Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB

 

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica tem como propósito geral atender à necessidade de qualificação dos profissionais da educação das redes públicas e particulares de Educação Básica, conforme a demanda regional do Estado de Goiás, especialmente no que se refere a prepará-los para compreender cientificamente e lidar propositivamente com os problemas e desafios escolares dos processos de ensino e aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores. O Mestrado enfatiza o aprofundamento teórico-epistemológico e teórico-metodológico de questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem, à avaliação, às prática de inclusão e a demais aspectos constitutivos do sistema educacional, nas Áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Humanidades (Pedagogia); Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas, Sociologia, Filosofia e suas Tecnologias, instrumentalizando os profissionais da educação com conhecimentos que o habilitem a desenvolver pesquisa aplicada, cujo objeto de investigação emerja de seu próprio cotidiano escolar, gerando contribuições para a melhoria da Educação Básica e materializando essa contribuição em forma da divulgação científica, compartilhamento e aplicação de produtos e materiais educacionais, frutos do trabalho de pesquisa.

Objetivos Específicos do programa:

  • Formar profissionais que atuam no ensino básico com capacidade analítica, crítica e de transformação de sua prática;
  • Fortalecer a articulação entre teoria e prática na formação e atuação do profissional da educação básica;
  • Aplicar conhecimento e proposições inovadoras para o ensino básico nas dimensões do processo de escolarização;
  • Desenvolver conhecimentos e habilidades de pesquisa na área da Educação Escolar Básica;
  • Instrumentalizar os profissionais da educação básica para a participação crítica no redirecionamento e/ou fortalecimento de políticas públicas educacionais e da Escola Básica;
  • Capacitar os profissionais da educação para a busca constante de eficiência no processo de escolarização, por meio da identificação de problemas e geração de propostas de inovação, em forma de
    materiais ou produtos educacionais.

 

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Diferenciais

- O tipo de pesquisa que se realiza dentro do Programa tem contato e impacto direto nas práticas escolares, uma vez que a coleta de dados, geralmente, é feita dentro de instituições de ensino e os resultados das pesquisas, no mínimo, impactam os sujeitos envolvidos e ainda podem ser compartilhados para outras instituições e profissionais em forma de produtos educacionais ou de publicações.

- A Revista Polyphonía se tornou uma referência para a Pesquisa em Educação Básica e tem lançado dossiês temáticos, sob a editoria de docentes do PPGEEB.

- Os Produtos Educacionais, oriundos do trabalho de pesquisa dos discentes, tem atingido certo destaque na mídia e também relevância para o professor da educação básica,

 

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Infraestrutura 

O Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica funciona no prédio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. Sua estrutura física é composta por uma sala para a Secretaria do programa e uma sala para a Coordenação, que é compartilhada com a Coordenação de Estágio do CEPAE. As atividades do programa acontecem, em sua maioria, dentro do CEPAE, tais como as aulas, o espaço destinados aos mestrandos para estudo, biblioteca, laboratórios de informática, entre outros. Entretanto, estando no Campus 2 da UFG, os estudantes também têm acesso a outras estruturas da universidade e algumas aulas também podem acontecer em outros ambientes. 

Destacam-se os seguintes laboratórios disponíveis para fins de pesquisa a todos os docentes e discentes:

  • Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Infância;
  • Laboratório de Educação Matemática;
  • Laboratório de Informática;
  • Laboratório de Biologia;
  • Laboratório de Química.

 

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Perfil do egresso

O perfil do egresso que o Programa almeja formar envolve aspectos da formação do pesquisador e da formação do professor, envolve também aspectos referentes à formação humana e crítica, enquanto profissionais da Educação Básica. Envolve, ainda, o papel de se tornarem multiplicadores em relação ao conhecimento que construíram em seus estudos e pesquisas, não só para aqueles que vão atuar em instituições de formação de professores, mas também no interior de instituições de Educação Básica, assumindo, em certo sentido, um papel de liderança e de responsabilidade, sem perder de vista sua compreensão sobre a sociedade, a educação, a diversidade, a inclusão, entre outros.

Em síntese, espera-se que o egresso do PPGEEB tenha construído:

  • uma formação geral relacionada às questões da Educação e do Ensino Escolar no Brasil;
  • um aprofundamento epistemológico específico dos conteúdos disciplinares e de suas práticas em contextos formais, não formais e informais de ensino;
  • compreensões sobre temas sociais diversos, apresentados, discutidos e vivenciados em encontros científicos e ambientes educacionais;
  • uma compreensão sobre a relevância da pesquisa em Ensino na Educação Básica e seu papel para a mudança das práticas escolares e para a formação de professores;
  • seu próprio engajamento em relação ao seu papel social e de liderança, como mestre em Ensino na Educação Básica, e a necessidade premente que seus estudos pós-graduados se revertam em contribuições diretas para os sujeitos e instituições relacionadas à escola.

