Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Missão 

O programa, em consonância com a Missão institucional da UFG, possui a seguinte missão: “formar professores, pesquisadores, gestores e demais profissionais na área de educação, qualificados, nos níveis de mestrado e doutorado, capacitando-os para atuação na docência, na pesquisa e na sociedade, de forma comprometida com a construção de uma sociedade menos desigual e mais justa”.

 

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Objetivos

Na condição de um Programa pioneiro na Região Centro-Oeste, tendo sido criado em 1986 como Programa de Mestrado em Educação Brasileira e até o ano de 1990 era o único programa de pós-graduação da Região, assume o propósito de ao mesmo tempo em que se orienta para as questões educacionais de âmbito nacional e internacional, se dedicar às particularidades locais e regionais no contexto educacional, tomando-as também como objeto de investigação e perspectiva de atuação profissional. Os seguintes objetivos são estabelecidos para o Programa:

  • o aprimoramento científico-profissional do pós-graduando para a docência e para a pesquisa na área, contemplando os diversos níveis e modalidades de educação escolar, bem como as atividades educacionais desenvolvidas em outras instâncias;
  • a formação de pesquisadores e professores para atuar em diversas frentes, capazes de se posicionar criticamente frente aos desafios contemporâneos dos processos educacionais em curso; e
  • promover a produção e divulgação do conhecimento socialmente referenciado, considerando tanto temáticas locais, regionais, nacionais e internacionais.

 

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Diferenciais

- Os Núcleos de Estudo e Pesquisa estruturados no PPGE constituem-se em um rico ambiente de contato entre o programa, os estudantes de graduação, pós-graduação, e externos a ele, e os membros de organizações/instituições externos à UFG. Os Núcleos, coordenados pelos docentes do PPGE-FE/UFG, são os seguintes: NEDESC: Núcleo de Estudos, Pesquisas e Documentação Educação, Sociedade e Cultura; NEPPEC: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura; NUFOP: Núcleo de Formação de Professores; NEVIDA: Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte; NEPIEC: Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos; NES: Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação, Sociedade e Subjetividade.

- O PPGE-FE/UFG desenvolve diversas ações que podem ser classificados como experiências inovadoras de formação, destacam-se: Projeto Educacional da Sociedade Goiana do Século XIX; O Centro Memória Viva (CMV/GO); Programa Voz da Mulher – Associação Mulheres da Comunicação; Cartilha – O que é Violência?; Rede de Pesquisa em Educação a Distância (EaD) da Região Centro-Oeste; Estatística Aplicada à Pesquisa em Educação; Pensar o ver: enfoques estéticos e educacionais nas imagens da arte.

 

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Infraestrutura 

Instalado na Faculdade de Educação, o programa conta com sala de secretaria acadêmica, sala da coordenação e cinco salas de aula coordenadas pelo Programa, sendo duas delas devidamente equipadas para realizar defesas de dissertações e tese, reuniões e seminários. Os alunos dispõem de sala para leitura e estudo e podem utilizar o Laboratório de Informática da FE, além de outros espaços para leitura e estudos individuais ou em grupo. A Biblioteca Setorial da Universidade está situada no prédio contíguo ao das instalações do PPGE; nela, os alunos podem encontrar um importante acervo bibliográfico e um espaço moderno e agradável para seus estudos. A Biblioteca Central da UFG possui um amplo acervo bibliográfico disponível para o uso da comunidade universitária. O Programa conta ainda com a possibilidade de utilizar o Miniauditório e o Auditório da Faculdade de Educação para a realização de eventos maiores, como seminários, palestras, conferências, simpósios etc. A Secretaria Administrativa do PPGE-FE/UFG conta com três servidoras técnicas e um estagiário, fazendo atendimento aos docentes e ao público ao longo de todo o dia, no horário das 8 às 18 horas.

 

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Perfil do egresso

O perfil do egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação é o de um profissional que possui sólida formação teórica e domínio das bases metodológicas e epistêmicas que constituem a área da educação e suas especificidades, capacitados para atuação na docência, na pesquisa e na sociedade, como professores, pesquisadores, gestores e demais profissionais na área de educação formal e não formal, bem como para diversas atividades que necessitem de conhecimentos sobre a educação e a formação humana, apto para contribuir para o avanço dos conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos do campo educacional.

