Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos - PPGIDH
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O objetivo geral do programa é propiciar uma qualificação de excelência para profissionais de diversas áreas, conciliando uma sólida formação teórico-prática com a análise e discussão de temáticas que dizem respeito à concepção, declaração, promoção e defesa dos direitos humanos. O propósito é qualificar o debate em torno da fundamentação dos direitos humanos, contribuir para análise e discussão das práticas voltadas à reivindicação e garantia dos direitos humanos, problematizar a ação, o compromisso e a responsabilidade dos sujeitos e das instituições no que diz respeito à efetividade dos direitos humanos em todos os níveis, de modo a ampliar e aprofundar o estudo e a pesquisa interdisciplinar em direitos humanos.
A partir destes objetivos gerais, os objetivos específicos propostos podem ser apresentados como:
- qualificar o debate em torno da fundamentação dos direitos humanos principalmente em relação aos seus aspectos epistemológicos, ético, político e jurídico;
- discutir a concepção e a construção social dos sujeitos de direitos, da relação entre pessoas, da dignidade humana, considerando, em especial, problemas de gênero, sexualidade, étnico-racial, descriminação e exercício da cidadania;
- contribuir para análise e discussão das representações e práticas sociais voltadas à reivindicação, defesa e garantia dos direitos humanos tanto no âmbito de políticas públicas, quanto da sociedade civil;
- contribuir para formação de profissionais e docentes de diversas áreas tendo como foco a educação formal e não-formal no campo dos direitos humanos, destacando principalmente a questão das metodologias do ensino/aprendizagem;
- favorecer a abordagem interdisciplinar por meio de pesquisas e ações teórico- práticas que propiciem a construção de novos saberes sobre o objeto complexo direitos humanos.
Voltar para o início da página.
- Um dos grandes diferenciais do programa se trata da sede própria: Nos anos de 2017-2018 foi construída, com valores recebidos do Ministério Público do Trabalho, uma sede própria para o Núcleo e Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos. A sede, que tem cerca de 290m2, comporta 5 gabinetes para professores visitantes e pós-docs, sala de estudos com mesa e computadores ligados em rede online, sala de defesas e reuniões, sala pequena de reuniões e orientações, sala de secretaria do Núcleo e sala de secretaria do Programa, sala do coordenador do Núcleo e sala da coordenadora do Programa, além de sala de acolhimento na entrada, banheiros, cozinha e depósito.
- O programa apresenta uma boa integração no âmbito da UFG: o perfil do corpo docente atende às especificidades características do PPGIDH. Sendo a lotação dos docentes em diversas faculdades e órgãos da UFG, o PPGIDH se beneficia pela ampla possibilidade de cooperação acadêmica no âmbito interno à UFG, na medida em que faculta aos demais docentes e discentes a utilização de recursos (laboratórios, equipamentos, espaços acadêmicos, dentre outros) das diversas faculdades contribuindo para integração e boa utilização da UFG.
Voltar para o início da página.
Durante o ano de 2018, foi construído um prédio próprio para o Núcleo de Direitos Humanos e Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos. Visto o reconhecimento das importantes realizações acadêmicas do NDH e do PPGIDH, durante a inauguração do prédio novo, em 12/12/2018, o representante do Ministério Público do Trabalho comprometeu-se a buscar verbas que viabilizem a continuidade da construção do prédio, cuja composição final terá quatro módulos. O prédio comporta, recepção, três secretarias (NDH, PPGIDH e Especializações), duas salas de coordenação (NDH e PPGIDH), sala de orientação ou pequena reunião, sala multiuso (reuniões, defesas e vídeo-conferências), 3 salas para gabinetes (destinados a docentes, docentes visitantes e pós doutorandos), laboratório de computadores para discentes do PPGIDH, espaço para guardar materiais diversos, cozinha, banheiros. O laboratório do PPGIDH é uma sala equipada com 10 computadores conectados à rede, impressora e scanner para utilização prioritária dos discentes do Programa, mas acessível também a pesquisadores, docentes, pós-docs e visitantes embora esses últimos tenham outros gabinetes coletivos para trabalho igualmente equipados. Após a inauguração do prédio fez-se a mudança do campus I (localizado na Praça Universitária) para o Campus II/ Samambaia entre fevereiro e março de 2019. Situado no Campus Samambaia entre o CIDARQ (Centro de Informação, Documentação e Arquivo) e o CIAR (Centro Integrado de Aprendizagem em Rede) e em frente a Biblioteca Central, a nova localização favorece a melhor utilização do espaço físico destes órgãos, favorecendo a consulta de documentos relativos à ditadura militar em Goiás, do uso de salas de teleconferências, salas de trabalho para grupos e do auditório da biblioteca.
Voltar para o início da página.
O Corpo Docente do PPGIDH atende às exigências do perfil interdisciplinar em direitos humanos, em acordo com os documentos da área. Ao longo do quadriênio 2017-2020, o quadro de docentes permanentes manteve-se bastante estável. No ano de 2018, tendo em vista a possibilidade de ser aprovado o curso de doutorado, dois novos professores foram admitidos visando ampliar o quadro disponível para docência, pesquisa e orientação. Em dezembro de 2019, uma professora exonerou-se da UFG por razões particulares e, em consequência, deixou o quadro de docentes permanentes do PPGIDH. Os professores apresentam formação nas seguintes áreas: Enfermagem Psiquiátrica, Geografia, Estudos Comparados sobre as Américas, Ciências da Saúde, Direito, Ciência Política, Letras, Filosofia, Direito Internacional, Comunicação e Educação, História, Sociologia, Desenvolvimento Sustentável, Antropologia e Geografia Humana.
Voltar para o início da página.
