Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM
- Missão
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Mobilidade e Pesquisa
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da Universidade Federal de Goiás (UFG) tem como missão gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade.
Voltar para o início da página.
Tem como objetivo a produção e difusão de conhecimentos sobre a administração de organizações e a formação de profissionais para atuarem no ensino e na pesquisa em administração, bem como, na gestão de organizações públicas e privadas.
Voltar para o início da página.
- O PPGADM é o primeiro e único programa a ofertar Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração no estado de Goiás. Na região Centro-Oeste, existem apenas dois outros Mestrados Acadêmicos em Administração: um no Distrito Federal, na UNB, e outro no Mato Grosso do Sul, na UFMS. Estas duas instituições sediam também doutorados em Administração. O curso de doutorado do PPGADM é o
terceiro. Desse modo, a existência do PPGADM é fundamental para fortalecer a pesquisa e a formação docente no Estado de Goiás e na Região Centro Oeste.
- Entre as oportunidades e pontos fortes que o programa possui, destacam-se: parcerias internacionais com universidades para intercâmbio e pesquisa; existência de editais de órgãos de fomento voltados à financiamento da pesquisa e internacionalização; existência de financiamento para professor visitante estrangeiro/nacional; convênios com entidades público-privadas para financiamento de projetos específicos; expansão dos grupos de pesquisa; ampliação do quadro docente permanente; parcerias com outras universidades brasileiras para promoção de ensino, pesquisa e extensão.
Voltar para o início da página.
O PPGADM tem dois laboratórios com 28 computadores equipados com as ferramentas computacionais adequadas à pesquisa e a redação de trabalhos e conectados à rede para pesquisas na WEB e consulta ao Portal de Periódicos da CAPES que se fizerem necessárias. Estes laboratórios são compartilhados com os demais Programas de Pós-graduação da FACE/UFG (Economia e Contabilidade). Além destes laboratórios localizados na Unidade Acadêmica, os alunos do programa têm acesso aos laboratórios de uso compartilhado com os demais discentes da FACE, graduação e especialização. São dois laboratórios de informática situados no Centro de Aulas B da UFG; os laboratórios ainda podem ser utilizados para uso dos discentes em suas pesquisas acadêmicas e elaboração de trabalhos.
Voltar para o início da página.
De maneira geral o corpo de docentes permanentes do PPGADM pode ser considerado em formação, visto que o tempo médio de titulação é de 7,5 anos, tendo seis DP com 8-13 anos de doutorado, e oito com menos de oito anos de conclusão de doutorado. Esta jovialidade se torna motivadora por alinhar o crescimento e representatividade dos docentes com o amadurecimento do programa, grupos de pesquisa e produções. Cabe ressaltar que a jovialidade do programa se complementa com a da unidade a qual está vinculada. A Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) possui pouco mais de dez anos, e desde então, os docentes aprimoraram suas formações e relevância nacional e internacional. Em dezembro do ano de 2020, o quadro de docentes permanentes do programa era formado por 14 (quatorze) professores, sendo sete na linha de Estratégia, Empreendedorismo e Inovação e sete na linha Administração Pública e Políticas Públicas, além de dois docentes colaboradores por linha.
Voltar para o início da página.
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM), nível Mestrado Acadêmico, teve sua autorização para funcionamento/recomendação pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior - CTC-ES, em sua 149ª reunião, realizada em setembro de 2013. Tem como objetivo a produção e difusão de conhecimentos sobre a administração de organizações e a formação de profissionais para atuarem no ensino e na pesquisa em administração, bem como, na gestão de organizações.
Voltar para o início da página.
Ocorreram ao longo do quadriênio intercâmbios internacionais. Foram cooperações em curso com as seguintes instituições University of Maryland (Estados Unidos), University of New Brunswick (Canada), e Dalhousie University (Canadá). Em inglês foram realizados o seminário How To Publish and Not Perish in Top Management Journal com o Prof. Jeff McNaly da University of New Brunswick do Canadá e o Prof. João Abreu de Faria Bilhim da Universidade Técnica de Lisboa (Ulisboa). O Prof. Marcos Severo atuou como professor visitante na Indian Institute of Technology Delhi (IIT) e atualmente está vinculado no Institute of Technology Gandhinagar (IITGN). O Prof. Ricardo Limongi atua como Professor Visitante no Programa de Mestrado da Universidad de Santiago de Chile. Como forma de ampliar a interação internacional o programa tem ampliado a oferta e parceria com instituições internacionais para receber alunos internacionais como regulares no programa. O primeiro caso foi do discente Agnelo Pinto, titulado no ano de 2018, oriundo do Guiné-Bissau que desenvolveu sua pesquisa na linha de pesquisa de administração pública. No ano de 2020, um novo aluno, desta vez do Haiti, ingressou o programa como aluno regular. Ainda na perspectiva de discentes o programa obteve ao longo do quadriênio três casos de experiência internacional durante o mestrado. Os egressos Alexandre Pinchamel e Lourival Ribeiro fizeram um período de estudos no Canadá, e o egresso Rubens estudou na Argentina.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
- | - | Conceito 4 | Conceito 4 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado e Doutorado |
Áreas de Concentração | Administração de Organizações |
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular | Os alunos do mestrado devem cursar 24 créditos em disciplinas (384 horas), distribuídas da seguinte forma: 16 créditos em disciplinas obrigatórias, 4 créditos em disciplina da linha, 4 créditos em disciplina de livre escolha. Os discentes do doutorado devem cursar 34 créditos em disciplinas (544 horas) distribuídas da seguinte forma: 24 créditos em disciplinas obrigatórias; 6 créditos em disciplina da linha e 4 créditos em disciplina de livre de escolha. |
Disciplinas |
Disciplinas obrigatórias no mestrado: Teorias Organizacionais (64h), Pesquisa em Administração (64h), Métodos Quantitativos em Administração (64h) e, de acordo com o método de pesquisa escolhido para o projeto de pesquisa, Análise multivariada de dados (64h) ou Métodos qualitativos em administração (64h). Disciplinas obrigatórias no doutorado: Teorias Organizacionais (64h), Pesquisa em Administração (64h), Métodos Quantitativos em Administração (64h), Análise multivariada de dados (64h), Métodos Qualitativos em administração (64h), Formação para o Ensino da Administração (32h) e Tópicos Especiais em Métodos de Pesquisa (32h).
|
Voltar para o início da página.
Último edital: clique aqui e confira.
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. Thiago Alves
Vice-coordenadora: Profa. Dra. Daniela Rosim
Site: ppgadm.face.ufg.br