Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS

Missão 

Dentro da missão institucional da Universidade Federal de Goiás de sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade, o Programa de Pós-graduação Acadêmica Stricto Sensu em Engenharia Ambiental e Sanitárias PPGEAS, tem a finalidade de oferecer uma formação de alto nível, que permita ao aluno resolver problemas ambientais de alta complexidade, atuar no ensino superior, bem como desenvolver pesquisas dentro do âmbito da Engenharia Ambiental e Sanitária, coerente com a missão da UFG.

 

Voltar para o início da página.

 

Objetivos

O objetivo principal do programa é consolidar seu papel como centro produtor de pesquisa e de conhecimento voltado à discussão das relações entre o saneamento e os recursos hídricos, a partir de uma perspectiva ambiental e integrada.

 

Voltar para o início da página.

 

Diferenciais

- O programa sempre incentivou para que seus professores façam estágio pós-doutoral em outros países. Em 2017, o professor Denilson Teixeira realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Universidade Nova de Lisboa (UNL), considerada uma instituição de excelência em diferentes rankings internacionais. Cabe destacar a importância científica do supervisor escolhido. Tomás Barros Ramos é Professor Assistente na Universidade Nova de Lisboa (UNL) e Investigador Sénior do "Center for Environmental and Sustainability Research" (CENSE). 

- Da Universidade da Beira Interior, tem-se a colaboração do Professor António Albuquerque, que participa do PPGEAS como professor visitante e regularmente ministra palestras e cursos na Escola de Engenharia Civil e Ambiental, bem como atua em projetos de pesquisa e publicações em conjunto com docentes do PPGEAS nas áreas de tratamento de águas de abastecimento e residuárias. Sua colaboração também tem sido realizada no recebimento de docentes do PPGEAS em missões de estudo e pesquisa em Portugal. O Prof. Paulo Scalize participa dos projetos autofinanciados pelo FibEnTech (Fiber Materials and Environmental Technologies), sediada na Universidade da Beira Interior (UBI, Covilha, Portugal), nomeadamente no projeto sobre “Valorização de biomassa algal resultante de processos de biorremediacão” e “IDIaqua - Potenciacion de la I+D+i de excelencia en materia de depuracion de las aguas en pequenas aglomeraciones urbanas”, financiado pelo Programa INTERREG V A Espanha- Portugal (POCTEP).

 

Voltar para o início da página.

 

Infraestrutura 

A Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA/UFG) possui vários laboratórios que são utilizados no âmbito das atividades do Programa: Laboratório de Hidráulica, Laboratório de Saneamento e Laboratório de Análises de Águas. Além dos laboratórios da EECA, os alunos do PPGEAS podem fazer uso de alguns laboratórios existentes nas outras unidades da UFG, tais como o Laboratório de Limnologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o Laboratório de Métodos de Extração e Separação (LAMES) do Instituto de Química, o Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Farmácia, o do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública e o da Escola de Agronomia, os Laboratórios de Engenharia Térmica e de Fluidos (LATEF) e de Computação Científica de Alto Desempenho (LCC) da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) e os laboratórios do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI). Através de parcerias em projetos de pesquisa, os alunos também podem utilizar os laboratórios existentes no âmbito do Estado de Goiás, tais como: o Laboratório da Empresa Saneamento de Goiás S.A. (SANEAGO), da Agência Ambiental do Estado de Goiás, de Furnas-Eletrobrás e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

 

Voltar para o início da página.

 

Perfil dos docentes

Os professores que compõem o quadro permanente dedicam-se exclusivamente às atividades de pesquisa, ensino e extensão. O PPGEAS contava em 2020 com 11 professores permanentes, uma professora colaboradora e um professor visitante estrangeiro, sendo compatíveis e atendendo totalmente à área de concentração. Em relação à formação, além de o corpo docente ser compatível com as disciplinas ministradas, é consonante com a Proposta do Programa e apresenta graduações em diversos ramos do conhecimento, tais como Química, Engenharia Civil, Biologia, Engenharia Mecânica e Engenharia Cartográfica. Tal variabilidade, em termos de graduação, evidenciam os diferentes olhares necessários não só à formação dos mestrandos do PPGEAS, mas também a capacidade de propor soluções aos complexos problemas de natureza ambiental. Neste sentido, destaca-se que a formação preponderante dos professores permanentes é em Engenharia. A atuação diferenciada do corpo docente atraiu dos pesquisadores para pós-doutoramento, o Dr. Germán Sanz Lobon, originário da Espanha que concluiu em 2016 e o Dr. Roberto Araújo Bezerra atuando desde 2018 vinculado ao projeto Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e tradicionais de Goiás.

