MBA em Gestão de Marketing e Análise do Consumo

Informações Gerais

 

Período: 03/2019 a 03/2024

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE)

Site da Unidade Acadêmica responsável: https://www.face.ufg.br/

 

Coordenador (a): Prof. Marcos Inácio Severo de Almeida

Telefones : (62) 3521-1390

E-mail: misevero@yahoo.com.br

Sub-Coordenador (a): Prof. Ricardo Limongi França Coelho

Telefones: (62) 3521-1390

E-mail: ricardolimongi@gmail.com

Endereço: FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas – Campus II – Samambaia, CEP: 74690-900 Goiânia-GO.

 

 

Objetivos do Curso 

Propiciar a capacitação conceitual e prática da gestão de marketing alinhado ao desempenho organizacional e análise do consumo; Desenvolver uma visão estratégica do marketing possibilitando aos participantes obter o ferramental necessário para tomada de decisão.

 

 

Conteúdos Temáticos

 

Conteúdo Temático  CH Teórica CH Prática Ementa
Gestão de Marketing 15   Conceitos e Fundamentos Básicos de Marketing; Entendimento das Necessidades e Desejos dos Clientes; Orientações de Marketing; Percepção & Valor; Segmentação de Mercado e Definição de Público-alvo; Posicionamento de Mercado; Decisões do Composto de Marketing; Branding e Marcas.
Comportamento do Consumidor 15   Propiciar ao profissional a compreensão dos diferentes perfis de comportamento de compra do consumidor. O entendimento do julgamento e memória. Os diferentes papéis de compra e o processo de satisfação. Lealdade e boca-a-boca.
Teoria Econômica do Consumidor 20   A Economia e os problemas econômicos. Oferta, Demanda e Equilíbrio de Mercado. Elasticidades. Custos de produção. Estruturas de mercado.
Atividade de Imersão em Marketing 01   10 Atividade prática de imersão em marketing.
Noções Básicas de Estatística Aplicada ao Marketing  10   Definição de variáveis. Comportamento esperado de variáveis mercadológicas. Medidas de tendência central: média, moda e mediana. Medidas de variabilidade: variância e desvio padrão. Histograma e Distribuição de frequência. Considerações básicas sobre simetria e distribuição normal. Assimetria em distribuições de frequência. Gráficos de normalidade e probabilidade acumulada. Gráficos de dispersão entre duas variáveis. Relacionamento esperado entre preço e vendas e propaganda e vendas.
Noções Básicas de Uso de Software de Análise de Dados 10    Apresentação de softwares de análises de dados aplicados à realidade das Ciências Sociais Aplicadas. Excel, Stata, Gretl e SPSS.
Marketing de Serviços  15   Escopo e definição de Serviço. Estratégias em Marketing de Serviços. Comportamento do Consumidor de serviço. Qualidade em serviço.
Formação e Gestão de Preço de Venda  20   Preços e Custos. Custos e despesas na formação do preço de venda. Métodos de custeio para a Formação do preço de venda. Break-even point. O mark-up. Preços e Composto de Marketing. Preços, Concorrência e Clientes. Estratégias de formação de preço. Apuração e análise de resultados. Políticas e objetivos da administração do preço de venda. Análise de indicadores com foco em custos, preços e desempenho.
Atividade de Imersão em Marketing 02   10 Atividade prática de imersão em marketing.
Visão Geral do Composto de Marketing  15   Delineamento estratégico e gestão dos 4p´s de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Estratégias mercadológicas dos 4p´s fundamentadas no mercado-alvo.
Atividade de Imersão em Marketing 03   10 Atividade prática de imersão em marketing
Desempenho de Marca 15   Gestão de marcas organizacionais e de consumo. Brand equity e suas dimensões. Avaliação do desempenho de marcas. Métricas de monitoramento em quantidade e em valor.
Estratégias e Tendências no Varejo  15   Estratégias e tendências no varejo. Hábitos e comportamentos de consumo. Elementos do comportamento do consumidor no ambiente varejista.
Estatística para Profissionais de Marketing I 10   Revisão de Probabilidade. Variáveis Discretas e Contínuas. Distribuições de Probabilidade. Aplicações.
Marketing de Relacionamento, Big data e CRM 15   Marketing na era digital. Métricas de marketing de relacionamento. Valor do cliente no tempo (Customer Life Time Value). Sistemas de Gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM). Retorno sobre os investimentos em marketing (ROMI). Métricas de comunicação. Dados geo-referenciados em marketing (Geo marketing). Big data marketing. Aplicações gerenciais do Big data em marketing.
Atividade de Imersão em Marketing 04   10 Atividade prática de imersão em marketing
Estatística para Profissionais de Marketing II 10   Estimadores. Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses. Aplicações.
Estratégias de Marketing em Mídias Sociais 20   Redes sociais, mídias sociais, capital social. Tipos de redes sociais. Influência e Engajamento. Planejamento e estratégias de comunicação em Mídias Sociais. Gestão de ações em mídias sociais.
Modelos Quantitativos para Tomada de Decisão em Marketing 20   Revisão de Intervalo de Confiança e Teste de Hipótese. Erros de decisão nos testes de hipótese. Erro Tipo I e Erro Tipo II. Teste de Hipótese para duas médias independentes. Teste de Hipótese para duas médias dependentes. Visão geral de modelos mercadológicos: Modelos da família da Análise de Variância e Modelos da família Econométrica. Principais pressupostos e preocupações dos modelos mercadológicos.
Economia Aplicada ao Marketing 10   A Economia e os problemas econômicos aplicados ao marketing.
Pesquisa Experimental Aplicada ao Marketing 15   Tipologias metodológicas. Causa e efeito. Delineamento experimental, quase experimental e pré experimental. Variáveis dependentes e independentes. Corte transversal e longitudinal. Análise estatística aplicada a dados experimentais.
Economia Comportamental 15   Fundamentos Economia Comportamental. Processo Decisório individual e em Grupos. Teoria do Sistema Dual. Enquadramento. Dimensões Temporais. Dimensões Sociais. Metodologia Experimental. Nudge. Aplicações em Marketing e Negócios.
Econometria para Profissionais de Marketing 20  

Modelo de Regressão Linear Simples. Regressão Múltipla. Estimadores de Mínimos Quadrados Ordinários. Estimadores de Máximo Verossimilhança. Aplicações em Modelos de Vendas. Variáveis Discretas. Modelos Logit e Probit. Aplicações em Modelos de Escolha de Marcas.

Análise Multivariada de Dados Mercadológicos 20  

Introdução à pesquisa quantitativa em marketing. Modelo inferencial aplicado a dados mercadológicos. Análises de diferenças entre grupos: ANOVA, ANCOVA, MANOVA e MANCOVA (com e sem medidas repetidas). Correlação e Covariância. Análise Fatorial. Modelo econométrico aplicado a dados mercadológicos: regressão simples e múltipla.