Gestão da Saúde Pública

 

Objetivo do Curso

O curso busca qualificar e preparar o atual quadro de trabalhadores do Ministério da Saúde (MS), no que se refere à Gestão da Saúde Pública na perspectiva das políticas e programas de Educação na Saúde.

 

Voltar para o início da página.

Metodologia

A metodologia a ser utilizada em cada módulo depende da estratégia de ensino-aprendizagem adotada pelo professor titular da disciplina, podendo variar entre aulas expositivas dialogadas síncronas, vivências de situações problemas, estudos de caso e simulações e terá como objetivo a construção do saber pelos participantes, por meio da promoção de debates, leituras, apresentações e atividades em grupo ou individual. Estas últimas podendo ser tanto síncronas quanto assíncronas, a critério de cada docente. No geral, como métodos de avaliação são utilizadas as provas escritas, os seminários, os exercícios de reflexão e a participação do aluno matriculado. Como avaliação final está previsto um trabalho de conclusão de curso que poderá ser na modalidade de artigo científico, relato técnico, projeto de intervenção ou monografia.

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Público-Alvo O atual quadro de trabalhadores do Ministério da Saúde (MS) e demais participantes selecionados no processo seletivo no que se refere à Gestão da Saúde Pública na perspectiva das políticas e programas de Educação na Saúde.
Carga Horária Total 360 horas
Tipo de Ensino Ensino Remoto
Período do Curso 08/10/2021 a 07/09/2023
Turno Sextas-feiras, das 18 às 22:30 min;
Sábados, das 8 às 13 horas.


Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção de candidatos será realizado por meio de edital específico do Projeto Simapes.

Último edital: clique aqui para conferir. 

Prazo de inscrição: 27/07/2022 a 03/08/2022.

 

 

Voltar para o início da página.

 

Disciplinas

Introdução à Administração e Teorias das Organizações (20h) Ementa: conceitos básicos: administração, natureza da ação administrativa, habilidades e responsabilidades do administrador. As organizações: elementos, tipos, níveis hierárquicos, funções organizacionais. Ambiente organizacional. Contexto contemporâneo da administração. Teoria das Organizações: desenvolvimento e sua relação com a teoria administrativa. Visão geral dos elementos envolvidos nas organizações: cultura, poder, decisão, estrutura e tecnologia. Principais teorias das organizações.
Estado, Governança e Gestão Pública (20h)

Ementa: Democracia, Estado e esfera pública. O Papel do Estado contemporâneo e a oferta de serviços sociais. Emergência e crescimento do Estado de bem estar social. Cidadania e participação social. Concepção e desenvolvimento das políticas sociais em diversos paradigmas teóricos. Universalismo, seletividade, integralidade e focalização. Evolução das políticas de geração de oportunidades (educação, cultura, trabalho e renda, desenvolvimento rural) e seguridade social (previdência social, assistência social, saúde) no Brasil: gestão pública, articulação público-privado na provisão de bens e serviços, abrangência da cobertura social (benefícios e beneficiários), estrutura organizacional, financiamento e gastos públicos. Políticas de geração de oportunidades e de inserção produtiva qualificada no Brasil.