 

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Perfil dos docentes

O corpo docente do PPGEEB é composto por docentes com qualificação em diversas áreas do conhecimento, tanto os docentes que originalmente são do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), unidade da universidade que comporta o PPG, bem como os professores que atuam no Programa, oriundos de outras unidades da UFG. Essa heterogeneidade é um ponto forte do Programa, uma vez que cria possibilidades para que o mestrado em ensino tenha uma proposta epistemológica, pedagógica e investigativa que permita atender às demandas do ensino básico que chega por meio dos projetos de pesquisa dos orientandos selecionados, bem como reforça a natureza multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar do trabalho escolar já desenvolvido no CEPAE, como instituição de ensino básico e estágio supervisionado da UFG.

Considerando o quadro docente do ano de 2020, composto por 31 professores, 26% deles possuem Pós-doutorado, sobretudo na área de Educação, mas também em áreas correlatas, em sua maioria. Em relação à formação em nível de doutorado, todos os docentes são doutores, sendo aproximadamente 32% na área de Educação, 35% em Letras, Literatura ou Linguística, 6% em História, 6% em Geografia, 6% em Educação Física, 6% em Geografia, 6% em Educação Matemática, 3% em Artes e 3% em Ciências Biológicas. Os títulos foram obtidos entre 1995 e 2017, com mediana em 2011.

 

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Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) foi primeiramente pensado, no ano de 2008, pelos Conselheiros (diretores, coordenadores, docentes, técnicos administrativos e
discentes) do Conselho Diretor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), órgão deliberativo máximo do CEPAE. O fato de que as diversas licenciaturas da UFG já contemplavam a demanda por Graduação em nível superior na região indicava que a decisão mais adequada para o CEPAE deveria ser pela oferta de cursos de formação continuada de professores. A mudança constitutiva da Unidade Colégio de Aplicação, fundado em 1966, para Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, em 1994, sustentou essa escolha, já que a partir daí o trabalho desenvolvido no CEPAE havia ganhado uma amplitude que abarcava não apenas o ensino em nível da Educação Básica, mas também a pesquisa acadêmica e a extensão comunitária. Desde então, a contribuição da Unidade à formação universitária, que era limitada ao campo de Estágio Supervisionado das licenciaturas da UFG, passou a se dar também em nível Lato Sensu, com a oferta de Cursos de Especialização presencial e a distância, além da institucionalização de Programas de Extensão e de pesquisas científicas aplicadas à escolarização básica, em parceria com a Secretaria do Estado da Educação e de outras Secretarias Municipais de Educação do Estado de Goiás.

Essa transformação também interferiu positivamente na configuração do quadro de profissionais do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, ampliando o quadro docente e também os níveis de titularidade, já que, a partir de 1980, os docentes que atuavam nos níveis dee 1o e 2o graus (nomenclatura da época), a partir das mudanças de trabalhistas decorrentes da luta profissional, foram alocados na carreira do Magistério Superior. A partir daí, foi incentivada a qualificação dos servidores docentes e técnicos administrativos nos níveis de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, o que contribuiu para a idealização da Proposta do PPGEEB e consulta à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/UFG), em 2011, sobre a constituição de um curso de mestrado, gerido pelo CEPAE. Nessa data, o CEPAE tinha em seu quadro de docentes aproximadamente vinte doutores, dez mestres e cinco especialistas, distribuídos nas três áreas de conhecimento da Educação Básica.

A partir de então, entre 2010 e 2011, foi criada e mantida uma Comissão de Estruturação do Mestrado do CEPAE/UFG, composta por seus próprios docentes e técnicos administrativos, que inicialmente recebeu aconselhamento e assessoria da PRPPG/UFG. Durante esse período, também foram feitas consultas à equipe de Avaliação da Capes, que indicou a então criada Área de Ensino (46) como sendo a mais apropriada para receber e julgar a submissão da Proposta. Tendo como fundamento as investigações desenvolvidas em pesquisas científicas, sistematizadas e veiculadas em livros, materiais didáticos, artigos e outras publicações, bem como em eventos e outras atividades acadêmicas, a Comissão decidiu organizar um Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), em nível de Mestrado, na modalidade Profissional, cuja proposta curricular contemplasse os diferentes campos de atuação do ensino na Educação Básica.

