Ensino de Artes Visuais: Abordagens Metodológicas e Processos de Criação
O curso tem como objetivo geral contribuir para a formação continuada de professores/as licenciados/as em Artes Visuais para atuar nos diferentes espaços e dimensões da Educação Básica bem como em contextos de educação não formal onde o ensino de artes visuais se faça presente. Este curso visa formar especialistas com base na imersão de diferentes abordagens metodológicas do ensinar/aprender artes visuais e em processos de criação artístico-docente considerando as questões contemporâneas da arte na educação. O caráter da formação docente continuada possibilitará repensar o cotidiano escolar, processos de mediação cultural e paradigmas conceituais, teóricos e práticos na atuação pedagógica.
Voltar para o início da página.
O eixo metodológico deste curso situa-se no campo da reflexão crítica sobre experiências pedagógicas, fundamentadas na aprendizagem dialogada entre os diversos atores do processo de formação em questão. Para fomentar os diálogos serão utilizadas ferramentas no ambiente digital, em trabalhos colaborativos e na articulação dos processos de aprendizagem com a prática profissional dos/as próprios/as cursistas possibilitando experimentações (metodológicas/poéticas/artísticas) em momentos presenciais e online na condição de docente/mediador/performer/articulador.
Voltar para o início da página.
Público-Alvo | Professores/as licenciados/as em Artes Visuais e áreas afins. |
Carga Horária Total | 360 horas |
Tipo de Ensino | Semi-presencial |
Período do Curso | 20/02/2023 à 19/09/2024 |
Voltar para o início da página.
Etapas: requisitos: 162 vagas para Professores/as licenciados em Artes Visuais e professores/as de áreas afins com a devida comprovação de atuação docente na área de artes visuais (educação formal e não formal). As 162 vagas incluem os dez por cento (10%) destinadas a servidores da UFG e estão distribuídas em 5 (cinco) polos nas seguintes proporções: Anápolis – 30 vagas; Catalão – 30 vagas; Cavalcante – 30 vagas; Goiânia – 42 vagas; São Simão – 30 vagas.
Prazo de inscrição:16/01/2023 a 29/01/2023.
Último edital: clique aqui para conferir.
Voltar para o início da página.
Questões Históricas e Contemporâneas do Ensino de Arte (50h) |
Ementa: Transições do moderno e pós-moderno no ensino de artes visuais. Discussão sobre a dissolução das grandes narrativas; a crise da cultura; questões de identidade e diferença, a globalização; a fragmentação e a efemeridade. Impactos das viradas cultural e educacional. Mediação e relações com a educação patrimonial. Estéticas e desdobramentos políticos, tecnológicos, econômicos, estéticos e discursivos. |
Políticas Educacionais para o Ensino de arte no Brasil (50h) |
Ementa: Compreensão das políticas educacionais públicas para o ensino de artes no Brasil em particular nas Lei 5692/71, LDB 9394/96, LEI 10.639/2003, Lei 11.645, Parâmetros Curriculares Nacionais, Lei 13. 415/2017 até a BNCC. Análise das convergências entre as políticas públicas e privadas para o ensino de artes no Brasil e possíveis conexões com as políticas públicas para o ensino de artes na América Latina. |
Pedagogias Culturais e Educação em Cultura Visual (50h) | Ementa: As Pedagogias Culturais, e a Educação em Cultura Visual. Pedagogias Culturais, Poder e Educação. Pedagogias Culturais, Sexualidades, Subjetividades e Tecnologias Gênero. Pedagogias Culturais e Governo das Condutas. |
Abordagens Metodológicas para o Ensino de Artes Visuais (50h) | Ementa: Estudos de abordagens metodológicas para o Ensino das Artes Visuais em diversos tempos e contextos. Contextualização de relevantes experiências docentes da modernidade e pós-modernidade pedagógica. Desafios Inter e transdisciplinares. Abordagem Triangular e seus possíveis desenhos. Diálogos com processos poéticos contemporâneos. |
Diálogos com arte contemporânea na educação (50h) | Ementa: Discussões sobre concepções, abordagens e espaços da arte contemporânea a partir do diálogo entre práticas/poéticas visuais e o universo escolar. Poéticas visuais contemporâneas como elementos de aprendizagem e de processos relacionais entre arte e vida cotidiana. Estudos e práticas transdisciplinares por meio de experiências poéticas na escola e demais contextos educativos. |
Laboratório de Criação docente: Experimentações poéticas (50h) | Ementa: Pesquisa e elaboração de propostas docentes em artes visuais permeadas por processos artísticos. Poéticas visuais e metáforas como impulsos para a criação do trabalho docente. |
Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (60h) | Ementa: Procedimentos de pesquisa envolvendo a prática docente em artes visuais. Práticas e processos em cartografias, construção de narrativas, histórias de vida, estudos de caso, etnografias e pesquisa baseada nas artes e nas imagens. Introdução à ética em pesquisa com seres humanos. |
Voltar para o início da página.
Coordenador: Profa. Dra. Lilian Ucker Perotto
Subcoordenador: Profa. Dra. Leda Maria de Barros Guimarães
Telefone: (62) 3521-1382 (Departamento de Artes Visuais - EaD)
Site: clique e acesse.