Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGECON

Missão 

A missão do PPGECON é “desenvolver o conhecimento na área de Economia Aplicada e formar cidadãos capazes de pensar os problemas econômicos de maneira integral, propor soluções e de atuar como profissionais éticos comprometidos com a sociedade, principalmente a goiana”.

 

Voltar para o início da página.

 

Objetivos

Para cumprir sua missão, o PPGECON estabeleceu como seu objetivo geral: “formar recursos humanos aptos a exercerem atividades de docência e pesquisa, relacionadas à análise econômica aplicada de problemas tanto de interesse do setor público como privado” e especificamente: “se pretende fornecer uma sólida formação em teoria econômica e métodos quantitativos, capacitando os alunos a realizar pesquisas teóricas e aplicadas de excelência acadêmica. Especial atenção será dada ao tratamento de questões econômicas vinculadas com as organizações, os mercados, o desenvolvimento econômico e as políticas públicas”.

 

Voltar para o início da página.

 

Diferenciais

- O PPGECON é o único programa de pós-graduação em economia do Estado de Goiás. Isso tem gerado destaque na sociedade goiana, destaca-se a cessão de dois docentes ao Governo Estadual e de uma docente ao Governo Federal e a abertura de convênios com as secretarias estaduais o que tem possibilitado a captação de projetos de pesquisa financiados junto a estes órgãos e com isso, o fomento de bolsas de mestrado à discentes do programa;

- O programa conta com um corpo docente jovem, formado em sua maioria por recém-doutores e que se encontram altamente motivados com o início das atividades do programa. Neste sentido, todos têm mostrado engajamento e motivação na condução das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como de planejamento futuro. Além disso, a maioria dos docentes estão procurando aprimorar suas formações, por meio da realização de estágios de pós-doutoramento e licenças capacitação.

 

Voltar para o início da página.

 

Infraestrutura 

A FACE/UFG conta com três salas de aula, exclusiva para os programas de pós-graduação stricto sensu (Administração, Economia e Ciências Contábeis). As três salas são equipadas com quadros brancos, projetores, telas de projeção e sistema de áudio. Também existem à disposição dois mini auditórios para realização de seminários com capacidade para 60 e 100 pessoas, respectivamente. Além disso, o PPGECON possui sala para coordenação e secretaria, salas para reuniões e os discentes têm à disposição uma sala exclusiva, destinada a estudos individuais. Esta sala está equipada com bancadas, cadeiras, quadro branco, pontos de energia elétrica e conexão com internet, além de ar-condicionado. De modo compartilhado, a UFG também disponibiliza a utilização de toda a infraestrutura disponível nos centros de aulas, tais como: salas de aula (com EDUROAM), laboratórios e biblioteca, com toda estrutura física, vasto acervo digital e inclusive a possibilidade de acesso remoto no perfil de usuário da UFG, mediante sistema proxy. Para eventos de grande porte, a UFG possui um Centro de Convenções e Eventos com capacidade de até 3 mil pessoas em seu hall principal e mais três salas modulares que podem suportar até 300 pessoas. O campus universitário também possui estrutura de lanchonetes, serviços bancários e de correios, além de ser atendido por linhas de transporte público urbano.

 

Voltar para o início da página.

 

Perfil do egresso

O perfil do nosso egresso, independente da linha de pesquisa, é de profissionais preparados para atuarem como pesquisadores e/ou docentes em órgãos públicos e privados e instituições de ensino superior e aplicar os conhecimentos das Ciências Econômicas na investigação de problemas enfrentados pela sociedade. Além disso, os alunos estarão habilitados a seguirem estudos de doutoramento em diversas áreas do conhecimento que são suportados pela área de Economia.

 

Voltar para o início da página.

 

Perfil dos docentes

Atualmente o PPGECON conta com 13 docentes permanentes e nenhum colaborador. O corpo está bem dividido entre as linhas de pesquisa, sem haver sobrepeso em qualquer uma delas. A formação dos nossos professores, em sua maioria é em economia aplicada (62% do total) e os trabalhos conduzidos e orientações também aderem a área de concentração do programa. Ainda, os professores que são responsáveis pela disciplina de Economia Matemática: Tatiane Melo e Francisco Bruno, possuem sólida formação na área quantitativa, o que eleva substancialmente a qualidade das aulas, inclusive com publicações nessa área. Quanto à formação do corpo docente e sua aderência à Área de Concentração e às Linhas de Pesquisa, dos 13 professores permanentes, 62% possuem doutoramento na área de Economia Aplicada. As demais áreas de formação incluem: Estatística, Economia Matemática e Ciências Matemáticas.

 

Voltar para o início da página.

 

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECON) foi criado em 2015, após a proposta de APCN ser aprovada pelo Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES na 156ª Reunião, realizada no período de 8 a 12 de dezembro de 2014 e, posteriormente, publicada na Portaria no 326, de 9 de março de 2017. A criação do PPGECON ocorreu em um cenário de crescimento e desenvolvimento do Estado de Goiás, onde também cresceu a demanda de empresas, órgãos públicos e instituições de ensino por profissionais qualificados com pós-graduação em Economia e capacitados para a realizar análises, previsões e compreensão dos fenômenos econômicos, além de atividades de pesquisa científica e de docência. Do ponto de vista institucional, o PPGECON emergiu enquanto resultado fundamental da consolidação dos esforços iniciados com a criação do curso de graduação em Economia, no ano de 2005. E sua criação também estava prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFG no quadriênio 2011-2015, dada a escassez de programas desta natureza no estado e a percepção de que a região necessitava de profissionais capacitados nas áreas de mercados e avaliação de políticas públicas.

