Programa de Pós-Graduação de Filosofia - PPGFIL
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O objetivo geral do Programa é oferecer uma formação de qualidade em Filosofia, tendo em vista a formação de pesquisadores e docentes, mestres e doutores em Filosofia, capazes de realizar estudos avançados em Filosofia e/ou contribuir para a reflexão sobre os temas e questões filosóficas em áreas afins à Filosofia.
Os objetivos específicos são aqueles que norteiam a atividade do Programa:
- Promover a produção de excelentes dissertações e teses, como também o aumento da quantidade e da qualidade da produção científica dos alunos;
- Incrementar a participação discente em eventos acadêmicos nacionais e internacionais, a fim de haja interlocução com alunos e professores de outras universidades e programas de pós-graduação;
- Introduzir os discentes na atividade de docência por meio de estágio docência no curso de graduação em Filosofia da FAFIL, promovendo assim a integração entre graduação e pós-graduação;
- Estimular os discentes para que realizem parte de suas pesquisas no exterior.
Voltar para o início da página.
- No programa, há um intercâmbio harmonioso entre as escolas contemporâneas de filosofia que normalmente chamamos de “filosofia analítica” e de “filosofia continental”, bem como entre essas filosofias contemporâneas e a pesquisa mais tradicional, ligada a momentos da longa história da filosofia.
- Em termos de internacionalização, o programa possui vários projetos em andamento com instituições internacionais e um bom número de artigos publicados no exterior. Faz parte do corpo docente do programa um professor visitante estrangeiro, com expressiva produção e atuação no programa. O PPGFil dispõe de um Coordenador de Ações de Internacionalização, e os membros do corpo docente têm de forma continuada realizado estágios pós-doutorais e muitos deles mantém importantes contatos de pesquisa com renomados pesquisadores estrangeiros.
Voltar para o início da página.
A Faculdade de Filosofia funciona atualmente em dois prédios. No Prédio das Humanidades I há salas de aula exclusivas para o curso de Filosofia, um mini-auditório adequado para eventos menores (70 pessoas), um grande auditório compartilhado com outros cursos das Ciências Humanas (180 pessoas), e salas onde funcionam laboratórios e grupos de estudos da FAFIL. Em 2015 a sede administrativa da FAFIL mudou-se para o Prédio das Humanidades II, no qual há, além das secretarias e salas de coordenação da graduação e da pós-graduação, salas para professores, uma sala para reuniões, uma sala para aulas e defesas exclusivamente do PPGFil, e um mini-auditório comum à Faculdade de Filosofia e à Faculdade de Ciências Sociais. Além disso, nas dependências do prédio antigo da FAFIL, em 2017 foram destinados espaços para o funcionamento do Laboratório de Estudos de Licenciatura (Kalós) e do Laboratório Multimídia de Filosofia, e também para as reuniões dos grupos de estudo e de pesquisa. Nesses laboratórios, os discentes de graduação e de pós-graduação podem interagir no desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa, ensino e extensão, tais como as que abrangem o PIBID e o PIBIC, bem como os projetos de extensão conduzidos por docentes da faculdade. No espaço do Laboratório Multimídia funciona o Laboratório de Pesquisa de Filosofia da Fotografia (LABFOTOFILO). O LABFOTOFILO é um projeto de extensão da Faculdade de Filosofia, desenvolvido com o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).
Voltar para o início da página.
O programa atualmente conta com 19 docentes permanentes. Todos os membros permanentes do programa possuem Doutorado em Filosofia; dos quais 4 em programas conceito CAPES 7, 9 em programas conceito CAPES 6 e 5 em programas conceito CAPES 5. Um dos membros do corpo docente possui doutorado integral na Alemanha e 8 docentes realizaram doutorado com período sanduíche em instituições estrangeiras (3 na Alemanha, 3 na França, 1 no Reino Unido e 1 nos Estados Unidos). Todos os docentes do programa atuam em ao menos uma linha de pesquisa que se encontra relacionada à sua formação doutoral.
Voltar para o início da página.
O programa de mestrado do PPGFil foi criado em 1993, pioneiro em toda a região Centro-Oeste e o único até 1999. No período de 2004 a 2008, houve uma significativa transformação no perfil do curso, principalmente devido a adesão da Faculdade de Filosofia ao programa REUNI, e a abertura do curso de bacharelado noturno. Após uma longa discussão decidiu-se que as várias contratações seriam orientadas com vista a estruturação de um núcleo básico de história e temas da filosofia no qual a área de ontologia e metafísica desempenharia um papel fundamental articulando as diversas áreas da pesquisa filosófica. Junto a essa reconfiguração do curso de graduação foi criada a linha de “Ontologia e Metafísica”. No segundo semestre de 2013 teve início então o Programa de Doutorado do PPGFil, novamente pioneiro em toda a região Centro-Oeste.
Voltar para o início da página.
Destacam-se os seguintes projetos relacionados à internacionalização do programa ao longo do quadriêncio:
- André Porto: Pesquisa em fundamentos do Intuicionismo com os professores Dag Prawitz e Per Martin-Löf, da Universidade de Estocolmo (Ganhadores do Prêmio Rolf Schock Prize de Lógica e Filosofia in 2020) e com o professor Göran Sundholm, da Universidade de Amsterdam. CAPES/COFECUB - Universidade de Paris I/Puc-Rio. Título do Projeto: Teorias lógicas contemporâneas e a filosofia da linguagem.