Gestão Pública Contemporânea (20h) Ementa: Definição do campo de ‘pública’ e identidade da área. Reformas e Teorias da administração pública. Conceitos emergentes na gestão pública: governabilidade; governança; controle social; accountability. Desafios contemporâneos da gestão pública.
Gestão Estratégica no Setor Público (20h) Ementa: Evolução e conceitos fundamentais da Administração Estratégica. As etapas do planejamento estratégico e o ciclo da gestão estratégica. As especificidades da gestão estratégica no setor público. A utilização de cenários prospectivos para a formação de visões sobre o longo prazo. O balanced scorecard como ferramenta para gestão estratégica no setor público.
Gestão, Trabalho e Ética no Setor Público (20h) Ementa: Origem e evolução da gestão. Modelos de gestão. Origem e evolução do trabalho. Trabalho no setor público. Ética no setor público.
Formulação e Análise de Políticas Públicas (20h) Ementa: Políticas públicas: conceitos e teorias e aplicadas às políticas públicas; modelos top-down e bottom-up do processo de políticas. Formulação de políticas: agenda, decision-making, legitimação. Processo de implementação de políticas: estruturas, arranjos, atores e recursos. Teorias e modelos aplicados ao processo de implementação. Relações entre formulação e implementação. Análise de políticas públicas. Processo de acompanhamento, monitoramento e avaliação de políticas; processos e modelos de análises de políticas públicas. Processos de controle e accountabilities nas políticas públicas. Estrutura federativa do Brasil e sua influência no processo de políticas (policy process).
Elaboração de Projetos no Setor Público (20h) Ementa: Conceito de projeto aplicado à administração pública. Modelagem de projetos. A definição do problema e a construção de modelos lógicos explicativos e de intervenção. A formulação do projeto e a análise da coerência interna. Avaliação ex-ante. O processo de implementação. O monitoramento da estrutura e do processo gerencial. Conceitos e abordagens em avaliação de projetos. A avaliação e a modelagem de cenários no processo avaliativo.
Métodos Qualitativos (20h) Ementa: Pesquisa qualitativa: Paradigmas de pesquisa. Conceitos, natureza, tipos e possibilidades de aplicação. Métodos de investigação qualitativa. Estratégias e métodos de coleta de dados. Fonte de dados. Possibilidades de organização de dados. Formas de análise de dados. Critérios de rigor, relevância e qualidade na pesquisa qualitativa. Projeto de pesquisa: plano da pesquisa e elementos do projeto. Pesquisa-ação como prática deintervenção. Estrutura do artigo científico. Elaboração de relato técnico.
Métodos quantitativos (20h) Ementa: Visão geral da estatística; Motivos do estudo da estatística e desafios da estatística; Tipos de variáveis e escalas de mensuração e precisão; Descrição visual dos dados e representação gráfica para variáveis quantitativas e qualitativas; Estatística descritiva; Medidas de tendência central e medidas de dispersão; Box-plots e ferramentas de visualização dos dados; Correlação e Covariância; Introdução à Probabilidade: terminologia e conceitos, regras básicas da probabilidade; Variáveis aleatórias e Distribuições de probabilidade;; Distribuições discretas e Distribuições de probabilidade contínuas; Distribuições amostrais, Média amostral e Teorema do Limite Central (TLC); Construção do intervalo de confiança para diferentes estimadores; Testes de hipóteses baseado em uma amostra: testes de hipótese para uma média e proporção; Testes de hipóteses baseado em duas amostras: testes de hipótese para duas médias e duas proporções; Testes Qui Quadrado e Introdução aos Testes não-paramétricos..
Direito e Saúde (20h) Ementa: Direito, Estado e regulação social. O papel das Constituições nos Estados contemporâneos. Constitucionalismo contemporâneo. Os Tratados Internacionais e a saúde como direito humano. A constitucionalização da saúde como um direito. Direito à saúde. Direito sanitário. A Ordem Social de 1988 e a seguridade social. Princípios constitucionais aplicados à saúde e ao SUS. Competência comum e competência concorrente em matéria de saúde. Legislação infraconstitucional em saúde. Judicialização da saúde: impactos na gestão e garantia de cidadania sanitária.
Planejamento Estratégico na Saúde: Ferramentas Aplicadas (20h)

Ementa: Gestão Estratégica com o método BSC; A Missão, Visão e Valores; Análise Estratégica do Ambiente Interno e Externo; Mapa Estratégico; Indicadores e Metas estratégicas; Projetos Estratégicos e Planos de Ação; Implementação do Planejamento Estratégico; Planejamento Estratégico no cotidiano das Organizações Públicas; Os desafios da implementação do Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas; Planejamento Estratégico e a Mudança Organizacional; Ferramentas de operacionalização do Planejamento Estratégico: o Caso SIPEP.

