Nutrição Esportiva e Fisiologia do Exercício

 

Objetivo do Curso

O curso visa capacitar e atualizar o profissional no âmbito da nutrição esportiva e da fisiologia do exercício para que possa atuar de forma segura e ética, respeitando as bases científicas bioquímicas, fisiológicas e nutricionais nos diferentes tipos de treinamento e/ou modalidades esportivas, sendo seus objetivos específicos: atender as necessidades de atualização e especialização de profissionais de nível superior na área esportiva e fisiologia do exercício, contribuir na formação de profissionais de alta qualificação exigida pela evolução mercadológica atual do setor esportivo, e oferecer referencial teórico, metodológico, prático e atualizado para profissionais que atuam na área de nutrição esportiva.

Voltar para o início da página.

 

Metodologia

• Aulas teóricas, expositivas, dialogadas;

• Preleção com participação dirigida utilizando como recursos audiovisuais: Datashow e vídeos;

• Debate sobre temas relacionados às disciplinas;

• Estudos Dirigidos de artigos publicados em periódicos indexados;

• Seminários em Grupo;

• Atividades práticas em laboratórios, pista de corrida;

• Apresentações e debates sobre elaboração de TCC.

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Público-Alvo Multiprofissional, profissionais com graduação em nutrição, educação física, ciências do esporte, medicina, fisioterapia e farmácia reconhecidos pelo MEC, interessados em incrementar sua qualificação profissional para uma maior atuação no mercado de trabalho.
Carga Horária Total 360h, sendo 295h teóricas e 65h práticas
Tipo de Ensino Presencial
Período do Curso 10/01/2020 a 10/01 /2024
Turno Sexta-feira – 18:30 às 22:30 horas;
Sábados – 8:00 às 12:30 horas e de 14:00 às 18:30 horas.
Quantidade de turmas previstas Três


Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção, inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Último edital: clique aqui e confira.

Prazo de inscrição: 17/02/2020 a 20/03/2020.

Previsão de próximas turmas:

Turma 1: 24/01/2020 a 10/01/2022;
Turma 2: 10/01/2021 a 10/01/2023;
Turma 3: 10/01/2022 a 10/01/2024.

Voltar para o início da página.

 

Disciplinas

Bioquímica da Nutrição (15h) Ementa: Os principais compostos de interesse biológico. Biomoléculas: seus papéis na manutenção da vida e no desenvolvimento celular. Metabolismo dos carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais.
Bioquímica aplicada ao exercício e Bioenergética (15h)

Ementa: Bioenergética das vias metabólicas. Interação entre a produção aeróbia e anaeróbia de ATP durante o exercício. Principais vias metabólicas aeróbias e anaeróbias. As Interrelações entre catabolismo e anabolismo. Integração metabólica da utilização de macronutrientes nos diferentes sistemas energéticos no repouso e durante o exercício físico.

