Ensino de Linguas Estrangeiras
O objetivo deste projeto é fomentar formação continuada, em nível de Especialização Lato Sensu, voltada para professores de línguas estrangeiras. Seus objetivos são: aprofundar conhecimentos teórico-metodológicos sobre o ensino de línguas estrangeiras; aprimorar conhecimentos investigativos sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras; desenvolver investigações no âmbito do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.
Voltar para o início da página.
Para fins de avaliação, o professor ou professores responsáveis por cada disciplina atribuirá(ão) a cada discente nota de 0 (zero) a 10 (dez), mediante aplicação de prova escrita, apresentação de seminários, trabalhos orais e/ou escritos ou qualquer outra forma de avaliação, previamente informada aos discentes. O trabalho de final de curso será uma monografia ou artigo, elaborada(o) sob orientação de um docente deste Curso de Especialização. Havendo necessidade de uma co-orientação, a coordenação do programa poderá convidar um(a) docente de outra instituição na qualidade de co-orientador(a), sempre que tal iniciativa seja aprovada pela coordenação do programa e referendada pelo Conselho Diretor da Faculdade de Letras.
Voltar para o início da página.
Público-Alvo | Professores e graduados em Letras: Línguas Estrangeiras e áreas afins. |
Carga Horária Total | 380 horas |
Tipo de Ensino | Presencial |
Período do Curso | 10/08/2019 a 09/08/2024 |
Turno | As aulas serão ministradas aos sábados (das 8h às 12h e das 14h às 18h) via ERE. |
Quantidade de turmas previstas | Quatro |
Voltar para o início da página.
Etapas: o processo de seleção ao Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras será realizado por uma Comissão de Seleção, indicada pela Coordenação do Curso e referendada pelo Conselho Diretor da Faculdade de Letras, de acordo com o regulamento do curso e com os procedimentos definidos neste Edital. O processo de seleção constará de duas fases: avaliação do projeto de trabalho e avaliação oral e defesa do projeto de trabalho.
Último edital: clique aqui para conferir.
Prazo de inscrição: 10/01 a 28/03/2019.
Previsão de próximas turmas:
1a Turma – 10/08/2019 a 09/08/2021;
2a Turma – 15/08/2020 a 27/03/2022;
3a Turma – 07/08/2021 a 01/04/2023;
4a Turma – 06/08/2022 a 04/05/2024.
Voltar para o início da página.
Fundamentos epistemológicos dos estudos linguísticos (32h) | Ementa: Estudo das bases epistemológicas que subjazem a ciência da linguagem. Reflexão sobre concepções de língua(gem), fenômenos linguísticos e métodos de análise, a partir de diferentes paradigmas. |
Metodologia de pesquisa científica (32h) |
Ementa: Estudo dos paradigmas de pesquisa. Tipos de pesquisas aplicadas ao ensino-aprendizagem de LE. A elaboração de projetos de pesquisa. Normalização de trabalhos científicos de acordo com a ABNT. |
Aprendizagem de língua estrangeira (32h) | Ementa: Teorias de aquisição de segunda língua. Desenvolvimento da interlíngua; transferência da L1 na aquisição de L2. A hipótese do monitor. A importância do input e da interação na aquisição de L2. Influência de alguns fatores na aprendizagem de uma segunda língua. |
Aspectos da formação de professores de línguas (32h) | Ementa: Estudo dos paradigmas de formação de professores de LE. Reflexão sobre conceitos de metodologia de ensino de acordo com os diferentes paradigmas. |
Linguística Aplicada (32h) | Ementa: Estudo crítico introdutório sobre os fundamentos teóricos da Linguística Aplicada relacionados aos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. |
Interculturalidade no ensino-aprendizagem de LE (32h) |
Ementa: Estudo dos conceitos de língua-cultura-interculturalidade aplicados ao ensino-aprendizagem de LE. Reflexão sobre a didática de ensino de conteúdos socioculturais. |
Análise e produção de materiais de LE (32h) | Ementa: Critérios de análise de livros e materiais didáticos de LE. Seleção e (re)elaboração de atividades presentes em materiais didáticos. |
Multimodalidade, Novas Tecnologias e Ensino de Línguas (32h) | Ementa: Estudos das novas perspectivas de análise da Semiótica Social, dos textos multimodais e sua presença em diversas mídias analógicas e digitais, bem como o impacto das novas configurações midiáticas no ensino de línguas. |
Discurso, identidades e ensino de línguas (32h) | Ementa: A concepção de língua(gem) como prática identitária. Implicações da relação língua(gem) e identidade para o ensino-aprendizagem de línguas. As múltiplas práticas identitárias na pós-modernidade, o hibridismo e suas manifestações discursivas. |
Literatura e ensino de línguas (32h) | Ementa: O texto literário no ensino de línguas. Teoria e prática. Como escolher os textos literários e como inseri-los nas aulas de línguas. |
Escrita acadêmica (40h) | Ementa: Escrita do trabalho científico. Estrutura interna de trabalhos científicos. Construção da pesquisa. Redação de relatório de pesquisa. |
Voltar para o início da página.
Coordenadora: Profa. Dra. Sara Guiliana Gonzales Belaonia
Subcoordenadora: Profa. Dra. Margareth de Lourdes Oliveira Nunes
Telefone: (62) 3521-1160
E-mail: ceele.fl.ufg@gmail.com
Site: clique e acesse.
Voltar para o início da página.