Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGMEC

O programa tem como objetivos desenvolver projetos de pesquisa sustentáveis e inovadores em âmbito nacional, através de uma forte relação com a indústria do estado de Goiás e da região Centro-Oeste, de forma a reduzir desigualdades e gerar riquezas para o estado. Preza-se também pela qualidade de ensino em Engenharia Mecânica disseminando o conhecimento científico e tecnológico inovador na região.

Contribuindo para uma contínua capacitação em pesquisa e docência de egressos de cursos de Engenharia Mecânica e áreas afins. De forma a gerar mão de obra capacitada e qualificada para atuar em pesquisa e no ensino das Ciências Mecânica e demais áreas afins.

Perfil do egresso

Preza-se pela sólida formação de um profissional com capacidade de realizar pesquisas de forma independente, conseguindo atuar em projetos de pesquisa, para gerar soluções bem fundamentadas, inovadoras e sustentáveis, em temas diversificados da Engenharia Mecânica. Além disso, o mestre em Ciências Mecânicas, formado no PPGMEC/UFG, deve ser capaz de atuar como docente disseminador de conhecimento científico e tecnológico, de forma a contribuir para a qualidade do ensino na região e no país. E, por fim, deve ser capaz de interagir com seus pares, em nível nacional e internacional, compreendendo, adaptando e obtendo soluções, que estão na fronteira do conhecimento nacional e mundial, para o progresso da região e do país.

O curso de mestrado strictu sensu do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGMEC) foi aprovado na 190ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES (http://www.capes.gov.br/avaliacao/entrada-no-snpg-propostas/resultados) em novembro 2019.

- - A A

Nível Mestrado
Áreas de Concentração  Ciências Mecânicas
  • LP1: Materiais e Manufatura Avançada;
  • LP2: Dinâmica dos Fluidos e dos Sólidos.
 Estrutura Curricular

O aluno de Mestrado deverá cumprir os seguintes critérios para início do processo de defesa de dissertação:

• Qualificação: obrigatório para alunos que estão entre 12 a 18 meses após a data de matrícula
  • Mestrado: pelo menos 12 meses e 24 créditos cursados, conclusão das atividades complementares e produção científica

Disciplinas da LP1: Automação da Manufatura, Ensaios Não Destrutivos, Mecanismo de Desgaste dos Materiais, Instrumentação, Metalurgia da Soldagem, Métodos de Análise Microestrutural, Metrologia, Microestrutura e Propriedades dos Materiais, Processos de Usinagem Não Convencional, Redes Industriais Aplicadas à Automação da Manufatura, Tecnologia da Soldagem, Tecnologia de Filmes Finos, Tópicos em Materiais e Manufatura, Tribologia, Usinagem dos metais.

Disciplinas da LP2: Análise de Sinais e Sistemas, Convecção Térmica, Dinâmica dos Fluidos Computacional, Interação Fluido Estrutura, Mecânica do Contínuo, Mecânica dos Fluidos, Métodos Numéricos, Modelagem da Turbulência, Processamento de Sinais, Termodinâmica, Turbulência dos Fluídos, Tópicos Especiais em Mecânica dos Fluídos e dos Sólidos, Vibração dos Sistemas Mecânicos.

Último edital: clique aqui.

Coordenadora:  Profª. Andreia Aoyagui Nascimento

Vice-coordenador:  Prof. Demostenes Ferreira Filho