Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas

 

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivos: 

  • Oportunizar, aos professores e gestores das escolas do SESI, subsídios teóricos e metodológicos para a implementação e fortalecimento da política da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
  • Contextualizar a educação especial, a luz dos fundamentos epistemológicos, históricos, políticos e legais da educação inclusiva;
  • Definir, identificar e caracterizar o atendimento educacional especializado para estudantes com Deficiência, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação, nas escolas comuns do ensino regular;

 

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Metodologia

A formação será 100% on-line, com aulas síncronas e assíncronas intercaladas onde, além dos conteúdos abordados durante os encontros síncronos, serão disponibilizados materiais complementares no AVA, para que os cursistas possam aprofundar seus conhecimentos sobre os temas abordados. A formação será realizada priorizando a práxis pedagógica, por meio de relatos e estudos de caso, de modo que os conhecimentos e saberes da experiência de cada professor sejam socializados e discutidos e, assim, constituam-se em processo de construção de conhecimento.

Os princípios filosóficos do Direito à Diferença e Acesso de todos à Educação irão transversalizar o curso, constituindo-se como “esteiras conceituais” que possibilitem aos professores cursistas, refletirem sobre o papel da escola e a importância do convívio com as diferenças para a construção de uma escola e sociedade acolhedora para todos, todas e todes, indistintamente. Cada professor no âmbito de sua disciplina, decidirá acerca dos recursos didático/metodológicos que serão utilizados em sala. Entretanto, em consonância ao escopo conceitual do curso, serão priorizadas estratégias, recursos e serviços de Tecnologia Assistiva para promover acessibilidade necessária à autonomia e acesso ao conhecimento.

O curso será realizado à distância, com aulas síncronas quinzenais de, no máximo, 1h30min, correspondendo a 20% do curso. A maior parte do curso será realizada de forma assíncrona, permitindo que os estudantes possam acompanhar o material de acordo com sua disponibilidade, correspondente a 80%. As aulas síncronas oferecerão a oportunidade de interação direta com o professor e colegas, proporcionando uma experiência mais imersiva e colaborativa. Além disso, haverá um encontro presencial para a realização de uma oficina no componente curricular Atendimento Educacional Especializado e estratégias de aprendizagem na escola inclusiva, a ser realizada na sede do SESI em Brasília-DF.

 

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Informações Gerais

Público-Alvo Profissionais da Rede SESI (professores e gestores escolares: coordenadores, supervisores, orientadores educacionais das escolas da Rede Sesi.)
Carga Horária Total 394 horas
Tipo de Ensino À distância 
Período do Curso 11/09/2023 à 10/09/2024
Turno Quando encontros síncronos, estes serão realizados na quarta-feira das 18:30-20:00


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Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção, Inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

 

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Módulos

Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (32h) Ementa: A inclusão escolar nas interpretações pós-estruturalistas da diferença. Formas de repensar a diferença e a diversidade como tópicos educacionais. Concepções e práticas pedagógicas decorrentes dos processos de diferenciação. A natureza complementar da Educação Especial e seu impacto nos níveis, etapas e modalidades de ensino. Acesso de todos à Educação. As diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
O Atendimento Educacional Especializado - AEE e Estratégias de Aprendizagem na Escola Inclusiva (128h) Ementa: Os fundamentos do atendimento educacional especializado e diferentes estratégias de aprendizagem na escola inclusiva. A Tecnologia Assistiva e a construção da acessibilidade ao currículo. O desenvolvimento do estudo de caso e a elaboração do plano de AEE.
Altas Habilidades/Superdotação. Escola criativa e Desenvolvimento Humano (32h) Ementa: Compreender conceitos teórico-metodológicos de base social, histórica e cientifico que sustentam a metodologia de ensino para educandos de Altas Habilidades/Superdotação ou Talentoso (a) na Educação Básica. Analisar as competências e práticas pedagógicas relacionadas à educação dessa categoria de sujeito. Analisar fatores culturais e individuais determinantes no ensino-aprendizagem para educandos de Altas Habilidades/Superdotação ou Talentosos(as).
Inclusão: o trabalho com a diferença na escola comum (32h) Ementa: Diferença como base conceitual da educação inclusiva. A garantia do direito à educação de todos os alunos, pelo olhar sensível voltado à escola e suas práticas cotidianas. Linguagens artísticas como expressão do trabalho com a diferença na escola comum. Escolhas políticas em uma escola inclusiva. Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática. Formação docente em serviço. Práticas pedagógicas inclusivas em contraposição às práticas excludentes. Ensino, aprendizagem e avaliação na perspectiva inclusiva. Currículo: acessibilidade ao conhecimento em contraposição à adaptação.
Tópicos da neuropsicologia sob a perspectiva da teoria sócio histórico cultural (32h) Ementa: Contexto histórico de desenvolvimento dos estudos de Vygotsky e Luria. Neuropsicologia sob a perspectiva da teoria sócio histórico cultural. Percepção. Generalização e abstração. Atenção. Memória. Emoções. ZDP. Pensamento e linguagem. Análise de aspectos da inclusão sob a perspectiva da teoria histórico cultural.
Exclusões sociais e interseccionalidades (32h) Ementa: Artimanhas da exclusão: análise psicossocial, ética e estética da desigualdade social. Relações entre sociedade, capitalismo e exclusão. Violências e estigmatização das minorias étnicas e sociais. A interseccionalidade gênero, raça e classe.
Relações étnico-Raciais, Povos originários e interculturalidade (32h) Ementa: A contribuição das populações Negra e Indígenas para a formação do povo brasileiro; O racismo estrutural no Brasil e as lutas para sua superação; Lugar de Fala; Fundamentos para uma Educação Antirracista e Intercultural como possibilidades decoloniais para a superação do racismo no Brasil.
Práticas corporais e artes inclusivas na escola (32h) Ementa: Direito da pessoa com deficiência ao esporte e cultura. Acessibilidade cultural. Esporte Paralímpico na escola. Dança inclusiva. Desenho Universal da Aprendizagem na Educação Física e artes. Diferentes linguagens artísticas e inclusão.
Metodologia da Pesquisa em Educação (32h) Ementa: A pesquisa em Educação no Brasil. Análise da produção acadêmica em educação. Abordagem e tipo de pesquisa. Procedimentos de coleta e análise de informações. Escrita acadêmica: do projeto de pesquisa a produção do artigo.


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Contato                                      

Coordenador: Profa. Dra. Denise de Oliveira Alves                                                   

Subcoordenador: Profa. Dra. Margareth Pereira Arbués

Apoio Administrativo: Katiel C. S. Castro

E-mail: katiel_castro@ufg.br

 


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