Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - PPGES
- Missão
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil do Egresso
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGES) modalidade mestrado profissional atende a missão da UFG de “produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade” (PDI UFG/2018-2022, p.9).
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- A dedicação dos docentes às atividades do programa não se restringe apenas a produção bibliográfica e técnica, incluindo também o trabalho coletivo e participativo. Além disso, trata-se de um corpo docente experiente, com tempo médio de titulação de 13,5 anos, sendo que oito docentes permanentes possuem 8-16 anos de titulação; 12 possuem mais de 16 anos e apenas uma possui menos de 8 anos. A titulação no nível de doutorado dos docentes permanentes e colaboradores do programa foi realizada em diferentes instituições do país, ressaltando-se a formação exógena e em diferentes áreas: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo, Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Goiás e Université de Montreal.
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Os laboratórios/ambulatórios listados a seguir compõem a infraestrutura dos campos de ensino, estágio e pesquisa dos docentes pesquisadores vinculados ao Programa. Trata-se de espaços de ensino-aprendizagem multidisciplinar que permitem uma maior interação entre os discentes do programa.
- Faculdade de Medicina: conta com o Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da FM-UFG (NUTTs). Ainda é interessante destacar que o Hospital das Clínicas da UFG apresenta ligação com a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) conectando-se aos Hospitais Universitários das Universidades Federais para capacitação profissional, discussão de casos clínicos.
- Faculdade de Farmácia: Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços e Laboratório NAF -SAÚDE.
- Faculdade de Odontologia: possui laboratório equipado para realização de pesquisas qualitativas, que permite a gravação de entrevistas individuais de até 12 participantes simultaneamente em sala com ambiente acústico com mesa de som, microfones de lapela e notebook. Possui, também, uma sala apropriada para o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem, fundamental na formação dos mestrandos.
- Faculdade de Nutrição: possui vários laboratórios para desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, disponíveis para o programa. São eles: Educação Alimentar e Nutricional - (LEAN); Avaliação Nutricional - LAVNUT; Análises Físicas e Sensoriais - LAFISE; Análise da Composição Corporal - LACC; Investigação em Nutrição Clínica e Esportiva - LABINCE; Nutrição Experimental – LANUTE; Há também o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Goiás (CECANE UFG).
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O PPGES tem como finalidade formar profissionais capazes de planejar e avaliar ações educativas inovadoras; produzir conhecimento sobre o Ensino na Saúde a partir da problematização de suas práticas profissionais; desenvolver projetos que resultem em impactos sociais, incluindo transferência de conhecimento e/ou tecnologias para segmentos específicos. Para tanto, busca desenvolver nos seus egressos as seguintes competências:
- planejamento e avaliação de ações educativas inovadoras no seu espaço profissional;
- produção de conhecimento sobre o Ensino na Saúde a partir da problematização de suas práticas profissionais;
- formulação e implementação de ações, de políticas sociais e de educação para a saúde;
- desenvolvimento de pesquisas aplicadas visando a resolução de problemas da sua prática profissional, numa perspectiva interdisciplinar;
- reflexão acerca da sua prática visando aprimorar o desempenho profissional em saúde a partir de uma ação crítica e reflexiva nos diversos ambientes de exercício profissional e apropriar-se do conhecimento científico em constante transformação;
- desenvolvimento de projetos que resultem em impactos sociais do Programa, incluindo transferência de conhecimento e/ou tecnologias para segmentos específicos.
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Em 2020, o programa contou com a participação de 16 docentes, sendo 12 permanentes e 4 colaboradores. A relação entre professores permanentes e colaboradores atende tanto aos critérios da Área do Ensino, como os da CAPES, com 75% de Docentes Permanentes.
Todos os professores do programa são doutores, e a maioria trabalha em tempo integral e/ou Dedicação Exclusiva na UFG. Possuem formação em diferentes profissões de saúde: ciências biológicas, enfermagem, farmácia, medicina, nutrição, odontologia e, além da titulação em área específica, possuem formação na área da docência. Alguns inclusive, possuem o título de pós-graduação Stricto sensu em Educação, com atuação relevante na área do ensino. Esta formação favorece a orientação multiprofissional, em relação à docência em saúde. Todos atuam nos cursos de graduação, com exceção de duas professoras que se aposentaram e que permaneceram no programa. Os professores dentro da sua área de atuação, participam de atividades com projeção nacional, tem atuação relevante dentro da UFG, com cargos administrativos, participam dos Núcleos Docentes Estruturantes das suas unidades acadêmicas, de associações de classe, são revisores de periódicos nacionais e membros de comissão científica de congressos nacionais e internacionais.