Introdução à Fisiologia / Anatomia do Sistema Neuromuscular aplicada ao exercício (15h) Ementa: Introdução à Fisiologia: A célula – organização, estrutura e funcionamento, biologia molecular, controle genético, aspectos biomoleculares da síntese protéica - hipertrofia e atrofia muscular. Estrutura, funcionamento e adaptações do sistema nervoso ao exercício; Estrutura, funcionamento e adaptações do músculo esquelético ao exercício. Fisiologia Neuromuscular: A contração muscular – aspectos responsáveis pelo mecanismo de ação na contração muscular.
Fisiologia do Sistema Cardiorrespiratório aplicada ao exercício (15h) Ementa: Estrutura, funcionamento e adaptações do sistema cardiovascular ao exercício. Estrutura, funcionamento e adaptações do sistema respiratório ao exercício. Fisiologia Cardiorrespiratória, Anatomia, regulação e funcionamento do músculo cardíaco, Regulação da respiração, trocas gasosas, transporte de oxigênio, e ventilação pulmonar.
Fisiologia do Sistema Endócrino e Gastrintestinal aplicada ao
exercício (15h)
Ementa: Estrutura, funcionamento e adaptações do sistema endócrino ao exercício. Estrutura, funcionamento e adaptações do sistema gastrintestinal ao exercício. Fisiologia Neuroendócrina: Mecanismos de ação hormonal, Funções fisiológicas dos hormônios (Insulina, Glucagon, Catecolaminas, Cortisol, GH e Tireoideanos). Fisiologia Gastrintestinal: Princípios gerais da função gastrintestinal, Princípios gerais da secreção gastrintestinal, Princípios básicos da digestão e absorção.
Metodologia da Pesquisa (5h) Ementa: Introdução à ciência moderna e aos princípios do método científico. Investigação científica em saúde e nutrição: conceitos, características gerais, etapas, tipos de estudos. Fontes de informação científica, busca bibliográfica e referências. Projeto de pesquisa: finalidade, etapas e estrutura básica. Relatórios de pesquisa e Monografia: estrutura básica, conteúdo, formatação, redação e citações bibliográficas. Publicação científica: requisitos e critérios de qualidade.
Avaliação postural (10h) Ementa: Apresentação dos desvios posturais mais comuns existentes na população e suas consequências para a estruturação corporal. Exibição de exemplos para visualização e reconhecimento das deformidades posturais.
Fisiologia do Sistema Imunológico aplicada ao exercício (15h) Ementa: Estrutura, funcionamento e adaptações do sistema imunológico ao exercício. Fisiologia Imunológica: Caracterização do sistema imunológico, Resistência do organismo a infecções.
Avaliação da composição corporal e consumo alimentar (15h) Ementa: Introdução à avaliação nutricional. Métodos e técnicas de avaliação do estado nutricional e de composição corporal. Inquéritos dietéticos. Parâmetros bioquímicos e clínicos para diagnóstico nutricional.
Interpretação de exames laboratoriais no exercício (15h) Ementa: Interpretação dos exames bioquímicos. Alterações laboratoriais e suas relações com o esporte.
Bases do Treinamento Esportivo em indivíduos saudáveis e atletas
de alto rendimento (15h)
Ementa: Correlação entre os sistemas de transferência energética. Fatores influenciadores do treinamento aeróbico e anaeróbico. Métodos de treinamento aeróbico. Métodos de treinamento anaeróbico. Métodos de treinamento de velocidade. Conceitos sobre a prescrição de exercícios com ênfase a interação necessária com a prescrição nutricional para diferentes objetivos. Fundamentos do treinamento desportivo. Princípios do treinamento. Variáveis do treinamento (volume, intensidade, densidade e complexidade, repouso e recuperação). Planejamento da sessão de treinamento (importância, exigências, tipos de plano de treinamento). Desenvolvimento de força e potência. Treinamento da resistência.
Testes de aptidão física (15h) Ementa: Apresentação dos testes mais utilizados e efetivos para avaliar a flexibilidade. Apresentação dos testes mais utilizados e efetivos para avaliar o desenvolvimento da força pura, hipertrofia e potência muscular.
Nutrição e Suplementação para hipertrofia (15h) Ementa: Aspectos que envolvem a suplementação nutricional para hipertrofia muscular em indivíduos atletas e praticantes de atividade física, levando em consideração a verdadeira necessidade da suplementação nestas diferentes populações. Conceitos básicos sobre os diferentes tipos de suplementos e novos conhecimentos referentes ao tema, com apresentação de resultados de pesquisas científicas recentes que embasam a verdadeira necessidade da suplementação. Suplementação de carboidratos – Aplicação prática do índice glicêmico e da carga glicêmica na suplementação. Suplementação no exercício (tempo, tipo e forma de ingestão, quantidade, presença de outros nutrientes, fatores relacionados à ressíntese de glicogênio muscular, suplementação no treinamento de força). Suplementação de proteínas e aminoácidos – papel do músculo esquelético no metabolismo de proteínas. Suplementação de proteínas no treinamento de força; Suplementação de aminoácidos no exercício. Suplementação de creatina – Síntese endógena. Protocolos de suplementação. Efeitos terapêuticos da suplementação. Efeitos adversos. Efeitos na atividade aeróbia. Efeitos no exercício intermitente e de força. Efeitos na hipertrofia. Resultados inconsistentes na literatura.
Nutrição em Endurance (Hidratação e Suplementação) (15h) Ementa: Aspectos que envolvem a suplementação nutricional em atividades de Endurance em indivíduos atletas e praticantes de atividade física. Hidratação – Recomendações diárias de ingestão de líquidos. Hidratação e exercício físico. Formas de hidratação (antes, durante e após o exercício). Suplementação de Minerais – Suplementação de macrominerais (cálcio, fósforo, magnésio) e microminerais (ferro, zinco, cobre, selênio, cromo e iodo) e sua importância na atividade física e desempenho. Atuação dos microminerais como antioxidantes. Suplementação de vitaminas – vitaminas hidrossolúveis (vitamina C e complexo B) e lipossolúveis (vitamina A, D, E e K): recomendações, toxicidade e importância no exercício físico e desempenho.
Prática de atendimento multidisciplinar (15h) Ementa: Atendimento nutricional, avaliação física, prescrição dietética e de exercício físico para atletas ou desportistas. Acompanhamento nutricional e físico.
Crossfit: Nutrição e Treinamento (15h) Ementa: Introdução sobre o Crossfit. Vias metabólicas envolvidas. Treinamento e controle das variáveis de fadiga e desempenho. Necessidades nutricionais antes, durante e após. Prescrições e orientações nutricionais.
Nutrição e estética, nutracêuticos e fitoterápicos aplicados ao
esporte (15h)
Ementa: Mercado de Trabalho. Legislação. Corpo e moda. Introdução a transtornos alimentares. Flacidez dérmica e muscular. Fibroedema gelóide. Pré e pós operatório de cirurgia estética. Envelhecimento cutâneo. Nutrição nas desordens estéticas no homem. Suplementos alimentares utilizados em estética facial, corporal e terapia capilar como tratamento de desordens estéticas e prevenção do envelhecimento. Principais fitoquímicos encontrados em alimentos: fontes, efeitos e benefícios à saúde. Aplicação dos nutracêuticos e fitoterápicos no esporte. Visão ortomolecular no desempenho físico.
Bases do Treinamento Esportivo nas DCNT (Obesidade, Diabetes,
Hipertensão e Dislipidemias) (15h)
Ementa: Fisiopatologia das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT): obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemia. Influência do sedentarismo no desenvolvimento das DCNT. Tipos de treinamento e exercícios (HIIT, CAT, musculação) na prevenção e tratamento das DCNT. Apresentação das manifestações e métodos de treinamento mais utilizados e efetivos para o desenvolvimento da resistência muscular somada à aptidão cardiorrespiratória. Resistência anaeróbica e velocidade voltada para a prevenção e tratamento das DCNT.
Nutrição nas DCNT (Obesidade, Diabetes, Hipertensão e Dislipidemias) (15h) Ementa: Fisiopatologia das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT): obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemia. Influência do sedentarismo e da nutrição inadequada no desenvolvimento das DCNT. Terapia nutricional. Orientações nutricionais e antioxidantes na prevenção e tratamento das DCNT.
Bases do Treinamento Esportivo e Nutrição nas DCNT (Câncer) (15h) Ementa: Bases moleculares da carcinogênense, Enfatizar: Oncogenes, Genes supressores, Modelo de carcinogêne em múltiplas etapas; Quimioprevenção do câncer: carcinogênese e câncer; Avaliação física e nutricional do paciente com câncer (caquexia, obesidade e sarcopenia); Exercícios, treinamentos e terapias nutricionais sobre a modulação da composição corporal e massa tumoral; Exercícios e dietas na modulação da inflamação e carcinogênese; Aspectos específicos do treinamento e dieta: balanço energético, modelos de treinos, macronutrientes, grupos alimentares (incluindo embutidos), fibras alimentares, bebidas alcoólicas, suplementos vitamínicos e minerais, imunomoduladores.
Genômica nutricional aplicado ao esporte (15h) Ementa: Biologia molecular. Fundamentos de genômica nutricional. Interação gene-dieta - exercício como base para a prescrição de uma dieta personalizada.
Bioética aplicada ao Esporte (5h) Ementa: O conceito de ética, moral e direito. O surgimento da bioética. Correntes teóricas de Bioética. Princípios da Bioética aplicados ao esporte: autonomia, beneficência, não maleficência, justiça. A dignidade humana. Ética da pesquisa envolvendo seres humanos. Temas especiais em bioética: prática profissional, equidade, humanização. Bioética do cotidiano esportivo. Bioética e temas polêmicos na área esportiva.
Ergogênico farmacológico: efeitos, vantagens e desvantagens (10h) Ementa: Estudo das alterações orgânicas induzidas por diferentes medicamentos e sua interferência no rendimento físico. Identificação dos grupos de medicamentos e apresentação da melhor abordagem a se tomar em cada caso para preservação da saúde do indivíduo. Utilização de fármacos – tipos de fármacos e mecanismos de ação no organismo (catecolaminérgicos, serotoninérgicos, serotoninérgicos + catecolaminérgicos, inibidores da absorção de gordura; bloqueador de receptor canabinóide 1; novas drogas em teste). Efeitos adversos. Doping – Histórico. Substâncias proibidas e implicações no desempenho. Métodos proibidos. Doping genético. Substâncias proibidas apenas durante competições. Substâncias proibidas em determinados esportes. Isenção de uso terapêutico. Detecção do doping. Tamponantes – Produção de energia para atividades intensas e formação de lactato. Mecanismos relacionados à fadiga e a controvérsia do lactato. Mecanismos de ação dos tamponantes
e seus efeitos sobre o metabolismo e o desempenho.
Atendimento em consultório, marketing pessoal e gestão de carreira (10h)

