História, Cultura Africana e Afro-brasileira e Educação das Relações Étnico-raciais
O curso tem como objetivos formar, em nível de pós-graduação lato sensu, profissionais da educação básica, promover a formação continuada de profissionais da educação da rede de ensino, com vistas a consolidar a implementação das leis no 10.639/2003 e no 11.645/2008, contribuir com o fortalecimento e expansão das políticas públicas para promoção da igualdade racial, analisar criticamente as concepções e práticas das políticas de formação de professores em curso no que se refere à inserção dos conteúdos de História da África e do debate étnico-racial nas escolas, compreender os fundamentos históricos que promovem a negação da cultura africana e afro brasileira como componentes essenciais de uma educação que conduza à emancipação, problematizar as desigualdades históricas que constituíram a sociedade brasileira, seu impacto na educação e na possibilidade de uma formação para a diversidade racial, estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam o debate crítico sobre o racismo nas escolas e oferecer aos professores (as) informações e conhecimentos estratégicos para compreensão e o combate ao preconceito e a discriminação raciais nas relações pedagógicas educacionais das escolas.
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O curso é composto por 3 eixos, com disciplinas específicas:
Eixo I: História da África e relações raciais no Brasil – Aborda o colonialismo e o avanço do capitalismo em África, levando aos processos de resistência e independência dos países do continente. Também discute a constituição da ideia de raça na formação histórica e social do Brasil e os desafios atuais decorrentes das contradições do capital.
Eixo II: Tópicos em Cultura Africana e Afro Brasileira – Apresenta um recorte acerca das diferentes manifestações de africanidades, ou seja, de raízes da cultura brasileira que têm origem africana, estabelecendo um diálogo próximo da escola, buscando apreender as formas pelas quais essas raízes constroem práticas e reflexões sobre cultura. Aborda a herança cultural africana e a riqueza do pensamento produzido pelo colonizado sobre sua história e constituição social.
Eixo III: Educação, Diversidade e Relações étnico-raciais – Integra disciplinas que abordam, a partir da discussão sobre o papel do Estado, o debate sobre ações afirmativas e políticas públicas voltadas à educação para a diversidade racial, bem como seu papel formativo em direção a uma educação antirracista.
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Público-Alvo | Profissionais da Educação Básica. |
Carga Horária Total | 360 horas |
Tipo de Ensino | Presencial |
Período do Curso | 14/04/2020 a 11/03/2021 |
Turno | Terça, quarta e quinta, das 18:30 às 22:30h. |
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Etapas: o processo seletivo será realizado por uma Comissão de Seleção, constituída pela coordenação do curso e seus professores, mediante uma prova escrita.
Último edital: clique aqui para conferir.
Prazo de inscrição: 03/03 a 22/03/2020.
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História da África I: Escravismo e Colonialismo europeu (sec. XVI a XVIII) (36h) | Ementa: A disciplina abordará a expansão do comércio internacional e implicações para a África, o colonialismo e o tráfico de escravos a partir da África, e a emergência de uma ordem econômica no Atlântico. O colonialismo; O tráfico de escravos; A África como reserva de mão-de-obra; As bases iniciais das estruturas de dependência na África; As diásporas africanas no Antigo e no Novo Mundo; A abolição do tráfico de escravos. |
História da África II: Capitalismo, Neocolonialismo e Processos de Independências Nacionais (sec. XVI a XVIII) (36h) |
Ementa: A disciplina abordará o imperialismo europeu e a África diante do desafio colonial. A expansão capitalista na África. A África às vésperas da conquista europeia; A partilha da África: Conferência de Berlim. Dominação europeia: métodos e instituições – Dividir e Conquistar. Iniciativas e resistências africanas em face da partilha e da conquista. Processos de Independência Africanos. |
História, raça e classe: a formação social brasileira (36h) |
Ementa: Esta disciplina abordará sobre a formação histórica, social e racial do Brasil. Intérpretes do pensamento social brasileiro; Miscigenação como um caleidoscópio de relações raciais; A identidade nacional e o mito da democracia racial; Conceitos de raça, etnia e cor no Brasil e os desafios contemporâneos. |
