Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM

Missão 

O PPGCOM atende a missão da UFG, que é “[...] gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade”. A finalidade do PPGCOM, portanto, é formar, no nível acadêmico e científico, mestres e doutores em Comunicação comprometidos com a transformação e o desenvolvimento social como um todo.

 

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Objetivos

O Programa tem por objetivo propiciar a capacitação e a formação de profissionais para atuarem na docência do ensino superior, na pesquisa científica e no desenvolvimento de atividades inerentes à sua área de concentração, ou seja, “Comunicação, Cultura e Cidadania” que é sustentada por duas linhas de pesquisa: Mídia e Cidadania e Mídia e Cultura.

 

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Diferenciais

- Um dos principais pontos fortes do PPGCOM é contar com um corpo docente (permanentes e colaboradores) com dedicação exclusiva à Universidade, o que permite que, ordinariamente, os mesmos estejam envolvidos em aulas na graduação e na pós-graduação, orientação de alunos nos trabalhos de conclusão de curso (graduação) e na orientação dos alunos de pós-graduação; além de atividades de pesquisa e, eventualmente, extensão. As Linhas de Pesquisa são favorecidas pela forte integração dos trabalhos dos professores do Programa, que se beneficiam da proximidade física proporcionada pela instalação de salas de trabalho na própria Faculdade e pela disponibilidade de tempo resultante da dedicação exclusiva para o diálogo acadêmico e pesquisas em conjunto.

- O PPGCOM está inserido em um projeto maior da UFG, PRPG, PRPI e FIC que tem como principal meta o aprimoramento constante das relações e articulações entre o ensino, a pesquisa e a extensão, o que é uma das maneiras de contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, comunicacional, informacional, cultural, educacional e de inovação de Goiás, do Centro-Oeste e de outras regiões brasileiras. Assim é que o PPGCOM afirma o propósito de assegurar ao acadêmico de mestrado e de doutorado um conjunto de conhecimentos indispensáveis para o estudo da Comunicação, suas representações, produções e experiências materializadas na cultura midiática e na cidadania, propiciando flexibilidade de escolha na composição de seu programa de estudos e adequando o oferecimento de disciplinas às linhas de pesquisa nele existente.

 

 

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Infraestrutura 

Na FIC, localizada no Câmpus Samambaia da UFG em Goiânia (GO), o PPGCOM possui espaço físico próprio composto por sala da Coordenação e da Vice-Coordenação; sala de elaboração e controle destinada à equipe da Revista Comunicação & Informação; sala da Secretaria informatizada conjugada com arquivos digitais e físicos; sala das Coordenações dos Cursos de Especialização; sala de estudos que também funciona como sala de reunião para os grupos de pesquisa, representação estudantil, bem como para atividades de orientação e outras correlatas; laboratório de informática específico para os docentes e discentes do Programa munido com computadores com acesso à internet e softwares que comumente são utilizados para o desenvolvimento de pesquisas na área, bem como bancadas com ponto de internet para notebooks; 2 salas de aula e um miniauditório exclusivos para as suas atividades, tais como qualificações, defesas e apresentações direcionadas.

A comunidade acadêmica do PPGCOM também pode contar, mediante agendamento, com outras 5 salas de aula, 1 auditório e 1 miniauditório na FIC, além de salas de aula e espaços laboratoriais e de eventos nos Centros de Aulas e em outros espaços da UFG. O auditório da FIC comporta 100 pessoas e é totalmente equipado para atividades especiais, como palestras, seminários e afins. Já o miniauditório, dotado com isolamento acústico, fica localizado no interior do Comunica Estúdio (Estúdio de Televisão), e geralmente é utilizado para qualificações, defesas e apresentações direcionadas. É importante salientar que a FIC-UFG também dispõe de gabinetes para os professores e diversos ambientes de reunião nos quais os estudantes podem ser recebidos para orientação ou mesmo realizar reuniões de estudos e de outros assuntos do seu interesse. Esses locais são equipadas com computadores com acesso à internet por fibra óptica e via rede wifi que abarca todo o Campus Samambaia da UFG por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o que beneficia a comunidade acadêmica tanto no que se refere à segurança dos dados, quanto na constância e velocidade da informação. Se computadas as salas de informática e de redação informatizada da FIC-UFG como um todo, os discentes contam com mais de 200 computadores que podem ser acessados mediante agendamento, sem contar com os dos ambientes exclusivos do PPGCOM, que estão sempre disponíveis aos mesmos.

