Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO

Missão 

O PPGeo coaduna com a missão e as metas da UFG, a qual visa contribuir à formação comprometida com a justiça social, com os valores democráticos e com o desenvolvimento sustentável, por meio da transmissão, sistematização e produção do conhecimento, ampliando e aprofundando a formação humana e profissional crítica e reflexiva.

 

Voltar para o início da página.

 

Objetivos

Em conformidade com as metas da UFG, o programa tem como objetivo geral articular conhecimento sobre o processo de produção do espaço, o que implica considerar suas dimensões sociais, culturais, econômicas e ambientais. Como objetivos específicos, estabelece o de formar e capacitar recursos humanos em todos os níveis da docência e da formação científica-tecnológica e artística para atuação profissional crítica e reflexiva voltada à práticas educativas, ao planejamento e à gestão do espaço geográfico em equilíbrio.

 

Voltar para o início da página.

 

Diferenciais

- Um aspecto relevante na estrutura organizacional de recursos humanos dos laboratórios vinculados ao PPGeo é que os discentes da graduação e da pós-graduação, nível mestrado, doutorado e pós-doutorado, se inserem em todas as atividades dos laboratórios e dividem conjuntamente o espaço físico, o que garante maior sinergia nas pesquisas envolvidas.

- A visibilidade do Programa é dada pela capacidade dos docentes em atrair parcerias com outras instituições, como Furnas-Eletrobras, via projeto de P&D, em conjunto com a Escola de Engenharia da UFG; Ministério Público de Goiás; projetos financiados por instituições internacionais, como a NASA (EUA). Destaque para cooperação com os Projetos “Promoting more productive and environmentally sustainable pasturelands in Brazil” com vários grupos de pesquisa no Brasil (The Nature Conservancy, Universidade Federal de Viçosa, Instituto Centro Vida do Mato Grosso, WWF-Brasil) e nos Estados Unidos, em particular com o Global Landscapes Initiative, vinculado ao Institute on the Environment da University of Minnesota e com o Global Land Analysis and Discovery - vinculado ao Department of Geographical Sciences da University of Maryland.

 

Voltar para o início da página.

 

Infraestrutura 

Os laboratórios do PPG se organizam segundo as linhas de pesquisa e contam com infraestrutura independente, sendo:

  • LP1 (Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica): Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG); Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física (LABOGEF); Laboratório de Análise da Interação da Atmosfera e da Paisagem (LAP); Laboratório e Geologia Aplicada (LABGEO).
  • LP2 (Dinâmica Socioespacial): Centro Integrado e Pesquisa em Planejamento Geográfico (CIPGeo); Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (LABOTER); Laboratório de Estudos de Gênero étnico-raciais e espacialidades (LaGENTE); Laboratório de Geografia, Criatividade, Imaginário e Arte (LageCrIArt).
  • LP3 (Ensino-Aprendizagem de Geografia): Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG);

 

Voltar para o início da página.

 

Perfil dos docentes

O atual (2020) quadro de professores do Programa é formado por 28 docentes permanentes (DP), dos quais 12 pertencem à linha Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica (AA); 10 compõem a linha Dinâmica Socioespacial (DS); e 7 integram a linha Ensino-Aprendizagem de Geografia (EA). O docente Alecsander José Prudêncio Ratts, credenciado na linha DS, é também credenciado e compõe o quadro dos docentes da linha EA. Faz parte do quadro de professores 4 docentes colaboradores (DC), sendo 01 na linha Análise Ambiental e 03 na linha Dinâmica Socioespacial. 

 

Voltar para o início da página.

 

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) foi criado em 1995, com o curso de Mestrado. Está inserido na região Centro Oeste, num contexto de poucos programas de pós-graduação em Geografia.  O mestrado foi criado tendo a área de concentração Natureza e a Apropriação do Espaço no Cerrado. Em 2007, foi implantado o doutorado, ampliando a inserção do programa na comunidade acadêmica regional, nacional e internacional, com a perspectiva de fortalecer área de concentração e se consolidou em nível mestrado, doutorado e pós-doutorado. Esta consolidação se expressa, objetivamente, pela crescente participação de discentes e docentes de várias partes do Brasil e do exterior, através dos intercâmbios, parcerias e pela capilaridade de recursos e produção técnico-científica. Em 2013, procedeu-se a alteração da área de concentração para Natureza e Produção do Espaço, visando fortalecer o conhecimento acerca da produção acadêmica sobre o território brasileiro. Com esta perspectiva buscou-se um envolvimento com as diversidades culturais, sociais, econômicas e ambientais, produzidas e presentes no território brasileiro e em outros países, despertando e ampliando o interesse da comunidade acadêmica nacional e internacional. Esta mudança trouxe para o Programa maior visibilidade nacional e internacional, conferida pela participação de docentes e discentes em diversas atividades no Brasil e no exterior.

 

Voltar para o início da página.

