Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
- Missão
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O PPGEP tem como missão gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade.
Voltar para o início da página.
- O programa apresenta um corpo docente com perfil de formação diversificada, em diferentes áreas do conhecimento da Engenharia de Produção, compatível com o escopo de sua Área de concentração e Linhas de pesquisa. Ressalta-se que eles apresentam experiência em ambiente corporativo, como também no acadêmico. Este fato contribui de modo positivo para a área de concentração do PPGEP (Gestão Estratégica e Operacional da Produção), uma vez que as diversas áreas de formação favorecem a interdisciplinaridade inerente à área, propiciando diversas interações dentre as linhas de pesquisa do PPGEP. Além das formações da graduação e do doutoramento, 8 docentes possuem capacitação específica pertinente às áreas da Engenharia de Produção, obtida tanto na participação em programas de pós-doutoramento quanto em missões nacionais e internacionais.
- Nesse curto período de existência, o programa obteve sucesso em diversas parcerias com o ambiente empresarial da cidade de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Variados projetos de pesquisas estão sendo desenvolvidos junto ao Hospital das Clínicas de Goiânia, Cesar Transportes, Della Panificadora, entre outros. Neste ambiente de parceria, alunos e professores conseguem entregar valor para as empresas regionais e promover a disseminação dos conceitos e ferramentas da Engenharia de Produção.
- Inúmeras parcerias com foco no desenvolvimento de pesquisas estão sendo desenvolvidas com instituições nacionais e internacionais. Pode-se destacar colaborações com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre outros. Destacam-se, também, parcerias internacionais, tais como: com a National Techinical University of Athens (Grécia), Universita Degle Studi Della Tuscia (Itália), Universite de Sherbrooke (Canadá), Karlsruher Institut Fuer Technologie (Alemanha), Universidade do Porto (Portugal), Instituto Politécnico de Milano (Itália), INESC TEC (Portugal), entre outros.
Voltar para o início da página.
O programa conta com os seguintes laboratórios:
LabTec – Laboratório de Aplicação e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas: ligado aos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção da FCT/UFG que tem como objetivo principal realizar pesquisas sobre temáticas de tecnologias oriundas de pesquisa básica em ciência, pesquisa aplicada em Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia e Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, e áreas afins, bem como de desenvolvimento e inovação tecnológica, contribuindo para a melhoria da formação dos acadêmicos, bem como integrando docentes, discentes e técnicos desta e de outras instituições de ensino e a comunidade;
LAGEPO – Laboratório de Gestão da Produção e de Organizações.
Voltar para o início da página.
O atual corpo docente do PPGEP é formado por 11 docentes permanentes (DP). Não há docentes colaboradores (DC), no entanto, há docentes externos que ministram/participam de disciplinas, como também atuam na coorientação de estudantes e participam das equipes dos projetos de pesquisa. Trata-se de um corpo docente em que 54,6% apresentam tempo de titulação de até 8 anos, 36,3% de 8-16 anos e 9,1% tempo de titulação acima de 16 anos. Esses dados mostram que o programa tem um maior percentual de jovens doutores com expectativa duradoura de atuação no PPGEP, como também de docentes experientes, que são considerados referências nas linhas de pesquisas. Esse conjunto de professores atua de forma harmônica na troca de conhecimentos e experiências, resultando em diversas interações em produções bibliográficas do corpo docente.
Com relação à área de formação na graduação; entre os 11 DP, 2 são formados em Engenharia da Produção, 1 em Ciência da Computação, 1 em Engenharia Civil, 1 em Engenharia de Materiais, 2 em Engenharia Mecânica, 1 em Geologia, 1 em Engenharia Mecatrônica, 1 em Engenharia Elétrica e 1 em Engenharia da Computação. Com relação à área de formação doutoral; entre os 11 DP, 4 são doutores na área de Engenharia de Produção, 1 em Extensão Rural, 1 em Engenharia de Materiais, 2 em Engenharia Mecânica, 1 em Engenharia Elétrica, 1 em Geologia e 1 em Engenharia Elétrica e da Computação.
Voltar para o início da página.
