Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica - PPGIF
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Histórico
- Mobilidade e Pesquisa
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
Os objetivos gerais do PPGIF são:
- Formar recursos humanos qualificados, no nível de doutorado, para atuação em docência e pesquisa na área de inovação envolvendo: planejamento, síntese, desenvolvimento farmacotécnico e analítico de insumos e produtos farmacêuticos, com ênfase na biodiversidade do Cerrado e Amazônica e nas necessidades das Regiões Norte e Centro-Oeste. Os doutores formados deverão produzir e divulgar, em publicações especializadas, conhecimentos gerados a partir de investigação científica.Promover a capacitação de profissionais que atuem em farmácias, indústrias farmacêuticas, órgãos governamentais e estabelecimentos privados que exerçam atividades inerentes às Ciências Farmacêuticas possibilitando aos profissionais formados assessorar órgãos governamentais e instituições da iniciativa privada na busca não só de soluções para problemas pertinentes a área, mas também propiciar a produção de conhecimentos inovadores na área de fármacos e medicamentos que possibilitem uma maior competitividade.
- Ampliar o número de profissionais com qualificação técnico-científica atualizada, diferenciada e de excelência na área, com capacidade de competir nos melhores centros nacionais e internacionais.
- Consolidar as atividades de pesquisa e formação profissional qualificada já existente nas regiões Centro-Oeste e Norte do País.
- Buscar o fortalecimento e transferência para o setor produtivo industrial, da pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil tendo como objetivo principal a obtenção de fármacos e medicamentos originalmente nacionais que possam possibilitar o início de inovações na produção farmacêutica brasileira na região Centro-Oeste e Norte.
Voltar para o início da página.
- O programa conta com vários projetos financiados nos últimos anos: tais como o projeto no âmbito do ERASMUS+, entre UFPA e Università degli Study di Parma – Italy, sendo aprovado 02 bolsa doutorado sanduiche anual (2016, 2017 e 2018) além de duas missões acadêmicas anuais para docentes do PPGIF (2016, 2017 e 2018);
- A localização das universidades em locais estratégicos do país propicia aos candidatos aspirantes às áreas abrigadas pelas ciências farmacêuticas uma oportunidade de alcançar formação acadêmica sob orientação de um corpo docente altamente qualificado e com infraestrutura suficiente para o desenvolvimento das pesquisas. Com universidades localizadas em grandes biomas brasileiros, a pesquisa e desenvolvimento de produtos naturais é favorecida pela facilidade de acesso a espécies promissoras para investigação farmacológica e tecnológica.
Voltar para o início da página.
O PPGSC conta com os seguintes laboratórios:
- Laboratório de Modelagem Molecular para Planejamento de Fármacos e Estudos de Metabolismo (LabMol)- FF/UFG;
- Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (FARMATEC);
- Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais (LPPN);
- Laboratório de Farmacologia Cardiovascular;
- Núcleo de Estudos e Pesquisas Tóxico-Farmacológicas (NEPET-UFG);
- Laboratório de Analise Farmacêutica e Ambiental (LaFAm);
- Laboratório Multiusuário de HTS (LabMulti HTS);
- Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de Bioprodutos;
- Laboratório de Enzimologia e Materiais Bioativos (LENZIBIO);
- Laboratório de Pesquisa em Controle de Qualidade de Alimentos e Medicamentos (LPCQM);
- Laboratório de Farmacologia de Produtos Naturais;
Voltar para o início da página.
O Programa de Pós Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF) no nível de doutorado na modalidade de associação em rede das IES (UFG/UFAM/UNIFAP/UFPA) foi proposto por docentes e pesquisadores que atuam na área das ciências farmacêuticas comprometidos com o desenvolvimento regional e a formação de recursos humanos em pesquisa para valorizar os recursos naturais locais, usando-os de forma sustentável na construção de produtos e processos inovadores. As discussões para implantação do doutorado em rede surgiram logo após a avaliação da CAPES em 2011 em que os programas de mestrado da UFG e da UFPA permaneceram como conceito 3, impossibilitando a abertura de doutorado. Observando o conjunto dos docentes dos programas, a similaridade entre as linhas de pesquisa e o quantitativo de produções nos últimos anos aventou-se a possibilidade de uma maior interação a ser promovida pela criação de um novo programa em rede no nível de doutorado. A UFG foi escolhida para apresentar a proposta, por ter criado o primeiro Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da região Centro-Oeste e Norte em 2005, ter experiência no gerenciamento de programas em rede e apresentar um quantitativo considerável de docentes com produção compatível com nível de doutorado na ocasião.
