Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática - PPGECM
- Missão
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O programa tem como missão fundamentalmente:
- Com o campo do ensino das Ciências e da Matemática, buscando a aproximação dos professores aos fundamentos teóricos dos estudos e pesquisas nesta área, propiciando reflexões fundamentadas e perspectivas das diferentes linhas de pesquisa prioritárias na atualidade com o intuito de incentivar os trabalhos que permitam avançar na compreensão dos problemas relacionados com a aprendizagem científica.
- Promover estudos que correspondam às necessidades dos professores de Ciências e Matemática a partir das diferentes práticas educativas. Ao mesmo tempo, favorecer a análise da gestão da aula nas suas diferentes vertentes, como: o grau de implicação do estudante na aprendizagem, sua autonomia, atenção à diversidade de interesses e níveis dos estudantes, o desenho e a aplicação das atividades de diferentes tipos, a regulação dos erros no processo de aprendizagem.
- Promover e incentivar nos professores a análise crítica dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na atualidade, a partir do aprofundamento dos estudos que tenham como ponto de referência a realidade sociocultural e seus determinantes histórico-filosóficos, pedagógicos e científicos, com vistas a proposições alternativas para a melhoria da qualidade do ensino no contexto sociocultural de abrangência de sua área de conhecimento.
Voltar para o início da página.
O PPGECM tem como objetivos gerais:
- Melhorar a qualificação profissional dos professores de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática dos níveis fundamental e médio, bem como daqueles que atuam nas respectivas licenciaturas e que estejam em plena atividade no sistema de ensino;
- Buscar a consolidação da pesquisa acadêmica na área pela integração de professores dos diferentes níveis de ensino, aprimorando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais dos alunos, tratando os saberes das diferentes áreas de forma interdisciplinar.
Objetivos específicos do PPG:
- Proporcionar o enriquecimento teórico e prático relativo ao ensino de Biologia, Física, Química e Matemática evidenciando a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade, Meio ambiente e Educação;
- Fomentar o desenvolvimento de conceitos e técnicas para a investigação em ensino de Biologia, Física, Química e Matemática de forma a possibilitar o exercício de uma ação didática fundamentada em conhecimentos filosóficos, epistemológicos, históricos, sociológicos, pedagógicos, entre outros;
- Desenvolver a capacidade de analisar, elaborar e avaliar um projeto de inovação no campo didático;
- Compreender que as decisões sobre currículos, estratégias de ensino, práticas adotadas em sala de aula derivam necessariamente de visões de mundo e posicionamentos de caráter político-social que os professores assumem, de modo que o ensino não pode ser considerado atividade neutra;
- Promover a popularização e divulgação de conhecimento nos campos das ciências estimulando a divulgação do conhecimento científico, evidenciando as relações entre o conhecimento científico e os debates político-sociais mais amplos acerca da democratização da sociedade;
- Mostrar a importância da ciência no mundo contemporâneo, convertendo o Ensino de Ciências e Matemática num espaço de formação cultural e para a cidadania;
- Promover discussões e reflexões sobre a crise civilizatória presente no contexto da sociedade contemporânea a partir de referenciais críticos da Educação Ambiental.
Voltar para o início da página.
- Os professores do programa participam de diversas ações de extensão que se relacionam diretamente com a formação dos discentes do PPGECM. Algumas delas são citadas a seguir: Comissões da Política Institucional de Formação de Professores da UFG; Investiga Menina e Sábado Aberto na Escola (Projeto de extensão do Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas).
- O corpo docente do programa está inserido de forma ativa em diferentes atividades fora do âmbito do programa, tanto em nível nacional, quanto em nível regional, tais como em Associações Científicas e Entidades Civis de Âmbito Nacional e Regional, Editoria ou Corpo Editorial De Revistas Científicas, Avaliadores de Revistas Científicas e Organizadores/Coordenadores/Avaliadores de Eventos Científicos.
Voltar para o início da página.
Considerando que o PPGECM é multidisciplinar, sua sede não se encontra em nenhum instituto ou faculdade da UFG. O programa conta com professores de seis unidades acadêmicas (Instituto de Química, Instituto de Física, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Matemática e Estatística, Faculdade de Educação e Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação (unidade de ensino básico). Estes professores possuem gabinetes individuais ou em grupo, em cada unidade acadêmica, agregando outros espaços para o desenvolvimento de pesquisa dos discentes, momentos de orientações, de estudos individuais ou em grupo e reuniões entre professores e entre discentes e docentes. Estes espaços são denominados de núcleos ou laboratórios e possuem, além do espaço físico, infraestrutura para atender as demandas das atividades realizadas abrangendo ensino-pesquisa-extensão.
Destacam-se os seguintes laboratórios e núcleos:
- Núcleo de pesquisa em ensino de Ciências (NUPEC);
- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas (LEQUAL);
- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI);
- Núcleo de Educação em Ciências e Meio Ambiente (NECIMA);
- Laboratório de Estágio Supervisionado e Ensino de Ciências (LESEC);
- Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPENCI);
- Núcleo de Formação de Professores (NUFOP);
- Laboratório de Educação Matemática (LEMAT).
Voltar para o início da página.