A criação do curso de mestrado em Direitos Humanos é resultado da experiência acadêmica acumulada nos últimos doze anos, período em que a universidade desenvolveu vários cursos, projetos e outras ações de extensão, além de diversas atividades de ensino e pesquisa, tanto na modalidade presencial quanto na educação a distância. Essas atividades acadêmico-científicas remontam ao ano de 1999, quando foi criado oficialmente o Programa de Direitos Humanos (PDH) da UFG, reunindo professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e de várias unidades e órgãos da instituição. Em 2010, o PDH é reestruturado e ganha novo formato organizacional, transformando-se em Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos. Hoje, o núcleo possui mais de 30 professores e pesquisadores associados, e significativos grupos de pesquisa vinculados à UFG e cadastrados no CNPq e na Fapeg. Ao longo dos anos, o núcleo tem conquistado recursos de vários editais de pesquisa e de extensão e tem obtido o reconhecimento e o apoio de diversas entidades e instituições nacionais e internacionais, ligados à educação, à cidadania e aos direitos humanos.
Voltar para o início da página.
Entre as ações de internacionalização desenvolvidas pelo programa, destacam-se:
- Desde a origem, o PPGIDH integra três redes internacionais de pesquisa em direitos humanos. O contato com estas redes foi feito pelos pesquisadores do NDH, em um momento prévio à criação do PPGIDH, de modo que o ingresso do Programa nessas redes ocorreu como consequência de ação desenvolvidas pelos docentes do PPGIDH ainda no âmbito do Núcleo. As redes, apresentadas no Tópico Histórico do Programa, são: Consórcio Latino Americano de Pós-Graduações em Direitos Humanos; Rede Latino Americana e Caribeña de Educação em Direitos Humanos e Rede de Formadores em Educação Intercultural da América Latina (RedFEIAL).
- No ano de 2020 foi estabelecido um convênio entre a UFG e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) trazendo para a UFG a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, a qual tem a coordenação geral do Prof. Dr. João Henrique Roriz (PPGIDH) e está integrada por diversos docentes e discentes do PPGIDH.
- No âmbito destas redes internacionais de cooperação acadêmica destaca-se a participação da profa. Rosani Moreira Leitão na Diretoria da Red FEIAL desde sua criação e a integração da profa. Helena Esser dos Reis a esta diretoria a partir de 2018.
- Algumas das participações em projetos de cooperação: Grupo Internacional de pesquisa sobre interdisciplinaridade, coordenado pela Profa. Dr. Olga Pombo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e tem financiamento da União Europeia; – O Prof. Dr. Ricardo Barbosa de Lima é o representante da UFG na Cátedra DDHH da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) Red de Universidades públicas, autónomas y autogobernadas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguay y Uruguay; Curso de Extensão: Diversidade Educação e Direitos Humanos, ministrado pelas professoras Luciana de Oliveira Dias, Maurides Macêdo, ambas do PPGIDH em cooperação com a professora Andrea Lisboa Souza Humanos da University of Illinois Urbana-Champaign (EUA), realizado no NDH-PPGIDH; Compartilhamento da disciplina de Tópicos Avançados em Direitos Humanos II: Diversidade Educação e Direitos Humanos, oferecida aos pós-graduandos do PPGIDH, pelas professoras Maurides Macedo e Andrea Lisboa Souza da University of Illinois Urbana-Champaign (EUA); Organização do III Congresso Internacional da Rede Formación en educación, interculturalidad y prácticas de decolonización en América Latina juntamente com o VIII Pensar os Direitos Humanos, sob coordenação da Profa. Dra. Rosani Moreira Leitão em julho de 2017, em Goiânia; Projeto de pesquisa Políticas de Regulação de Empresas Transnacionais por Violações aos Direitos Humanos na América Latina com financiamento da Fundação Ford realizado pelo Consórcio Latino Americano de Pós-Graduações em Direitos Humanos, do qual participam 16 universidades de países da América Latina;
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
- | Conceito 3 | Conceito 4 | Conceito 4 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado e Doutorado |
Áreas de Concentração | Direitos Humanos |
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular | O número de créditos em disciplinas é o mesmo para mestrandos e doutorandos – 16 créditos, dos quais 8 em disciplinas obrigatórias e 8 em disciplinas optativas. |
Disciplinas |
Disciplinas obrigatórias: Fundamentação Teórica dos Direitos Humanos I (64h), Fundamentação Teórica dos Direitos Humanos II (64h), Seminário Integrador (64h); Disciplinas optativas: Ágora Virtual: democracia e demandas sociais (64h); Alteridade, ética e direitos humanos (64h); Bioética e direitos humanos (64h); Cidadania e direitos humanos na América Latina (64h); Corpos que escapam: performatividades de gênero e de sexualidade nos direitos humanos (64h); Culturas constitucionais e direitos humanos (64h); Democracia e direitos humanos (64h); Direitos humanos, ciências e interdisciplinaridade (64h); Direitos humanos, desenvolvimento e sustentabilidade (64h); Educação em direitos humanos (64h); Estado, violência e movimentos sociais (64h); Estigma, exclusão e sociedade (64h); Justiça e direitos humanos (64h); Mídia, cidadania e direitos humanos (64h); Proteção internacional dos direitos humanos (64h); Relações étnico-raciais e o princípio da igualdade (64h); Teoria e Métodos de Pesquisa Interdisciplinar em Direitos Humanos (64h). |
Voltar para o início da página.
Último edital: mestrado /// doutorado.
Voltar para o início da página.
Coordenadora: Prof. Dr. Heitor de Carvalho Pagliaro
Vice-coordenadora: Prof. Dr. Solon Bevilacqua
Site: direitoshumanos.ufg.br