem da Educação Física no contexto das mudanças recentes promovidas pela BNCC, Novo Ensino Médio e demais programas educacionais contemporâneos; Melhorar a qualidade as pesquisas científicas e das ações educativas e sócio- pedagógicas junto à realidade educacional; Articular o curso de licenciatura com o de especialização nas atividades acadêmicas que possam responder satisfatoriamente ao projeto de formação continuada; Propiciar o debate e a reflexão crítica sobre a crise da educação em geral e da educação física escolar em particular, no contexto da sociedade brasileira; Concretizar ações que permeiam o papel da Universidade na formação continuada de professores; Alimentar a publicação da Revista Pensar a Prática destinada a pesquisas no campo da Educação Física escolar.
Voltar para o início da página.
O eixo metodológico central deste curso situa-se nos seguintes princípios: Adequação à realidade da modalidade EaD; Centralidade do trabalho pedagógico/prática pedagógica; Reflexão crítica sobre as problemáticas atuais da Educação básica e da Educação Física; Protagonismo dos/das docentes da escola básica; Pesquisa pedagógica (orientada para a prática). A exigência básica de orientação teórico-metodológica é que todos os professores, ao construírem as suas atividades pedagógicas específicas, devem ter como parâmetros balizadores estas quatro dimensões referenciais apontadas acima. Além de procurar estabelecer coerência entre as diversas disciplinas e seus conteúdos de ensino e a perspectiva de intervenção dos professores na prática educativa, ou seja, na investigação da realidade escolar e seus desdobramentos. As aulas acontecerão no ambiente virtual Moodle e em outras plataformas de transmissão virtual. As disciplinas serão distribuídas em três módulos ao longo do período do curso. Estão previstos quatro encontros presenciais que ocorrerão, preferencialmente, nos polos. O último encontro presencial está destinado ao Seminário de apresentação de TCC.
Voltar para o início da página.
Público-Alvo | Professores de Educação Física e áreas afins. |
Carga Horária Total | 400 horas |
Tipo de Ensino | À Distância |
Período do Curso | 08/2022 a 08/2024 |
Turno | Modalidade de Ensino à Distância via plataforma Moodle; 4 encontros presenciais – 1 por módulo e apresentação de TCCs. |
Voltar para o início da página.
Etapas: prova escrita por meio de plataforma digital.
Último edital: clique e confira.
Prazo de inscrição: 01/06/2022 a 15/07/2022
Voltar para o início da página.
Introdução aos estudos EaD (16h) | Ementa: Fundamentos teóricos-metodológicos da EAD, histórico, evolução, conceitos, características, vantagens e desvantagens, ambientes Virtuais de Aprendizagem. O papel dos sujeitos do processo de ensino-aprendizagem na Educação a Distância e a interatividade. Ambientação e uso da plataformo Moodle e outras plataformas virtuais no processo de formação. |
Bases da pesquisa educacional-pedagógica (32h) |
Ementa: A produção da pesquisa em educação e educação física escolar: problemas de método e metodologia; desenhos da pesquisa pedagógica no cotidiano escolar; procedimentos teórico-metodológicos para a produção da pesquisa pedagógica. |
Seminário Pedagógico I: Reflexão, relato e sistematização das práticas pedagógicas em Educação Física (16h) | Ementa: Produção de narrativas, relatos, problematizações, reflexões e sistematizações à respeito da prática pedagógica do ensino de Educação Física no cotidiano escolar. Identificação de problemáticas significativas sobre a prática de ensino. elaboração de princípios de ação modificadora da prática. |
Políticas e programas curriculares em Educação Física (32h) | Ementa: Estudo do currículo contemporâneo nas diversas teorias críticas e pós-críticas. As políticas educacionais curriculares na legislação educacional brasileira com destaque para a proposta governamental de currículo nacional e programas e projetos curriculares estaduais e municipais implementados nas escolas na educação básica. |
