Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química - PPGEQ

Missão 

A missão do programa é entregar à sociedade um profissional do ramo químico/industrial aprimorado em suas práticas, capacitado a gerar e disseminar o conhecimentos essenciais à competitividade de mercado.

 

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Objetivos

O PPGEQ tem como objetivo geral promover a capacitação profissional e geração de conhecimento via inserção de técnicas e metodologias modernas de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

Objetivos específicos:

  • desenvolver pesquisas técnico-científicas priorizando a produção de conhecimento, o desenvolvimento de patentes e a utilização dos resultados em publicações nacionais e internacionais;
  • desenvolver metodologias envolvendo as tecnologias emergentes na respectiva área de concentração;
  • promover o intercâmbio de pesquisadores-docentes, estudantes de pós-graduação e de graduação (estágios supervisionados e iniciação científica), com o interesse de otimizar a formação de recursos humanos;
  • promover o intercâmbio de tecnologias com indústrias, cooperativas, institutos de pesquisas e universidades.

 

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Diferenciais

- Composto por jovens docentes, todos doutores por Programas de Pós-graduação conceito CAPES 6 ou 7, um dos pontos fortes do Programa é a grande interação entre os cursos de Graduação em que os docentes atuam e o PPGEQ. Tal relação tem reflexo direto sobre a qualidade dos trabalhos desenvolvidos por meio de projetos de Iniciação Científica e, principalmente, na possibilidade de formação continuada caracterizada pelo ingresso de alunos egressos de cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade de Brasília (UNB) no PPGEQ. Destaca-se a interdisciplinaridade do conhecimento, resultado do envolvimento de profissionais (docentes e discentes) de áreas diversas, tais como: Engenharia Química, Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas, Engenharia Ambiental e Química Industrial, desencadeando na proposição e desenvolvimento de temas atuais nas diversas linhas de pesquisa do PPGEQ.

- A oferta de infraestrutura laboratorial e instrumental, proporcionada pela inserção do PPGEQ no Instituto de Química da UFG, possibilita aos pesquisadores, acesso ao parque de equipamentos de grande porte para o desenvolvimento das pesquisas relacionadas com as linhas do programa, sendo determinante para a interação e maior qualificação na análise de resultados.

 

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Infraestrutura 

A excelência na formação de mestres em Engenharia Química depende diretamente da infraestrutura local disponível para a execução de trabalhos de pesquisa. Ciente da importância em disponibilizar laboratórios minimamente equipados e em boas condições de uso e ocupação, o PPGEQ, por ação direta de seus docentes, tem se esforçado continuamente em busca de melhorias de sua infraestrutura através da proposição de projetos de pesquisa a agências de fomento e ao setor privado. Além disso, cabe ressaltar o esforço empenhado pela Direção do Instituto de Química da UFG no sentido de disponibilizar a seus docentes espaço físico compatível com suas necessidades e especificidades, reformando e à medida do possível, entregando laboratórios de pesquisa em plenas condições de uso.

A seguir, são relacionados os principais laboratórios que compõem a infraestrutura de pesquisa e ensino do Instituto de Química:

  • Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear;
  • Central Analítica, laboratório multiusuário;
  • Laboratório de Métodos de Extração e Separação (LAMES);
  • Laboratório de Espectroscopia Molecular e Atômica;
  • Laboratório de Bioanalítica;
  • Laboratório de Tratamento de Águas Residuárias (LABTAR);
  • Laboratório de Métodos Eletroforéticos;
  • Laboratório de Cromatografia de Espectrometria de Massas (LaCEM);
  • Laboratório de Nanotecnologia e Processos de Adsorção (LANPA);
  • Laboratório de Controle e Preservação Ambiental;
  • Laboratório de Materiais e Interfaces;
  • Laboratório de Química de Superfície e Polímeros;
  • Laboratório de Síntese Inorgânica;
  • Laboratório de Produtos Naturais;
  • Laboratório de Bioatividade Molecular;
  • Laboratório de Bioatividade Molecular II;
  • Laboratório de Síntese Molecular;
  • Laboratório de Química Teórica e Computacional;
  • Laboratório de Bio-eletrocatálise e Células a Combustível;
  • Laboratório de Reatores e Processos Catalíticos (LRPC);
  • Laboratório de Química Sintética e Aplicada (LQSA);
  • Laboratório de Eletroanalítica e Análise por Injeção em Fluxo;
  • Laboratório de Espectroscopia e Nanomateriais (LENano);
  • Laboratório de Sistemas Particulados e Termodinâmica Computacional (SisParTeC).

 

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Perfil dos docentes

O corpo docente do PPGEQ no ano de 2020 foi composto por um total de 14 docentes distribuídos nas condições de membros permanentes e colaborador. A excelência da formação dos docentes do PPGEQ para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Pós-graduação pode ser destacada tanto pelas instituições e cursos de origem, todos com notas CAPES 6 e 7, quanto pela diversidade das linhas de pesquisa nas quais estes profissionais encontram-se distribuídos. Ressalte-se, que cinco membros permanentes tiveram seus contratos com as respectivas Instituições de Ensino Superior formalizados entre os anos de 2008 e 2011, oito após o ano de 2012, e um (membro colaborador) no ano de 2020. Desde a sua criação, apesar da quantidade de membros sempre em torno do número atual (14) o PPGEQ tem contado com ao menos dois (2) docentes permanentes com formação, aderência e projetos articulados em cada linha de pesquisa do programa.