 

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Internacionalização

A internacionalização no CEPAE/PPGEEB é concebida como um processo que articula a dimensão internacional intercultural e global no ensino, na pesquisa e na extensão na Educação Básica e tem por objetivo formar cidadãos mais bem preparados para viver e trabalhar em um mundo multicultural interconectado, assim como objetiva aumentar a contribuição que o CEPAE/UFG podem oferecer à sociedade, como resultado da produção de conhecimento gerado por ações baseadas na cooperação internacional. Entre as ações de internacionalização desenvolvidas destacam-se:

  • Mobilidade de estudantes e docentes do exterior para realizar atividades no PPGEEB: a internacionalização do CEPAE inclui a recepção e a inclusão de estudantes estrangeiros/norte-americanos na comunidade acadêmica, visando contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa e, ao mesmo tempo, fomentar o intercâmbio cultural entre os envolvidos, incluindo a comunidade externa interessada, chamado de Programa de Assistência de Ensino de Inglês (ETA). No CEPAE, os ETAs desenvolvem atividades a fim de contribuírem com a expansão e consolidação da formação no que concerne às habilidades de produção e compreensão oral e comunicativa na língua inglesa, assim como as habilidades de produção escrita e leitura.
  • Ações fruto do Pós-Doutoramento realizado pela docente do PPG, Profa. Dra. Deise Nanci de Castro Mesquita, em Moçambique, entre 2018 e 2019. O resultado foi um intercâmbio entre as culturas do Brasil e Moçambique, com a realização de vários encontros, seminários e congressos, nos dois países, que ajudaram a compreender melhor a cultura moçambicana, pelo viés da literatura, da música, da dança e do cinema. Tudo isso resultou numa produção técnica e bibliográfica significativa para o PPGEEB.
  • Participação da docente do programa, a Professora Dra. Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha, no Grupo Visagem, por meio do “Projeto Salto a Melgaço do Marajó, entre o Minho e o Amazonas, envolvendo professores, pesquisadores e artistas brasileiros e portugueses. Tal projeto busca utilizar uma etnografia, baseada na interlocução participativa e reflexiva, para conhecer Melgaço do Marajó, no estado do Pará e aproximar as duas cidades irmãs: Melgaço do Minho (Portugal) e Melgaço do arquipélago marajoara (Brasil).
  • Rede de Escolas Criativas (RIEC): as unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás têm se articulado para ampliar e desenvolver estratégias que envolvam essas ações de cooperação entre universidades e entidades de ensino e pesquisa no exterior. Desde 2014, o CEPAE e o PPGEEB já integram a Rede de Escolas Criativas (RIEC), com sede na Universidade de Barcelona - Espanha - em co-participação com outras Instituições de Ensino Superior e de Educação Básica da Europa e da América Latina; e também integra o Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras, cadastrado no CNPq, constituído também por pesquisadores do PPGEEB, o que tem promovido ações de publicações, organização de eventos, envolvendo as duas universidades.

 

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Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
- - Conceito 3  Conceito 4

 

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Informações Gerais

Nível Mestrado Profissional 
Áreas de Concentração  Ensino na Educação Básica
Linhas de pesquisa
  • Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes;
  • Práticas escolares e aplicação do conhecimento.
 Estrutura Curricular  A estrutura curricular do curso de Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica é composta de um total de 32 créditos, correspondendo cada um 15 horas/aula e/ou trabalho equivalente, que devem ser concluídos em um período mínimo de 18 e máximo de 30 meses. A integralização do curso é realizada depois de obtidos os dezesseis créditos em disciplinas, em atividades complementares e em atividades de orientação, que culminam na produção, apresentação e defesa pública de uma Dissertação Acadêmica e de um Produto Educacional, o que equivale aos dezesseis (16) créditos restantes. O exame de qualificação da dissertação e do produto educacional é obrigatório e para realizá-lo é necessário ter integralizado os créditos em disciplinas e atividades complementares.
Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Comum: Teorias de ensino e aprendizagem; Organização de contextos de educação básica (L2).

Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Específico: Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de Línguas; Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de Literatura; Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de Matemática; Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de Ciências/Biologia; Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de História; Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de Geografia; Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino em Educação Escolar.

Disciplinas Optativas do Núcleo Interdisciplinar: Linguagem, cultura e subjetividade; Práticas de leitura na escolarização básica; Práticas discursivas e circulação de saberes sociais; Ciências da matemática e práticas escolares; Ciências da natureza e práticas escolares; Práticas interdisciplinares na educação básica; Cultura, identidade e diversidade no cotidiano escolar; Organização do trabalho pedagógico em educação física escolar.

 

 

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Processo seletivo

Último edital: clique aqui.

 

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Contato 

Coordenador: Evandson Paiva Ferreira

Vice-coordenadora: Roberta Carvalho Cruvinel 

E-mail: coordenacaoppgeeb.ufg@gmail.com; 
Telefone: (62) 3521-1104 

Site: pos.cepae.ufg.br

 

 

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