Organização do trabalho pedagógico e didática da Educação Física (32h) | Ementa: Estudo dos elementos da organização do trabalho pedagógico/didática da Educação Física escolar numa perspectiva histórica e cultural e seus efeitos na Educação Básica – planejamento, objetivos, conteúdos, avaliação e técnicas e métodos de ensino; referências teórico-metodológicas para o desenvolvimento da prática pedagógica comprometida com a emancipação humana no contexto das possibilidades e dos limites reais do sistema educacional. Bibliografia básica |
Educação Física e o desenvolvimento histórico-cultural humano (32h) | Ementa: Estudo sobre as teorias do desenvolvimento humano e de sua relação com a aprendizagem escolar. Compreensão histórico-cultural dos estágios de desenvolvimento que caracterizam o ciclo de vida, seus aspectos intrínsecos, conteúdos e suas mediações, relações com contextos sociais e intersubjetivas. Contribuições do ensino e aprendizagem dos conteúdos da educação física para o desenvolvimento humano em seus diferentes estágios. Ciclos de vida: infância, adolescência, jovens e adultos. |
Mídias e Tecnologias digitais no Ensino da Educação Física (32h) | Ementa: Educação Física, mídia e tecnologias digitais: novos suportes e novas linguagens na constituição do campo do conhecimento. Mídia-Educação no ensino da Educação Física escolar. Estudo e elaboração de materiais de mídias educacionais e tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas aulas de educação física escolar. |
Seminário Pedagógico II - Oficinas e ateliers de práticas pedagógicas dos conteúdos da Educação Física (16h) | Ementa: Reflexão, análise, organização e produção do planejamento de práticas pedagógicas do ensino dos conteúdos da educação física na educação básica. Desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos sobre os conteúdos de ensino da educação física. Articulação das disciplinas sobre os conteúdos de ensino da educação física no sentido de debater, produzir, analisar e avaliar planos de ensino e materiais didático-pedagógicos como fontes de novas práticas de ensino. |
Conteúdos da educação física escolar – Jogo e Esportes (72h) | Ementa: Estudo do jogo e dos esportes como expressão da cultura e conteúdo da Educação Física escolar. Estudo das abordagens teórico-metodológicas de ensino dos esportes coletivos e individuais. Jogos e brincadeiras como conteúdo cultural e escolar e o processo de esportivização dos jogos. O jogo como mediação pedagógica na aprendizagem do esporte. |
Conteúdo da educação física escolar – Ginástica, ritmo e expressão | Ementa: O processo de ensino-aprendizagem da ginástica na escola, seus conteúdos, objetivos e recursos didático-metodológicos. Relações históricas, sociais e culturais da ginástica com o circo e com as artes circenses. Estudo das propostas metodológicas para o ensino de práticas corporais que envolvem ritmo e expressão e seus processos de ensino-aprendizagem e organização pedagógica. Aspectos técnicos e estéticos da ginástica, ritmo e expressão. |
Conteúdo da educação física escolar – Temas da cultura corporal emergentes (40h) | Ementa: Estudar, refletir e analisar possibilidades para o ensino-aprendizagem de temas emergentes no currículo em Educação Física, sobretudo Lutas e Práticas de Aventura. Estudos socioculturais sobre as lutas/artes-caminhos marciais e suas manifestações culturais e esportivizadas. Conceito de Práticas Corporais de Aventura (PCA); Classificação e taxonomia; equipamentos e técnicas; metodologia do ensino das PCA na Educação Física Escolar. |
Saúde, educação e Educação Física (16h) | Ementa: Escola, higienismo e aptidão física. Estudo das concepções de saúde com ênfase na determinação social do processo saúde-doença. Corporalidade, Educação Física e saúde. Teorias pedagógicas da Educação Física e a temática da saúde. |
Voltar para o início da página.
Coordenador: Hugo Leonardo Fonseca da Silva
E-mail: hugo_silva@ufg.br
Site: clique e acesse.