Educação e Trabalho no Sistema Único de Saúde (20h) Ementa: Iniciativas de Educação para o Trabalho em Saúde no SUS. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Programas e ações vinculadas à PNEPS. Terminologias e conceitos de Educação para a Saúde adotadas no contexto brasileiro. Estratégias inovadoras para o fortalecimento da educação e do trabalho em saúde no SUS.
Gestão de Recursos Humanos em Saúde Pública (20h)

Ementa: Conceito de recursos humanos em saúde (RHS). Interface dos RHS com a Força de Trabalho em Saúde (FTS). Gestão dos recursos humanos em saúde em resposta à COVID- 19. Política Nacional de Recursos Humanos em Saúde (PNRHS). Princípios e Diretrizes de Recursos Humanos para o SUS.

Modelos de Organizações e de Gestão em Saúde Pública (20h) Ementa: Novos modelos organizacionais na gestão pública mundial. Novos modelos organizacionais na gestão pública brasileira. Trajetória histórica e prática da introdução desses modelos. Modelos de organizações na saúde pública. Aplicação dos modelos OSs, OSCIPs, PPPs e suas relações com contratos de gestão. Relação dos modelos de organizações com performance na saúde pública.
Inovações em Gestão da Saúde Pública (20h) Ementa: Inovação como conceito; inovação como propulsor de mudanças; tipos de inovação; inovação em serviços, inovação social; inovação no setor público; inovação no setor de saúde: tecnológicas, produtos, serviços, organizações, processos; sustentabilidade de inovação; replicabilidade de inovações. Projeto Simapes e a nova inovação na saúde.
Planejamento e orçamento da área de saúde pública (20h) Ementa: Introdução ao planejamento governamental no Brasil. Diferentes concepções e metodologias do planejamento governamental. Introdução ao processo formal orçamentário no Brasil: Lei de Responsabilidade Fiscal, Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei do Orçamento (LOA). Receitas orçamentárias: origem e classificações. Despesas orçamentárias: efeitos sobre a economia e classificações. Os estágios da execução das despesas (empenhos, liquidação, pagamentos). Investimentos em saúde; Orçamento da saúde; Fundos setoriais; FNS.
Políticas públicas e o Sistema Único de Saúde (20h) Ementa: Políticas Públicas Sociais: Conceituação de políticas públicas. Estado de Bem-estar Social e as políticas sociais. O histórico das políticas públicas em saúde no Brasil. Perspectiva histórica das Políticas Públicas de Saúde no Brasil. A Reforma Sanitária Brasileira. Direitos Constitucionais: A seguridade social. Trajetória histórica da Organização Sanitária após 1988. Pilares da seguridade social no Brasil. O Sistema Único de Saúde (SUS). Princípios básicos do SUS. Mecanismos de regulação do SUS. Níveis de complexidade e hierarquização do SUS. Avanços e Desafios do SUS. Avanços na saúde pública no Brasil. Desafios do sistema de saúde públicas adotado. As políticas públicas integradas e o desafio da intersetorialidade.
Monitoramento e Avaliação de Sistemas de Saúde Pública (20h) Ementa: Monitoramento e Avaliação: conceitos e aplicações na administração pública. Monitoramento e Avaliação na Saúde Pública. Principais indicadores para Monitoramento e Avaliação na Saúde Pública. Monitoramento e Avaliação de Sistemas de Saúde Pública. Monitoramento e Avaliação do SUS. Exemplos de Monitoramento e Avaliação de Sistemas de Saúde Pública no Brasil e fora do Brasil.
Trabalho de Conclusão de Curso  Ementa: Coordenação do recebimento do Trabalho de Conclusão de Curso.


Voltar para o início da página.

 

Contato

Coordenadora: Profa. Dra. Daniela Rosim 

Subcoordenador: Profa. Dra. Jéssica Traguetto

E-mail: sea.face@ufg.br  

 

Site: https://sea.face.ufg.br/p/39854-especializacao-em-gestao-da-saude-publica 

 

botão cadastre-se

 

Voltar para o início da página.