Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC
- Missão
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil do Egresso
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Mobilidade e Pesquisa
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O programa tem sua atuação pautada pela missão da UFG, conforme expressa no PDI da Universidade: "A UFG tem como missão produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade.”
Voltar para o início da página.
O PPGCC tem por objetivos formar profissionais capacitados e qualificados para atuarem na geração de conhecimento, tecnologias e inovações na área de Computação, visa proporcionar ao discente o domínio metodológico das atividades típicas da pesquisa científica, bem como proporcionar-lhe um ambiente frutífero para o desenvolvimento de sua capacidade de contribuir com conhecimento e aplicações inovadoras na indústria; Promover a melhoria da qualidade do ensino superior em Computação, através da formação de docentes para atuarem em instituições de ensino superior da região, bem como por meio de uma integração ampla com os cursos de graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Inteligência Artificial do Instituto de Informática da UFG; Promover o avanço da pesquisa e inovação desenvolvidas no Inf-UFG, consolidando as linhas de pesquisa e incentivando a colaboração entre alunos (nos diversos níveis) e docentes (membros ou não do corpo docente de programa), bem como com demais membros da comunidade científica local, nacional e internacional; Contribuir para a solução de problemas regionais que demandam recursos e soluções computacionais, promovendo o desenvolvimento de inovações e o intercâmbio com o setor produtivo; Incentivar e valorizar ações que visam à inserção internacional, tais como a participação em projetos de pesquisa em parceria com universidades e centros de pesquisa em outros países e o intercâmbio de docentes e discentes com essas instituições.
Voltar para o início da página.
- Os professores do programa têm conseguido desenvolver projetos de pesquisa relevantes, sendo que 32% dos projetos obtiveram financiamento em 2020, totalizando 37 projetos com financiamento (de um total de 116 projetos de pesquisa em andamento).
- O PPGCC possui 08 projetos de pesquisa financiados desenvolvidos em parceria com instituições estrangeiras (de um total de 60 projetos nesta condição cadastrados no sistema de gerenciamento de projetos da Universidade); além disso o programa foi um dos 10 programas da universidade que contou com professor visitante estrangeiro no período compreendido pela pesquisa que envolveu o relatório de diagnóstico da internacionalização da UFG (2019).
Voltar para o início da página.
O programa conta com a infraestrutura de laboratórios do Instituto de Informática, composta por laboratórios de ensino e laboratórios de pesquisa. Os primeiros são de uso comum no Instituto e compartilhados com a graduação, enquanto os últimos são geridos pelas respectivas linhas de pesquisa e utilizados, principalmente, por alunos de pós-graduação e alunos de iniciação científica. Cada linha de pesquisa possui um ou mais laboratórios, como por exemplo: Laboratório de Pesquisa em Fundamentos e Aplicações, Laboratório de Metodologia e Técnicas de Computação, LABORA (Computer Networks and Distributed Systems LABORAtory), Laboratório de Pesquisa em Visão Computacional e Processamento de Imagens (PixelLab) e o Laboratório de Inteligência Computacional. Esta infraestrutura é complementada por recursos externos, como o cluster de computadores do Instituto de Informática e o LAMCAD-UFG (Laboratório Multiuso de Computação de Alto Desempenho). Em ambos, recursos computacionais podem ser reservados e mobilizados para uso em projetos de pesquisa do programa.
Voltar para o início da página.
O programa tem por objetivo formar egressos capacitados para atuação tanto na academia quanto na indústria de software e afins. Nesse sentido, as seguintes características definem o perfil do egresso objetivado pelo programa:
- domínio dos fundamentos da Ciência da Computação, complementado com o foco em uma linha de pesquisa específica,
- domínio da aplicação do método científico, habilitando o egresso para o desenvolvimento e participação decisiva em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação,
- capacitação para atuar em docência no ensino superior nas diversas áreas da Computação,
- competência para comunicação científica,
- visão ampla do cenário atual da Computação no Brasil e no mundo.
Voltar para o início da página.
O atual (2020) corpo docente do PPGCC é formado de 32 docentes permanentes (DP), 03 docentes colaboradores e 01 docente visitante. Quanto à formação de Graduação, entre os 32 DPs, 17 têm formação em Ciência da Computação, 05 em áreas correlatas (Engenharia de Computação, Análise de Sistemas e Processamento de Dados) e 10 em áreas afins (Matemática, Engenharia Elétrica e Engenharia Química). Esta predominância de formação básica do corpo docente permanente em cursos de graduação em Computação e áreas correlatas permite garantir a identidade do Programa dentro de sua área de concentração, considerando tanto o ensino quanto a pesquisa desenvolvidos no programa. Por sua vez, a parcela de docentes com formação de graduação em áreas afins adiciona diversidade às linhas de atuação.