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O Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde (PPGES) foi criado a partir do Programa Nacional de Desenvolvimento Docente na Saúde (Pró-Ensino) proposto pelos Ministérios da Saúde e da Educação visando a reorientação da formação dos profissionais de saúde. Na região centro-oeste existem dois programas de ensino na saúde: o da UFG e da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). O PPGES, desde 2011, realizou oito processos seletivos. No quadriênio 2017-2019, houveram 151 inscritos nos processos seletivos, concorrendo a 62 vagas.
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Entre as ações de internacionalização do PPGES, destacam-se:
- A profa Jacqueline Lima foi Palestrante convidada no WEBINAR: Preparing Post-Secondary Students for Leadership in a Changing World. Palestra: Préparer les étudiants de niveau postsecondaire au leadership dans un monde en évolution : une expérience de formation en sciences infirmières au Brésil. Realizado por The Quaich Inc. (ONLINE) Charlottetown, Ilha do Príncipe Eduardo, Canadá. 29/10/2020. Palestrante convidada representando o ANDES-SN no Seminário Internacional “La lucha por la Seguridad Social en América Latina y el Caribe” Painel 5: Experiencias de lucha por la Seguridad Social - El caso de Brasil, no Seminario Internacional (online): "La lucha por la Seguridad Social en América Latina y el Caribe". Organizado pela Fundación SOL, Chile. 26/11/2020.
- A professora Edlaine F.M. Vilella integra o grupo de pesquisa do Prof. Dr. Robert Colebunders, do Instituto de Saúde Global da Universidade de Antuérpia, Bélgica (Research opportunities in Europe for active PhDresearchers from Brazil). Este grupo é um consórcio internacional entre 20 países liderado pelo Prof. Robert Colebunders, daUniversidade de Antuérpia, na Bélgica. No Brasil, o projeto é liderado pela Dra. Edlaine Faria de Moura Villela, pós-doutoranda da Universidade da Antuérpia.
- No ano de 2020 a profa Ida Helena C. F. Menezes continuou a sua participação como coordenadora do eixo formação do projeto Ações de Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS no Estado de Goiás, Chamada CNPQ/MS/SAS/DAB/CGAN NÚMERO 26/2018. Essa participação tem possibilitado a troca de experiências com coordenadores de todos os estados do país. Também está se discutindo a criação de um repositório nacional para o deposito dos materiais produzidos ao longo dos cursos de formação dos profissionais de saúde, gestores e representantes do controle social realizados em cada estado.
- A profa Maria Goretti Queiroz contribuiu como revisora ad hoc dos periódicos relacionados à educação: Revisa da ABENO e Revista Eletrônica de Educação, Reveduc, além de participar da Comissão Científica do 9° Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
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2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
- | Conceito 3 | Conceito 3 | Conceito 4 |
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Nível | Mestrado Profissional |
Áreas de Concentração | Ensino na Saúde. |
Linhas de pesquisa |
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Estrutura Curricular | O estudante do PPGES deve integralizar 22 créditos, sendo 20 em disciplinas, 2 em atividades complementares. São atribuídos 16 créditos de Produção Científica (Dissertação de Mestrado) e Produção Técnico Tecnológico (PTT). O Estágio Docente, que é obrigatório no programa, é computado junto das atividades complementares e corresponde a 32 horas. Assim o estudante de mestrado cumpre no mínimo 432 horas no processo formativo. |
Disciplinas |
Disciplinas obrigatórias: Políticas de educação e saúde no Brasil (48h), Formação didático-pedagógica para profissionais de saúde (48h), Metodologia da pesquisa (32h), Bioética (32h). Disciplinas optativas: Avaliação profissional em saúde (32h); Metodologias ativas no ensino em saúde (32h); Educação Popular em Saúde (32h); Políticas de saúde da mulher e a integração universidade-serviços (32h); Pesquisa qualitativa em saúde (32h); O dilema preventivista e a formação em saúde (32h); Análise de Projetos de Pesquisa (32h); Educação Permanente em Saúde (32h); Metodologias inovadoras para formação em saúde (32h); O ensino de competências para profissionais de saúde (32h); Tecnologia da informação e comunicação em saúde (32h); Redação de artigos científicos (32h).
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Último edital: clique aqui.
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Coordenadora: Prof.ª Dra. Edna Regina Silva Pereira
Vice-coordenadora: Prof.ª Dra. Dione Marçal Lima
Site: ensinosaude.medicina.ufg.br