 

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Histórico

No ano de 2012, anteriormente à formação da primeira turma de Graduação em Engenharia Química, resultado do comprometimento dos docentes contratados para atuação no respectivo curso e em cooperação com professores do curso de Graduação em Engenharia de Alimentos da UFG iniciaram-se as tratativas e a idealização do preenchimento de uma Apresentação de Proposta para Cursos Novos (APCN) na modalidade Mestrado Acadêmico em Engenharia Química. No final do ano de 2013, a autorização da CAPES autorizou a criação e funcionamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química na Universidade Federal de Goiás (PPGEQ/UFG), que recebeu no ano de 2014, a primeira turma (11 discentes), marco inicial das atividades de ensino e pesquisa em nível de Pós-graduação em Engenharia Química na UFG e na Região Centro-Oeste do país. Desde então, o aprimoramento e continuidade nos estudos possibilitados pelo PPGEQ tem promovido o fortalecimento dos cursos de graduação em Engenharia Química e Química da UFG, e recebido alunos de diferentes instituições de ensino com as mais diversas formações nas áreas de Engenharias, Química, Industrial e de Materiais.

 

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Internacionalização

O PPGEQ/UFG possui um corpo docente com importantes parcerias internacionais, fruto de projetos de “Doutorado Sanduíche no Exterior” e “Estágio Pós-doutoral” que estão sendo fortalecidas por meio da cooperação em pesquisa e na pretensão de realização, a médio e longo prazo, de projetos de intercâmbio de alunos e docentes em estágios pós-doutoral. Destacam-se a seguir pesquisadores da comunidade científica internacional com os quais docentes do PPGEQ tem interagido em atividades de P & D + I:

  • Prof. Dr.-Ing. Andreas Bück – Instituto de Tecnologia de Partículas da Universidade Friedrich-Alexander Erlangen-Nuremberg, na cidade de Erlangen, Alemanha;
  • Dr. Jochen Mellmann – Chefe do Departamento do Grupo de Secagem do Instituto Leibniz para Agricultura ("Leibniz-Institut für Agrartechnik"), Potsdam – Alemanha;
  • Dr. Pal Perjesi – Docente do Instituto de Farmácia Química da Universidade de Pécs, Pécs – Hungria;
  • Dr. Jorge Cuellar – Docente do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Salamanca, Salamanca – Espanha;
  • Dra. Isabel Rocha – Docente do Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, Braga – Portugal;
  • Dr. Eugénio Campos Ferreira – Docente do Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, Braga – Portugal;
  • Dr. Marcelo Santiago Zabaloy – Pesquisador do CONICET, Bahía Blanca – Argentina;
  • Dr. Timothy F. L. McKenna – Pesquisador docente da Université Claude Bernard Lyon 1, UCBL1, França.

 

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Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
- - Conceito 3 Conceito 3

 

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Informações Gerais

Nível Mestrado
Áreas de Concentração  Desenvolvimento de Processos
Linhas de pesquisa
  • Processos Químicos e Biotecnológicos;
  • Gestão, Controle e Preservação Ambiental;
  • Otimização de Processos;
  • Sistemas Particulados.
 Estrutura Curricular 

O currículo do aluno egresso deste Programa deverá conter, no mínimo, as seguintes atividades, juntamente com seus respetivos cômputos em termos de créditos (quando aplicado): quatro disciplinas obrigatórias; duas disciplinas eletivas; seminário de acompanhamento I; estágio de docência de acordo com as diretrizes da CAPES (para bolsistas CAPES do Programa); exame de qualificação; seminário de acompanhamento II; defesa da dissertação de Mestrado.

Disciplinas

Disciplinas obrigatórias: Fenômenos de Transporte; Métodos Matemáticos; Termodinâmica; Engenharia de Reações.

Disciplinas optativas: Engenharia Bioquímica; Planejamento de Experimentos; Catálise Heterogênea; Controle de Processos; Propriedades Termodinâmicas de Gases e Líquidos; Modelagem de ELV usando EDE Cúbicas; Introdução à Fluidodinâmica Computacional (CFD); Fundamentos de Processos de Adsorção e Troca Iônica; Operações Unitárias; Tópicos Especiais em Sistemas Particulados; Biocatálise e Reatores Enzimáticos; Modelagem e Simulação de Processos; Processos Oxidativos Avançados; Tratamento de Efluentes Industriais; Química de Superfície; Eletroquímica.

 

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Processo seletivo

Último edital: clique aqui.

 

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Contato 

Coordenadora: Fernanda Ferreira Freitas

Vice-coordenador: Gabriel Luis Castioglioni

E-mail: ppgeq.iq@ufg.br
Telefone: (62) 3521.1016

Site: ppgeq.quimica.ufg.br

 

 

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