 

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Perfil dos docentes

O corpo docente do PPG em 2020 é formado de 29 docentes permanentes e 2 docentes colaboradores. Entre os docentes permanentes, 23 possuem doutorado em Educação, 2 em Sociologia e os demais nas seguintes áreas: Psicologia da Aprendizagem, Políticas Públicas, Planejamento Educacional e Psicologia Social. Trata-se de um corpo docente experiente; um total de 19 docentes possui titulação de doutorado entre 10 e 15 anos, 7 docentes de mais de 15 anos e somente 3 docentes foram titulados há menos de 10 anos. O corpo docente é extremamente dedicado às atividades do PPGE, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em integração com a graduação, sendo que parcela expressiva dele participa ativamente de atividades de representação em diversos setores acadêmicos e na sociedade,

 

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Histórico

A Faculdade de Educação da UFG foi criada em 1968 pelo desmembramento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras constituída em 1962, nos primeiros momentos de criação da UFG. O PPGE-FE/UFG foi criado em 1986 como Programa de Mestrado em Educação Brasileira, tendo sido, até o final de 1990, o único Programa de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste. A partir da experiência consolidada com o Mestrado, o programa propôs a criação do primeiro curso de doutorado da região Centro-Oeste, que após aprovação, teve início em 2001. Este fato pode ser caracterizado como a consolidação do Programa na UFG. O curso de doutorado trouxe, à época, novos desafios e novas possibilidades para o aprimoramento do PPGE, permitindo a expansão de suas linhas de investigação, o aprofundamento de sua intervenção no processo de formação de quadros para a área, por meio da proposição de projetos e intercâmbios nacionais e internacionais.

 

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Mobilidade e Pesquisa

Atento aos desafios e necessidades educacionais para desenvolvimento local, regional e nacional, o PPGE tem assumido novos desafios e investido em seu aprimoramento, expandindo suas linhas de investigação, aprofundando sua intervenção no processo de formação de quadros para a área educacional, através da proposição de projetos e intercâmbios nacionais e internacionais, buscando captar novas possibilidades de financiamentos. Seu desempenho exitoso expresso, em especial, na produção bibliográfica e na destacada atuação dos docentes e egressos em esfera nacional, em atividades diversas de e representações da área de Educação, revelam um Programa enraizado no contexto educacional de Goiás e do Centro-Oeste, firmando-se, ao mesmo tempo, como um programa de projeção nacional e internacional, com impacto e relevância tanto econômica, quanto social e cultural.

 

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Internacionalização

O PPGE realiza reiteradas ações de inserção internacional, estabelecendo parcerias entre os docentes do Programa e docentes de países com que mantém ações conjuntas de estudos e produção do conhecimento no campo educacional, incluindo-se neste rol: Argentina, Canadá, México, Uruguai, Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Itália. O Programa mantém, também, parcerias com diversas instituições desses países em que são realizadas missões de estudos, tutorias, orientações acadêmicas de estudantes, estágio pós-doutoral de professores, dentre outros.

Destaca-se que em anos recentes doutorandos e pós-doutorandos realizaram atividades formativas no exterior. No mesmo período, o PPGE recebeu docentes de diferentes países para ministrar cursos,
conferências e seminários no âmbito de suas respectivas linhas e núcleos de pesquisas. Neste mesmo movimento, docentes e discentes se envolveram em missões internacionais em IES de diferentes países, como Universidade de Lisboa e Universidade do Minho (PT); Universidad Nacional de México (UNAM); Universidad Complutense de Madrid; Universidad de Sevilha e Universidad de Valência (Espanha); Universidad Nacional de La Plata e Universidad Nacional de Quilmes (Argentina); Universidade de Paris III, Universidade de Paris VIII e Universidade de Paris X (França).

Dentre as atividades acadêmicas conjuntas e a participação em projetos de pesquisa, destacam-se:

