Poéticas Visuais Contemporâneas e Práticas de Mediação na Educação Básica
O curso tem como objetivo geral tecer relações conceituais que permeiam o exercício da docência orientada pelas poéticas visuais contemporâneas e/em práticas de mediação, por meio do pensamento transdisciplinar, no desenvolvimento de processos metodológicos como deflagradores de reflexões, problematizações e reformulações de concepções vivenciadas no contexto escolar e no diálogo com outros espaços científico-culturais. Este curso visa formar especialistas em Poéticas Visuais Contemporâneas e Práticas de Mediação na Educação Básica, capazes de desencadear um pensamento docente transdisciplinar no diálogo com o universo da Educação, das Artes — com especial ênfase nas Artes Visuais — e da Cultura Visual.
Voltar para o início da página.
Serão promovidas experiências tendo a escola como campo de atuação, como eixo de convergência dos conteúdos estudados nas disciplinas para que os/as cursistas, percebam a necessidade de se constituírem como sujeitos pesquisadores de processos poéticos, didáticos e pedagógicos. Para que isso aconteça, torna-se necessária uma aproximação com a realidade escolar para a percepção sobre como teoria e prática se articulam, a partir de outros vieses aqui expressos como práticas transdisciplinares. O curso será ofertado na modalidade a distância, e acontecerá prioritariamente pelo Ambiente digital de Aprendizagem, mas outros espaços (com a devida orientação) serão vivenciados durante o percurso formativo, entre eles, centro culturais, museus, galerias e viagens programadas vinculadas às atividades afins ao curso. Os encontros presenciais serão realizados mensalmente no espaço do Laboratório de Educação, Artes e Visualidades do Curso de Artes Visuais - Licenciatura e do Programa Arte na Escola, localizado no Museu Antropológico da UFG; ocasionalmente serão realizadas atividades na Faculdade de Artes Visuais (FAV), localizada no Campus Samambaia.
Voltar para o início da página.
Público-Alvo | Professoras e professores da Educação Básica. |
Carga Horária Total | 400h |
Tipo de Ensino | À Distância |
Período do Curso | 28/04/2023 a 26/04/2024 |
Turno | Oferta na modalidade a distância, com um encontro presencial por mês (totalizando 12 encontros presenciais) no período da oferta, que ocorrerão às terceiras sextas-feiras de cada mês, das 13h30 às 17h30. |
Quantidade de turmas previstas |
Duas |
Voltar para o início da página.
Etapas: O processo de seleção, Inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.
Previsão de próximas turmas:
Turma 1 ― 28/04/2023 a 26/04/2024;
Turma 2 ― 26/04/2024 a 25/04/2025.
Voltar para o início da página.
Poética da Solidariedade: a Partilha nos Processos de Sentir-Pensar-Fazer (40h) | Ementa: Crítica aos parâmetros organizadores do sistema da arte, em vista dos modos de produção, veiculação e fundamentações teóricas. Mapeamento de práticas sociais e culturais orientadas por parâmetros éticos, colaborativos e solidários. Exercícios orientados por uma possível poética da solidariedade, pautada pelas relações entre poiesis e aesthesis, numa orientação ética e solidária, em que pese as relações intracomunitárias mais que os produtos e artefatos finalizados. |
Cultural Visual, Diversidade e Diferenças (40h) | Ementa: Com foco na circulação de imagens (artísticas e não-artísticas), esta disciplina visa oferecer instrumental analítico para examinar como a cultura visual colabora para a produção de significados relativos aos marcadores sociais (raça, idade, gênero, sexualidade, localidade e classe social) e suas articulações com as práticas sociais. |
Esta Fotografia Não Está na História da Fotografia (40h) | Ementa: Fotografia sem história; fotografia vernacular daquelas cenas do “parabéns pra você nesta data querida” ou do “receba as flores que te dou e em cada flor um beijo meu”. Daquilo que ficou escrito na pele do papel: manchas, sujeiras, garatujas, fissuras, rasgos, lembranças, intenções, dedicatórias, o dito no verso. Dos encantos da imagem revelada: cianotipia e câmera escura. |
A Arte e Seus Contextos Investigativos na Educação Infantil: Ampliando Experiências Estéticas das Crianças e dos Adultos (40h) | Ementa: Concepção de crianças e infâncias. Planejamento. Ação educativa e pedagógica. Cotidiano. Contextos investigativos. Experiência e estética. Organização dos tempos, espaços e seleção de materiais. Formação cultural. |
Estudos e Práticas das Artes Visuais na Educação Infantil: Possibilidades Transdisciplinares (40h) | Ementa: Estudo sobre as artes visuais e suas influências culturais e educativas na educação infantil. Fundamentos, conceitos, funções, especificidades e características das artes visuais na educação infantil. Projetos de trabalhos na educação infantil. |
Das Margens ao Centro: reflexões sobre o processo de mediação a partir do uso de imagens na Educação Básica e com ênfase na Lei 11.645/2008 (40h) | Ementa: Pedagogias culturais e cultura visual. Lei 11.645/2008 e os documentos curriculares educacionais que norteiam o ensino na Educação Básica. Visualidades de resistência e possibilidades de mediação. |
Pensamento-Paisagem: Metáforas para uma Epistemologia Transdisciplinar (40h) | Ementa: O pensamento-paisagem como acontecimento para a construção de uma epistemologia transdisciplinar. A ética amorosa na construção da paisagem como lugar de memórias, pertencimento e experiências poético-pedagógicas. |
Histórias que Contam Imagens: Estratégias de Ensino a Partir do Cinema, Visualidades e Narrativas do Cotidiano (40h) | Ementa: Discussão e reflexão sobre o uso em agência da realização cinematográfica, enquanto método didático e pedagógico, a partir de narrativas cotidianas e suas visualidades no contexto das exigências institucionais para o desenvolvimento de habilidades e linguagem curriculares. |
Laboratório de Práticas de Mediação: Diálogos com Poéticas Visuais Contemporâneas (40h) | Ementa: Discussão sobre concepções, abordagens e espaços da arte contemporânea a partir do diálogo com práticas/poéticas visuais. Reflexões sobre interações entre processos e espectadores, considerando experiências articuladas em constantes movimentos – teóricos, metodológicos, práticos –, para compreensão das imagens como instrumentos de identificação e representação social, cultural, profissional, pessoal e pedagógica. Propostas e caminhos para experiências poéticas na escola e demais contextos educativos. |
Voltar para o início da página.
Coordenadora: Noeli Batista dos Santos
Subcoordenadora: Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral
Secretária: Lorena Reis Pinho
E-mail: lorenareis@ufg.br