Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil - PPGGECON
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil do Egresso
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O programa tem como objetivo geral contribuir para a qualificação dos profissionais da região, facilitando o acesso deles ao conhecimento e colaborando, desta forma, para a melhoria do nível técnico, científico e de inovação desse contingente profissional, com reflexos nacionais setorizados e destaques regionais. Esses objetivos estão em consonância com os propósitos da UFG em produzir, sistematizar e transmitir conhecimentos, ampliando e aprofundando à luz da formação humana, profissional, crítica e reflexiva.
Em paralelo ao objetivo geral, os seguintes objetivos específicos são estabelecidos:
- Dinamizar, difundir e desenvolver a ciência e a pesquisa dentro do escopo temático do Programa e, em especial, na região Centro-Oeste do país;
- Contribuir para a formação de profissionais qualificados, capazes de atuar como elos multiplicadores em suas instituições de origem e futuras, seja no campo da docência no magistério superior, seja no campo da pesquisa e desenvolvimento técnico-científico;
- Formar profissionais qualificados que possam assumir funções técnicas relevantes nas empresas de Engenharia Civil no território nacional, sobretudo no do Estado e região, colaborando assim para o
desenvolvimento e inovação de processos e produtos dos setores da engenharia civil; - Fomentar a produção de conhecimento voltado à proposição de novas aplicações práticas do conhecimento ou ao aprimoramento de tecnologias existentes, alinhadas às grandes demandas nacionais
e aos interesses e necessidades do Estado e região, no contexto da Engenharia Civil; - Estimular as ações em pesquisa no campo da inovação tecnológica e trabalhar continuamente num cenário que contemple o conceito de desenvolvimento social e sustentável, sem perder o foco no
desenvolvimento econômico.
Voltar para o início da página.
- Há uma notória diversidade de formação dos docentes, não havendo traços de endogenia no curso, propiciando efetivas sinergia e troca de experiências nas diversas ações internas do Programa. Alguns docentes têm destaque nacional e vários participam nos mais diversos comitês e associações do país, sendo frequentemente demandados como consultores ad hoc, membros de comissão científica de revistas e de congressos, autores de livros e capítulos de livro, etc. Outrossim, percebe-se uma forte dedicação do grupo na captação de recursos voltados à melhoria da infraestrutura e, consequentemente, voltados ao bom desenvolvimento das pesquisas e aos resultados esperados.
- O bom nível geral dos trabalhos e o seu caráter muitas vezes de inovação tecnológica têm rendido ao PPGGECON várias premiações, outorgadas a professores e alunos ao longo dos anos de funcionamento do Programa. Também alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito do mestrado têm sido premiados ao longo dos anos em congressos nacionais e internacionais, como os melhores trabalhos apresentados ou publicados. Em termos individuais, alguns docentes do PPGGECON têm recebido prêmios nacionais, sejam por meio de editais, sejam por outorgas de reconhecimento de associações e instituições brasileiras.
Voltar para o início da página.
A Escola de Engenharia Civil e Ambiental - EECA da UFG destina uma sala à Secretaria do Programa, compartilhada com o outro PPG da unidade. O programa dispõe também de uma sala de reunião com equipamento para vídeo conferência, onde são executadas as reuniões da CPG e defesas ou reuniões com grupos de pesquisa de forma remota. A EECA-UFG destina uma sala de aula e um miniauditório para as aulas presencias do Programa, sendo as mesmas equipadas com projetor, ar-condicionado e internet para os discentes e docentes e uma sala equipada com mesas e cadeiras para permanência dos discentes. Discentes dispõem também de ambientes de permanência nos laboratórios do PPG. A Escola de Engenharia Civil e Ambiental - EECA da UFG sedia vários laboratórios de ensino e pesquisa que atendem aos seus cursos de graduação e de pós-graduação. Os principais laboratórios são o Laboratório de Geotecnia (LABGEO), o Laboratório de Inovação Tecnológica em Construção Civil (LABITECC) e o Laboratório de Mecânica Computacional (LABMEC). Esses laboratórios têm o apoio técnico de cinco servidores contratados pela UFG em tempo integral, sendo dois lotados no LABGEO, dois no LABITECC e um no LABMEC. Além disso, o LABITECC ainda possui um técnico terceirizado contratado. O LABGEO e o LABITECC, aderiram, em 2017, à política institucional de estímulo à implantação de laboratórios multiusuários.
Além da infraestrutura sediada na EECA, as pesquisas do PPGGECON são desenvolvidas também em outros laboratórios multiusuários da instituição, podendo ser considerados, efetivamente, infraestrutura de sustentação às pesquisas do Programa, tais como: Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução (LabMic), o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), a Central de Análise Multiusuário (CAM) e o Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD). De maneira complementar, existe a correlação do programa com o suporte de equipamentos e de laboratórios existentes na empresa ELETROBRAS Furnas, no seu Departamento de Apoio e Controle Técnico.
