Programa de Pós-Graduação em Matemática - PPGMAT
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Mobilidade e Pesquisa
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O programa tem por objetivo a formação de profissionais para atuarem no ensino superior brasileiro e latino-americano e desenvolverem pesquisa em Matemática. Tais objetivos estão alinhados com a missão geral da UFG “A UFG tem como missão gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade”. Outros objetivos do PPGIME são consolidar as atividades de ensino, pesquisa e extensão no Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFG), integrando a graduação e a pós-graduação, incrementando os intercâmbios regionais, nacionais e internacionais, e as cooperações institucionais, fazendo do Instituto um centro de referência de Matemática. O programa forma profissionais com conhecimentos abrangentes de Matemática aos níveis de mestrado e de doutorado.
Voltar para o início da página.
- A parceria entre professores do programa com pesquisadores de universidades estrangeiras tem impactado positivamente o fluxo de discentes em estágio de doutorado sanduíche no exterior e, consequentemente, para o fortalecimento e ampliação das colaborações bem como qualidade das teses e das publicações resultantes das teses que têm sido veiculadas em importantes periódicos indexadas de circulação internacional nos extratos A1, A2 e B1 da CAPES.
- No último quadriênio, pelo menos 30% da produção científica do programa foi realizada em parceria com pesquisadores de centros de pesquisa no exterior.
- Com o intuito de fomentar a curiosidade e o interesse dos jovens estudantes, o programa criou o CINEME. O objetivo desse projeto é pensar a Matemática e a Estatística por meio de filmes e promover um espaço de formação complementar aos estudantes de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas, especialmente dos cursos do IME/UFG, ao utilizar filmes como geradores de debates sobre temas relacionados à matemática e à estatística.
Voltar para o início da página.
O Instituto de Matemática e Estatística da UFG é um prédio relativamente novo, inaugurado em outubro de 2012, e possui três laboratórios: LAPEM - Laboratório de Pesquisa em Matemática, destinado à Pós-Graduação, LINCE - Laboratório de Informática para Cálculo e Estatística e LEMAT - Laboratório de Ensino de Matemática. Caso o discente necessite de um laboratório para acessar um computador, o mesmo tem a possibilidade de acessar o laboratório de informática em que ocorrem algumas aulas para o curso de Estatística do IME/UFG.
Voltar para o início da página.
O atual corpo docente do PPG Matemática encerrou o quadriênio 2017-2020 com 23 docentes permanentes (DP), sendo um deles um pesquisador visitante (PV) e 06 docentes colaboradores (DC) dos quais 04 recém-doutores. Os docentes permanentes do Programa possuem doutorado em importantes universidades do Brasil e do exterior, como Unicamp, IMPA, UFRJ, USP/São Paulo, UNESP, UNB e Ufa Science Center, IM UCC, Rússia. Entre os DP, 100% apresenta perfil de projeção internacional, desenvolvendo uma ou mais atividades tais como publicação em revistas editadas no exterior, publicações com parcerias internacionais, participação em periódicos internacionais como consultor ad hoc, ministraram palestras ou organizaram eventos internacionais.
Voltar para o início da página.
O curso de Mestrado foi criado em 1973 e funcionou com um quadro reduzido de professores orientadores até 1995. No período de 1973-1995 foram titulados vinte Mestres os quais atuaram ou atuam em instituições de ensino superior. Três deles, após o curso de mestrado, fizeram o doutorado no IMPA, COPPE e USP de São Carlos. Até 1993 o corpo docente do curso de mestrado era composto de 15 professores, sendo que uma parte deles eram docentes do Departamento de Matemática com apenas o título de mestre. Em 1995 foi proposto a recuperação do curso de Mestrado em Matemática, tendo como principal objetivo adequar o curso aos parâmetros estabelecidos pela CAPES. O curso foi reformulado, obteve aprovação e financiamento da CAPES e o IME-UFG implementou uma política de qualificação do corpo docente a nível de doutorado e pós-doutorado, bem como a contratação de novos professores doutores. Como resultado desta política, obteve-se um salto de qualidade em seus principais indicadores: aumento do número de alunos titulados por ano, diminuição do tempo de titulação, aumento significativo da produção científica, etc. Em 2010 foi criado o curso de Doutorado através da resolução Consuni n. 68/1998 e aprovado pela Resolução Consuni n. 5/2010 em 26/02/2010. Em 2010 o corpo de orientadores de doutorado era constituído de 11 professores, em 2014 esse número passou para 10.
Voltar para o início da página.
A política do programa tem sido reforçar ainda mais a atenção à internacionalização no que diz respeito à inserção internacional com ações de mobilidade que inclui os discentes do Programa. Tem sido incentivado e viabilizado o intercâmbio de estudantes no exterior por meio de projetos de cooperação internacional, aprovação de projetos em editais do CNPq e especialmente edital PDSE/CAPES. Além da modalidade doutorado sanduíche, tem sido viabilizado também alguns estágios de pesquisa no exterior de curta duração, participação em mini-cursos e eventos internacionais.
