O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS

Objetivos

O objetivo principal do PPGAS é oferecer aos discentes uma sólida formação na área de concentração que é Antropologia Social e nas linhas do programa ao qual o projeto de pesquisa do/a discente estiver vinculado, permitindo a produção de conhecimentos e a inserção profissional. O programa prepara estudantes para trabalhar em docência, pesquisa em museus e centros de investigação e com demarcação de terras indígenas e quilombolas, com projetos de impacto ao meio ambiente, e outras demandas surgidas no campo das políticas públicas (educação, saúde, cultura, patrimônio, alimentação, envelhecimento, gênero e sexualidade). O discente do PPGAS, ao mesmo tempo que tem uma grade curricular sobre a constituição das principais teorias, métodos e escolas da antropologia social, também se especializa nos principais temas e questões de nossas linhas de pesquisa em disciplinas optativas e nos núcleos e grupos de pesquisa. Com a adoção de Políticas de Ações Afirmativas, também se tornou objetivo do programa a inclusão de docentes negros, de disciplinas e de bibliografias de autores/as negras, indígenas e quilombolas, visando uma formação ampla não apenas para o conhecimento antropológico clássico, mas também para outros saberes, que enriquecem a produção antropológica contemporânea.

 

Voltar para o início da página.

 

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFG teve início em 2009, com o curso de mestrado aprovado pela CAPES em 2008. O Programa foi criado no âmbito da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, cujo curso de graduação em Ciências Sociais data de 1964. Em dezembro de 2014, foi aprovada a proposta de criação do curso de doutorado em Antropologia Social e a primeira turma de doutorado iniciou-se em 2015. O PPGAS vincula-se também ao Museu Antropológico (MA) da UFG, inaugurado em 1970, referência na região no campo museológico. Desde o início a proposta do PPGAS foi a de ser referência na produção de conhecimento antropológico na Região Centro-Oeste, por meio da realização de etnografias que focassem em questões e demandas da área, assim como um Programa formador de recursos humanos no campo da Antropologia Social, gerando quadros para instituições, organizações e departamentos, que atuam com temas afins ao campo de conhecimento. Ao longo do tempo, o Programa expandiu seu alcance em relação à área de atuação, abrangendo outras regiões do país, construindo relações e vínculos com instituições de outros países, assim como aumentando sua produção acadêmica por meio do incremento de mais temas e projetos de pesquisa.

O PPGAS/UFG vem se consolidando, portanto, como centro de referência na produção de conhecimento e formação de recursos humanos na área de Antropologia Social e tem respondido a uma demanda
crescente por formação antropológica na região. Excetuando-se o programa da UnB, no Distrito Federal, o PPGAS da UFG é o único no Centro-Oeste com mestrado e doutorado. De forma especial, o Programa vem desempenhando importante papel na formação de docentes e pesquisadores em Goiás, atraindo, igualmente, estudantes de estados adjacentes como Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Maranhão, Pará entre outros estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Em consonância, docentes e discentes, em maioria, estão envolvidos na produção de conhecimento antropológico de temas e problemas regionais, característica que marca uma das prioridades do PPGAS, efetivada desde o início do Programa. Desde sua fundação em 2009 - e sobretudo na quadrienal relativa aos anos de 2017 a 2020 - o PPGAS/UFG tem desenvolvido, ademais, uma política consistente em prol da promoção e ampliação de iniciativas de internacionalização, assim como de ações voltadas à visibilidade e inserção das ações do programa em termos locais, regionais e nacionais. Para tanto, um conjunto amplo de atividades foram desenvolvidas em prol do alargamento das fronteiras das pesquisas vigentes, do aumento da visibilidade das investigações, da produção intelectual do programa, assim como da expansão do conhecimento e da experiência profissional de docentes, discentes e egressos/as.

 

Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
Conceito 3 Conceito 4 Conceito 4 Conceito 5

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Nível Mestrado e Doutorado
Áreas de Concentração  Antropologia Social 
Linhas de pesquisa
  • Etnografia dos conhecimentos e experimentações etnográficas;
  • Etnopolíticas, resistências e transformações epistemológicas;
  • Corpo e marcadores sociais da diferença;
  • Etnografia dos patrimônios, memórias, paisagens e cultura material.
 Estrutura Curricular  Os limites mínimos do número de créditos em disciplinas e em atividades complementares necessários à integralização do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social são de: 24 créditos para o Mestrado; 28 créditos para o Doutorado.

 

Voltar para o início da página.

 

 

Contato 

Site: ppgas.fcs.ufg.br/ 

 

botão cadastre-se

Voltar para o início da página.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.