Neuropsiquiatria
Oferecer formação teórica e prática (treinamento clínico) em neuropsiquiatria, habilitando os médicos nas competências cognitivas, atitudes e ações que o capacitem a exercer em sua melhor forma ética e científica a prática médica neuropsiquiátrica e desenvolvendo as habilidades didáticas para que possam funcionar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.
Voltar para o início da página.
Do ponto de vista metodológico, enfatizamos a compreensão e a abordagem dos transtornos neuropsiquiátricos na interação biopsicossocial com forte treinamento na interação mente-corpo-ambiente. A metodologia preconiza a indissociabilidade entre teoria e prática, permitindo uma participação ativa dos discentes, que fazem contato com situações reais, por meio de estudos de caso, atendimento clínico a pacientes, discussões e trabalho em grupo e palestras sem, no entanto, renunciar à contextualização e à discussão teórica sobre a área da especialidade como também das áreas afins. Desta maneira, o curso consta de um programa teórico e treinamento prático, estabelecido em conformidade com as mais modernas instruções de ensino na área, bem como seguindo integralmente normas exaradas de instituições médicas tradicionais, nomeadamente a Associação Brasileira de Psiquiatria e a Academia Brasileira de Neurologia. O programa do Curso de Especialização em Neuropsiquiatria é realizado em oito semestres acadêmicos, em que se complementam atividades teóricas e práticas nos diversos cenários de prática clínico da neuropsiquiatria sob responsabilidade das várias instituições operadoras/colaboradoras. Para a parte prática serão disponibilizados estágios em: unidade de internação psiquiátrica infanto-juvenil e adulta (masculina e feminina), ambulatório de neuropsiquiatria geral, ambulatório de neuropsiquiatria infanto-juvenil, ambulatório de neuropsiquiatria geriátrica, neuropsiquiatria de urgência, psiquiatria das drogadições, interconsulta neuropsiquiátrica realizada no ambiente de hospital geral, psiquiatria social-comunitária nos ambulatórios de CAPS – SMS.
Voltar para o início da página.
Público-Alvo | Médicos |
Carga Horária Total | 2880h (1440h por ano) |
Tipo de Ensino | Presencial |
Período do Curso | 01/08/2022 a 01/08/2024 |
Turno | Integral (60 horas semanais) |
Voltar para o início da página.
Etapas: O processo de seleção, inscrição e matrícula será executado de acordo com o edital de seleção específico elaborado pela coordenação do curso e aprovado pela unidade acadêmica responsável.
Último edital: clique aqui para conferir.
Prazo de inscrição: 25 a 29 de julho de 2022.
Voltar para o início da página.
Desenvolvimento da Personalidade (30h) |
Objetivos: conhecer o desenvolvimento da personalidade em seus aspectos constitucionais x influências ambientais; Conhecer o desenvolvimento da personalidade, do ponto de vista de E.Erikson; Conhecer o desenvolvimento da personalidade, do ponto de vista de Margaret Mahler; Conhecer o desenvolvimento da personalidade, do ponto de vista freudiano; Conhecer os aspectos normais e patológicos da latência, da puberdade e da adolescência; Conhecer o desenvolvimento da personalidade, do ponto de vista de Otto Kernberg. |
Psicopatologia (90h) | Objetivos: realizar a avaliação neurológica básica para psiquiatras: anamnese e exame neurológicos. Realizar a avaliação psiquiátrica estudando a psicopatologia em profundidade. |
Epidemiologia e Metodologia Científica (30h) | Objetivos: conhecer os conceitos de epidemiologia clínica e psiquiátrica. Conhecer os delineamentos de pesquisa utilizados em psiquiatria. Reconhecer a importância da epidemiologia no campo da psiquiatria, inserida dentro dos conceitos da Medicina baseada em evidências. Aprendizagem de leitura crítica de artigos científicos |
Psicoterapia de Orientação Psicanalítica (30h) | Objetivos: estudar os diversos tipos de psicoterapia. Embasamento teórico para as diferentes indicações de psicoterapia. Apresentação das técnicas a serem utilizadas. Referencial teórico da terapia cognitivo comportamental. Referencial teórico da psicoterapia de apoio. Referencial teórico da psicoterapia de orientação analítica. Critérios do processo psicoterápico |