Voltar para o início da página.
Várias atividades conjuntas com outros Programas de Pós-graduação de IES nacionais com o objetivo de trocar experiências e fortalecer o PPGIF. As parcerias realizadas pelo intercâmbio nacional acontecem por meio da mobilidade de docentes e discentes dentro da própria Rede com as quatro IES associadas, bem como, com as instituições das demais regiões do Brasil. Em seguida, relata-se as ações de intercâmbios nacionais realizadas:
- Prof. José Carlos Tavares Carvalho, PPGIF-UNIFAP, ministrou a disciplina “Estudos avançados em Modelos de Zebrafish em Manaus e Belém, ocorrendo a mobilidade do docente entre diversos locais da Rede do programa.
- Mobilidade entre a Rede da discente Fernanda Brito de Carvalho, PPGIF-UFPA, desde janeiro de 2019 para realização de experimentos da tese na sede da co-orientadora Profa Tatiane Pereira de Souza, PPGIF-UFAM.
- Intercâmbios nacionais foram realizados entre os docentes do PPGIF e várias outras Universidades Brasileiras, em destaque USP-RP, UFC, UFMG, UFSCar, UFRJ, UNB, USP, UFRGS, UNICAMP.
- Salienta-se que a participação de docentes nos INCT's de fármacos facilitou um maior intercâmbio.
- A Profa. Marize Campos Valadares, PPGCF/UFG participa dos seguintes intercambios: Laboratório Nacional de Biociências (LNBIO) do Centro Nacional de Pesquisa em Energias Materiais (CNPEM) para o desenvolvimento do projeto “Capacitação para realização no Brasil dos testes OECD TG 491 e OECD TG 492”, Chamada CNPq/MCTIC No 19/2016 – Apoio à Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA); Participação do INCT-NanoFarma, coordenado pelas Professoras Maria Vitória Lopes Badra Bentley (FCF/RP-USP) e Adriana Raffin Pohlmann (UFRGS), no âmbito da CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs no 16/2014.
Voltar para o início da página.
O PPGIF busca intensificar suas parcerias internacionais a cada ano, permitindo a mobilidade acadêmica tanto de professores quanto de alunos. Os intercâmbios internacionais nos possibilitam uma interação maior com pesquisadores estrangeiros que em suas diferentes expertises vem contribuir de forma direta na qualidade de formação dos nossos discentes e realizações de projetos de pesquisas. Em seguida, tem-se relatado as experiências dos intercâmbios internacionais:
- No Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior 2017/2018, Edital N° 47/2017 da CAPES, três discentes foram contemplados para realizar estágio doutoral no exterior. A discente Iara Mendes Maciel do PPGIF/UFG realizou o estágio sanduiche de 6 meses no Grupo de Química Coloidal e Interfacial (GQCI), vinculado ao Departamento de Nanotecnologia Química e Biomolecular do Instituto de Química Avançada da Catalunha (Espanha) sob a coorientação do Dr. Carlos Rodríguez Abreu. A discente Eliane Blanco Nunes, também do PPGIF/UFG realizou estágio sanduiche de 6 meses no Laboratório de Farmacologia Molecular da University of Copenhagen/Denmark sob a orientação da Profa. Dra. Mette Rosenkilde. O discente Eduardo Júnior Serrão Pinto do PPGIF/UNIFAP realizou o estágio sanduíche de 12 meses no Departamento de Bioquímica e Fisiologia da Facultat de Farmàcia y Ciencias de la Alimentación, Universitat de Barcelona, Espanha sob a coorientação da Profa. Dra. María Pilar Vinardell Martinez-Hidalgo.
- No Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior 2018/2019, Edital N° 41/2018 da CAPES a discente Thaís Rosa Marques dos Santos do PPGGIF/UFG foi selecionada para realizar estágio sanduíche de 12 meses na Unitat de Biofisica i Bioenginyeria da Facultat de Medicina i Ciències de la Salut da Universitar de Barcelona, Espanha sob a coorientação do Prof. Dr. Ramon Farré.