O PPGEP está vinculado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG, e está sediado na cidade de Aparecida de Goiânia, localizada na região sul do Estado de Goiás. Esta cidade tem suas origens em meados de 1922, e desde então, por não possuir uma área geográfica grande que possibilitasse o desenvolvimento do setor primário, tanto na área agrícola quanto na pecuária, buscou sua base econômica na industrialização. Na década de 1990, o programa de industrialização ganhou impulso, e desde então a cidade vem se consolidando como um dos polos industriais mais dinâmicos do Estado. Frente a esse contexto traçado, entende-se que o PPGEP se mostra relevante e encontra um cenário propício para sua consolidação, no contexto de Aparecida de Goiânia e adjacências. O programa, por sua natureza “profissional”, deverá se notabilizar pela geração de trabalhos de pesquisa intervencionistas e aplicados, mormente a partir de demandas do próprio segmento empresarial. Entretanto, a relevância do PPGEP pode ir além da cidade sede, ainda mais quando se observa o grande crescimento econômico e industrial no Estado de Goiás.
Voltar para o início da página.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Federal de Goiás (UFG), mesmo com seu pouco tempo de existência, durante os seus dois primeiros anos de atividade, vem apresentando seus primeiros resultados em termos dos esforços relativos à internacionalização, inserção (local, regional e nacional) e visibilidade do programa.
Destacam-se as seguintes ações realizadas no ano de 2020:
- Participação de 2 docentes permanentes como editores ou membros de corpos editoriais de periódicos científicos indexados nos percentis superiores da área;
- Três docentes são avaliadores de agências de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação no exterior e no Brasil, a saber: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG);
- Em 2020 um dos docentes permanentes foi palestrante convidados do evento "Workshop Fasten Dissemination", referente à disseminação dos resultados do projeto FASTEN (4ª chamada Europa-Brasil – European Commission e Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação - MCTIC).
- Quanto aos alunos do programa participarem em atividades no exterior, uma aluna foi selecionada para participar do programa de mobilidade discente (pós-graduação) da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) para no segundo semestre de 2020 desenvolver atividades de pesquisa e cursar disciplinas na Universidad Nacional del Litoral (UNL) – Argentina.
- No PPGEP em uma das bancas de qualificação houve a participação de uma docente estrangeira da Universidad Nacional del Litoral (UNL) – Argentina.
- Nos projetos de pesquisa que os docentes permanentes do programa coordenaram e/ou participaram pode-se destacar 5 deles que tiveram a participação de pesquisadores estrangeiros e/ou tiveram financiamento multilateral ou estrangeiro: Projeto FASTEN - Flexible and Autonomous Manufacturing Systems for Custom-Designed Products; Empowering Brazil’s impoverished communities through critical decision-making: a communitarian communicative strategy; ContaminatEd land Remediation through Energy crops for Soil improvement to liquid biofuel Strategies (CERESiS); Supporting vulnerable small local farmers in Brazil distribute their products and improve their standard of living; Desenvolvimento de tecnologias sociais de análise da viabilidade da participação de agricultores familiares nos editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
- | - | A | Conceito 3 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado Profissional |
Áreas de Concentração | Gestão Estratégica e Operacional da Produção |
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular | Quanto à estrutura curricular, o estudante de Mestrado deve integralizar 10 créditos em disciplinas obrigatórias e 12 créditos em disciplinas optativas, 4 créditos em atividades complementares e 16 créditos referente a dissertação. |
Disciplinas |
Disciplinas organizadas no eixo Área de Concentração: “Gestão Estratégica e Operacional da Produção”: Sistemas de Produção (64h); Seminários em Engenharia de Produção (32h). Linha de Pesquisa “Gerenciamento de Sistemas Produtivos”: Engenharia Econômica Avançada (64h); Dinâmica de Sistemas de Engenharia (64h); Modelos e Heurísticas para Sequenciamento da Produção (64h).
|
Voltar para o início da página.
Último edital: clique aqui.
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. Diogo de Souza Rabelo
Vice-coordenador: Prof. Dr. Solon Bevilacqua
Site: ppgep.fct.ufg.br