Psicofarmacologia (90h) | Objetivos: conhecer os mecanismos de Neurotransmissão. Conhecer os diferentes Neurotransmissores. Conhecer os Diferentes Receptores Farmacológicos. Compreender como a Neurotransmissão é afetada nas diferentes doenças mentais. Compreender os mecanismos de ação dos diferentes grupos de psicofármacos. Compreender a farmacocinética dos diferentes grupos de psicofármacos. Compreender os efeitos adversos, efeitos tóxicos e o tratamento deles com diferentes grupos de psicofármacos. Compreender as diferentes indicações e posologias dos diferentes grupos de psicofármacos. Compreender as aplicações em populações especiais: obesos, idosos, crianças, doentes clínicos, desnutridos etc. Compreender os princípios básicos de interações medicamentosas |
Psiquiatria Comunitária (15h) | Objetivos: habilitar o aluno a trabalhar com populações carentes em seu meio comunitário. Diagnosticar e tratar as principais patologias psiquiátricas na população de baixa renda. Trabalhar com recursos da comunidade em situações de carência socioeconômica |
Interconsulta em Hospital Geral (75h) | Objetivos: conhecer as principais definições relacionadas a interconsulta psiquiátrica. Conhecer os princípios básicos de farmacologia médica. Conhecer as principais interações medicamentosas dos psicofármacos. Conhecer os princípios éticos relacionados a relações médico-paciente e médico-médico. Atender interconsultas em qualquer área do hospital. Relatar, em formulário próprio, o resultado da interconsulta |
Interconsulta em Infância e Adolescência (75h) | Objetivos: orientar os alunos para um melhor auxílio especializado no diagnóstico e no tratamento de pacientes com problemas psicológicos, psiquiátricos e psicossociais. Capacitar os alunos para que possam dar um auxílio especializado no diagnóstico e no tratamento de disfunções de transtornos interpessoais e institucionais, envolvendo o paciente, a família e a equipe de saúde. |
Psiquiaria Forense e Ciências Criminais (15h) | Objetivos: identificar comportamentos auto e heterodestrutivos e seus principais tratamentos. Definir imputabilidade e inimputabilidade. Estudar as internações psiquiátricas involuntárias e compulsórias. Aprofundar o estudo da bioética e psiquiatria. O psiquiatra e sua relação com a lei: parâmetros. |
Cefaleias (30h) | Objetivo: a disciplina confere embasamento por meio de aulas teóricas e práticas ambutoriais. A disciplina elucidará as formas de apresentação das cefaleias bem como, sua relação com as diferentes patologias, o que atribui à sua classificação utilidade clínica e fundamentação para as diretrizes no estabelecimento do diagnóstico, prognóstico e abordagem terapêutica. |
Epilepsias (30h) | Objetivo: capacitar o aluno a utilizar a semiologia psiquiátrica dando-lhe condições para o diagnóstico sindrômico e nosológico dos principais transtornos psiquiátricos. Capacitar o aluno à metodologia da conduta diagnóstica e terapêutica das principais síndromes e transtornos psiquiátricos incluindo as epilepsias. |
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (30h) | Objetivos: conhecer os conceitos teóricos da psicoterapia cognitivo-comportamental. Conhecer os modelos cognitivos dos transtornos mentais mais prevalentes. Conhecer as principais técnicas cognitivo-comportamentais, seus protocolos de intervenção suas aplicações clínicas. |
Psiquiatria Geriátrica (60h) | Objetivos: diferenciação entre envelhecimento normal e patológico. Identificação dos principais quadros psiquiátricos do envelhecimento patológico. Tratamento dos principais problemas psiquiátricos no envelhecimento. |
Distúrbios do Sono e Vigília (45h) | Objetivo: A disciplina orienta sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Características clínicas, etiologia, fatores de risco, comorbidades, avaliação clínica e os tratamentos mais modernos preconizados. |
Psiquiatria Orgânica e Encefalopatias Crônicas (15h) | Objetivo: O programa educativo do curso de ECNP está voltado à formação do Pediatra e do Psiquiatra e tem por objetivo o domínio na aquisição de competências no diagnóstico e conduta inicial da patologia. |
Erros Inatos do Metabolismo (30h) | Objetivo: Compreender o termo erros inatos do metabolismo e reconhecer algumas doenças metabólicas hereditárias. |
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. Leonardo Ferreira Caixeta
Subcoordenador: Prof. Dr. Victor de Melo Caixeta
Secretário: Prof. Marcelo Ferreira Caixeta
E-mail: psychological.medicine1@gmail.com
Telefone: (62) 3209-6146/6157