Os docentes e discentes do PPGCOM ainda têm acesso a todos os laboratórios da Faculdade de Informação e Comunicação, incluindo o Comunica Estúdio (que agrega os laboratórios de Rádio e Televisão e de fotografia); as empresas juniores Mutare (Curso de Relações Públicas) e Ponto Comunicação (Curso de Publicidade e Propaganda); o Jornal Laboratório Samambaia (Curso de Jornalismo), bem como com as 4 redações informatizadas e os 4 laboratórios de informática da própria FIC. Além desses laboratórios, existem inúmeras possibilidades do corpo discente se vincular a ambientes laboratoriais na Secretaria de Comunicação da UFG, na TV UFG e na Rádio Universitária UFG em significativas experiências de pesquisa, extensão e ensino. O contato dos discentes com tais laboratórios ocorre principalmente por meio do estágio docente, das atividades de extensão e de projetos específicos que envolvem graduandos e pós-graduandos, a exemplo da organização de eventos, seminários, festivais de cinema, dentre outras atividades extensionistas, de pesquisa e de ensino do Programa e da FIC/UFG às quais o corpo docente é partícipe. Todavia, o grande destaque laboratorial está no Labicom, sigla dos Laboratórios Integrados de Comunicação e Informação da FIC/UFG, que se consiste um complexo laboratorial dos cursos de graduação e de pós-graduação da unidade acadêmica, ou seja, agrega a área da Comunicação Social (com os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas); o campo das Ciências da Informação (com os cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação) e os cursos Lato Sensu e Stricto Sensu do PPGCOM, com especial destaque para o Mestrado e para o Doutorado em Comunicação.

 

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Perfil dos docentes

Em 2020, o corpo docente do PPGCOM foi formado por 18 professores, sendo 13 permanentes, 3 colaboradores e 2 visitantes. Todos os docentes visitantes são professores aposentados da FIC/UFG ou da UnB, enquanto os colaboradores são jovens doutores recém ingressados no PPGCOM. Dos 13 docentes permanentes, 11 possuem área de formação inicial (graduação) em Comunicação Social, sendo 6 em Jornalismo, 3 em Relações Públicas, 1 em Publicidade e Propaganda e 1 em Radialismo, o que indica um índice de 84,61% de aderência à área, que é complementado por 1 docente visitante e 1 colaborador que tem formação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Os demais docentes possuem formação inicial em áreas afins à Comunicação, quais sejam: 2 permanentes com graduação em Biblioteconomia, 1 visitante bacharel em Letras e os demais colaboradores com vínculos ao campo das Ciências da Informação. Considerando o conjunto dos professores permanentes, visitantes e colaboradores, o PPGCOM possui um corpo docente experiente, com frequência de 63,15% com mais de 8 anos de titulação doutoral. Ao se considerar apenas os docentes permanentes, esse percentual vai para 76,92%, ou seja, 10 docentes. Ademais, no próximo quadriênio diversos docentes deixarão de ser considerados jovens doutores porque vão completar mais de 8 anos de doutoramento.

 

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Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), modalidade acadêmica, começou a se estruturar a partir de 2002, com as especializações Lato Sensu em Marketing Político e em Assessoria de Imprensa. Ao todo, eram oferecidas mais de 80 vagas para esses cursos, com duração de 360 horas cada um. Atualmente, a Especialização em Marketing Político está extinta e a de Assessoria de Imprensa foi atualizada para Assessoria de Comunicação e Marketing.

Em 2003, com o objetivo de consolidar uma política de pós-graduação Stricto Sensu, o PPGCOM, a FIC e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) apresentaram à Capes um projeto de Mestrado Acadêmico em Comunicação, cuja primeira turma ingressou em 2007. Desde o início, o Programa tem área de concentração em Comunicação, Cultura e Cidadania, com duas linhas de pesquisa: Mídia e Cidadania e Mídia e Cultura. Todavia, tal como foi registrado nos Relatórios anteriores desta quadrienal e em outros campos deste documento, em virtude do escopo da FIC UFG, que congrega três cursos da área de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) e dois cursos do campo da Ciência da Informação (Biblioteconomia e Gestão da Informação), e diante da atuação de vários docentes do campo da Informação no Programa, o PPGCOM tem estabelecido aproximações com esta área de conhecimento.