- Adriano Correia: Em 2017, o docente participou do XI Colóquio Hannah Arendt (Venezuela); além disto, foi professor e pesquisador visitante em The New School (EUA), com bolsa CAPES, na Universidade Pontifícia Bolivariana (Colômbia) e na Universidade de Barcelona (Espanha), com bolsa CNPq; Vice-presidente da Rede Iberoamericana de Filosofia. Membro da Associação Iberoamericana de Filosofia Política.
- Carla Milani Damião: A professora mantém parceria de pesquisa com a Universidade de Pádua, Itália e com o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Possui contato com professoras da Universidade de Amsterdã (UVA), Países Baixos e da Universidade Jagiellonian, Cracóvia, Polônia. Professoras doutoras Monique Roelofs e Natalia Anna Michna. Realizou pesquisa e mantém contato com o Arquivo Walter Benjamin (Walter Benjamin Archiv) da Academia das Artes (Akademie der Künste) em Berlim, Alemanha.
- Hans Christian Klotz: Membro do Conselho Científico do Centro da Internationales Fichte-Forschungszentrum (IFF, “Centro Internacional de Pesquisa sobre Fichte”), ligado ao Instituto de Filosofia Transcendental e Fenomenologia da Universidade de Wuppertal/Alemanha, sede em Wuppertal/Alemanha.
- Guilherme Ghisoni: Professor visitante na University of British Columbia (Canadá). Capes-Cofecub intitulado “Memória e Imaginação: As Bases Empíricas da Filosofia da Memória”, Centre de Philosophie de la Mémoire (CPM) da Université Grenoble Alpes (UGA/França), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
- Helena dos Reis: Políticas de regulação das empresas transnacionais por violação dos direitos humanos na América Latina Consórcio Latino Americano de Pós-Graduação em Direitos Humanos. Financiamento - Fundação Ford. Grupo internacional de pesquisa sobre interdisciplinaridade Projeto coordenado pela Profa. Dra. Olga Pombo (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa - Portugal).
- Márcia Zebina: Em 2019, a docente participou do Colóquio Autobiography of Thought: Hegel`s Science of Logic na Universidade de Coimbra (Portugal), com financiamento da instituição promotora do evento. O convite foi resultado de intercâmbio de pesquisa com o Prof. Diogo Ferrer, que é membro da Sociedade Hegel Brasileira (SHB), e em 2016 ministrou uma disciplina no PPGFil UFG: A Filosofia Clássica Alemã: entre Razão Pura e Mitologia, no âmbito de uma chamada pública Capes/Fapeg.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 5 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado e Doutorado |
Áreas de Concentração | Filosofia |
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular |
Os alunos de mestrado deverão obter, no mínimo, quatro créditos em atividades complementares e os alunos de doutorado deverão obter, no mínimo, oito créditos em atividades complementares. |
Disciplinas |
Disciplinas ministradas por linha de pesquisa: Ética e Filosofia Política: A Ética das Virtudes Contemporânea; Seminário sobre Ricoeur: O si-mesmo como outro; Nietzsche: sobre a utilidade da invenção da “mulher” para uma comunidade de rebanho; O trágico da ação; Liberdade e Resistência em Foucault; Nietzsche: contribuição à história dos sentimentos morais; Diálogos sobre democracia; A democracia em foco: questões perenes e perspectivas atuais; Leituras do problema de gênero a partir de Nietzsche e Butler; A estrutura das éticas eudaimônicas; Nietzsche e a democracia por vir; Banalidade do mal e mal radical; O Pensamento Ético e Político de Charles Taylor; Concepção rousseauísta de igualdade; A ideia de ordem no pensamento político e moral de Jean-Jacques Rousseau; O trágico da ação - ética, estética e política; Pequena política e grande política em Nietzsche. Lógica e Filosofia da Linguagem: Filosofias da Identidade; Frege e Quine, fatos e nomeação; Uma introdução à filosofia formal; Filosofia da Mente e da Ação; Uma introdução à ética formal; Teoria das Categorias e a discussão contemporânea sobre os Fundamentos da Lógica; Uma discussão sobre sentido e referência no Livro The Big Typescript TS 213 de Wittgenstein; Subjetividade e Percepção em Wittgenstein depois de 1929; A tese da indeterminação da referência de Quine e a crítica à noção de substância Aristotélica; Percepção visual em Wittgenstein. Estética e Filosofia da Arte: Filosofia Contemporânea da Música; Estética e Política: Memória, história e crítica em Walter Benjamin; Tópicos sobre Estética e Filosofia da Música; A definição do conceito de arte na tradição anglo-americana. Metafísica e Teoria do Conhecimento: A questão da verdade em Espinosa; O conceito de trabalho na filosofia de Hegel; O conhecimento científico nos Segundos Analíticos de Aristóteles; Autoconsciência em Kant, Fichte e Hegel; Vida e natureza em Henri Bergson; A questão do ser em Levinas; Hegel e os limites da subjetividade moderna; Matemática, Lógica e Medicina em Espinosa; Espinosa e a lógica impura dos modernos; Razão e desejo em Sócrates e Platão; O Fundamento da Doutrina da Ciência de Fichte (1794/1795); A estética de Hegel. |
Voltar para o início da página.
Último edital: clique aqui e confira o edital de mestrado e o edital de doutorado.
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Bazilio Dalla Vecchia
Vice-coordenador: Prof. Dr. Fábio Ferreira de Almeida
Site: pos.filosofia.ufg.br/