Letramento Informacional: Educação para a Informação

 

Objetivo do Curso

Contribuir para a promoção de uma educação voltada para a informação, observados os aspectos técnicos, éticos, legais e pedagógicos envolvidos na prática informacional (busca, organização, uso, comunicação e compartilhamento da informação, independente do suporte em que ela esteja registrada), de forma articulada à proposta pedagógica e à concepção de uma aprendizagem contínua (lifelong learning) e autônoma (aprender a aprender).

 

Voltar para o início da página.

Metodologia

Videoconferência, leitura, aulas remotas e produção de informações textuais, sonoras e imagéticas. Discussão dialogada de conteúdo a partir do uso de fóruns, listas de discussão, sessões de chat e ferramentas de mensagens instantâneas, individuais e em grupo.

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Público-Alvo Professores/as, bibliotecários/as e demais profissionais da educação e/ou interessados/as no tema
Carga Horária Total 580 horas
Tipo de Ensino Ensino à Distância (EaD)
Período do Curso 01/02/2023 a 31/08/2027
Turno Modalidade EaD
Quantidade de turmas previstas Três


Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção se pautará em análise de currículo lattes apresentados em formulário próprio. O processo será conduzido por uma Comissão de Seleção designada pelo Conselho Diretor da Faculdade de Informação e Comunicação, dentre o quadro docente do curso.

Edital: clique aqui para conferir.

Prazo de inscrição: 01/10/2022 a 31/10/2022

Previsão de próximas turmas:

Turma 1: 01/02/2023 a 31/08/2024;
Turma 2: 01/08/2024 a 31/12/2025;
Turma 3: 01/02/2026 a 31/08/2027.

 

Voltar para o início da página.

 

Disciplinas

Seminário de Leitura, Espaço e Sujeito (30h) Ementa: Leitura e sua importância no mundo contemporâneo. Leitura e sociedade. Leitura, Geografia literatura e Ciência da Informação. Preconceitos em leitura. Seminário de Leitura, Espaço e Sujeito. Leitura e espaços geográficos.
Pesquisa e Normalização de Trabalhos Acadêmicos (60h) Ementa: Conceitos e tipologia de documentos. Normalização: fundamento, conceitos, percurso histórico, padrões e aplicações. Organismos nacionais e internacionais de normalização. A normalização no contexto técnico-científico. Trabalhos acadêmicos: tipos, estruturas, elementos e modos de apresentação. Estudos e aplicações das normas técnicas documentárias.
Letramento Informacional (30h) Ementa: Informação e aprendizagem. Letramento Informacional: aspectos históricos e conceituais. Letramento Informacional e o empoderamento do/a discente.
Leitura: Teoria e Prática (30h) Ementa: Leitura e leitores/as: aspectos teóricos e conceituais. Leitura e sociedade: análise e perspectivas. Leitura: mediação e mediadores/as. A leitura na família, na escola, e nas bibliotecas. Programas e políticas de promoção e acesso à leitura. Os diferentes modos, fontes, formatos e suportes de produção da leitura.
Comportamento Informacional (60h) Ementa: Abordagens teóricas e práticas de usuários/as da informação. Perspectivas e aplicações metodológicas do comportamento informacional.
Currículo e Letramento informacional (60h) Ementa: Educação, cultura e currículo. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Currículo e cotidiano escolar. Planejamento curricular e biblioteca. Currículo e letramento informacional: perspectivas práticas.
Práticas Colaborativas em Ambientes Digitais no Processo de Ensino e Aprendizagem (30h) Ementa: A inserção social, política, econômica, cultural e educacional das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem. Avanços das TIC e
suas implicações na produção e fluxo informacional no contexto dos ambientes colaborativos digitais de aprendizagem.
Metodologia da Pesquisa Escolar (30h) Ementa: A construção do conhecimento escolar. A ciência e as formas de conhecer o mundo: educação científica. A concepção de pesquisa na escola e o conhecimento escolar. A biblioteca escolar e a metodologia da pesquisa na escola. Estrutura e funcionamento de ensino: etapas de escolarização. Ética e pesquisa escolar. Fontes de informação para pesquisa escolar.
Busca e Uso da Informação (30h) Ementa: Definição de conceitos e termos de pesquisa. As estratégias de busca. Modelos de busca e recuperação das informações. Fontes de Informação: tipologias e critérios para seleção.
Introdução à Libras (30h) Ementa: Introdução aos aspectos gramaticais e linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Legislação, cultura, história e identidade surda. Vocabulário básico em Libras e práticas de compreensão, produção e noções de variação linguística.
Educação Antirracista (30h) Ementa:Entender a dinâmica das relações étnico-raciais no Brasil. Promover reflexões vinculadas à abordagem de temas como raça, preconceito, discriminação, racismo, colonialidade do poder e a interseccionalidade. Conhecer a legislação brasileira a respeito da Educação das Relações Étnico-Raciais; e refletir sobre práticas educativas envolvendo a educação antirracista.
Programas de Letramento Informacional nas Escolas (40h) Ementa: Programas de letramento informacional: estruturação, desafios na implementação do letramento informacional no espaço escolar. Biblioteca Escolar: aspectos teóricos e conceituais. O papel da biblioteca escolar no letramento informacional.
Metodologia da Pesquisa Científica (60h) Ementa: Fundamentos do método científico: Abordagem histórico-conceitual; o processo de produção do conhecimento científico; Desenvolvimento do processo metodológico da pesquisa científica; Elaboração de projeto de pesquisa científica.
Oficina de Pesquisa (30h) Ementa: Problematização, orientações, diretrizes metodológicas realizadas entre futuro orientador e orientando. Direcionamento da pesquisa dentro dos eixos temáticos do curso de especialização.


Voltar para o início da página.

 

Contato

Coordenadora: Prof. Dra. Andréa Pereira dos Santos

Subcoordenador: Prof. Dr. Erinaldo Dias Valério

Secretária: Nayara Cristiny de Oliveira

Telefone (62) 3521-1133

E-mail:celi.fic@ufg.br

Instagram: @biblioemfocoufg 

Site: clique e acesse. 

 

 

botão cadastre-se

 

Voltar para o início da página.