 

Voltar para o início da página.

 

Internacionalização


No âmbito internacional, o PPGECON também conta com ações de cooperação internacional. A principal atividade consiste na participação de grupos de pesquisas internacionais e publicação de artigos com coautores estrangeiros. A maioria dessas atividades inicia a partir de esforços individuais, uma vez que alguns docentes realizaram sua formação de doutorado pleno no exterior (Universidad Autónoma de Madrid e Universidad de Granada, ambas na Espanha) ou tiveram um período de sanduíche no exterior (Emory University– EUA e University of Illinois at Chicago). Entretanto, o PPGECON vem tentando formalizar algumas dessas parcerias com o objetivo de potencializar o intercâmbio de docentes e discentes nos próximos anos futuro. Destacam-se as seguintes atividades:

  • o docente Paulo Roberto Scalco realizou estágio de pós-doutoramento na University of Connecticut – EUA, no período de 06/16 e 06/17, com um projeto de pesquisa intitulado “Measuring and Testing for Oligopsony Power in Milk Markets”. Ao final do seu período de estágio, o docente conseguiu publicar um artigo no Journal Applied Economics Letters, periódico A1 no qualis de Economia.
  • O docente Sandro Eduardo Monsueto também realizou uma missão de pesquisa à Universidad Autónoma de Madrid em 2016 e, por meio de um projeto de pesquisa conjunto, intitulado, Trayectórias Laborales de los Jóvenes En España y Latinoamérica, em 2017, o PPGECON recebeu a visita de um pesquisador Julimar da Silva Bichara, da mesma instituição.
  • O Prof. Marcelo Dias Paes Ferreira também realiza atividades de pesquisas conjuntas com o Prof. Marcus Mergenthaler da Faculty of Agriculture da South Westphalia University of Applied Sciences em Soest na Alemanha. Além disso, o prof. Marcus apresentou um trabalho do grupo em evento internacional e dois artigos foram publicados: um em periódico internacional e outro nacional. Tais artigos foram produzidos no escopo do projeto: Sunflower Protein- Sustainable cultivation and novel processing of sunflower seeds for simultaneous production of sunflower oil, solid fuel and protein-rich food ingredients, coordenado pelo Prof. Marcus Mergenthaler.
  • O docente Waldemiro Alcântara da Silva Neto em parceria com a egressa Viviane pires Ribeiro apresentou o trabalho “Exportações Brasileiras de Carne Bovina para os Principais Destinos: Análise de Persistência aos Choques” no ESADR2019 realizado em Lisboa em outubro de 2019. Na ocasião o docente recebeu o prêmio de melhor artigo científico do congresso e, ainda, o trabalho foi selecionado para compor a edição especial da Revista de Ciências Agrárias Lisboa.
  • O prof Cleyzer Adrian da Cunha participa de projeto de pesquisa sobre Impacto da Covid-19 nas cadeias agroalimentares da América Latina. o objetivo é entender o impacto econômico da Covid-19 sobre as cadeias agroalimentares da América Latina, assim como as respostas institucionais para combater a crise, e as lições aprendidas.

 

Voltar para o início da página.

 

Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
- - Conceito 3 Conceito 3

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Nível Mestrado
Áreas de Concentração  Economia Aplicada
Linhas de pesquisa
  • Métodos Quantitativos Aplicados e Mercados;
  • Modelos Econômicos e Políticas Públicas Aplicadas ao Contexto Socioeconômico.
 Estrutura Curricular  Os discentes do curso de mestrado devem cumprir 24 créditos em disciplinas, sendo 16 créditos em disciplinas obrigatórias e 8 créditos em optativas. Também devem completar o mínimo de 2 créditos em atividades complementares, além de um Estágio Docência.
Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias: Econometria (64h), Economia Matemática (64h), Microeconomia e Macroeconomia (64h). 

Principais Disciplinas Optativas: Avaliação de Políticas Públicas, Desenvolvimento Econômico, Economia, Política Monetária e Finanças, Economia Social e do Trabalho, Mercados e Preços Agropecuários e do Agronegócio, Microeconomia Bancária, Nova Economia Institucional, Econometria da Produção e Análise da Produtividade, Economia da Saúde, Economia, Política Monetária e Finanças, Estatística Computacional I e II, Organização Industrial e Tópicos Especiais.

 

Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Último edital: clique aqui.

 

Voltar para o início da página.

 

Contato 

Coordenador: Prof. Dr. Waldemiro Alcântara da Silva Neto

Vice-coordenador: Prof. Dr. Cleyzer Adrian da Cunha

E-mailppgecon.face@ufg.br 
Telefone: (62) 3521-1920 

Site: ppgecon.face.ufg.br 

 

 

botão cadastre-se

Voltar para o início da página.