Gestão de Instituições Públicas de Ensino Profissional e Tecnológico

Objetivo do Curso

- Oferecer um curso de pós-graduação lato sensu voltado para os gestores das instituições públicas de ensino que atuam na educação profissional e tecnológica no estado de Goiás, formando um gestor conectado ao objetivo último da sua instituição, o qual seja, a oferta de um ensino de qualidade, e que possa desenvolver um trabalho comprometido no seu cotidiano escolar.

Objetivos Específicos:

- Compreender os elementos relacionados ao direito à educação e à função social da escola;
- Aprofundar-se nos estudos das políticas de educação e gestão democrática da escola;
- Compreender os fundamentos, a história e as políticas da educação profissional e tecnológica;
- Dominar instrumentos para o desenvolvimento de projeto político pedagógico e práticas democráticas da gestão escolar;
- Compreender os principais elementos da Organização do Trabalho Pedagógico;
- Aprender a lidar com ferramentas tecnológicas que favorecem o trabalho coletivo e a transparência da gestão da escola;
- Exercitar práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar;
- Ampliar capacidades para: analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação.

Metodologia

As disciplinas serão ofertadas na modalidade de educação a distância, utilizando-se, para tanto, a plataforma institucional da UFG, Moodle Ipê. Da totalidade da carga horária de cada disciplina, 60% serão síncrona, por webconferência, e 40% assíncrona. As atividades síncronas serão conduzidas pelo professor das disciplinas, e as atividades assíncronas serão conduzidas pelo professor, com o apoio de um tutor habilitado para atuar com a educação a distância.

Público-Alvo colaboradores vinculados ao CETT/UFG.
Carga Horária Total 360 horas
Tipo de Ensino a distância
Período do Curso 12/2023 a 05/2025
Turno sextas-feiras (13h às 18h) e sábados (08h às 17h) quinzenalmente.

Etapas: o processo de seleção, Inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Treinamento Plataforma Moodle (10h) Ementa: Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Ipê. Ferramentas e instrumentos de aprendizagem mediados por tecnologia. A participação nas atividades síncronas e assíncronas.
Metodologia Científica (50h) Ementa: Escrita acadêmica e científica. Ciência e senso comum. Estruturação de projetos e elaboração de relatórios de pesquisa. Produto educacional: relato de experiência, protocolos e projeto de
intervenção.
Escola Pública e Educação Profissional e Tecnológica no Brasil (40h) Ementa: A prática da gestão no cotidiano das instituições públicas de Educação Básica. Os desafios da escola pública na atualidade e os diferentes sujeitos que constituem o espaço educativo. Historiografia da Educação Profissional e Tecnológica. Processos institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Processos institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica em Goiás. Os meandros da criação da das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFG) e dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs). Concepções e bases conceituais sobre Estado e políticas educacionais no Brasil. Legislação da educação profissional e tecnológica. Organização da educação profissional e tecnológica. Políticas voltadas para a formação de jovens e adultos.
Gestão Democrática e Qualidade da Educação (40h) Ementa: Educação de qualidade como direito social; processos de comunicação e informação escolar; relação estabelecida entre as instituições educacionais e a comunidade escolar e local; princípios, mecanismos e desafios da gestão democrática e colegiada na escola; organização e procedimentos na perspectiva da gestão democrática da escola; condições de oferta para assegurar padrões mínimos de qualidade: infraestrutura, ambiente e funcionamento, recursos humanos; processos participativos e envolvimento da comunidade escolar; papel dos agentes que integram a comunidade escolar.
Planejamento e Organização da Escola (40h) Ementa: Planejamento e organização do trabalho pedagógico na escola: dimensão política e técnica e sua relação com as especificidades do cotidiano escolar; princípios do planejamento e dos aspectos político, pedagógico, administrativo, financeiro e comunitário da organização de uma instituição educacional; projeto político-pedagógico.
Projeto Político-Pedagógico e Organização do Ensino (40h)

Ementa: O fazer pedagógico institucional guiado pelo projeto político-pedagógico; subsídios teórico-práticos que possibilitem ao cursista planejar, acompanhar e avaliar os processos de elaboração e implementação do projeto político-pedagógico na escola.

Políticas Educacionais e Gestão Pedagógica (40h) Ementa: A política educacional como política pública no contexto da sociedade brasileira; a escola e a sala de aula como o locus de materialização da política educacional; focalização das medidas de política direcionadas à gestão escolar; dificuldades e possibilidades na construção de uma gestão democrática. Impactos da gestão nos processos de ensino e aprendizagem.
Sistemas de gestão e ferramentas tecnológicas (40h) Ementa: Ferramentas tecnológicas de apoio e suporte ao processo de gestão educacional (softwares, aplicativos, textos, gráficos, tabelas e imagens) e análise de constituição de Redes de Gestão com uso da Telemática. O gestor em sala de aula: invertendo os papéis.
Elaboração de TCC (60h) Ementa: Imersão no ambiente de formação profissional. Levantamento e análise de informações pedagógicas. Desenvolvimento de projeto na prática gestora. Socialização dos projetos.

Coordenador: Prof.a Dra. Claci Fátima Weirich Rosso

Subcoordenador: Profa. Dra. Katiane Martins Mendonça