 

Voltar para o início da página.

 

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (PPGEAS), em 2020, completou cinco anos de funcionamento, com recomendação em 2014 (12/12/2014) e início efetivo das atividades em 01/03/2015, com a inscrição da primeira turma aprovada em Processo Seletivo para alunos regulares, em nível de mestrado. Seu reconhecimento, seguindo recomendação do CTC da CAPES, foi publicado no dia 09/03/2017.

 

Voltar para o início da página.

 

Internacionalização

Mesmo com pouco tempo percorrido depois de sua criação, o PPGEAS se esforça em participar de ações de internacionalização em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFG. Fazem parte dessas ações a participação de um professor da universidade da Beira Interior de Lisboa, de um pós-doutorando da França e a participação dos docentes como revisores de periódicos internacionais e em congressos internacionais dentro e fora do país. Os periódicos internacionais que tem a participação de docentes que integram o PPGEAS atuando como revisores são: American Journal of Hydropower, Water and Environment Systems; Canadian Journal of Civil Engineering (Print); Drinking Water Engineering and Science; Hidro & Hydro (PCH Notícias & SHP News); International Journal of Remote Sensing; Journal of Hydraulic Engineering (ASCE); Journal of Hydraulic Research; Urban Water Journal; Water Management; Water Resources Management; Applied Mathematical Modelling Recursos Hídricos (Lisboa); Journal of Hydrodynamics; Revista Internacional de Ciências; Water. Esforços para inserção e cooperações dos docentes do PPGEAS têm sido realizados com instituições do Exterior, como a Universidade da Beira Interior e o Instituto Superior Técnico, de Portugal, Universidade de Cabo Verde, e o UNESCO-IHE (Institute for Water Education), da Holanda.

 

Voltar para o início da página.

 

Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
- - Conceito 3 Conceito 3

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Nível Mestrado 
Áreas de Concentração  Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental
Linhas de pesquisa
  • Planejamento e Gestão de Sistemas de Recursos Hídricos;
  • Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário.
 Estrutura Curricular  São necessários pelo menos 18 créditos em disciplinas para titulação, além de dois créditos em Atividades Complementares.
Disciplinas

Disciplinas da linha Planejamento e Gestão de Sistemas de Recursos Hídricos: Escoamentos transientes em superfície livre; Hidrologia Física; Limnologia: teoria e aplicações; Modelos Hidrológicos; Métodos Numéricos em Engenharia Ambiental; Fundamentos de Mecânica dos Fluidos.

Disciplinas da linha Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário: Caracterização da qualidade da água; Engenharia Hidráulica aplicada a Sistemas de Abastecimento de Água; Microbiologia Ambiental; Tratamento de águas residuárias; Tratamento e disposição de resíduos no sistema água-solo-planta-atmosfera; Uso eficiente da água e reuso; Treatment and valorization of residues from the food industry (ministrada em inglês); Princípios Teóricos e Metodológicos de Química Analítica aplicados ao Meio Ambiente.

Disciplinas optativas são comuns às duas linhas de pesquisa: Aspectos Quantitativos do Gerenciamento de Recursos Hídricos; Geoprocessamento aplicado à Engenharia Ambiental e Sanitária; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Tópicos especiais em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Disciplinas obrigatórias comum a todos os discentes do Programa: Seminários de pesquisa e Metodologia em pesquisa e Bases teóricas para redação científica e Seminários de dissertação.

 

Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Último edital: clique aqui.

 

Voltar para o início da página.

 

Contato 

Coordenador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Scalize

Vice-coordenadorProf. Dr. Joel Roberto Guimarães Vasco

E-mail:  ppgeas.eeca@ufg.br 
Telefone: (62) 3209-6099

Site: ppgeas.eeca.ufg.br

 

 

botão cadastre-se

Voltar para o início da página.