Ensino de História - PROFHISTÓRIA

Objetivos

O PROFHISTÓRIA busca a formação continuada de professores de História voltados para a inovação na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crítica e responsável, possam refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da informação de natureza histórica presentes contemporaneamente na sociedade. Esse professor precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção da educação histórica.

 

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Histórico

O projeto do ProfHistória começou a se materializar em 2012, a partir do interesse de um grupo de professores do estado do Rio de Janeiro pela proposta da CAPES relativa à criação de cursos de mestrado profissional em rede nacional tendo como público-alvo os professores da educação básica que atuam nas redes públicas. A proposta foi apresentada pela professora Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ) e desenvolvida por docentes vinculados a seis instituições do Rio de Janeiro, a saber: Alexandre Fortes (UFRRJ), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (UFRJ), Carmen Teresa Gabriel Anhorn (UFRJ), Felipe Magalhães (UFRRJ), Giselle Martins Venâncio (UFF), Helenice Aparecida Bastos Rocha (UERJ), Keila Grinberg (UNIRIO), Luís Reznik (UERJ e, na ocasião, PUC-Rio), Marcelo de Souza Magalhães (UNIRIO), Márcia de Almeida Gonçalves (UERJ), Mariana de Aguiar Ferreira Muaze (UNIRIO), Rebeca Gontijo Teixeira (UFRRJ) e Regina Maria da Cunha Bustamante (UFRJ). Esse grupo inicial foi responsável pela elaboração do projeto submetido à CAPES e do Regimento do Mestrado Profissional de Ensino em História. No início, participaram docentes vinculados a seis instituições de ensino superior da Região Sudeste do país (UFRJ, UERJ, UNIRIO, UFRRJ, UFF e PUC-Rio), cinco da Região Sul (UFRGS, FURG, UFSM, UDESC e UFSC) e uma da Região Norte (UFT).

A primeira reunião do Pleno Nacional – composto pela CAN e os coordenadores das instituições associadas – ocorreu na sede da CAPES, em 12 e 13 de fevereiro de 2014. Desde então, a CAN realiza reuniões ordinárias mensais e, duas vezes por ano, reúne-se em plenária com todos os coordenadores locais. Visando a começar a primeira turma no segundo semestre de 2014, iniciou-se o planejamento para o processo seletivo nacional, que foi unificado e realizado sob a coordenação da CAN, em parceria com o Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) da UERJ. Em março de 2014 foi publicado o edital de seleção com 152 vagas distribuídas pelas 12 universidades associadas (UFRJ, UERJ, UFF, UFRRJ, UNIRIO, PUC-RIO, UFT, UDESC, UFSC, UFRGS, UFSM, FURG). Foram efetivadas 1.667 inscrições. Como previsto, em 18 de maio de 2014 foi realizado o exame nacional, constando de duas provas, uma objetiva e outra discursiva, aplicado presencialmente nas cidades onde se localizavam as instituições associadas. Foram aprovados 368 candidatos, dos quais 144 foram matriculados. Todos os 128 discentes que eram professores da rede pública da educação básica receberam bolsa de mestrado. Faziam parte do ProfHistória 102 docentes, em 12 Instituições de Ensino Superior.[

Em abril de 2015 foi aberto o edital para adesão de novas instituições associadas ao ProfHistória. Do total de 43 propostas recebidas, foram aprovadas 18, assim distribuídas: três na Região Centro-Oeste (UNEMAT, UFMT e UEMS), cinco na Nordeste (UNEB, UFS, UFPE, URCA e UFRN), duas na Norte (UFPA e UNIFAP), quatro na Sudeste (UNICAMP, UNIFESP, USP e UFMG) e quatro na Sul (UFPR, UEPG, UEM e UNESPAR).

Em março de 2016, foi publicado o edital de seleção para a segunda turma de alunos. Neste momento, a UFMG e a USP, aprovadas para ingressar no ProfHistória, desistiram de concorrer à seleção, e a FURG resolveu não mais participar da rede nacional. Dessa forma, foram oferecidas 423 vagas para 27 instituições associadas, abrangendo todas as regiões do Brasil. Com a segunda turma, o ProfHistória atingiu uma dimensão nacional, permitindo impactar mais significativamente a educação básica. Inscreveram-se 3.281 candidatos e foram aprovados 794, dos quais 413 alunos se matricularam. Nessa ocasião, a CAPES manteve apenas as 128 bolsas já concedidas para a primeira turma.

