Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - PPGCB
O programa tem por objetivo e missão a capacitação e formação de profissionais para atuarem na docência do ensino superior, na pesquisa científica e no desenvolvimento de atividades inerentes à área de Ciências Biológicas, visando o progresso científico, humano, social e ambiental.
Voltar para o início da página.
O programa tem como objetivos específicos:
- Formar recursos humanos para atuarem nas áreas de bioquímica, genética, farmacologia, fisiologia, morfologia, biotecnologia, biologia celular e biologia molecular;
- Formar sujeitos críticos, capazes de usarem as ferramentas adquiridas no decorrer de seus cursos para solução de problemas relacionados às suas áreas de formação;
- Ao nível de mestrado, formar sujeitos para atuar na docência superior com capacidade de usar ferramentas didático-pedagógicas atuais, lançando mão da criatividade para enfrentar o desafio do
ensino-aprendizagem; - Ainda ao nível de mestrado, formar sujeitos que tenham uma base de formação ampla e que lhes permita manterem-se atualizados nos temas relacionados à grande área das Ciências Biológicas;
- Ao nível de doutorado, formar docentes pesquisadores aptos a atuar em grandes centros de pesquisa, elaborar projetos, redigir artigos científicos e propor soluções para os problemas relacionados à grande área das Ciências Biológicas.
Voltar para o início da página.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (PPGCB-UFG) foi criado pela Resolução 143/79 do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa (CCEP). O PPGCB é um dos programas pioneiros na UFG, sendo o primeiro do Instituto de Ciências Biológicas e fez parte do início da história da Pós-Graduação Stricto sensu na Universidade. Sua criação atendeu à demanda local e a de toda a Região Centro-Oeste que carecia de recursos humanos qualificados para atuar no Ensino Superior e na Pesquisa nas áreas das ciências biológicas, agrárias e da saúde. A primeira turma de mestrado foi iniciada em 1980 com o nome de "Mestrado em Biologia Celular" e foi durante muitos anos o espaço para a atuação científica dos docentes das áreas de Ciências Biológicas e Saúde da UFG. Esta necessidade de fornecer as condições para o exercício da pesquisa científica fez com que o Mestrado em Biologia tivesse sempre uma diversidade de orientadores e linhas de pesquisa.
Por muitos anos, o Mestrado em Biologia teve o perfil de um Programa “guarda-chuva”, pois não havia muitos PPGs em áreas específicas de Biologia e Saúde. Assim, o Biologia abrigava um grande número de pesquisadores destas áreas que ingressavam na UFG. Entre 1988 e 1990 o Programa passou por uma primeira reestruturação e, a partir de 1990, passou a conferir aos seus egressos o título de Mestre em Biologia nas áreas de concentração de Genética, Fisiologia, Morfologia, Bioquímica e Biologia Molecular e Ecologia. Nesta época, o programa abrigava professores da Faculdade de Odontologia, Escola de Veterinária, Faculdade de Farmácia, pesquisadores da EMBRAPA, além dos docentes do ICB. O curso chegou a ter 35 docentes credenciados. Nas avaliações trienais deste período (1999-2001 e 2001-2003), o Programa foi conceituado pela CAPES com nota 4 nos dois períodos.
Em 2004, a CAPES aprovou a proposta de doutorado e o curso passou a se chamar Programa de Pós- Graduação em Biologia. Logo em seguida, por orientação da CAPES, o grupo de professores que compunham a área de Ecologia criou um programa, o PPG Ecologia e Evolução. Diante disto, o Biologia passou por uma nova reestruturação, passando a organizar-se em uma única área de concentração intitulada Biologia Celular e Molecular. Entre os anos de 2010 e 2012, por iniciativa de alguns professores do Programa da área de Bioquímica, foi iniciado o processo de criação de um novo Programa no ICB, o PPG em Genética e Biologia Molecular, sendo o segundo Programa nucleado pelo PPGCB. Ressalta-se também que com a abertura de outros PPGs na UFG em áreas específicas, como Odontologia, Ciências Farmacêuticas, Ciências da Saúde, Agronomia, entre outros, vários professores participaram da criação e migraram para estes programas que se enquadravam melhor em suas linhas de pesquisa.
No período de 2005 a 2007, o PPGCB conduziu um Mestrado Interinstitucional (Minter), tendo como instituição receptora a Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (FESURV) onde foram qualificados 18 mestres, muitos dos quais estão atuando como docentes naquela instituição. A partir de 2010, com a redistribuição dos docentes em outros PPGs e com o ingresso de novos professores, o corpo docente do PPG em Biologia se agrupava em um novo perfil centralizado em duas grandes áreas, “Fisiologia e Farmacologia” e “Bioquímica e Genética”.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
Conceito 3 | Conceito 4 | Conceito 5 | Conceito 5 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado e doutorado. |
Áreas de Concentração |
|
Linhas de pesquisa |
|
Voltar para o início da página.
Site: https://pos.icb.ufg.br/
Instagram: https://www.instagram.com/ppgcb_ufg/