Voltar para o início da página.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) foi criado em 2004 no Instituto de Informática (INF-UFG), inicialmente apenas com o nível de mestrado, com conceito 3 e com um corpo docente composto por 12 professores permanentes, sendo 10 pertencentes ao INF-UFG e 2 pertencentes ao Instituto de Matemática e Estatística da UFG. Em 2020, ao completar 16 anos de existência, o PPG titulou aproximadamente 300 mestres. O doutorado foi criado em 2019, após o sucesso da parceria com a UFMS em um programa de doutorado em associação, que permitiu criar as condições (em ambas as instituições) para a proposta de um curso de doutorado próprio.
Voltar para o início da página.
Durante o quadriênio (2017-2020), o PPGCC realizou uma série de seminários internacionais em parceria entre o Grupo de Pesquisa em Estruturas Formais, Fundamentos e Aplicações (UFG) e o GTC/UnB, com a participação de diversos convidados internacionais, advindos de instituições como University of Groningen; Université de Paris, CNRS, IRIF, Institut Universitaire de France; University of Mary Washington; University of Mexico (UNAM) e University of Groningen. Além disso, o PPG possui vários projetos de pesquisa com colaboração internacional: ACHOR - Adaptive Enactment of Service Choreographies — em cooperação com o INRIA Paris; Algoritmos de Estimação de Distribuição para Seleção de Variáveis em Problemas de Calibração Multivariada (Universal CNPq 2014) — em cooperação com a Universidade de Wyoming; Visão Computacional aplicada ao auxílio de diagnóstico de pneumonias na infância — em cooperação com a Florida Atlantic University; Desenvolvimento de uma plataforma para o diagnóstico auxiliado por computador na identificação do Glaucoma — em cooperação com a Florida Atlantic University; Emergent Systems for Smart Cities: An Approach based on Domain-Specific Middleware and Microservices — em cooperação com a Universidade de Lancaster; ProjectAFRICA - Empowering Women by a Soil Fertilizer Companion — em cooperação com a Fraunhofer Portugal AICOS; UC-SPACE: User-Centric Programming of Smart Spaces Using Models@Runtime and Cloud-Enabled Mobile Devices and Applications — em cooperação com a Universidade de Rennes 1.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
- | Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 4 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado e doutorado. |
Áreas de Concentração | Ciência da Computação. |
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular |
O estudante de mestrado deve integralizar 20 créditos, sendo 08 créditos em disciplinas obrigatórias, 10 créditos em disciplinas específicas (dos quais até 02 créditos podem ser obtidos com a disciplina de estudo dirigido) e 02 créditos em atividades complementares. A defesa da dissertação, por sua vez, corresponde a 16 créditos, os quais não têm equivalência com carga horária e não podem ser computados para satisfazer o requisito de créditos para integralização. O Mestrado tem duração mínima de 18 e máxima de 24 meses, sendo admitida uma prorrogação de prazo por até 06 meses, bem como uma prorrogação adicional, em casos excepcionais, de até 03 meses. Por sua vez, o estudante de doutorado deve integralizar 24 créditos, sendo 04 créditos em disciplina da área de Teoria da Computação, 16 créditos em outras disciplinas e 04 créditos em atividades complementares. A defesa da tese corresponde a 24 créditos. O doutorado tem duração mínima de 24 e máxima de 48 meses, sendo admitida uma prorrogação de prazo por até 12 meses, bem como uma prorrogação adicional, em casos excepcionais, de até 06 meses. |
Disciplinas |
Disciplina do eixo Área de Concentração: Estrutura de Dados e Projeto de Algoritmos (64h). Disciplinas do eixo Formação para a Pesquisa: — Metodologia Científica (64h); Estudo Dirigido 1, 2, 3 e 4 (32h). Disciplinas do eixo Linha de Pesquisa — Fundamentos da Computação: Teoria dos Grafos (64h); Análise e Projeto de Algoritmos (64h); Programação Linear (64h); Lógica em Computação (64h); Tópicos Especiais em Fundamentos de Computação 1 e 2 (64h). Disciplinas do eixo Linha de Pesquisa — Metodologias e Técnicas de Computação: Engenharia de Software (64h); Banco de Dados (64h); Informática e Educação (64h); Tópicos Especiais em Metodologias e Técnicas de Computação 1 e 2 (64h). Disciplinas do eixo Linha de Pesquisa — Sistemas de Computação: Redes de Comunicação (64h); Sistemas Distribuídos (64h); Computação Paralela (64h); Tópicos Especiais em Sistemas de Computação 1 e 2 (64h). Disciplinas do eixo Linha de Pesquisa — Sistemas Inteligentes e Aplicações: Aprendizado de Máquina (64h); Processamento Digital de Imagens (64h); Visão Computacional (64h); Metaheurísticas (64h); Redes Neurais Profundas (64h); Processamento de Linguagem Natural (64h); Tópicos Especiais em Sistemas Inteligentes e Aplicações 1 e 2 (64h). |
Voltar para o início da página.
Último edital: clique aqui e confira.
Voltar para o início da página.
Coordenador: Fabrízzio Alphonsus Alves de Melo Nunes Soares.
Vice-coordenador: Rogério Lopes Salvini