  • Intercâmbio com a Universidad Nacional de México (UNAM): este intercâmbio visa a realização de estudos e publicações conjuntas, o que já se efetiva desde o último triênio avaliativo da Capes. O PPGE já recebeu como professor visitante por 6 meses, o Prof. Armando Alcântara Santuário e, em missão de estudos e pesquisa, a Profa. Judith Pérez-Castro.
  • Intercâmbio com a Universidade de Lisboa: neste intercâmbio procura-se realizar estudos e publicações conjuntas com o professor Belmiro Gil Cabrito e com a professora Luisa Cerdeira, ambos do Instituto de Educação (PT).
  • Intercâmbio com a Universidade de Sevilla, Espanha: neste intercâmbio a Profa. Míriam Fábia Alves realizou um Estágio Pós-Doutoral no ano de 2018.
  • Intercâmbio com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), University of Cambridge e Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM): Por meio deste intercâmbio produziu-se um Dossiê para a Revista Interação da Faculdade de Educação da UFG com a temática Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização (v. 45, no. 3, set./dez., 2020).
  • Intercâmbio com a University of Warwick (Inglaterra) e UnB: Neste intercambio foi possível a realização da Disciplina “Educação, trabalho e movimentos sociais na contemporaneidade” que contou com a participação dos Profs. George Andrew Mészáros (Universidade de Warwick –Inglaterra) e Sérgio Sauer (UnB – Campus Planaltina), além do professor do Programa e responsável pela Disciplina.
  • Intercâmbio com a UFPR e University of London: neste intercâmbio houve a produção de um Dossiê para a Revista Jornal de Políticas Educacionais com o título “O futuro da educação superior diante da conjuntura”, organizado pelos professores: Cláudia Regina Baukat Silveira Moreira (UFPR) e João Ferreira de Oliveira (UFG) e contou com a participação do Prof. Tristan McCowan, do Instituto de Educação da University of London.
  • Intercâmbio com a Universidade Pedagógica de Maputo: neste intercâmbio houve a realização, em 2018, de Projeto de pesquisa, coordenado pela Profa. Daniela Costa Lima, parceria via Diretório da Pesquisa – GEaD/CNPq, com a Universidade Pedagógica de Maputo, Centro de Educação Aberta e a Distância, Moçambique, por meio da professora Cristina Loforte.
  • Intercâmbio com o Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES): Neste intercâmbio professores do PPGE integraram/integram a direção e o Comitê Científico do Forges que está vinculado ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Intercâmbio com a Universidade de Paris X – Nanterre: no ano de 2018 o PPGE recebeu a visita do Prof. François Vatin, docente e pesquisador da Universidade de Paris X – Nanterre. Por meio deste intercâmbio o Prof. François Vatin ministrou aulas no âmbito da disciplina Trabalho, Atividade, Saberes Profissionais para mestrandos e doutorandos do PPGE e demais pós-graduandos da UFG. Tais atividades, que também contaram com a participação do Prof. Carlos Sautchuk (UnB). As atividades foram coordenadas pelo Prof. Wanderson Ferreira Alves.
  • Intercâmbio com a Université de Tours (França): no ano de 2019 foi realizado um seminário e uma conferência com o Prof. Hervé Breton, docente pesquisador da Université de Tours (França). Especialista nos estudos sobre histórias de vida, trabalho e saberes experiências, a conferência intitulou-se “La recherche sur les histoires de vie, narration et savoirs expérientiels” e foi aberta a toda comunidade acadêmica, professores das redes de educação básica e demais profissionais. Outro seminário “Histoires de vie et travail: aspects méthodologiques” foi destinado aos membros de grupos de pesquisa. As atividades foram coordenadas pelo Prof. Wanderson Ferreira Alves.
  • Intercâmbio com a Saint Mary's University, Nova Escócia, Canadá: em 14/11/2018 o PPGE-FE/UFG promoveu a conferência realizada pelo Prof. Henry Veltermeyer da Saint Mary’s University com o tema “The political Economy of Agro-extraction: The agrarian question of the 21 century” pela Rede de Estudos Rurais. A atividade foi organizada pelos professores José Paulo Pietrafesa (PPGE) e Amone Inácia Alves (FE/UFG).
  • Intercâmbio com a Università di Cagliari (UNICA) - Itália: este intercâmbio de pesquisa resultou do fato de a Profa Maria Margarida Machado passar a compor o conjunto de pesquisadores brasileiros vinculados a rede International Gramsci Society – IGS/Brasil. O PPGE-FE/UFG estabeleceu um acordo de pesquisa a ser realizada pela professora Maria Margarida junto a Università di Cagliari (UNICA), em Cagliari, na Sardenha/Itália. Na condição de professora visitante, serão desenvolvidas atividades no Laboratório de Estudos Internacionais Gramscianos (GramsciLab) da referida universidade.
  • Parceria com Curso Escola de Altos Estudos da UFPE: este projeto é liderado pelo Prof. Alexsandro da Silva (UFPECaruaru), tendo como participante a Profa Valdeniza Maria Lopes da Barra (PPGE). O referido projeto intitula-se Currículo e avaliação, leitura e escrita: diálogos entre Brasil/França e Brasil/Portugal, e envolve a professoras convidadas: Anne-Marie Chartier e Carlinda Leite.
  • Parceria com a Revista sobre educación y liderazgo educativo (Dyle) do Fórum Europeo de Administradores de la Educación: nesta parceria são elaboradas matérias sobre educação, ciência e tecnologia, tendo o Prof. João Ferreira de Oliveira, como correspondente do Brasil.
  • Participação no projeto de internacionalização - entre a Redecentro/Brasil e Argentina: o projeto de internacionalização entre Brasil e Argentina, teve início no ano de 2015, foi desenvolvido pela Redecentro - Rede de pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste/Brasil, coordenado pelas Professoras Solange Martins Oliveira Magalhães e Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza do PPGE-FE/UFG. A Redecentro se associou ao grupo que compõem a Especialización en Investigación Educativa – Educación Actores Sociales y Contexto Regional, da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales - UNJu, da Provincia de San Salvador de Jujuy/Argentina.