Também conforme foi mencionado nos três relatórios dos anos de 2017, 2018 e 2019, a Coordenadoria (Colegiado) do PPGCOM já pensava em, futuramente, constituir uma terceira Linha de pesquisa ligada à área da Ciência da Informação. Em 2019, diante da avaliação de que o corpo docente e discente do Programa produziu significativos saberes e conhecimentos que interfaceiam e correlacionam a Comunicação e a Informação, bem como em virtude do ingresso de dois docentes da FIC que atuam no Curso de Gestão da Informação como professores do Programa, foi instituída uma comissão interna para pensar e planejar uma terceira Linha de Pesquisa: Mídia e Informação, com previsão de implementação da mesma no início do próximo quadriênio. Além de aproximar esses dois campos que, há anos, existem na FIC-UFG, entende-se que a criação da linha de pesquisa Mídia e Informação também poderá contribuir na ampliação e no fortalecimento de vínculos do PPGCOM com universidades e pesquisadores de referência no país, na América Latina e em outros lugares do mundo, o que certamente também trará ônus positivos para o Curso de Doutorado, cuja primeira turma ingressou em 2019.

 

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Internacionalização

Nos últimos anos, o PPGCOM tem se evidenciado pela projeção internacional, tanto pelos esforços de seu corpo docente, quanto pelo discente. A visibilidade da produção acadêmica tem se efetivado por meio da participação docente e discente em eventos científicos internacionais, como os congressos promovidos pela ALAIC, LUSOCOM, IBERCOM, ICA, ULEPICC. Essa inserção internacional tem permitido ao PPGCOM colher importantes frutos, como o acesso à entidades financiadoras internacionais e convites para integrar publicações de centros de excelência na área de comunicação em âmbito internacional. A partir desses vínculos com as entidades e pesquisadores internacionais, institucionalmente o PPG tem capitalizado, por meio da SRI, da PRPG e da PRPI da UFG, convênios e parcerias. Um exemplo, no sentido dessa internacionalização do programa, é o convênio firmado com a Organização dos Estados Americanos (OEA) para o recebimento de bolsistas. No último quadriênio, o Programa recebeu bolsistas oriundos do México e da Colômbia e, no próximo ano, receberá uma mestranda hondurenha, ofertando bolsas da sua cota de demanda social da CAPES para os estudantes. A inserção internacional ativa do PPGCOM também se verifica pela vinda de alunos por meio do programa PEC-PG.

Também em termos de cooperação internacional, alguns docentes do Programa vêm desenvolvendo trabalhos em parceria com instituições e pesquisadores de outros países, onde realizam pesquisas na área de comunicação, cidadania, cultura e informação, tal como o Intercâmbio de pesquisas Labcomplex/CEIIH, da Universidad Nacional Autónoma de México, com o projeto “Cibercultur@: Comunidades Emergentes de Investigação na América Latina”; e União Europpeia (EU), com o projeto Polisemy “ Horizonte 2020”. Ainda no que concerne ao processo de internacionalização, pode-se destacar os seguintes convênios e atuações do PPGCOM neste quadriênio:

  • Convênio com a Universidade Nova de Lisboa/Centro de Investigação Media e Jornalismo;
  • Convênio com a Universidade de Buenos Aires/ Doutorado em Antropologia Social;
  • Participação na organização do Seminário Internacional Comunidade, Mídia e Cidade;
  • Integração de docentes como membros de Conselhos Editoriais de Revista Internacionais, tais como Revista de la Universidad Autonoma do Caribe/ Barranquilla / Colombia; Revista Indagatio Didactia/Lisboa/Portugal, Revisão da Revista Trayectorias; Revista de Ciencias Sociales de Nuevo Leon; Trama – Universidade Nacional do Rosário;
  • Representação de docentes em Associações e Grupos de Pesquisa Internacionais, tais como Associación Latino Americana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC); Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO); Associação Mundial de Comunicação Cristã (WACC); Associação Internacional em Mídia, Religião e Cultura (IAMRC); Wenovate – Open Innovation; REDECAMBIO formada por Programas de Pós-Graduação em Comunicação para o Desenvolvimento e Mudança Social da América Latina e outros países;
  • Coordenação do GT Estudos sobre Jornalismo da Alaic;
  • Convênios com instituições estrangeiras para realização de intercâmbio de pesquisas, docentes e discentes, em fase de andamento (Exemplos: UNAM, Universidade do Minho);
  • Convênio doutorado cotutela da egressa do mestrado Lorrayne Caroline dos Santos, doutoranda em Comunicação na Université de Toulon (UTLN), França com com período co-tutela no PPGCOM FIC/UFG para o desenvolvimento da pesquisa “Les processus de communication des associations pour l'inclusion sociale des personnes handicapées : Une approche comparative entre le Brésil et la France”, sob orientação do prof. Alexandre Abellard (UTLN) e coorientação do professor Patrick Abellard (UTLN) e orientação no PPGCOM FIC/UFG do professor Magno Luiz Medeiros da Silva;
  • Participação da doutoranda Geisa Muller de Campos Ribeiro na cooperação internacional com a Heriott-Watt University (Escócia) para desenvolvimento de gamificação para grupos vulneráveis e
    compreensão do acesso a informação e tomada de decisões em relação ao Covid-19.

 

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Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
Conceito 3 Conceito 3 Conceito 4 Conceito 4

 

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Informações Gerais

Nível Mestrado e Doutorado
Áreas de Concentração  “Comunicação, Cultura e Cidadania”
Linhas de pesquisa
  • Mídia e Cidadania;
  • Mídia e Cultura;
  • Mídia e Informação.
 Estrutura Curricular  No mestrado, o discente do PPGCOM precisa cumprir um total de 20 créditos, distribuídos em disciplinas obrigatórias e não obrigatórias, além de atividades complementares. Portanto, o mestrando precisa cursar 4 disciplinas de 64h cada uma, o que totaliza 16 créditos, além de cumprir 192 horas de atividades complementares (que computam 4 créditos).No doutorado, o discente do PPGCOM precisa cumprir um total de 28 créditos, distribuídos em disciplinas obrigatórias e não obrigatórias, além de atividades complementares. Portanto, o doutorando precisa cursar 5 disciplinas de 64h cada uma, o que totaliza 20 créditos, além de cumprir 384 horas de atividades complementares (que computam 8 créditos).
Disciplinas

Mestrado:

Disciplinas obrigatórias: Teoria da Comunicação; Metodologia da Pesquisa em Comunicação;

Disciplinas optativas: Mídia e Cidadania; Mídia e Cultura; Seminário de Pesquisa em Mídia e Cidadania I; Seminário de Pesquisa em Mídia e Cidadania II; Seminário de Pesquisa em Mídia e Cultura I;  Seminário de Pesquisa em Mídia e Cultura II; Estudos Avançados em Mídia e Cidadania I;  Estudos Avançados em Mídia e Cidadania II; Estudos Avançados em Mídia e Cultura I; Estudos Avançados em Mídia e Cultura II. 

Doutorado:

Disciplinas obrigatórias: Teoria da Comunicação; Metodologia da Pesquisa em Comunicação; Seminário Avançado de Epistemologia e Pesquisa em Cidadania e Cultura;

Disciplinas optativas: Mídia e Cidadania; Mídia e Cultura; Seminário de Pesquisa em Mídia e Cidadania I; Seminário de Pesquisa em Mídia e Cidadania II; Seminário de Pesquisa em Mídia e Cultura I; Seminário de Pesquisa em Mídia e Cultura II; Estudos Avançados em Mídia e Cidadania I; Estudos Avançados em Mídia e Cidadania II; Estudos Avançados em Mídia e Cultura I e II; Estudos Avançados em Mídia e Cultura I e II. 

 

 

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Processo seletivo

Último edital: clique aqui.

 

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Contato 

Coordenadora: Dra. Rosana Maria Ribeiro Borges

Vice-coordenadora: Dr. Luiz Antonio Signates Freitas

E-mail: ppgcom.fic@ufg.br 
Telefone: (62) 3521-1514 

Site: ppgcom.fic.ufg.br

 

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