Voltar para o início da página.
O programa tem dado uma atenção especial à internacionalização no que diz respeito à inserção internacional com ações de mobilidade dos docentes/discentes do Programa e atração de estudantes/pós-doutores, bem como de professores visitantes do exterior. O Programa de Pós-Graduação em Matemática do IME/UFG possui um fluxo de docentes saindo para visitas ou estágios de pós-doutorado em outras instituições estrangeiras bem como uma assídua participação em eventos internacionais com apresentação de trabalhos. O PPGIME apresenta interação com pesquisadores de importantes centros de pesquisa, com os quais se tem trabalhos em conjunto, orientação ou supervisão de estudantes, localizados nos seguintes países: Reino Unido, Itália, França, Espanha, Estados Unidos, Rússia, Austrália e Cuba. Internacionalmente, destacamos ainda, jovens interações que nos parecem muito promissoras: China, Chile, República Tcheca, Suíça, México, Colômbia, Alemanha e Portugal.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 5 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado e doutorado |
Áreas de Concentração |
|
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular |
O discente do PPGIME, nível mestrado, deverá integralizar os créditos exigidos pelo programa obedecendo os seguintes critérios: pelo menos 24 créditos em disciplinas eletivas, dentre as definidas pelo programa em nível de mestrado; pelo menos 4 créditos em atividades complementares, dentre os quais, 3 créditos poderão ser obtidos por meio da participação em seminários, disciplinas não eletivas para o nível de mestrado, atividades de tutoria com plano de trabalho aprovado pela Coordenação do Programa de Pós- Graduação em Matemática e com avaliação ao final pelo professor do IME/UFG que o acompanhou no desenvolvimento de suas atividades, e pelo menos 1 crédito deverá ser cumprido através da participação em congressos. O discente do PPGIME, nível doutorado, deverá integralizar os créditos exigidos pelo programa obedecendo os seguintes critérios: pelo menos 24 créditos em disciplinas eletivas, dentre as definidas pelo programa em nível de doutorado; pelo menos 8 créditos em atividades complementares, dentre os quais, 6 créditos poderão ser obtidos por meio da participação em seminários, disciplinas não eletivas para o nível de doutorado, atividades de tutoria com plano de trabalho aprovado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Matemática e com avaliação ao final pelo professor do IME/UFG que o acompanhou no desenvolvimento de suas atividades, e pelo menos 2 créditos deverão ser cumpridos através da participação em congressos. |
Disciplinas |
Disciplinas não eletivas: Análise na Reta (32h); Seminário de Análise (32h); Seminário de Equações Diferenciais Parciais (32h); Álgebra Linear (64h); Seminário de Álgebra e Teoria dos Números (32h); Seminário de Geometria (32h); Seminário de Otimização (32h); Seminário de Sistemas Dinâmicos (32h). Disciplinas eletivas: Análise Funcional (64h); Análise Funcional Não Linear (64h); Análise no R (64h); Equações Diferenciais Parciais I (64h); Equações Diferenciais Parciais II (64h); Introdução à Análise Funcional (32h); Medida e Integração (64h); Topologia (64h); Análise em Variedades (64h); Topologia Diferencial (64h);Funções de uma Variável Complexa (64h); Métodos Variacionais (64h); Tópicos Avançados de Análise I (64h); Tópicos Avançados de Análise II (32h); Álgebra Multilinear (64h); Apresentação de Grupos (64h); Corpos Finitos (64h); Introdução à Álgebra (64h); Teoria dos Grupos (64h); Teoria dos Números (64h); Teoria dos Números Algébricos (64h); Representação de Grupos Finitos (64h); Tópicos de Álgebra e Teoria dos Números I (64h); Tópicos de Álgebra e Teoria dos Números II (32h); Geometria Diferencial (64h); Introdução à Geometria Riemanniana I (32h); Introdução à Geometria Riemanniana II (32h); Introdução à Geometria Riemanniana (64h); Geometria Riemanniana (64h); Tópicos de Geometria I (64h); Tópicos de Geometria II (32h); Introdução `a Otimização (64h); Otimização I (64h); Otimização II (64h); Métodos Numéricos (64h); Tópicos de Otimização I (64h); Tópicos de Otimização II (32h); Equações Diferenciais Ordinárias (64h); Sistemas Dinâmicos (64h); Bifurcação em Sistemas Dinâmicos (64h); Ciclos limites em Sistemas Dinâmicos (64h); Tópicos de Sistemas Dinâmicos I (64h); Tópicos de Sistemas Dinâmicos II (32h); Probabilidade (64h); Processos Estocásticos (64h); Probabilidade Avançada (64h); Tópicos de Probabilidade I (64h); Tópicos de Probabilidade II (32h). |
Voltar para o início da página.
Último edital: clique aqui e confira: mestrado /// doutorado.
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. Max Leandro Nobre Gonçalves.
Vice-coordenador: Prof. Dr. Kaye Oliveira da Silva.
Site: https://posgraduacao.ime.ufg.br/