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Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática - PPGECM

Missão 

O programa tem como missão fundamentalmente:

  • Com o campo do ensino das Ciências e da Matemática, buscando a aproximação dos professores aos fundamentos teóricos dos estudos e pesquisas nesta área, propiciando reflexões fundamentadas e perspectivas das diferentes linhas de pesquisa prioritárias na atualidade com o intuito de incentivar os trabalhos que permitam avançar na compreensão dos problemas relacionados com a aprendizagem científica.
  • Promover estudos que correspondam às necessidades dos professores de Ciências e Matemática a partir das diferentes práticas educativas. Ao mesmo tempo, favorecer a análise da gestão da aula nas suas diferentes vertentes, como: o grau de implicação do estudante na aprendizagem, sua autonomia, atenção à diversidade de interesses e níveis dos estudantes, o desenho e a aplicação das atividades de diferentes tipos, a regulação dos erros no processo de aprendizagem.
  • Promover e incentivar nos professores a análise crítica dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na atualidade, a partir do aprofundamento dos estudos que tenham como ponto de referência a realidade sociocultural e seus determinantes histórico-filosóficos, pedagógicos e científicos, com vistas a proposições alternativas para a melhoria da qualidade do ensino no contexto sociocultural de abrangência de sua área de conhecimento.

 

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Objetivos

O PPGECM tem como objetivos gerais:

  • Melhorar a qualificação profissional dos professores de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática dos níveis fundamental e médio, bem como daqueles que atuam nas respectivas licenciaturas e que estejam em plena atividade no sistema de ensino;
  • Buscar a consolidação da pesquisa acadêmica na área pela integração de professores dos diferentes níveis de ensino, aprimorando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais dos alunos, tratando os saberes das diferentes áreas de forma interdisciplinar.

Objetivos específicos do PPG:

  • Proporcionar o enriquecimento teórico e prático relativo ao ensino de Biologia, Física, Química e Matemática evidenciando a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade, Meio ambiente e Educação;
  • Fomentar o desenvolvimento de conceitos e técnicas para a investigação em ensino de Biologia, Física, Química e Matemática de forma a possibilitar o exercício de uma ação didática fundamentada em conhecimentos filosóficos, epistemológicos, históricos, sociológicos, pedagógicos, entre outros;
  • Desenvolver a capacidade de analisar, elaborar e avaliar um projeto de inovação no campo didático;
  • Compreender que as decisões sobre currículos, estratégias de ensino, práticas adotadas em sala de aula derivam necessariamente de visões de mundo e posicionamentos de caráter político-social que os professores assumem, de modo que o ensino não pode ser considerado atividade neutra;
  • Promover a popularização e divulgação de conhecimento nos campos das ciências estimulando a divulgação do conhecimento científico, evidenciando as relações entre o conhecimento científico e os debates político-sociais mais amplos acerca da democratização da sociedade;
  • Mostrar a importância da ciência no mundo contemporâneo, convertendo o Ensino de Ciências e Matemática num espaço de formação cultural e para a cidadania;
  • Promover discussões e reflexões sobre a crise civilizatória presente no contexto da sociedade contemporânea a partir de referenciais críticos da Educação Ambiental.

 

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Histórico

O PPGECM, em termos de criação, teve dois momentos. A criação do mestrado em 2006 e a do doutorado em 2015. O Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG foi criado em 2006 começando suas atividades em 2007, desde então, tem realizado um trabalho de pesquisa e formação de recursos humanos. O doutorado teve sua proposta de criação aprovada pela CAPES no ano de 2015. O processo seletivo da turma com início em 2016, transcorreu durante todo o segundo semestre de 2015. O ano de 2016 marcou o início da primeira turma do doutorado. No que se refere à formação de recursos humanos, o PPG já titulou 210 mestres 8 doutores até dezembro de 2020, e estes têm entrado, via concurso público, em importantes universidades federais, estaduais e institutos federais. Muitos deles são coordenadores de programas importantes como o PIBID, e têm continuado suas pesquisas em nível de doutorado em diversas universidades brasileiras e em programas bem avaliados pela CAPES.

 

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Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
Conceito 3 Conceito 4 Conceito 4 Conceito 4

 

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Informações Gerais

Nível Mestrado e Doutorado
Áreas de Concentração  Qualificação e Professores de Matemática
Linhas de pesquisa
  • Educação em Ciências e Matemática e Meio Ambiente;
  • Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática.

 

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Contato 

Site: ppgecm.prpg.ufg.br

 

 

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