Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - PPGCF
- Missão
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
A área de Fármacos e Medicamentos, em sua abrangência no contexto das Ciências Farmacêuticas no PPGCF-UFG, tem como a missão mais elevada oferecer, ao discente, ferramentas para auxiliar a esclarecer mecanismos de ação de candidatos a protótipos de fármacos e espécies vegetais nativas da biodiversidade brasileira - em especial do cerrado - assim como realizar a caracterização de constituintes químicos de origem natural e sintética, aprimorar formas farmacêuticas de medicamentos, fitoterápicos e fitocosméticos, bem como desenvolver métodos alternativos e empregar ferramentas computacionais no contexto químico-farmacêutico, da toxicologia e do controle de qualidade, observando-se, sempre, impactos na saúde pública e ao meio ambiente.
Voltar para o início da página.
O programa objetiva a promoção e avanço do conhecimento na área de concentração Fármacos e Medicamentos, apresentando como objetivos específicos a formação de docentes e pesquisadores qualificados para:
- Atuar com excelência no ensino de disciplinas relacionadas às Ciências Farmacêuticas, na rede pública ou privada de ensino superior;
- Atuar em alto nível na pesquisa de novos fármacos e desenvolvimento de medicamentos;
- Prestar, de forma primorosa, serviços de assessoria técnico-científico em órgãos governamentais e estabelecimentos privados que exerçam atividades inerentes às Ciências Farmacêuticas;
- Propiciar a produção de novos conhecimentos na área de Farmácia, detectando problemas relativos às Ciências Farmacêuticas e elaborando propostas inovadoras de pesquisa que contribuam para a sua resolução.
Voltar para o início da página.
- No quadriênio 2017-2020, destaca-se a inauguração de um centro de pesquisas composto por Laboratórios Integrados para Inovação em Ciências Farmacêuticas (LIFC). O complexo LIFC instalado no Parque Tecnológico da UFG, Campus Samambaia, integra em mais de 2 mil m2, dois grupos de excelência da FF-UFG e PPGCF, o FarmaTec - Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Fármacos, Medicamentos e Cosméticos e o Toxin - Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia In Vitro.
- O programa participa de duas Redes de Pesquisa Internacionais: Projeto mundial OpenZika, em parceria com a IBM e outras instituições nacionais e estrangeiras (Carolina Horta, coordenadora Geral), e o Projeto FibEnTech-FCT, em parceria com a Universidade da Beira Interior.
Voltar para o início da página.
O programa conta com ampla diversidade de laboratórios, entre os quais:
- Laboratório de Biofarmácia e Farmacocinética (BIOPK);
- Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Fármacos, Medicamentos e Cosméticos (FARMATEC);
- Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia In Vitro (ToxIn);
- Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais (LPPN);
- Laboratório de PD&I de Bioprodutos;
- Laboratório de Nanosistemas e Sistemas de Liberação de Fármacos (NanoSYS);
- Laboratório de Análises Farmacêuticas e Ambientais;
- Laboratório de Modelagem Molecular para Planejamento de Fármacos e Estudos de Metabolismo (LabMol);
- Laboratório de Pesquisa em Toxicologia Ambiental (EnvTox).
Voltar para o início da página.
O perfil do corpo docente do PPGCF é formado, majoritariamente, por farmacêuticos. Dentre os 16 docentes permanentes, que compuseram o grupo neste quadriênio, apenas o recém-empossado, Prof. Boniek Gontijo Vaz, do Instituto de Química (IQ) da UFG, se formou em Química. Já entre os 4 colaboradores, tivemos uma Física, Profa. Lee Chen Chen e uma Bióloga, Profa. Elisangela de Paula Silveira Lacerda. Por sua vez, no que concerne à graduação, bem como à formação em pós-graduação, o perfil dos docentes é bastante eclético, atendendo de forma equilibrada às linhas propostas pelo Programa, incluindo áreas como: espectrometria de massas e química orgânica, Química Farmacêutica e Medicinal, Química Computacional e Modelagem Molecular, Tecnologia Farmacêutica e Produtos Naturais, Tecnologia Farmacêutica e Nanotecnologia, Farmacologia, Plantas Medicinais e Produtos Naturais, Eletroanalítica, Controle Fisico-Químico de Qualidade de Medicamentos, Farmacotécnica e Química Farmacêutica., Toxicologia e Ecotoxicologia, Controle de Qualidade, Cromatografia e Farmacocinética, Farmacologia de antitumorais, Métodos Alternativos em Toxicologia, Farmacologia Cardiovascular.