 

 

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Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
Conceito 5 Conceito 5 Conceito 5 Conceito 5

 

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Informações Gerais

Nível Mestrado e Doutorado
Áreas de Concentração  Educação
Linhas de pesquisa
  • Cultura e Processos Educacionais;
  • Estado, Políticas e História da Educação;
  • Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo;
  • Fundamentos dos Processos Educativos;
  • Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
 Estrutura Curricular  Além da dissertação ou tese a ser elaborada, o pós-graduando do mestrado e do doutorado deve cumprir entre disciplinas e atividades complementares 32 e 48 créditos, respectivamente.
Disciplinas

Disciplinas distribuídas por linha de pesquisa:

Cultura e Processos Educacionais: Cultura, Formação Social e Educação: Introdução aos Intérpretes do Brasil; Práticas Culturais e Educação; Estética, Educação e Imagens da Arte; Cinema e Formação: Concepções Estéticas e Pedagógicas; Teoria Crítica, Cultura, psicologia e Educação; Educação, Racionalidade e Adoecimento: Leitura Crítica; O Corpo na Sociedade do Capital; Filosofia e Educação: Tópicos em Rousseau.

Estado, Políticas e História da Educação: Políticas Públicas Educacionais, Tecnologias e EAD; Educação Brasileira; Instrução e Educação em Goiás: História e Memória; Políticas e Gestão da Educação Superior e Universidade no Brasil; Reestruturação Produtiva e Educação; Avaliação e Educação no Brasil; Plano Nacional de Educação, Políticas e Gestão da Educação; Educação Brasileira; Educação e Juventude no Brasil: História e Políticas; Pedagogias do Corpo, Infância e Escolarização nas Políticas Nacionais e Estaduais; Cotidiano, Escola e Ação Educativa; Infâncias e Juventudes: História e Políticas Educacionais (Séculos XIX e XXI); PNE, Políticas e Gestão.

-Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo: Perspectiva sócio-histórico-cultural e educação: a dialética nas teorias de Vigostsky, Luria, Leontiev e Wallon; Pesquisa e Análise de Dados; Trabalho Docente e Ensino para o Desenvolvimento; Trabalho Docente, Conhecimento Escolar e Ensino para o Desenvolvimento; Docência Universitária; Formação e Profissionalização de Professores: Pesquisa e Perspectivas Críticas; Formação e Profissionalização Docente: Uma análise dos Sentidos Discursivos Atuais; Didática e Questões Contemporâneas.

Fundamentos dos Processos Educativos: Teoria do Conhecimento; Sociedade, Saber e Educação; O Método Dialético em Marx; Escola e Desigualdade; Cultura, Arte e Educação; Neoliberalismo e Educação.

Trabalho, Educação e Movimentos Sociais: Literatura e Formação Humana; Educação, Trabalho e Movimentos Sociais na Contemporaneidade; Paulo Freire e a Educação; Ler Gramsci para Pensar a Política e a Educação; Trabalho Docente: Teoria e Produção do Conhecimento; Trabalho, Atividade, Saberes Profissionais; Educação, Trabalho e Formação Humana.

 

 

 

 

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Processo seletivo

Último edital: mestrado /// doutorado.

 

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Contato 

Coordenadora: Daniela da Costa Britto Pereira Lima

Vice-coordenadora: Marilza Vanessa Rosa Suanno

E-mailppge.fe@ufg.br 
Telefone(62) 3209-6321

Site: ppge.fe.ufg.br/ 

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