Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade - PPGBB
O Programa objetiva a formação de doutores para atuar nos mais variados campos de estudo da Biotecnologia e da Biodiversidade. Visa aprofundar a formação científica, técnica e cultural do pós-graduando de forma a permitir contribuição original e criativa na área de pesquisa científica e tecnológica com o foco na inovação, e na formação de recursos humanos de alto nível. Pretende-se, no desenvolvimento do Programa, a integração das Instituições dos Estados da Região Centro Oeste com a participação de professores, orientadores e doutorandos e também de profissionais do setor produtivo, a fim de permitir esforços conjuntos e racionalizados. Neste contexto, objetiva-se agregação de conhecimentos sobre a biodiversidade regional visando o desenvolvimento de processos, produtos e serviços que venham contribuir para a bioindústria local e para o desenvolvimento sustentável da Região. Nesse sentido, grande destaque será dado ao estudo da biodiversidade regional para fins biotecnológicos além de outros projetos que levem ao desenvolvimento da bioindústria local (agropecuária, indústria farmacêutica, biocombustíveis, etc). Mais importante, o Programa deverá contribuir com as IES e com os governos locais para a criação da cultura e de ambientes favoráveis ao empreendedorismo dos doutorandos, principalmente na geração de patentes e de criação de novos negócios.
Voltar para o início da página.
Ao concluir o curso de Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade, o profissional deverá apresentar uma sólida formação científica que o habilite para atuar no ensino e pesquisa no contexto da biotecnologia a partir do potencial da biodiversidade. Deverá, ainda, estar apto a inserir-se em atividades de inovação e extensão tecnológica, além de setores da indústria e de serviços biotecnológicos. O egresso do Curso deve apresentar um nível elevado de senso crítico com relação aos problemas relacionados à sua área de atuação, sendo capaz de discernir os aspectos relevantes dos pontos de vista científico, tecnológico, de inovação, humanístico, social, econômico, ecológico e político. Os detentores do título de Doutor em Biotecnologia e Biodiversidade serão também aptos a desempenhar, de forma independente, funções tais como elaborar e coordenar projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, tanto em universidades como no setor industrial. Poderão, ainda, desempenhar diferentes funções, nos setores público e privado, em atividades onde a experiência em inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico sejam requisitos fundamentais, tais como a geração de novos produtos, planejamento, controle de processos biológicos, assessoria, regulamentação e fiscalização, ou qualquer outra atividade onde a biotecnologia desempenha papel relevante.
Voltar para o início da página.
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade integra a Rede Centro Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Rede Pró-Centro Oeste), instituída pela portaria interministerial MCT/MEC nº 1038, de 10 de dezembro de 2009. A Rede Centro Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação – Pró-Centro-Oeste, congrega Instituições de ensino e pesquisa dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, suas respectivas Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e Fundações de Amparo à Pesquisa.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
- | - | Conceito 4 | Conceito 4 |
Voltar para o início da página.
Nível | Doutorado |
Linhas de pesquisa |
|
Disciplinas | Bases Moleculares de Defesa de Plantas, Biocombustíveis, Biodiversidade, Biodiversidade, Conservação e Sustentabilidade, Biologia e Genética da Conservação, Biologia Sintética, Biomecânica, Bioprospecção de Produtos Naturais, Bioprospecção e Microbiologia Aplicada, Biotécnicas Aplicadas à Reprodução Animal, Biotecnologia, Biotecnologia de Leveduras, Células Tronco, Cultura de Células Animal, Desenvolvimento de Plantas Biotecnológicas, Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos, Desenvolvimento de Proteínas e Peptídeos Bioativos, Ecologia, Uso e Conservação da Biodiversidade, Ecotoxicologia, Engenharia Genética, Engenharia Genética de Plantas, Ensaios Biológicos PréClínicos, Espectrometria de Massa Aplicada a Biomoléculas, Etnobiologia, Expressão Heteróloga, Expressão Heteróloga em Plantas, Farmacologia de Princípios Ativos, Fundamentos de Química Verde, Genômica Ambiental, Inovação Biotecnológica, Melhoramento de Espécies Cultivadas, Metanálise, Métodos em Bioquímica e Biologia Molecular, Métodos Físicos de Determinação Estrutural, Nanotecnologia, Produção Sustentável de Ruminantes, Tecnologia Enzimática, Tolerância aos Estresses Abióticos em Plantas, Tópicos Especiais em Biodiversidade, Tópicos Especiais em Biofísica, Tópicos Especiais em Bioinformática, Tópicos Especiais em Biologia Molecular, Tópicos Especiais em Biotecnologia, Tópicos Especiais em Imunologia Molecular, Virologia Aplicada. |
Voltar para o início da página.
Último edital: clique aqui.
Voltar para o início da página.
Coordenador:Prof. Dr. Nivaldo dos Santos
Vice-coordenadora: Profa. Dra. Katia Flávia Fernandes Silva
Site: clique aqui.