 

Internacionalização

A internacionalização no PPGeo visa qualificar atividades de pesquisa, ensino e extensão, contribuindo para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico do programa e dos diversos agentes internos e externos envolvidos. Destacam-se os convênios, parcerias e redes de pesquisa no exterior:

  • América do Sul: Universidad de Guajira (Colômbia); Universidad de Caldas (Colômbia); Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia); Universidad de Antioquia (Colômbia); Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (Chile); Universidad de Santiago de Chile (Chile); Universidad de Buenos Aires (Argentina);
  • América Central: Universidad de Granma – Bayamo (Cuba);
  • América do Norte: Universidad Intercultural de Chiapas (México); Universidad Autónoma Metropolitana – Xochimilco (México); University of Florida, Spatial Ecology & Conservation LAB – SPEC (EUA); University of Vermont (EUA); Earth Obseratory of Singapore e Asian School the Environment, Universtiy of Texas at Austin (EUA); Massachuesetts Institute of Technology (USA);
  • Europa: Universidade de Évora (Portugal); Universidade de Lisboa (Portugal); Universidade de Coimbra (Portugal); Universidade do Minho (Portugal); Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova/FCSH (Portugal); Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) (Portugal; Universidad de Santiago de Compostela (Espanha); Universidad Autônoma de Madrid (Espanha); Universidade de Pau - o Centre de Recherche Internacionales sur l’Imaginarie (França); Université Paris Diderot (França); Université Paris Sud (França); Centro Europeu de Pesquisa e Ensino em Meio Ambiente (CEREGE), em Aix-en-Provence (França); Université Pau et des Pays de l’Adour (UPPA Unidade Mista de Pesquisa (UMR) (França); Université Paris Sud (França); Universidade de Strathclyde, Glasgow (Escócia); Aberystwyth University (Reino Unido);
  • África: Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique (África); Universidade Pedagógica de Moçambique (África);
  • Redes de pesquisas integradas por docentes do PPGeo: Rede Latinoamericana de pesquisadores de Didática da Geografia (REDLADGEO). integra Instituições de Ensino Superior do Brasil, Portugal, Espanha, Colômbia, Argentina e Chile; Red internacional de estúdios de território y cultura (RETEC). Integra: Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, França, México, Peru e Venezuel; Red Latinoamericana de investigadores en desarrollo y turismo (RELISDETUR). Integra: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala e México; Red Internacional de Investigadores en Estudios de Fiesta, Nación y Cultura (RIEF). Integra: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Espanha, EEUU, França, Itália, México, Suíça e Venezuela; Rede Latino Americana Espaço e Economia (RELAEE). Integra: países da América Latina; Grupo de Investigación de Análises Territorial, da Universidad de Santiago de Compostela-Espanha-Brasil; Rede de Pesquisa Geografia, Turismo e Literatura Literatura (REDE ENTREMEIO)- Integra: Estados Unidos; Portugal; África; Rede internacional de Estudos Críticos de Turismo, Território e Autodeterminação (REDE REESCRITA).

 

Voltar para o início da página.

 

Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
Conceito 5 Conceito 6 Conceito 5 Conceito 6

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Nível Mestrado e Doutorado
Áreas de Concentração  Natureza e Produção do Espaço
Linhas de pesquisa

 

  • Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica;
  • Dinâmica Socioespacial;
  • Ensino-Aprendizagem de Geografia.

 

 Estrutura Curricular  Para integralização curricular são necessários aos estudantes de Mestrado 20 créditos e Doutorado 24. Os discentes de Mestrado têm que cumprir no mínimo 16 créditos em disciplinas, dos quais um mínimo de 8 oito créditos obrigatórios deve ser cursado no Programa. Os estudantes de Doutorado devem cumprir no mínimo quatro créditos em disciplinas cursados no PPGeo. 
Disciplinas

Disciplinas obrigatórias: Ambiente e Apropriação de Regiões do Cerrado (64h), Teoria e Método em Geografia (64h). 

Disciplinas optativas: 

LP1: Análise Ambiental de Bacias Hidrográficas (64h); Avaliação de Sistemas Pedológicos (64h); Geografia Física do Cerrado (64h); Sensoriamento Remoto e Meio Ambiente (64h); Teorias e Técnicas em Climatologia (64h);Tratamento da Informação Geográfica (64h); Unidades de Conservação (64h); Tópicos Especiais em Análise e Tratamento da Informação Geográfica (64h).

LP2: Agroindústria e Modernização da Agricultura no Cerrado (64h); As redes Urbanas e o Desenvolvimento Regional (64h); Espaço, Cultura e Diferença (64h); Identidade, Territórios e Territorialidades (64h); O imaginário da Cidade (64h); O Processo de Urbanização em Áreas do Cerrado (64h); Tópicos Especiais em Dinâmica Socioespacial (64h).

LP3: Formação de Professores em Geografia (64h); Tópicos Especiais em Ensino-Aprendizagem de Geografia (64h); Projetos de Pesquisa (64h); Tópicos em Educação Ambiental (64h); Espaço Urbano, cidadania e Dinâmica Cultural (64h); Linguagem Cartográfica e sua Aplicação no Ensino e na Pesquisa Geográfica (64h).

 

Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Último edital: clique aqui.

 

Voltar para o início da página.

 

Contato 

Coordenadora: Denis Richter

Vice-coordenador: Guilherme Taison Bueno

E-mail:  ppgeo.iesa@ufg.br 
Telefone: (62) 3521-1095

Site: ppgeo.iesa.ufg.br

Instagram: ppgeo.ufg 

 

botão cadastre-se

Voltar para o início da página.