Voltar para o início da página.
O profissional formado pelo PPGGECON terá a titulação na área de Engenharia Civil com uma ampla visão da área de concentração na qual está inserido (Geotecnia, Estruturas ou Construção Civil) e sólida formação teórica, analítica ou experimental. Além disso, um dos perfis do egresso é ter boa capacidade de desenvolvimento e uso de ferramentas numéricas e computacionais, habilidades no desenvolvimento de programas experimentais, de gestão e de produtividade necessários para a simulação de problemas e situações característicos de sua área de atuação. O profissional assim formado será um multiplicador de conhecimento com atuação nos centros de educação superior ou em instituições e empresas que trabalham com pesquisas aplicadas em Engenharia Civil. O profissional formado deverá ser capaz de atuar em posições de impacto e/ou liderança em empresas de Engenharia Civil, fomentando a inovação tecnológica nas diferentes partes da cadeia produtiva da construção civil.
Espera-se, com isso, que os egressos possam, em curto ou médio prazo, desenvolver eficazes capacidades de promover o conhecimento e ativas lideranças para produzir novos núcleos de ensino e pesquisa. Assim, tais egressos multiplicarão a formação técnica e científica originalmente recebida e contribuirão para o desenvolvimento do Centro-Oeste ou de outras regiões do país. De maneira específica, o egresso do PPGGECON deve possuir capacidade de atuar na docência em nível superior, de realizar atividades de pesquisa (com participação efetiva na produção científica), de atuar em empresas de engenharia exercendo papel relevante no campo da inovação tecnológica e de coordenar grupos de trabalho em ambientes multidisciplinares, dentre outras atribuições.
Voltar para o início da página.
O PPGGECON possuiu atualmente dezessete professores, sendo quinze do corpo permanente (DP) e dois do corpo colaborador. Do montante de quinze DPs, treze estiveram nessa condição durante todo o período de avaliação e dois foram credenciados a partir de 2018. Todos os docentes possuem Graduação em Engenharia Civil e, com relação à formação doutoral dos atuais membros do corpo docente do PPGGECON, há uma relativa diversidade entre as instituições em que eles obtiveram o título de doutor. Dois docentes cursaram na POLI/USP, seis docentes cursaram na UnB, quatro docentes cursaram na PUC-RJ, um docente cursou na UFRJ, um docente na UNICAMP, um docente na UFSC, um docente na USP de São Carlos e um docente na University of Saskatchewan, Saskatoon, SK, Canadá. Todos eles cursaram seu doutorado em programas consolidados, sendo a grande maioria deles avaliados pela CAPES com nota 6 ou 7 nas últimas avaliações. Além disso, vários deles participaram de intercâmbios internacionais durante o curso de doutorado.
Com relação ao tempo de titulação, o atual corpo docente do PPGGECON pode ser considerado experiente, pois 70% dos atuais docentes concluíram o doutorado há mais de dez anos. Mais especificamente, um docente tem mais de vinte anos de obtenção do título de doutor, onze docentes têm entre dez e vinte anos de obtenção do título de doutor, quatro docentes têm entre cinco e dez anos de obtenção do título de doutor e um docente completou, ao final do quadriênio, cinco anos de obtenção do título de doutor, caracterizando-se como Docente Permanente Junior.
Voltar para o início da página.
O Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil, criado em 2007, consolidou-se como um dos mais importantes programas de pós-graduação em Engenharia Civil da região Centro-Oeste, agregando o escopo conjunto de geotecnia, estruturas e construção civil. Excluindo-se os programas mais antigos com mesmo escopo sediados na Universidade de Brasília (UnB), o PPGGECON é, atualmente, a maior referência regional dentro dessa linha temática da Engenharia Civil. Isto é comprovado pela significativa demanda e formação ao nível da pós-graduação stricto sensu na região Centro Oeste e considerável volume e consolidação de pesquisas, lastreados por uma produção científica consistente. Na avaliação quadrienal 2013-2016, o PPGGECON recebeu elevação da sua nota, de 3 para 4, com conceito “Bom” em todos os quesitos de avaliação. Tal evolução foi resultado de um processo de amadurecimento e crescimento do PPG em todos os seus aspectos, notadamente nos itens relativos à produção intelectual.
Voltar para o início da página.