O PPGECM – UFG conta com 21 professores/pesquisadores, sendo 19 deles docentes permanentes (DP) e dois deles, colaboradores. Os 19 DP são doutores, assim como os 2 colaboradores. Dos 21 professores: 11 cursaram seus doutorados em programas pós-graduação na área de Educação em universidades diversas, cujas temáticas remetem a avaliação da aprendizagem, conceitos científicos, tecnologias educativas, entre outros temas correlatos; 3 cursaram seus doutorados em programas de pós-graduação em Química, no entanto, suas teses discorriam sobre temas relacionados ao ensino de química/ensino de ciências; 2 cursaram seus doutorados em um programa de pós-graduação em Educação para Ciências, da UNESP – BAURU, com temas relacionados a educação em ciências; 2 cursaram o doutorado em Física, com temas não correlacionados com a educação ou educação em ciências, mas são professores migrantes e atuam na área de ensino de física no Instituto de Física da – UFG; 1 cursou o doutorado em Ciências Ambientais, no entanto com o tema relacionado a educação ambiental e voltado para a educação em ciências; 1 cursou o doutorado em Educação Matemática; 1 cursou o doutorado em Química, com tema não correlacionado com a educação ou educação em ciências, mas é professora migrante e atua na área de ensino de química no Instituto de Química da UFG com produção significativa na área de ensino de química/ciências.
Voltar para o início da página.
O PPGECM, em termos de criação, teve dois momentos. A criação do mestrado em 2006 e a do doutorado em 2015. O Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG foi criado em 2006 começando suas atividades em 2007, desde então, tem realizado um trabalho de pesquisa e formação de recursos humanos. O doutorado teve sua proposta de criação aprovada pela CAPES no ano de 2015. O processo seletivo da turma com início em 2016, transcorreu durante todo o segundo semestre de 2015. O ano de 2016 marcou o início da primeira turma do doutorado. No que se refere à formação de recursos humanos, o PPG já titulou 210 mestres 8 doutores até dezembro de 2020, e estes têm entrado, via concurso público, em importantes universidades federais, estaduais e institutos federais. Muitos deles são coordenadores de programas importantes como o PIBID, e têm continuado suas pesquisas em nível de doutorado em diversas universidades brasileiras e em programas bem avaliados pela CAPES.
Voltar para o início da página.
No que se refere a internacionalização, o PPGECM tem realizado esforços para a inserção e participação em eventos internacionais, pareceres técnicos, bancas externas bem como aspectos que demonstram que o PPG tenta procurar meios de propiciar aos docentes e discentes, características relacionadas a internacionalização, como descritas a seguir:
- Professores do PPGECM participaram em 2017 do X Congreso Internacional sobre Investigación en Didácticas de las Ciencias, em Sevilha na Espanha. Neste caso foram 9 docentes, com apresentação e publicação de trabalhos;
- Duas bancas de qualificação de doutorado, uma em 2019 e outra em 2020, contaram com membros externos de países como a Argentina (Agustin Aduriz-Bravo – Universidade de Buenos Aires) e Espanha (José Ignácio Rivas Flores – Universidade de Málaga);
- Um dos professores do PPGECM participou de uma defesa de tese, intitulada: Implicações no papel das bibliotecas e no papel do/da bibliotecário/a, defendida na UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA;
- Participação de dois professores, com apresentação de trabalho no 42nd Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Realizado em UMEA, SUECIA.
- Convênio com a Universidade Pedagógica da Colômbia, no que se refere a avaliação de trabalhos de dissertação e tese, tanto por parte dos professores do PPGECM quanto o inverso, o que redundou também em participação de conselho editorial de revista da universidade colombiana, chamada Bio-Grafia (Colômbia);
- Membro do Conselho Assessor Internacional da revista Educació Química. ISSN: 2013-1755: Agustina Echeverría;
- Professores do PPGECM também são revisores ad-hoc de outras revistas internacionais, como GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS (Colômbia); Revista de Educación en Biologia (Argentina); Ensenanza de Las Ciências (Espanha); Educación Química (México), Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática (Espanha);
- Um dos professores do PPGECM realizou estágio de pós-doutoramento em Portugal, na Universidade Nova de Lisboa (Karly Alvarenga);
- Em 2019, um dos alunos de doutorado da segunda turma realizou doutorado sanduíche na Universidade de Málaga (Ramon Marcelino).
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
Conceito 3 | Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 4 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado e Doutorado |
Áreas de Concentração | Qualificação e Professores de Matemática |
Linhas de pesquisa |
|
Disciplinas |
Disciplinas obrigatórias: A Formação do Professor de Ciências e Matemática no Contexto Educacional, Metodologia de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Disciplinas optativas: Abordagens Históricas e Filosóficas na Educação em Ciências e Matemática; A Organização do Ensino e As Práticas Pedagógicas na Escola: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural; As TICs no Ensino de Ciências e Matemática, Avaliação da Aprendizagem em Ciências e Matemática; Complexidade e Transdisciplinaridade no Ensino de Ciências e Matemática; Conhecimento e Diversidade Cultural; Conteúdos Específicos de Ciências e Matemática no Currículo e em Livros Didáticos; Ensino de Ciências e Matemática em Espaços não Formais; Epistemologia; Fundamentos da Educação Ambiental; Fundamentos da Educação Inclusiva e as Relações Étnico-Raciais; Laboratório em Educação em Ciências e Matemática; O Papel do Lúdico no Ensino de Ciências e Matemática.
|
Voltar para o início da página.
Último edital: clique aqui.
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. José Rildo de Oliveira Queiroz
Vice-coordenadora: Profa. Dra. Simone Sendin Moreira Guimarães
Site: ppgecm.prpg.ufg.br