MBA em Gestão de Marketing e Análise de Consumo

 

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivos:

  • Propiciar a capacitação conceitual e prática da gestão de marketing alinhado ao desempenho organizacional e análise do consumo;
  • Desenvolver uma visão estratégica do marketing possibilitando aos participantes obter o ferramental necessário para tomada de decisão.

 

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Metodologia

As aulas serão teóricas e práticas e ocorrerão com o uso do datashow. As avaliações serão feitas por meio de apresentação de seminários, estudos de casos, artigos e provas.

 

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Informações Gerais

Público-Alvo Gestores, consultores, analistas, administradores, economistas e outros profissionais que atuem na área de administração de empresas, gerenciamento e marketing, bem como profissionais que atuem na área da docência superior de instituições de ensino públicas e privadas.
Carga Horária Total 365 horas
Tipo de Ensino presencial
Período do Curso 15/03/2019 a 15/03/2024
Turno

O curso acontecerá em finais de semanas, quinzenalmente (salvo exceções):

  • Sextas-feiras das 18h30min às 22h30;
  • Sábados das 08h00min às 12h30;
  • Eventualmente aos sábados das 14h00min às 18h;
  • Eventualmente, disciplinas de 10 horas/aula podem ter sua organização suprimida;
    para um sábado inteiro de aula letiva somente.


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Processo seletivo

Etapas: o Processo de seleção, inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Último edital: clique aqui para conferir.

 

 

