Letramento Informacional: Educação para a Informação
Contribuir para a promoção de uma educação voltada para a informação, observados os aspectos técnicos, éticos, legais e pedagógicos envolvidos na prática informacional (busca, organização, uso, comunicação e compartilhamento da informação, independente do suporte em que ela esteja registrada), de forma articulada à proposta pedagógica e à concepção de uma aprendizagem contínua (lifelong learning) e autônoma (aprender a aprender).
Voltar para o início da página.
Videoconferência, leitura, aulas remotas e produção de informações textuais, sonoras e imagéticas. Discussão dialogada de conteúdo a partir do uso de fóruns, listas de discussão, sessões de chat e ferramentas de mensagens instantâneas, individuais e em grupo.
Voltar para o início da página.
Público-Alvo | Professores/as, bibliotecários/as e demais profissionais da educação e/ou interessados/as no tema |
Carga Horária Total | 580 horas |
Tipo de Ensino | Ensino à Distância (EaD) |
Período do Curso | 01/02/2023 a 31/08/2027 |
Turno | Modalidade EaD |
Quantidade de turmas previstas | Três |
Voltar para o início da página.
Etapas: o processo de seleção se pautará em análise de currículo lattes apresentados em formulário próprio. O processo será conduzido por uma Comissão de Seleção designada pelo Conselho Diretor da Faculdade de Informação e Comunicação, dentre o quadro docente do curso.
Edital: clique aqui para conferir.
Prazo de inscrição: 01/10/2022 a 31/10/2022
Previsão de próximas turmas:
Turma 1: 01/02/2023 a 31/08/2024;
Turma 2: 01/08/2024 a 31/12/2025;
Turma 3: 01/02/2026 a 31/08/2027.
Voltar para o início da página.
Seminário de Leitura, Espaço e Sujeito (30h) | Ementa: Leitura e sua importância no mundo contemporâneo. Leitura e sociedade. Leitura, Geografia literatura e Ciência da Informação. Preconceitos em leitura. Seminário de Leitura, Espaço e Sujeito. Leitura e espaços geográficos. |
Pesquisa e Normalização de Trabalhos Acadêmicos (60h) | Ementa: Conceitos e tipologia de documentos. Normalização: fundamento, conceitos, percurso histórico, padrões e aplicações. Organismos nacionais e internacionais de normalização. A normalização no contexto técnico-científico. Trabalhos acadêmicos: tipos, estruturas, elementos e modos de apresentação. Estudos e aplicações das normas técnicas documentárias. |
Letramento Informacional (30h) | Ementa: Informação e aprendizagem. Letramento Informacional: aspectos históricos e conceituais. Letramento Informacional e o empoderamento do/a discente. |
Leitura: Teoria e Prática (30h) | Ementa: Leitura e leitores/as: aspectos teóricos e conceituais. Leitura e sociedade: análise e perspectivas. Leitura: mediação e mediadores/as. A leitura na família, na escola, e nas bibliotecas. Programas e políticas de promoção e acesso à leitura. Os diferentes modos, fontes, formatos e suportes de produção da leitura. |
Comportamento Informacional (60h) | Ementa: Abordagens teóricas e práticas de usuários/as da informação. Perspectivas e aplicações metodológicas do comportamento informacional. |
Currículo e Letramento informacional (60h) | Ementa: Educação, cultura e currículo. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Currículo e cotidiano escolar. Planejamento curricular e biblioteca. Currículo e letramento informacional: perspectivas práticas. |
Práticas Colaborativas em Ambientes Digitais no Processo de Ensino e Aprendizagem (30h) | Ementa: A inserção social, política, econômica, cultural e educacional das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem. Avanços das TIC e suas implicações na produção e fluxo informacional no contexto dos ambientes colaborativos digitais de aprendizagem. |
Metodologia da Pesquisa Escolar (30h) | Ementa: A construção do conhecimento escolar. A ciência e as formas de conhecer o mundo: educação científica. A concepção de pesquisa na escola e o conhecimento escolar. A biblioteca escolar e a metodologia da pesquisa na escola. Estrutura e funcionamento de ensino: etapas de escolarização. Ética e pesquisa escolar. Fontes de informação para pesquisa escolar. |
Busca e Uso da Informação (30h) | Ementa: Definição de conceitos e termos de pesquisa. As estratégias de busca. Modelos de busca e recuperação das informações. Fontes de Informação: tipologias e critérios para seleção. |
Introdução à Libras (30h) | Ementa: Introdução aos aspectos gramaticais e linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Legislação, cultura, história e identidade surda. Vocabulário básico em Libras e práticas de compreensão, produção e noções de variação linguística. |
Educação Antirracista (30h) | Ementa:Entender a dinâmica das relações étnico-raciais no Brasil. Promover reflexões vinculadas à abordagem de temas como raça, preconceito, discriminação, racismo, colonialidade do poder e a interseccionalidade. Conhecer a legislação brasileira a respeito da Educação das Relações Étnico-Raciais; e refletir sobre práticas educativas envolvendo a educação antirracista. |
Programas de Letramento Informacional nas Escolas (40h) | Ementa: Programas de letramento informacional: estruturação, desafios na implementação do letramento informacional no espaço escolar. Biblioteca Escolar: aspectos teóricos e conceituais. O papel da biblioteca escolar no letramento informacional. |
Metodologia da Pesquisa Científica (60h) | Ementa: Fundamentos do método científico: Abordagem histórico-conceitual; o processo de produção do conhecimento científico; Desenvolvimento do processo metodológico da pesquisa científica; Elaboração de projeto de pesquisa científica. |
Oficina de Pesquisa (30h) | Ementa: Problematização, orientações, diretrizes metodológicas realizadas entre futuro orientador e orientando. Direcionamento da pesquisa dentro dos eixos temáticos do curso de especialização. |
Voltar para o início da página.
Coordenadora: Prof. Dra. Andréa Pereira dos Santos
Subcoordenador: Prof. Dr. Erinaldo Dias Valério
Secretária: Nayara Cristiny de Oliveira
Telefone (62) 3521-1133
E-mail:celi.fic@ufg.br
Instagram: @biblioemfocoufg
Site: clique e acesse.