Em sintonia com a política de internacionalização da UFG, o PPGGECON adotou algumas medidas, entre as quais destacam-se:
- Celebração de convênios com diversas universidades de fora do Brasil, tais como: a) Institut National des Sciences Appliquées, na França, que resultou no Projeto de Mobilidade estudantil CAPES/BRAFITEC e, na pós-graduação, tem resultado na aproximação de pesquisadores por ocasião das missões de trabalho à França; b) Universidade de Aveiro – UA, em Portugal, que resultou na formação de um grande grupo de pesquisa interinstitucional, com a participação de quatro docentes pesquisadores (dois da UFG e dois da UA/Portugal), e, da parte da UFG, de duas alunas de mestrado e quatro alunos de iniciação científica; c) University of Ottawa, Canadá, que tem resultado em participação em coorientações de mestrado (descrita a seguir), um estágio pós-doutoral(descrito a seguir) e participação no projeto de pesquisa Modelagem em Diversas Escalas da Geração de Sedimentos em Erosões e o Aporte em Reservatórios de UHEs; d) University of Surrey, Reino Unido, que resultou em uma missão de trabalho do Dr. Singh para a UFG, que culminou com a organização de um seminário sobre Geothermal Piles.Convênio; e) SoilVision Systems Ltd./Bentley, que financia o projeto de pesquisa “'Desenvolvimento de uma Ferramenta Numérica para Análise do Comportamento Hidromecânico de Barragens de Rejeito de Mineração”, escolhido como um dos destaques no Programa no quesito Impacto Social e Econômico, rendendo uma primeira co-orientação em dissertação de mestrado, com a participação do Dr. M.D. Fredlund (SoilVision), no PPGGECON, e o desenvolvimento do software Plaxis FE, que é uma das mais inovadoras ferramentas computacionais para análise geotécnica tridimensional, sendo amplamente conhecida e utilizada no mundo inteiro.
- Acordo de duplo diploma (DD) oficializado entre a o INSA de Toulouse e a UFG, que propiciou, até o momento, a dupla formação de 5 alunos do curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.
- Projeto internacional de mobilidade estudantil, tais como: a) Projeto CAPES/BRAFITEC , que é um Programa de intercâmbio acadêmico e de mobilidade estudantil de graduação entre a Universidade Federal de Goiás (UFG), em associação com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), e os Instituts Nationaux des Sciences Appliquées (Grupo INSA - França), que resultou no período total do projeto na mobilidade de 40 alunos brasileiros e no recebimento de 4 alunos franceses ; b) Projeto com a Univeridad Sn Agustin de Arequipa., que tem como objetivo fomentar o intercâmbio acadêmico entre o PPGGECON e o departamento de engenharia civil dessa universidade.
- Cooperação com universidades de fora do Brasil, tais como: a) McGill University, em virtude do pós- doc do Prof, Zenon del Prado; b) a Purdue University, EUA, em virtude do pós-doc do professor Mauricio Sales e que resultou na publicação do artigo "Load-settlement behaviour of model pile groups in sand under vertical load", envolvendo dois docentes e dois discentes daquele instituição; c) Université Paris-Saclay - École Normale Supérieure (ENS/Paris Saclay), que resultou na publicação de artigos científicos versando sobre modelagem multi-escala de materiais cimentícios, considerando propriedades elétricas do concreto como condutividade e resistividade ( dois artigos nos periódicos Construction and Building Materials e Materials and Structures/RILEM, ambos qualis A1, e um artigo no Congresso Anual da RILEM. Existe um quarto artigo em fase final para submissão.
- Realizações de duas missões de trabalho, com as seguintes universidades e empresa: a) Missão França 2019 – INSA e Paris-Saclay, que cumpriu uma agenda de internacionalização por intermédio de um projeto de pesquisa em parceria com a empresa Furnas Centrais Elétricas e na qual foi confirmada uma colaboração em pesquisa, a qual já colocou em andamento a elaboração conjunta de vários artigos científicos (3 já publicados entre 2020 e 2021); b) Missão à Paris, França, 2019 – Université Paris-Saclay, Feira BATIMAT, CSTB e Saint Gobain, entre outros, realizada no âmbito do Programa de Extensão “Comunidade da Construção” , onde foi cumprida uma agenda de visitas técnicas nas seguintes instituições e empresas: Centre Scientifique et Technique du Batiment), Grupo Saint-Gobain, Startup Deepomatic, canteiro da obra Trinity Défense) e visita à Feira de Construção BATIMAT e uma reunião na Université Paris-Saclay, na École Normale Supérieure (ENS/Paris Saclay.
- Rede de pesquisa com a Universidade de Aveiro, Portugal, o Instituto Técnico Superior da Universidade de Lisboa, Portugal, e a University of Bath, Reino Unido no qual está sendo desenvolvido projeto de pesquisa sobre hábitos do uso de água em edificações de diversas tipologias, resultando em apoios à orientação de dissertação de mestrado no PPGGECON.