- O grupo de Toxicologia Celular e Métodos Alternativos (TOXIN) liderado pela Profa. Marize Campos Valadares estabeleceu também um convênio, no âmbito do Programa Ciências sem Fronteiras, com o Prof. Dr. Stephen T. Sonis (Department of Harvard-Forsyth Oral Biology, Harvard School of Dental Medicine, Boston, MA, USA).
- Os Professores Eric Souza Gil e Edemilson Cardoso da Conceição realizaram ações com a AUGM atuando visitantes ou anfitriões. O Prof Edemilson Cardoso foi anfitrião de visitas AUGM, das docentes Profa Ana Rea (Universidad Nacional del Nordeste), Profa Silvia Arce (Universidad Nacional de San Luis). Já o Prof Eric Gil, visitou a Udelar, em Abril de 2016, momento em que rendeu colaboração internacional com Prof Eduardo Mendez, e publicação conjunta na Chemosphere. Em 2019, foi selecionado para visita técnica a Universidad Nacional de Cuyo em meados de 2020, em grupo coordenado pela, Profa Leticia Scudero, que foi participante da 1a edição CBAB em 2015. Neste sentido, o Prof. Eric foi contemplado pela 3a vez, em chamadas CNPQ/MCTIC/CBAB para cursos de curta duração, em colaboração com Elizabeth Agostini, Universidad Nacional de Rio Cuarto (UNRC), Rio Cuarto, Argentina. O curso ministrado entre 17 e 23 de Novembro de 2019, recebeu 8 pós graduandos brasileiros e 8 doutorandos estrangeiros do Mercosul. Ressalta-se que esta foi a 3a edição de cursos (CBAB), para doutorandos Mercosul, em que o PPGCF foi anfitrião. Nestes cursos, além de docentes, tradicionalmente, têm havido participação intensiva de alunos de graduação e pós graduação, prompvendo-se um produtivo ambiente de troca de saberes. Na ultima edição, a pós doc do PNPD do PGCF, Dra Luane Ferreira Garcia, egressa do PPGIF compôs o corpo docente do curso CBAB-2018/2019, ministrando aulas práticas.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
- | - | Conceito 4 | Conceito 4 |
Voltar para o início da página.
Nível | Doutorado |
Áreas de Concentração | Fármacos e Medicamentos |
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular | O aluno deve integralizar 50 créditos, sendo 24 créditos, no mínimo, em disciplinas; 24 créditos correspondentes à defesa da tese de doutorado e 2 créditos em atividades complementares. |
Disciplinas |
Disciplinas obrigatórias: Seminários em Ciências Farmacêuticas I e II; Escrevendo Artigo Científico. Disciplinas eletivas: Aplicação de ensaios enzimáticos na avaliação de bioprodutos; Legislação e Inovação; Biologia molecular aplicada às ciências farmacêuticas; Estereoquímica de Fármacos; Ensaios Biológicos Pré-Clínicos; Farmacologia Experimental (Avaliação Farmacológica; Farmacocinética Aplicada; Metodologia da Pesquisa Científica; Modelagem Molecular Aplicada ao Planejamento de Fármacos; Identificação Espectroscópica de Compostos Orgânicos; Métodos Eletroquímicos Aplicados; Química de Produtos Naturais; Síntese Bioorgânica de Fármacos; Síntese Orgânica Medicinal; Tópicos Especiais em Fitoquímica; Bioestatistica; Controle de Qualidade de Insumos e Medicamentos; Ensaios Farmacológicos; Fitoquímica Avançada; Ensaios Biológicos Aplicados a Produtos Naturais; Cromatografia Aplicada a Análises de Produtos Bioativos; Tópicos Especiais em Inovação Farmacêutica (Disciplina a ser ministrada por professores visitantes); Processos Extrativos e Aplicação em Farmacotécnica. |
Voltar para o início da página.
Número de vagas ofertadas no ano para Doutorado: 38
Último edital: clique aqui e confira.
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. José Realino de Paula
Vice-coordenadora: Profa. Dra. Virgínia Farias Alves
Site: ppgif.farmacia.ufg.br