Voltar para o início da página.
A criação do Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Federal de Goias (UFG) foi uma iniciativa proativa de docentes comprometidos com o desenvolvimento da Faculdade de Farmácia (FF). O PPGCF-UFG nasceu com 8 docentes permanentes (apenas 1 bolsista CNPq – PQ2), em 2005, com o nível de Mestrado, visando suprir a demanda do Centro-Oeste, que até então não possuía programas de pós graduação na área de Farmácia. Neste contexto, o PPGCF-UFG foi pioneiro na região, contemplando a área de concentração, Fármacos e Medicamentos, que tem sido abordada em duas linhas de pesquisa, “Desenvolvimento farmacotécnico, analítico e avaliação biofarmacêutica de fármacos e medicamento” e “Planejamento, síntese e avaliação biológica de produtos naturais e moléculas bioativas”.
Voltar para o início da página.
Os docentes do PPGCF, de forma unânime apresentam colaborações formais ou informais ou com grupos de pesquisa estrangeiros. Destacam-se colaborações com as seguintes instituições:
- Europa: Universidade de Barcelona, Universidade de Santiago de Compostela, Universidad Miguel Hernandez, Universid de Cordoba, Universidade de Coimbra, Universidade da Beira Interior, Escola
Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, University of Glasgow, Robert Gordon University, Københavns Universitet, Lunds universitet; - América do Norte: University of New Mexico, University of North Carolina, Johns Hopkins University, Harvard School of Dental Medicine, University of Georgia, University of York;
- América do Sul: Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de Rio Cuarto, Universidad Nacional de Rosario, Universidad Nacional del Nordeste, Universidade Nacional de San Luis, Universidad de La Republica, Universidad Mayor de San Simón;
- África e Ásia: Cape Peninsula University of Technology, University of Johannesburg, India InstituteTechnology Roorkee.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
Conceito 3 | Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 4 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado e doutorado |
Áreas de Concentração | Fármacos e Medicamentos |
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular | A conclusão do curso Mestrado, deve-se dar de 18 a 24 meses, e depende da integralização de 16 créditos relativos à dissertação, 16 créditos em disciplinas e dois créditos em atividades complementares. Para o curso de doutorado, de 24 a 48 meses, com integralização de 24 créditos relativos à dissertação, 24 créditos em disciplinas e dois créditos complementares. Dos 16 créditos exigidos em disciplinas, 5 devem ser cumpridos em disciplinas obrigatórias, para mestrado e doutorado, sendo que a equivalência hora-aula/crédito é de 16h para disciplinas e 48h para atividades complementares. Assim, para mestrado o número mínimo de créditos em disciplinas optativas é de 11, e 19 para doutorado. |
Disciplinas |
Disciplinas obrigatórias: Seminários I (32h), Seminários II (48h). Disciplinas optativas: Escrevendo o Artigo Científico (64h), Bioestatística (64h), Wine Sciences (32h), Ferramentas da qualidade na gestão e logística farmacêutica industrial (48h), Novas formas farmacêuticas e nanosistemas de liberação de fármacos (48h), Extratos secos de origem vegetal: obtenção, caracterização e aplicações em tecnologias farmacêuticas (64h), Tecnologias em sistemas de liberação de fármacos (64h), Nanotecnologia aplicada ao desenvolvimento de produtos cosméticos (32h), Métodos para avaliação do desempenho de sistemas de liberação de fármacos (64h), Eletroquímica aplicada (64h), Tópicos especiais em análise de matérias primas vegetais (48h), Métodos espectrofotométricos e cromatográficos empregados na análise de fármacos e medicamentos (48h), Modelagem molecular aplicada ao planejamento de fármacos (48h), Cheminformatics and computer-assisted drug design (48h), Síntese orgânica medicinal (48h), Química de produtos naturais (64h), Química medicinal avançada (96h), Métodos alternativos à experimentação animal (32h), Farmacocinética pré-clinica e clínica: aspectos básicos e aplicados (64h), Aplicações de eletrodos modificados para eletroanálise e remediação eletroquímica de moléculas bioativas (96h), Farmacologia cardiovascular (32h), Tópicos especiais em farmacologia (48h), Toxicologia experimental (48h).
|
Voltar para o início da página.
Último edital: clique aqui.
Voltar para o início da página.
Coordenadora: Stephania Fleury Taveira
Vice-coordenadora: Carolina Horta Andrade
Site: ppgcf.farmacia.ufg.br/