- Realização, pelos docentes do PPGGECON, de estágios pós-doutorais no exterior. Dessa forma, no quadriênio, três docentes do Programa afastaram-se para realização de estágio sénior na University of Nebraska-Lincoln, EUA, na University of Ottawa, no Canadá e na Kunming University of Science and Technology, na China, os quais resultaram na publicação de dois artigos nos periódicos Qualis A (Construction and Building Materials e Computers and Geotechnics), dois artigos aceitos para publicação (Transportation Research Record) e um artigo em andamento sobre “Potenciais de reciclagem de RCD:
uma comparação Brasil e China. - Envolvimento de pesquisadores estrangeiros em atividades de orientações executadas no Programa no quadriênio, tais como coorientação do Dr. Sai Vanapalli, da University of Ottawa, em duas dissertações de mestrado concluídas e em uma tese de doutorado em andamento; coorientação do Murray Fredlund em uma dissertação de mestrado concluída, a coorientação do Dr. Yong-Rak Kim, da Texas A&M University, em uma tese de doutorado em andamento e a coorientação da Profa. Eva Barreira - Faculdade de Engenharia - Universidade do Porto, em uma dissertação de mestrado em andamento.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
Conceito 3 | Conceito 3 | Conceito 4 | Conceito 4 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado e Doutorado |
Áreas de Concentração |
|
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular | O número mínimo de créditos em disciplinas e em atividades complementares necessários à integralização dos cursos no PPGGECON é de vinte e seis créditos para o Mestrado e de quarenta e dois créditos para o Doutorado. |
Disciplinas |
Construção Civil: Ciência dos Materiais de Construção; Conservação de Água em Edifícios; Durabilidade das Estruturas de Concreto; Estratégias de Produção e Mercado para a Construção; Estudos Avançados em Concretos e Argamassas; Estudos Avançados em Gestão para Construção Civil; Inspeção, Diagnóstico e Reabilitação de Estruturas de Concreto; Introdução ao Gerenciamento da Construção; Meta-Análise, Mapeamento e Revisão Sistemática de Literatura; Métodos e Ferramentas do Gerenciamento da Construção; Planejamento e Análise de Experimentos – Estatística Descritiva e Inferencial; Projeto de Pesquisa em Construção Civil; Sistemas Prediais Avançados ; Técnicas Avançadas de Caracterização de Materiais; Tec. da Prod. dos Concretos de Cimento Portland; Tecnologia de Revestimentos; Tópicos Especiais em Construção Civil I; Tópicos Especiais em Construção Civil II; Tópicos Especiais em Construção Civil III; Tópicos Especiais em Construção Civil IV (Doutorado); Metodologia da Pesquisa. Estruturas: Análise Matricial de Estruturas; Conceitos de Plasticidade; Dinâmica das Estruturas; Elasticidade Não-Linear; Estruturas Pré-Moldadas; Instabilidade Estrutural; Instabilidade Dinâmica de Estruturas; Introdução à Dinâmica Não-Linear; Introdução à Modelagem Computacional Não Linear de Estruturas de Concreto; Introdução à Otimização Estrutural; Matemática Avançada; Método dos Elementos Finitos; Método dos Elementos Finitos Não-Lineares; Métodos Numéricos; Teoria da Elasticidade; Teoria de Placas e Cascas; Tópicos Especiais em Estruturas I; Tópicos Especiais em Estruturas II; Tópicos Especiais em Estruturas III; Metodologia da Pesquisa. Geotecnia: Barragens; Fundações; Geologia de Engenharia; Geotecnia Ambiental; Investigação de Campo; Laboratório de Solos; Mecânica dos Solos Não Saturados; Mecânica dos Solos Saturados; Melhoria de Solos & Geossintéticos; Metodologia da Pesquisa; Método dos Elementos Finitos; Obras de Contenção e Est. de Taludes; Pavimentação; Projeto de Pesquisa em Geotecnia; Solos Tropicais; Teoria da Elasticidade; Tópicos Especiais em Geotecnia I (Mestrado); Tópicos Especiais em Geotecnia I (Doutorado); Tópicos Especiais em Geotecnia II (Mestrado); Tópicos Especiais em Geotecnia II (Doutorado); Tópicos Especiais em Geotecnia III (Doutorado).
|
Voltar para o início da página.
Último edital: clique aqui e confira o edital de mestrado e aqui para o doutorado.
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. Marcus André Siqueira Campos
Vice-coordenador: Prof. Dr. Zenon José Gusmán Nuñez Del Prado
Site: gecon.eeca.ufg.br/