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Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB

 

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica tem como propósito geral atender à necessidade de qualificação dos profissionais da educação das redes públicas e particulares de Educação Básica, conforme a demanda regional do Estado de Goiás, especialmente no que se refere a prepará-los para compreender cientificamente e lidar propositivamente com os problemas e desafios escolares dos processos de ensino e aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores. O Mestrado enfatiza o aprofundamento teórico-epistemológico e teórico-metodológico de questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem, à avaliação, às prática de inclusão e a demais aspectos constitutivos do sistema educacional, nas Áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Humanidades (Pedagogia); Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas, Sociologia, Filosofia e suas Tecnologias, instrumentalizando os profissionais da educação com conhecimentos que o habilitem a desenvolver pesquisa aplicada, cujo objeto de investigação emerja de seu próprio cotidiano escolar, gerando contribuições para a melhoria da Educação Básica e materializando essa contribuição em forma da divulgação científica, compartilhamento e aplicação de produtos e materiais educacionais, frutos do trabalho de pesquisa.

Objetivos Específicos do programa:

  • Formar profissionais que atuam no ensino básico com capacidade analítica, crítica e de transformação de sua prática;
  • Fortalecer a articulação entre teoria e prática na formação e atuação do profissional da educação básica;
  • Aplicar conhecimento e proposições inovadoras para o ensino básico nas dimensões do processo de escolarização;
  • Desenvolver conhecimentos e habilidades de pesquisa na área da Educação Escolar Básica;
  • Instrumentalizar os profissionais da educação básica para a participação crítica no redirecionamento e/ou fortalecimento de políticas públicas educacionais e da Escola Básica;
  • Capacitar os profissionais da educação para a busca constante de eficiência no processo de escolarização, por meio da identificação de problemas e geração de propostas de inovação, em forma de
    materiais ou produtos educacionais.

 

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Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) foi primeiramente pensado, no ano de 2008, pelos Conselheiros (diretores, coordenadores, docentes, técnicos administrativos e
discentes) do Conselho Diretor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), órgão deliberativo máximo do CEPAE. O fato de que as diversas licenciaturas da UFG já contemplavam a demanda por Graduação em nível superior na região indicava que a decisão mais adequada para o CEPAE deveria ser pela oferta de cursos de formação continuada de professores. A mudança constitutiva da Unidade Colégio de Aplicação, fundado em 1966, para Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, em 1994, sustentou essa escolha, já que a partir daí o trabalho desenvolvido no CEPAE havia ganhado uma amplitude que abarcava não apenas o ensino em nível da Educação Básica, mas também a pesquisa acadêmica e a extensão comunitária. Desde então, a contribuição da Unidade à formação universitária, que era limitada ao campo de Estágio Supervisionado das licenciaturas da UFG, passou a se dar também em nível Lato Sensu, com a oferta de Cursos de Especialização presencial e a distância, além da institucionalização de Programas de Extensão e de pesquisas científicas aplicadas à escolarização básica, em parceria com a Secretaria do Estado da Educação e de outras Secretarias Municipais de Educação do Estado de Goiás.

Essa transformação também interferiu positivamente na configuração do quadro de profissionais do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, ampliando o quadro docente e também os níveis de titularidade, já que, a partir de 1980, os docentes que atuavam nos níveis dee 1o e 2o graus (nomenclatura da época), a partir das mudanças de trabalhistas decorrentes da luta profissional, foram alocados na carreira do Magistério Superior. A partir daí, foi incentivada a qualificação dos servidores docentes e técnicos administrativos nos níveis de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, o que contribuiu para a idealização da Proposta do PPGEEB e consulta à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/UFG), em 2011, sobre a constituição de um curso de mestrado, gerido pelo CEPAE. Nessa data, o CEPAE tinha em seu quadro de docentes aproximadamente vinte doutores, dez mestres e cinco especialistas, distribuídos nas três áreas de conhecimento da Educação Básica.

A partir de então, entre 2010 e 2011, foi criada e mantida uma Comissão de Estruturação do Mestrado do CEPAE/UFG, composta por seus próprios docentes e técnicos administrativos, que inicialmente recebeu aconselhamento e assessoria da PRPPG/UFG. Durante esse período, também foram feitas consultas à equipe de Avaliação da Capes, que indicou a então criada Área de Ensino (46) como sendo a mais apropriada para receber e julgar a submissão da Proposta. Tendo como fundamento as investigações desenvolvidas em pesquisas científicas, sistematizadas e veiculadas em livros, materiais didáticos, artigos e outras publicações, bem como em eventos e outras atividades acadêmicas, a Comissão decidiu organizar um Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), em nível de Mestrado, na modalidade Profissional, cuja proposta curricular contemplasse os diferentes campos de atuação do ensino na Educação Básica.

 

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Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
- - Conceito 3  Conceito 4

 

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Informações Gerais

Nível Mestrado Profissional 
Áreas de Concentração  Ensino na Educação Básica
Linhas de pesquisa
  • Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes;
  • Práticas escolares e aplicação do conhecimento.

 

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Contato 

Site: pos.cepae.ufg.br

 

 

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