Plano Diretor Municipal: Instrumentos e Estratégias em Planejamento Urbano

Objetivo do Curso

Capacitar profissionais das diversas áreas de gestão territorial do município (secretaria de planejamento urbano, secretaria de meio ambiente, secretaria de saúde e educação, secretaria de finanças, entre outras) para atuação integrada da execução, fiscalização e revisão das normas urbanísticas e territoriais do plano diretor municipal.

Metodologia

As disciplinas serão ofertadas na modalidade de educação presencial, com possibilidade de oferta de até 20% de carga horária em formato remoto, destinadas preferencialmente à execução das atividades avaliativas e práticas.

Informações Gerais

Público-Alvo Servidores da Prefeitura Municipal de Nerópolis
Carga Horária Total 390 horas
Tipo de Ensino Presencial
Período do Curso 04/09/2023 à 20/12/2024
Turno As aulas acontecerão no período vespertino, às terças e sextas-feiras, das 14 às 18 h

Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção, Inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Módulos

Planejamento urbano (30h) Ementa: Conceitos e teorias de planejamento. As fases e as categorias do planejamento à luz da realidade urbana atual. Instrumentos de controle urbanístico sobre o uso, parcelamento e ocupação do solo urbano. A ação do Estado e os interesses privados. A cidade e suas derivações ambientais.
Plano Diretor Municipal (30h) Ementa: Planejamento territorial de espaços urbanos. Escalas de planejamento urbano: planejamento setorial, integrado e estratégico. Legislação urbanística: controle do uso, parcelamento e ocupação do solo urbano.
Cartografia e Geoprocessamento (60h) Ementa: Elementos básicos das representações cartográficas: escala; orientação; coordenadas; projeções. Planialtimetria. Fundamentos da linguagem cartográfica: comunicação visual e representação gráfica. Métodos de representação cartográfica. Fundamentos de cartografia digital. Tipos e fontes de dados vetoriais e matriciais. Organização de base de dados georreferenciados. Manipulação, consulta, processamento e representação cartográfica por intermédio de sistemas de informações geográficas. Composição de layout. Análise e interpretação de dados e informações em mapas.
Diagnóstico Socioeconômico Municipal (60h) Ementa: Fundamentos teórico-metodológicos para diagnóstico socioeconômico. Construção de banco de dados na escala municipal. Dados primários e secundários e recorte temporal como fundamento para diagnóstico. Formação territorial municipal. Dados demográficos, dados socioeconômicos e infraestrutura, produção agrícola, comércio e serviços na escala municipal.
Diagnóstico do Meio Físico (60h) Ementa: Unidades, grupos e formações geológicas, tipos de rocha e litologias predominantes. Unidades, tipos de modelado e formas de relevo. Fatores condicionantes, variabilidade e sazonalidade climática na região Centro-Oeste. Fatores de formação do solo, níveis categóricos do sistema brasileiro de classificação e solos predominantes no Cerrado. Formações vegetais e fitofisionomias do bioma Cerrado. Processos erosivos, inundações, alagamentos e agentes potencializadores. Análise integrada e diagnóstico do meio físico.
Introdução ao Sensoriamento Remoto e Mapeamento do Uso e Coberturas das
Terras (60h)
Ementa: Fundamentosde sensoriamento remoto: comportamento espectral, características das imagens de satélite e principais sensores e satélites. Aquisição e
processamento digital de imagens de satélite. Métodos de classificação não supervisionada e supervisionada. Avaliação do desempenho da classificação do uso e cobertura das terras: índice de exatidão global e de kappa. Pós-classificação de imagens: validação do mapeamento, quantificação de áreas e elaboração de relatórios. Sistemas e manuais de classificação de uso e cobertura das terras. Fontes de dados secundários de mapeamentos globais, nacionais e regionais de uso e cobertura das terras.
Mapeamento do Espaço Urbano e Instrumentalização para o Cadastro
Imobiliário (60h)
Ementa: Mapeamento da infraestrutura e das divisões geográficas da área urbana do município. Espacialização de doenças. Análise de área de influência escolar. Geotecnologias para mapeamento: Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) e Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS); Histórico dos RPAS; Categorias das aeronaves e sensores embarcados; Legislação vigente; Princípios de aerofotogrametria; Software de planejamento e controle de voo; Decolagem e aterrissagem; Modelos de alvos pré-sinalizados, pontos de controle e de verificação; Software de processamento das imagens; Métodos de Posicionamento GNSS.
Trabalho de Conclusão de Curso (60h) Ementa: Elaboração de relatório técnico. Detalhamento teórico-metodológico para pesquisa, diagnóstico e atualização de plano diretor municipal. Integração de estratégias de gerenciamento territorial.

Coordenador: Prof. Dr. Ivanilton José de Oliveira

Subcoordenador: Prof. Dr. Leandro Oliveira de Lima