Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Trabalho Docente
O curso visa complementar a formação acadêmica, atualizar e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação docente e, consequentemente, a melhoria da qualidade da educação. Tem como objetivos: formar, em nível de especialização lato sensu, profissionais da educação básica; contribuir com a compreensão crítica das políticas educacionais concebidas e implementadas sobretudo a partir dos anos 1990; compreender o trabalho docente e analisar criticamente as mudanças em curso nas concepções e prática do trabalho pedagógico na escola; compreender os princípios e mecanismos de gestão democrática participativa considerando a realidade da educação escolar do país; estimular o desenvolvimento de práticas de gestão democrática e de organização do trabalho pedagógico que contribuam progressivamente para a melhoria da escola; propiciar oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas e indicadores sociais e educacionais que favoreçam o desenvolvimento do trabalho docente e da gestão escolar; examinar a realidade da educação escolar problematizando as desigualdades sociais e a pobreza e seus impactos na escola.
Voltar para o início da página.
O curso é composto por 3 eixos, com disciplinas específicas: o primeiro eixo – Políticas Educacionais – discutirá sobre as relações Estado, sociedade e educação, e possibilitará a reflexão sobre políticas de educação e organização dos sistemas de ensino no Brasil permitindo conhecer os contextos e o ordenamento jurídico-político no qual se assentam a educação e a escola. O segundo eixo – Gestão da Educação – propiciará aos cursistas ampliar o conhecimento a respeito dos fundamentos, práticas e procedimentos de gestão da educação. Espera-se uma postura investigativa que conduza a uma compreensão mais abrangente dos princípios e mecanismos da gestão democrática que implicam ações e decisões participativas e colegiadas, tanto no âmbito das unidades escolares quanto nos sistemas de ensino. O terceiro eixo – Trabalho Docente – discutirá a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, relacionando às condições de trabalho e de ensino na educação básica, problematizando os conhecimentos necessários ao trabalho educativo.
Como elemento articulador destes eixos, o curso terá três disciplinas na forma de seminários temáticos que propiciarão momentos de discussão e reflexão sobre temas relacionados aos ao curso. Esses seminários contarão com professores convidados da Faculdade de Educação e outras instituições, além dos que já compõem o corpo docente do curso. O último seminário será destinado à apresentação e avaliação dos trabalhos finais de curso.
Voltar para o início da página.
Público-Alvo | Profissionais da educação básica |
Carga Horária Total | 396 horas |
Tipo de Ensino | Presencial |
Período do Curso | 03/02/2020 a 24/03/2022 |
Turno | Terça-feira à quinta-feira. Horário: das 19h as 22h |
Quantidade de turmas previstas | Duas |
Voltar para o início da página.
Etapas: o processo seletivo realizado por uma Comissão de Seleção, constituída pela coordenação do curso e seus professores e terá duas fases, a saber: prova escrita e exposição de motivos.
Último edital: clique aqui para conferir.
Prazo de inscrição: 16/05/2022 a 31/05/2022
Previsão de próximas turmas:
Turma 1: 31/ 03/2020 a 25/ 03/ 2021;
Turma 2: 30/ 03/ 2021 a 24/ 03/ 2022.
Voltar para o início da página.
Introdução ao curso e ao ambiente virtual (12h) | Ementa: Politicas educacionais, gestão escolar e trabalho docente. Apresentação do curso. Oficina de introdução ao ambiente virtual de aprendizagem – Moodle. |
Estado e Políticas Educacionais (32h) |
Ementa: Análise teórico-conceitual em torno da concepção de Estado e da política pública em educação no contexto da reforma de Estado no capitalismo contemporâneo. |
Introdução aos estudos do trabalho docente (32h) |
Ementa: Estudos do trabalho docente: aspectos históricos, conceituais e temas fundamentais. Pesquisas sobre o trabalho docente e a organização do trabalho escolar. Pesquisas sobre o trabalho e os saberes dos docentes. Pesquisas sobre o trabalho docente e a avaliação do trabalho. Pesquisas sobre a saúde dos docentes. |
Tópicos de Administração da Educação (32h) |
Ementa: O conceito de administração; a administração capitalista: gestão e organização do trabalho; a administração escolar na América Latina; transformação social e educação; administração da educação escolar na sociedade contemporânea: formação e gestão - paradigmas, tendências e perspectivas. A organização e gestão da escola: gestão democrática, planejamento e trabalho coletivo. |
Seminários Temáticos Contemporâneos I (36h) |
Ementa: Políticas educacionais, gestão escolar e trabalho docente; projetos educacionais em disputa; processos de privatização da educação pública. Temas educacionais contemporâneos em debate: Plano Nacional de Educação, Financiamento da Educação Básica, Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais da Educação, Base Nacional Comum Curricular, Reforma do Ensino Médio, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Continuada dos Profissionais da Educação, Escola de tempo integral, Parceria Público-Privada e Organizações Sociais. |
Seminários Temáticos Contemporâneos II (36h) |
Ementa: Administração da educação e gestão escolar. Trabalho docente, autonomia e democracia. Ensino, aprendizagem e avaliação. Educação mediada por tecnologias. Temas educacionais contemporâneos em de- |
Seminários Temáticos Contemporâneos III (36h) | Ementa: Apresentação e avaliação pública dos trabalhos finais de curso. |
Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional (32h) |
Ementa: Formação inicial e continuada e condições de trabalho na escola pública de Educação Básica. Conhecimentos necessários à realização do trabalho educativo. Profissão, profissionalização e desenvolvimento profissional docente. |
Desigualdades sociais, pobreza e educação (32h) |
Ementa: A pobreza como construção social. Desigualdades sociais e suas relações com questões étnicas, raciais, de gênero e de espaço. Desigualdades sociais, cultura escolar e movimentos sociais. A pobreza e as |
Indicadores Sociais e Dados Estatísticos Educacionais (32h) | Ementa: Composição de indicadores sociais, econômicos e educacionais. Exploração de ambientes/plataformas que disponibilizam indicadores sociais, econômicos e educacionais. Constituição de bases de dados. Uso de dados educacionais por meio de estatística descritiva. Construção de variáveis e indicadores. Uso de planilhas eletrônicas e pacotes estatísticos para análise de dados educacionais. Geoespacialização de dados educacionais. |
Políticas educacionais e avaliação (32h) | Ementa: O campo de estudos da avaliação educacional e seus aspectos históricos, enfoques, definições e papéis. Políticas públicas de avaliação para a educação básica no Brasil e suas repercussões na escola. Interfaces das avaliações externas com o currículo e com o trabalho docente. |
Organização e Gestão da Escola (32h) | Ementa: Conceitos de trabalho e gestão. Perspectivas de gestão e organização do trabalho pedagógico. Regulação, descentralização e gestão de sistemas de ensino. A organização e gestão da escola: gestão democrática, planejamento e trabalho coletivo. A escola como cultura organizacional: o projeto político-pedagógico, a autonomia escolar e o trabalho do professor. |
Trabalho Final de Curso (32h) | Ementa: Elaboração individual de um artigo acadêmico-científico discutindo um tema específico relacionado ao curso, sob a orientação de um dos professores do curso. |
Voltar para o início da página.
Coordenadora: Profa. Dra. Geovana Reis
Subcoordenadora: Prof. Dr. Wanderson Ferreira Alves
Secretária: Marizeth Ferreira Alves
E-mail: marizethfarias@gmail.com
Site: clique e acesse.