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Disciplinas

Gestão de Marketing (15h) Ementa: Conceitos e Fundamentos Básicos de Marketing; Entendimento das Necessidades e Desejos dos Clientes; Orientações de Marketing; Percepção & Valor; Segmentação de Mercado e Definição de Público-alvo; Posicionamento de Mercado; Decisões do Composto de Marketing; Branding e Marcas.
Comportamento do Consumidor (15h) Ementa: Propiciar ao profissional a compreensão dos diferentes perfis de comportamento de compra do consumidor. O entendimento do julgamento e memória. Os diferentes papéis de compra e o processo de satisfação. Lealdade e boca-a-boca.
Teoria Econômica do Consumidor (20h) Ementa: A Economia e os problemas econômicos. Oferta, Demanda e Equilíbrio de Mercado. Elasticidades. Custos de produção. Estruturas de mercado.
Noções básicas de estatística aplicada ao marketing (10h) Ementa: Definição de variáveis. Comportamento esperado de variáveis mercadológicas. Medidas de tendência central: média, moda e mediana. Medidas de variabilidade: variância e desvio padrão. Histograma e Distribuição de frequência. Considerações básicas sobre simetria e distribuição normal. Assimetria em distribuições de frequência. Gráficos de normalidade e probabilidade acumulada. Gráficos de dispersão entre duas variáveis. Relacionamento esperado entre preço e vendas e propaganda e vendas.
Noções básicas de uso de software de análise de dados (10h) Ementa: Apresentação de softwares de análises de dados aplicados à realidade das Ciências Sociais Aplicadas. Excel, Stata, Gretl e SPSS.
Marketing de Serviços (15h) Ementa: Escopo e definição de Serviço. Estratégias em Marketing de Serviços. Comportamento do Consumidor de serviço. Qualidade em serviço.
Formação e Gestão do Preço de venda (20h) Ementa: Preços e Custos. Custos e despesas na formação do preço de venda. Métodos de custeio para a Formação do preço de venda. Break-even point. O mark-up. Preços e Composto de Marketing. Preços, Concorrência e Clientes. Estratégias de formação de preço. Apuração e análise de resultados. Políticas e objetivos da administração do preço de venda. Análise de indicadores com foco em custos, preços e desempenho.
Visão geral do composto de marketing (15h) Ementa: Delineamento estratégico e gestão dos 4p ́s de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Estratégias mercadológicas dos 4p ́s fundamentadas no mercado-alvo.
Desempenho de Marca (15h) Ementa: Gestão de marcas organizacionais e de consumo. Brand equity e suas dimensões. Avaliação do desempenho de marcas. Métricas de monitoramento em quantidade e em valor.
Estratégias e Tendências no Varejo (15h) Ementa: Estratégias e tendências no varejo. Hábitos e comportamentos de consumo. Elementos do comportamento do consumidor no ambiente varejista.
Estatística para Profissionais de Marketing I (10h) Ementa: Revisão de Probabilidade. Variáveis Discretas e Contínuas. Distribuições de Probabilidade. Aplicações.
Estatística para Profissionais de Marketing II (10h) Ementa: Estimadores. Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses. Aplicações.
Marketing de Relacionamento, Big Data e CRM (15h) Ementa: Marketing na era digital. Métricas de marketing de relacionamento. Valor do cliente no tempo (Customer Life Time Value). Sistemas de Gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM). Retorno sobre os investimentos em marketing (ROMI). Métricas de comunicação. Dados geo-referenciados em marketing (Geo marketing). Big data marketing. Aplicações gerenciais do Big data em marketing.
Modelos Quantitativos para Tomada de Decisão em Marketing (20h) Ementa: Revisão de Intervalo de Confiança e Teste de Hipótese. Erros de decisão nos testes de hipótese. Erro Tipo I e Erro Tipo II. Teste de Hipótese para duas médias independentes. Teste de Hipótese para duas médias dependentes. Visão geral de modelos mercadológicos: Modelos da família da Análise de Variância e Modelos da família Econométrica. Principais pressupostos e preocupações dos modelos mercadológicos.
Estratégias de Marketing em Mídias Sociais (20h) Ementa: Redes sociais, mídias sociais, capital social. Tipos de redes sociais. Influência e Engajamento. Planejamento e estratégias de comunicação em Mídias Sociais. Gestão de ações em mídias sociais.
Economia aplicada ao Marketing (10h) Ementa: A Economia e os problemas econômicos aplicados ao marketing.
Pesquisa Experimental Aplicada ao Marketing (15h) Ementa: Tipologias metodológicas. Causa e efeito. Delineamento experimental, quase experimental e pré experimental. Variáveis dependentes e independentes. Corte transversal e longitudinal. Análise estatística aplicada a dados experimentais.
Economia Comportamental (15h) Ementa: Fundamentos Economia Comportamental. Processo Decisório individual e em Grupos. Teoria do Sistema Dual. Enquadramento. Dimensões Temporais. Dimensões Sociais. Metodologia Experimental. Nudge. Aplicações em Marketing e Negócios.
Econometria para Profissionais de Marketing (20h) Ementa: Modelo de Regressão Linear Simples. Regressão Múltipla. Estimadores de Mínimos Quadrados Ordinários. Estimadores de Máximo Verossimilhança. Aplicações em Modelos de Vendas. Variáveis Discretas. Modelos Logit e Probit. Aplicações em Modelos de Escolha de Marcas.
Análise Multivariada de Dados Mercadológicos (20h) Ementa: Introdução à pesquisa quantitativa em marketing. Modelo inferencial aplicado a dados mercadológicos. Análises de diferenças entre grupos: ANOVA, ANCOVA, MANOVA e MANCOVA (com e sem medidas repetidas). Correlação e Covariância. Análise Fatorial. Modelo econométrico aplicado a dados mercadológicos: regressão simples e múltipla.
Atividade de imersão em marketing 01 (10h) Ementa: Atividade prática de imersão em marketing. 
Atividade de imersão em marketing 02 (10h) Ementa: Atividade prática de imersão em marketing.
Atividade de imersão em marketing 03 (10h) Ementa: Atividade prática de imersão em marketing.
Atividade de imersão em marketing 04 (10h) Ementa: Atividade prática de imersão em marketing.
Produção de Entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (20h) Ementa: Orientação de elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.


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Contato                                      

Coordenador: Prof. Marcos Inácio Severo de Almeida                                                       

Subcoordenador: Prof. Ricardo Limongi França Coelho

Secretário: Bethânia Barbosa de Paula

E-mail: bethaniadepaula22@gmail.com 

Telefone: 3521-1390 

 

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