MBA em Finanças e Gestão Estratégica de Negócios

 

Objetivo do Curso

O curso visa capacitar os profissionais das áreas de Ciências Contábeis, Administração e Economia a atuarem na área de Finanças e Gestão Estratégica de Negócios, suprindo-os dos conhecimentos necessários para desenvolverem, dentro de suas limitações profissionais, o que lhes couber no âmbito operacional em que atuam.

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Metodologia

As aulas serão teóricas e práticas. Nas aulas expositivas serão utilizados Datashow e quadro branco. As avaliações serão feitas por apresentação de seminários, artigos e provas.

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Informações Gerais

Público-Alvo Gestores, consultores, analistas, administradores, contadores, economistas e outros profissionais que atuam na área de administração de empresas, gerenciamento e finanças
empresariais, bem como profissionais que atuem na área da docência superior de instituições de ensino públicas e privadas.
Carga Horária Total 360 horas
Tipo de Ensino Presencial
Período do Curso 15/03/2019 a 15/03/2024
Turno Sextas-feiras das 18h30min às 22h30min;
Sábados das 08h00min às 12h30min;
Eventualmente aos sábados das 14h00min às 18h00min.
Quantidade de turmas previstas Quatro


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Processo seletivo

Etapas: O Processo de seleção, inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de Seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Edital: clique aqui para conferir 

Edital de Retificação: clique aqui para conferir

Prazo de inscrição: de 15/12/2022 a 19/02/2023.

Previsão de próximas turmas: 03/03/2023 a 02/03/2025

Inscrições: clique aqui.