As relações étnico raciais em Ciência e Tecnologia (36h) | Ementa: A ciência e a invenção do negro. A ciência e a invenção do racismo. C&T como elemento de manutenção e/ou superação do racismo. Interculturalidade, interseccionalidade e Inovação: aportes para enfrentar el epistemicidio dos currículos em C&T. Produção de C&T diaspórica em STEAM. Elx vieram antes de Colombo. Propriedades do ferro e o papel do ferreiro africano nas sociedades centro-africanas e no Brasil colônia. A herança cultural africana nas regiões de mineração do estado de Goiás. A química do dendê e a sua importância na religiosidade de matriz africana e na culinária afro brasileira. Abordagem afrobotânica acerca de plantas utilizadas nas religiões de matriz africana, em comunidades indígenas e quilombolas. Fitoterapia e o conhecimento tradicional. |
Práticas culturais dos afrodescendentes e educação (36h) | Ementa: As práticas culturais dos afrodescendentes, no Brasil; aspectos históricos – tensão entre repressão, criminalização e sua expressão como expoentes da cultura brasileira; e seus processos educacionais. |
Educação, desigualdade e racismo (36h) | Ementa: Esta disciplina pretende discutir as relações intrínsecas entre desigualdade e racismo no Brasil, caracterizando um processo histórico particular, onde o racismo estrutural delineia as formas pelas quais a desigualdade social se concentra. Aborda, também, como a educação reproduz, mediante processos sutis de exclusão, a realidade social de desigualdade racial. |
Educação antirracista: cultura africana e afro brasileira no cotidiano da escola (36h) | Ementa: O curso tem como objetivo principal apoiar os profissionais da educação infantil e ensino fundamental a incorporar em suas práticas pedagógicas a perspectiva da educação para as relações étnico-raciais, conforme a Lei No 10.639/2003. Mostrar como os professores podem lidar com as questões raciais no cotidiano com uma pedagogia antirracista e apontar os aspectos psicológicos imbricados como fontes geradoras de sofrimento psíquico. Entender que educar para a igualdade racial é uma tarefa para todas (os) com o compromisso de conhecer, agir e mudar a gestão do ambiente escolar. |
Estado, políticas públicas e ações afirmativas (36h) |
Ementa: Estado, sociedade e políticas públicas no Brasil: relações de poder e disputas de hegemonias. Ações afirmativas como política pública de enfrentamento às desigualdades étnico-raciais e sociais. Ações afirmativas e as experiências das cotas no ensino superior. Políticas curriculares para educação básica e diversidade étnico-racial: dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). |
Diversidade e educação das relações étnico raciais (36h) | Ementa: A educação brasileira em relação às políticas educacionais no que se refere às discussões sobre inclusão e adoção de conteúdos sobre diversidade étnico-racial. Estudos acerca dos conceitos de relações étnico-raciais, como relações imersas na alteridade e construídas historicamente nos contextos de poder e das hierarquias raciais brasileiras, multiculturalismo crítico, relações de gênero e diversidades culturais. Historicidade das relações raciais no Brasil. Diversidade no contexto escolar, a partir de experiências e práticas de inclusão e de combate ao preconceito racial na escola. |
Literatura infantil e jogos africanos: propostas pedagógicas para uma educação afro centrada (36h) |
Ementa: Antropologia, identidade, alteridade e colonialidade: discursos sobre a diferença. Pedagogias antirracistas e currículo. Representações hegemônicas da negritude a partir da literatura infantil brasileira. Construções de identidades, memórias e ancestralidades negras a partir da literatura infantil brasileira afro centrada. Cultura africana e afro brasileira nas escolas: jogos e brincadeiras africanas. Propostas pedagógicas para a descolonização do currículo. |
Trabalho Final de Curso (36h) | Ementa: Elaboração individual de um artigo acadêmico-científico sobre um tema específico relacionado ao curso, sob a orientação de um professor do curso. |
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Coordenadora: Kellen Cristina Prado da Silva
Subcoordenadora: Núbia Ferreira Ribeiro
Secretária: Juliana Cristina Soares
E-mail: jlianacristina@gmail.com
Site: clique e acesse.