Ementa: Empreendedorismo em Nutrição. Gestão e marketing. O papel do personal diet. Avaliação nutricional. Atendimento corporativo: programa de educação nutricional. Planos e programas de atendimento personalizado. Orientação nutricional das atividades conexas: compras, armazenamento e reconhecimento da qualidade. Conceitos de marketing e empreendedorismo. Marketing pessoal e de serviços. Identidade visual, divulgação do serviço, estratégias de adesão de novos clientes e fidelização dos antigos. Contrato de Prestação de Serviços. Prática da comunicação integrada de Marketing nas tomadas de decisões administrativas. Análise mercadológica, comportamento do consumidor e principais meios de comunicação em Marketing. Execução de ações empreendedoras baseadas em planos de negócio.

Gastronomia aplicada ao exercício (15h)

Ementa: As tendências culinárias no Brasil e sua aplicabilidade prática nos programas dos eventos esportivos. A gastronomia Regional e sua utilização para o enriquecimento cultural do evento esportivo. Segurança alimentar. Montagem de cardápios adequados aos diferentes tipos de treinos, modalidades e objetivos.


Voltar para o início da página.

 

Contato

Coordenador: Prof. Dr. João Felipe Mota

Subcoordenador: Prof. Dr. Gustavo Duarte Pimentel

Secretária: Anne Karoline Ferreira de Paiva

E-mail: annekarolpaiva@gmail.com 

Site: clique e acesse. 

 

botão cadastre-se

 

Voltar para o início da página.