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Disciplinas

Aula Inaugural (5h) Ementa: apresentação do curso e motivação dos participantes.
Liderança para Negócios (15h) Ementa: desafios organizacionais contemporâneos e a gestão de pessoas; Alinhamento estratégico da gestão de Pessoas às estratégias organizacionais; Visão, missão, objetivos, estratégias, políticas, diretrizes, planos de ação, estrutura e processos de gestão de pessoas orientados para o comprometimento com o negócio da organização; Práticas de liderança. Tomada de decisão. Liderança como essência da gestão e desenvolvimento de equipes.
Diagnóstico Organizacional (15h) Ementa: fundamentos do Diagnóstico Organizacional; Diagnóstico Organizacional Participativo. Ciclos de Vida das Organizações. Modelos de Diagnóstico Organizacional. Ferramentas de diagnóstico organizacional. Análise de Cenários. Análise Interna. Satisfação de Clientes Internos e Externos. Mudança organizacional. Aspectos humanos no diagnóstico Organizacional.
Ambiente Econômico e Tendências de Mercado (15h) Ementa: conceitos de Economia. Funcionamento do Sistema Econômico. Introdução à Microeconomia: demanda, oferta, preço, equilíbrio de mercado, inovação e mudança técnica. Estruturas de mercado. Introdução à Macroeconomia: produto e demanda agregada, contas nacionais, política fiscal e monetária, inflação, distribuição de renda, emprego. Caracterização do ambiente de negócios. Construção e análise de cenários econômicos. Fundamentos da análise de risco no ambiente de negócios. Identificação de tendências e seus paradoxos. Aplicações práticas no mercado financeiro.
Matemática para Negócios (15h) Ementa: Juros e taxas de juros. Equivalência de fluxos de caixa. Inflação e correção monetária. Descontos. Séries uniformes e não homogêneas. Sistemas de Amortização.
Atividades de Imersão 1 (10h) Ementa: Atividades de imersão do núcleo de nivelamento.
Elaboração e Análise das Demonstrações Econômico-Financeiras (15h) Ementa: demonstrações contábeis financeiras: DRE, Balanço patrimonial. Apuração de resultados. Enfoques, objetivos, importância e limitações. Etapas do processo de análise Instrumental básico utilizado na análise: análise horizontal e análise vertical; análise por quocientes Interpretação do instrumental. Elaboração de relatórios de análise.
Gestão de Custos e Formação de Preço (15h) Ementa: terminologia de custo, conceitos e classificações; Custos relevantes para tomada de decisão; Determinação do comportamento de custos; Relações Custo-Volume-Lucro; Custeio Baseado em Atividades; Custos Padrões; e Planejamento do Lucro. Formação do preço de venda.
Investimentos e Decisões de Financiamento (20h) Ementa: Finanças comportamentais. Investimento corporativo. Custo de capital. Estrutura de capital. Política de dividendos. Tópicos especiais sobre reestruturação corporativa.
Gestão Econômico-Financeira Empresarial (15h) Ementa: avaliação do desempenho econômico-financeiro. Alavancagem e risco. Estudo do ponto de equilíbrio. Análise de sensibilidade e de cenários. Cálculo e análise do EVA® e MVA®. Estudos de Caso.
Gestão do Capital de Giro (20h) Ementa: Fluxo de caixa. Caixa. Capital de Giro. Contas a receber. Estoques. Decisões financeiras de curto prazo. Aplicações de curto prazo. Fontes de financiamento de curto prazo.
Avaliação de Empresas (20h) Ementa: Avaliação através do Fluxo de Caixa Descontado; Avaliação através de múltiplos Avaliação via opções reais.
Planejamento e Controle Financeiro (15h) Ementa: Funções do Orçamento; Ciclo Orçamentário; Tipos de Orçamento; Etapas da Elaboração; Orçamento Operacional; Orçamento de Vendas e Deduções; Orçamento dos Custos de Produção e de Vendas Orçamento de Produção e Compras; Orçamento das Despesas; Orçamento dos Tributos sobre o Lucro; Orçamento de Investimentos; Financiamento e Despesas Financeiras; Orçamento das Despesas de Depreciação.
Atividades de Imersão 2 (10h) Ementa: Atividades de imersão do núcleo de nivelamento.
Design de Serviços (15h) Ementa: princípios básicos de Design de Serviços e ferramentas de suporte à criação de experiências; Design centrado nas pessoas; Experiência do usuário; Jornada do usuário; Evidências do serviço; Pontos de contato; Blueprint.
Empreendedorismo e inovação (15h) Ementa: conceitos básicos de empreendedorismo e inovação. O papel do empreendedor. Processo empreendedor. Identificação de oportunidades. Plano de negócios. Assessoria e apoio aos novos negócios.
Gestão Competitiva de Operações e Logística (15h) Ementa: diferentes integrantes da cadeia de suprimentos; atividades primárias e de apoio da logística; gestão de recursos logísticos (previsões, estoques, transportes, depósito, movimentação de materiais e estocagem); técnicas de compra, armazenagem, distribuição e transporte; custos logísticos; desafios, oportunidades e tendências da gestão de suprimentos no Brasil.
Marketing como Vantagem Competitiva (15h) Ementa: elementos do composto de marketing. Comportamento do consumidor. Inteligência de marketing. Segmentação e posicionamento de mercado. Gestão de marketing como ferramenta competitiva. Marketing de serviços e de relacionamento.
Gestão da Experiência com o Consumidor (15h) Ementa: introdução à Gestão de Relacionamento. Varejo Multicanal. Varejo Omni-Channel. Modelos Decisórios do Processo de Compra. Experiência do consumidor. Jornada do consumidor. Criação de Valor para o Consumidor. Planejamento e Implementação da Gestão de Relacionamento em Multicanais
Gestão e Implementação do Balanced Scorecard (15h) Ementa: balanced ScoreCard: conceitos, objetivos, princípios, visão estratégica. Perspectivas: financeira, mercadológica (clientes), processos internos, aprendizado e crescimento. Indicadores de Desempenho. Metodologia do Balanced Scorecard: implementação e aplicação da metodologia.
Planejamento Estratégico (25h) Ementa: fundamentos da Gestão Estratégica. Definições e importância do Planejamento Estratégico, tático e operacional. Instrumentos da Gestão Estratégica. Cenários. Análise de Negócio. Processo Estratégico: diagnóstico estratégico; formulação de estratégias; implementação do processo; desempenho organizacional.
Gestão Estratégica de Tributos (15h) Ementa: Entendimento dos tributos na gestão estratégica da empresa. Análise dos eventos econômicos e do reflexo dos tributos no patrimônio e no resultado das entidades empresariais.
Metodologia para Trabalho de Conclusão (15h) Ementa: Orientações para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
Atividades de Imersão I (15h) Ementa: Atividades de imersão do núcleo de nivelamento.
Atividades de Imersão 3 (15h) Ementa: Atividades de imersão do núcleo de nivelamento.


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Contato

Coordenadora: Profa. Daiana Paula Pimenta

Subcoordenadora: Profa. Alethéia Ferreira da Cruz

Secretária: Aretuza Pereira Silva

E-mail: mbafinufg@gmail.com

Site: https://sea.face.ufg.br/p/36232-mba-em-financas-e-gestao-estrategica-de-negocios ou https://sea.face.ufg.br 

 

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