Em julho de 2017, foi publicado o edital para a seleção da terceira turma, que iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2018. Os membros da CAN junto com os coordenadores locais, em plenária, deliberaram pela realização de seleções anuais, doravante, de forma que o ingresso de mestrandos se efetive no primeiro semestre e coincida com o início do ano letivo nas escolas, possibilitando aos professores da educação básica melhor planejamento das suas atividades. Foram oferecidas 467 vagas para as 27 instituições associadas. Inscreveram-se 3.324 candidatos e foram aprovados 999. As matrículas de 453 classificados foram realizadas em dezembro. Conforme a Portaria n. 61, de 22 de março de 2017, a CAPES disponibilizou bolsas para 30% dos matriculados. Ainda em julho, em reunião da CAN e dos coordenadores das Comissões Acadêmicas Locais, ocorrida por ocasião da reunião nacional da Associação Nacional de História (ANPUH), em Brasília, foi eleita nova coordenação nacional do ProfHistória, que tomou posse em outubro, ficando assim constituída: Luís Reznik (UERJ – coordenador nacional), Regina Bustamante (UFRJ – coordenação adjunta), Alessandra Carvalho (UFRJ – coordenação de bolsas), Isabel Guillen (UFPE – coordenadora de avaliação), Cristina Meneguello (UNICAMP), Osvaldo Cerezer (UNEMAT) e Solange Andrade (UEM), os três últimos representantes das linhas de pesquisa. No início de 2018, Ana Maria Monteiro (UFRJ) tomou posse como coordenadora adjunta, em substituição à Regina Bustamante. Em 2019, Monica Martins da Silva (UFSC) substituiu Solange Andrade. No mesmo ano, foi instituído o Prêmio Melhor Dissertação da Turma 2014. Após avaliação de comissão nomeada especialmente para o evento, foram premiadas seis dissertações, no ano de 2018. Também foi regulamentada a oferta de disciplinas em formato remoto, oferecidas para toda a rede do ProfHistória. Faziam parte do ProfHistória 343 docentes, em 27 Instituições de Ensino Superior.

O edital para ingresso discente para o ano seguinte foi publicado com a oferta de 482 vagas para as 27 instituições associadas. Inscreveram-se 2.487 candidatos e foram aprovados 886. As matrículas de 469 classificados foram realizadas em dezembro. A turma que ingressou em 2019 recebeu 172 bolsas, decorrente da distribuição extraordinária de mais algumas bolsas para classificados pelo sistema de reserva de vagas (cotas). A despeito da seleção unificada nacionalmente, cada instituição associada tem autonomia para propor critérios para reserva de vaga e, nesta seleção, 16 instituições apresentaram critérios variados. Em outubro, foi publicado o segundo edital de adesão de novas instituições associadas à rede. Esperava-se acrescentar de 10 a 15 núcleos, especialmente em regiões não atendidas pelo curso. Todos os docentes, das então 27 instituições associadas, foram avaliados em 2018, em processo de recredenciamento, a partir do que consta no artigo 3º da Norma de Credenciamento e Recredenciamento Docente, aprovada em 2017. Foi aplicado o primeiro questionário de avaliação para todos os discentes, matriculados e egressos.

Após analisar 28 propostas recebidas, a comissão de seleção aprovou 12 novas instituições associadas, assim distribuídas: três na Região Norte (UFAC, UFRR e UNIFESSPA), sete na Região Nordeste (UESPI, UFMA, UFC, UERN, UPE, UFPB e UESB), uma na Região Centro-Oeste (UFG) e uma na Região Sudeste (UFU). Doravante a rede é integrada por 39 instituições associadas. O edital para a seleção de ingresso para a quinta turma foi publicado em julho de 2019 e ofereceu 711 vagas. Algum mecanismo de reserva de vagas (cotas) foi implementado por 26 das 39 instituições associadas, mais uma vez utilizando critérios diferenciados por IES. Inscreveram-se 3.575 candidatos, dos quais 951 foram aprovados e 627 matriculados para ingresso em março de 2020. Em outubro, foi realizado o I Congresso Nacional do ProfHistória, em Salvador. Foi aplicado o segundo questionário de avaliação para toda a rede, docentes, discentes e egressos.

 

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Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
- - Conceito 4 Conceito 5 

 

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Informações Gerais

Nível Mestrado
Linhas de pesquisa
  • Saberes Históricos no Espaço Escolar;
  • Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão;
  • Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória.

 

Disciplinas Disciplinas obrigatórias: Teoria da História (60h), História do Ensino de História (60h), Seminário de Pesquisa (60h), Seminário Tutorial (45h).

 

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Processo seletivo

Último edital: clique aqui.

 

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Contato 

E-mail: prof.historia@ufg.br
Telefone:  62 3521 1130
Site: https://prof.historia.ufg.br/ botão cadastre-se

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